Defesa & Geopolítica

Tributo ao Gunship AC-130 Spectre

Posted by

ac130

Autor: konner

Plano Brasil

O conceito de armas de disparo lateral é antigo. A manobra “pylon turn”, com uma aeronave em giro para esquerda ao redor de um ponto de referencia permite atacar um alvo no solo com grande precisão. A primeira vez que as aeronaves canhoneiras foram usadas foi para realizar interdição, ou o uso de força para diminuir ou retardar o fluxo de suprimentos e tropas para continuar suas operações. Pode ser tática com aeronaves de ataque ou estratégica com bombardeio pesado e bloqueio naval.

Estas aeronaves são fortemente armadas com sensores de armas sofisticados, e sistemas de navegação e controle para ataques cirurgicos durante períodos de saturação de área prolongados, à noite e em condições climáticas adversas. O AC130U emprega radar de abertura sintética de longo alcance para detecção e identificação de alvos.

O AC-130 foi testado em combate em setembro de 1967. O objetivo do projeto era criar uma aeronave para interditar a trilha Ho-Chi-Mim. Na primeira missão logo detectaram seis caminhões que foram destruídos em 15 minutos. Apenas um disparo de 20mm podia parar um caminhão. Os canhões sempre disparavam na cadência mínima de 3.000 tiros por minuto. O FLIR mostrou ser extremamente eficiente para detectar o calor de um veículo na floresta densa. Era uma ótima medida defensiva, pois podia detectar os canhões antiaéreos em terra antes de dispararem.

Comummente conhecido  como “U-Boat”, são nomeados de “Spectre” e “Spooky II em homenagem ao primeiro modelo, o AC-47D.  É o mais complexo sistema de armas em aeronaves no mundo hoje. Tem mais de 609.000 linhas de código de software em seus computadores  e  sistemas de aviônica.

6 Comments

shared on wplocker.com