Tributo ao Gunship AC-130 Spectre

ac130

Autor: konner

Plano Brasil

O conceito de armas de disparo lateral é antigo. A manobra “pylon turn”, com uma aeronave em giro para esquerda ao redor de um ponto de referencia permite atacar um alvo no solo com grande precisão. A primeira vez que as aeronaves canhoneiras foram usadas foi para realizar interdição, ou o uso de força para diminuir ou retardar o fluxo de suprimentos e tropas para continuar suas operações. Pode ser tática com aeronaves de ataque ou estratégica com bombardeio pesado e bloqueio naval.

Estas aeronaves são fortemente armadas com sensores de armas sofisticados, e sistemas de navegação e controle para ataques cirurgicos durante períodos de saturação de área prolongados, à noite e em condições climáticas adversas. O AC130U emprega radar de abertura sintética de longo alcance para detecção e identificação de alvos.

O AC-130 foi testado em combate em setembro de 1967. O objetivo do projeto era criar uma aeronave para interditar a trilha Ho-Chi-Mim. Na primeira missão logo detectaram seis caminhões que foram destruídos em 15 minutos. Apenas um disparo de 20mm podia parar um caminhão. Os canhões sempre disparavam na cadência mínima de 3.000 tiros por minuto. O FLIR mostrou ser extremamente eficiente para detectar o calor de um veículo na floresta densa. Era uma ótima medida defensiva, pois podia detectar os canhões antiaéreos em terra antes de dispararem.

Comummente conhecido  como “U-Boat”, são nomeados de “Spectre” e “Spooky II em homenagem ao primeiro modelo, o AC-47D.  É o mais complexo sistema de armas em aeronaves no mundo hoje. Tem mais de 609.000 linhas de código de software em seus computadores  e  sistemas de aviônica.

6 Comentários

  1. N sei s ia dar muito certo no 390, esse tipo de veículo fica transitando próximo à área dos alvos, geralmente a baixa velocidade, acho q um avião a turbina não é o mais adequado p essa tarefa. Tb n sei s a FAB esta interessada, ou pode s dar ao luxo ($$$), num veículo deste tipo.
    S quiserem ter a sensação d operar o sistema de armas de um AC 130 gunship podem fazê-lo no jogo call of duty 4: modern warfare.

  2. AS Forças Armadas Brasileiras não possuem tradição em operar equipamentos sofisticados ou de ultima geração, todos ou a grande maioria dos equipamentos adquiridos são obsoletos não representam o estado da arte. Com a entrada em serviço dos KC 390 bem que se poderiam converter alguns C-130 para missões gun ship, mas tenho certeza que se o kit for feito no Brasil ele terá um armamento extremamente leve… Infelizmente so os yankess botam pra derreter mesmo, sem dó em armamanto pesado…

  3. Estava passando pelo site e deparei-me com os comentários idiotas dos babacas , achando que só porque a Embraer está lançando o c/kc-390 a FAB vai fazer uma versão gunship!!!!, acordem babacas esse avião está sendo feito nem é pela fab que vai comprar uma dúzia e meia mas para o mercado externo visando algumas centenas de unidades em potencial. Agora ver o que os americanos fazem e imaginar aqui é uma babaquice de doer no mínimo vcs são aqueles idiotas que montam modelos de aviões que nunca teremos e pintam com as cores da FAB e ficam excitados!!!!!Nossa grande força aéreaque chama qualquer piloto de teco-teco de caçadores e que avião de treinamento é caça (A-29 )teve como único avião abatido o próprio Mirage que atirou,quando o piloto atirou no chão e abala ricocheteou e atingiu a turbina do mesmo, abatendo o próprio avião, pobre de nós !!!!!!

Comentários não permitidos.