Su-30SM e Yak-130 para a Marinha Russa, Mig 29 Para a VVA e os problemas no Su-35S

SU 30 SM

 

Rustam, Moscou

Tradução e Adapatção: E.M.Pinto

 

O Retorno da Aviação Naval

O Vice-Ministro da Defesa russo Yuri Borisov confirmou aos jornalistas que em dezembro de 2013 o Ministério da Defesa assinou um importante contrato com a JSC “Irkut Corporation” que contempla a aquisição para a aviação da Marinha Russa, dos primeiros lotes de caças multi-função Sukhoi, Su-30SM.

yak-130

Além da aviação de combate a Marinha Russa também receberá aeronaves de treinamento Yakovlev, Yak-130.

Segundo a fonte, esta declaração de Borisov foi feita no passado 16 de janeiro de 2014 em uma conferência de imprensa no Ministério da Defesa da Rússia.

78

Na mesma conferência de imprensa, Yu Borisov, o Vice-General Dmitry Bulgakov, bem como Chefe do Departamento de a construção do ministério da defesa, Roman Filimonov falou sobre os resultados da execução da ordem de defesa do Estado para 2013.

yak-1302

Embora tenham sido contratados apenas os lotes iniciais de cinco caças Su-30SM e cinco treinadores Yak-130, a intensão é de que para muito em breve sejam adquiridas dezenas de aeronaves do modelo Su-30SM e cerca de 50 de treinadores Yak-130.

SU 30SM

Mig 29 SMT para a VVA

Yuri Borisov também informou que o contrato para a compra junto a JSC “RAC” MiG ” de 18 caças MiG-29 SMT para a Força Aérea da Rússia, que fora relatado anteriormente, será concluído no primeiro trimestre de 2014, e o atraso na assinatura foi causado pela necessidade de emitir a RAC” MiG “como o único fornecedor para o Ministério da Defesa.

SU35

Problemas com o SU 35S

Borisov também abordou os problemas encontrados durante os testes de avaliação dos 12 caças Su-35S adquiridos ano passado. De acordo com o vice-ministro, os pilotos o consideram o “o melhor do mundo em sua categoria” do qual só existe um concorrente na atualidade o F15 das séries “I”, “K” e “Slam Eagle” e “Silent Eagle”.

Porém, a interface piloto-aeronave é totalmente digital e semelhante ao do projeto de caça de 5G, T-50, a consciência situacional depende de inúmeros dispositivos que nas palavras de Borisov o “Ministério da Defesa considera necessário testar exhaustivamente para certificar-se de que foram superadas.

Para ele, os militares não deveriam ter presa na adoção formal do próximo lote de 12 Su-35s produzidos no ano passado, sob contrato da Força Aérea, cujos problemas levaram a uma prorrogação dos prazos para a entrega de um trimestre.

Segundo Borisov, os ensaios da aeronave revelaram deficiências de aterramento elétrico dos seus aviônicos, o que levou a um “piscar indicadores multifuncionais” ao passar por nuvens de tempestade, bem alguns problemas com os dispositivos digitais do motor. Para colmatar estas lacunas, o Ministério da Defesa insistiu em testes em duas aeronaves adicionais que não tinham completado ainda as suas primeiras 40 horas de voo.

Segundo a TsAGI, a falha foi causada no processo “pontual” de fabricação, e não seria um defeito “congênito” das aeronaves. No entanto, a segunda aeronave voou ontem, após a eliminação das deficiências identificadas no sistema de propulsão, perfazendo 40 horas.

Após os bem sucedidos testes de voo ocorridos em fevereiro passado, toda a série de caças produzidos no ano passado, serão adotadas pelo Ministério da Defesa, e a cerimônia, segundo Sergei Shoigu acontecerá no cronograma previsto.

sukhoi-su35-14

15 Comentários

  1. Su-30SM para a marinha Russa significa voltar a usar o Su-33 melhorado?

    E o YAK-130 pode descer em porta aviões?

    • Andre Bacha 2 de março de 2014 at 21:39
      Su-30SM para a marinha Russa significa voltar a usar o Su-33 melhorado?
      ______________

      There is no replacement for the Su-33-go 24 new MiG-29 k will be based on aircraft carrier
      The Su-30 is a multifunctional plane which is to replace the Russian Navy Su-24 m-his task is to protect the fleet and beatings as on land and on land as well as fighting enemy aircraft

  2. Para ele, os militares não deveriam ter presa na adoção formal do próximo lote de 12 Su-35s produzidos no ano passado, sob contrato da Força Aérea, cujos problemas levaram a uma prorrogação dos prazos para a entrega de um trimestre.==== Já serviam esses 12 Su-35S p a n combalida FAB….Sds.

  3. Quem dera se nossa FAB Tivesse optado pelo Su-35S Nos teríamos a Melhor Força Aéria da America do Sul, Nimguem iria se atrever a violar o espaço aéreo Brasileiro

  4. E pensar q o Brasil poderia ter esse caça …e futuramente o PAK … mas a FAB com toda a sua ”sabedoria” escolheu o Gripen … ta ”serto” … o choro e livre mesmo ne … se n podemos ter o SU-35 ….. restou sonhar com o PAK .. ou mesmo o YAK-130…

  5. F/A-18C da USNAVY caiu neste sabado no Estado de Nevada E OS SITES E BLOGS PIGUEIROS DO GENERO NADA COMENTAM NÉ kkkkkk

    Fonte : Terra / Sinopse da Marinha

  6. Tudo o que mais desejavam e desejam nossos caçadores sempre foi o SU35 so esse atual Comando que muito estranhamente fazia lobby aberto pelo F18.
    O SU35 sempre foi o meu desejado.Os Russos ofereceram para nós o que jamais ofereceram para ninguem,abrirem para nós completamente o SU35S,SU30SM e o SU27SMS mas exigiam respeito a propriedade intelectua deles.Esse foi o motivo pelo qual o Brasil optou pelo Gripen NG porque com o Gripen teremos propriedade intelectual.
    Mesmo com co-produção ou com consecionamento não se tem independencia e o Brasil exige total repasse nos caças.
    Isso não quer dizer que não venhamos a termos aeronaves Russas depende apenas de entendimentos industriais que resultem em joint ventures mas mesmo assim entram muitas coisas como areas de atuação comercial.Sera bem mais interessante investir industrialmente no NG com versão padrão,navalizada ou bi-turbina.O mercado latino-americano e africano oferecem muitas possibilidades de contratos e serviços para nós sem contarmos que globalmente sempre teremos participação nas vendas e serviços do Gripen.Para nós sempre foi e é o melhor pacote.
    Se não tivermos joint venture entre empresa Brasileira e Russa não veremos nenhuma aeronave Russa de combate na FAB ou na MB.
    Com os Russos caminham entendimentos importantes em defesas aereas e area aeroespacial de defesa.
    O que me chama atenção e me preocupa é que essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas tem por doutrina dividir fatias do bolo para a plateia achando que assim estara bem na fita com todos e os unicos que ainda não ganharam um fatia do bolo é justamente os EUA.Se vierem fechar com Americanos contratos na area aeroespacial SERA A MAIOR DE TODAS AS CAGADAS POSSIVEIS.

    • Pode ate vir a acontecer de a MB vir a ter aeronaves Russas mas isso é muito dificil ja que certamente serão servidos pelo Sea Gripen.

  7. Não acredito no Sea Gripen, se nem o NG está pronto e até o momento , segundo o Saito, tem apenas um protótipo que fizeram do próprio C/D mudando o trem de pouso e com 250 horas de vôo .

    http://www.senado.gov.br/noticias/tv/plenarioComissoes2.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=326847&cod_video=326306 (Salve para assistir.)

    Avião naval é outro avião, se não temos nem o primeiro, fica difícil.
    Acredito sim, que a MB deve fazer adquirir aviões navais de prateleira, RAFALE de preferência , senão aviões russos seriam excelentes, até por terem preços mais baixos .
    Falar em russos , aquela situação lá não virou.

    http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=11636:venezuela-rechaza-la-instalacion-de-una-base-militar-rusa-en-su-territorio&catid=55:latinoamerica&Itemid=163

    • stadeu,

      No cenário naval, um Gripen C com o RBS-15 faz basicamente a mesma coisa que o Rafale C ou M ( considerando que o Scalp possa realmente ser utilizado contra alvos navais… ).

      No mais, se for para ter aeronaves de caça navais, que sejam pensadas para equipar o futuro porta-aviões da MB. Caso contrário, não tem sentido… Afinal de contas, se for para operar de terra, não precisa ser especificamente um modelo como Sea Gripen ou Rafale M… Daí que até o final da próxima década ( quanto esse novo porta-aviões estaria operacional ), é certo que já haverão outros tipos mais sofisticados que Rafale M, Sea Gripen ou F-18 E/F em serviço… E se for para ter um porta-aviões, melhor pensar em F-35C ou B, ou qualquer outro produto que se torne operacional até lá…

      A rigor, para operar de terra contra propósitos navais, a melhor aeronave de caça atualmente seria o Su-34, com uma variante do Brahmos ou Yakhount integrada…

      • Concordo plenamente, e principalmente, pelas características de custo/benefício da aeronave.

        Precisamos de um vetor barato e versátil, que possamos usar de forma ampla, inclusive com rápida capacidade de configuração.

        Nisso o Gripen é imbatível!

        Quanto às reais capacidades dos caças atuais… só saberemos de verdade quando surgirem os próximos conflitos internacionais.

        Mas até agora, aquele papo de invisibilidade não rendeu muito não… submarinos estão indo bem nessa área… mas aviões estão passando vergonha! 🙁

        Muito, mas muito menos mesmo, do que era propagandeado! Antes era chuva que estragava o revestimento, agora é o calor, depois vai ser trovão, raio UV, a camada de ozônio, e até a Dilma… ops… I did it again! foi mal! 🙂

    • Não existe atualmente no mundo outro avião adequado ao NAe SP que não seja o Sea Gripen.Pelo que demonstras pra voce um NAe é apenas uma pista de pouso flutuante não é mesmo e não uma completa base de operações avançadas.
      Ja cansei de falar tudo o que se acrescenta a um NAe se diminui na mesma proporção espaço operativo ainda mais em um NAe que nem capacidade propria de auto defesa tem.

Comentários não permitidos.