Tensão na Ásia: Breve comparativo do poder bélico das Coreias

Coreias

Autor: Carlos Emílio di Santis Júnior -Editor da Trilogia Campo de Batalha.

Edição: E.M.Pinto- Plano Brasil.

Campo de BatalhaClique na imagem para acessar aos Campos de batalha blogs parceiros do Plano Brasil

Olá amigos.

Eu andei pesquisando o inventário das forças armadas das duas Coreias, embora, admita, que minha curiosidade pelo o que os norte coreanos possuíam foi a minha maior motivação, pois acho que eles andam latindo alto demais contra o sul e os EUA.

Para mim, a Coreia do Sul é capaz de vencer uma guerra ali, sem envolvimento de forças americanas….

A única ajuda que os EUA precisariam dar é a de fornecimento de munição e reposição de equipamentos perdidos. Eu já desconfiava que a Coreia do Norte era armada com sistemas obsoletos e em minha pesquisa, confirmei isso.

Coreia do Norte

NK

Força Aérea

http://www.north-korea-travel.com/image-files/roundel_of_the_korean_peoples_army_air_force.pngO melhor avião de combate deles é o MIG-29S e estes MIG não estão armados com mísseis de guiagem ativa…. na verdade eles ainda usam o R-27 de guiagem semi-ativa.

Fora isso, a quantidade disponível do Fulcrum é de apenas 40 unidades. O resto da força aérea deles é composta por aeronaves MIG da guerra fria tais como:

Modelo Qtd.
Mig-23 56
Mig-21 150
J-7B 40
J-6 ( Mig-19 Chinês) 100
J-5 (Mig-17 Chinês) 100
Su-7 18
Su-22 30
Su-25 41
Mi-24 20

Entendo que a força aérea não ganha a guerra sozinha, mas é um importante elemento para se chegar a esse resultado, quando for bem equipada e operada…. (no mínimo, a força aérea deles pode ser classificadas como mal equipada).http://www.acig.org/artman/uploads/pic_16.jpg

Os Caças Mig 29 são os mais modernos vetores da Força Aérea Norte Coreana

Marinha

http://www.north-korea-travel.com/image-files/flag_north_korean_navy.gifA marinha deles é pior ainda, eles possuem uma frota de velhos submarinos que concentra a sua maior ameaça praticamente nos pequenos submarinos de construção local classe Samg-O. A força de superfície é, simplesmente, inexpressiva, contando com meia dúzia de corvetas e uma fragata classe Soho, o navio é o mais moderno do inventário.
Mesmo com uma grande quantidade de submarinos, penso que em situação de guerra, a força anti-submarina da Coréia do Sul seria capaz anular a grande quantidade destes velhos e obsoletos submergiveis.

Modelo Qtd.
Submarinos Classe Whiskey 4
Submarinos Classe Romeo 22
Submarinos Classe  Samg-O 32
Corvetas classe Tral 2
Corvetas classe Sariwon 2
Fragata classe Soho 1
Fragatas classe Najin 2

http://www.strange-mecha.com/ship/M-Sub/sang-o.JPGOs pequenos submarinos da Classe Samg-O constituem-se an maior ameaça da força naval Norte coreana. Em meados de 2010,  o afundamento de uma corveta Sul Coreana da classe Pohang, foi atribuida à um destes navios, pequenos e com uma capacidade de ataque relativamente boa, os Samg-O podem se transformar em problemas para  a poderosa força anti-submarina Sul coreana.

Exército

http://www.north-korea-travel.com/image-files/flag_of_the_korean_peoples_army.jpgO exército deles tem um efetivo numeroso, porém seus equipamentos seguem a mesma linha das outras forças, com equipamentos obsoletos, MBT T-62 , T-59, Type 59, e Chonma-ho (o mais moderno e baseado no T -72). Para apoio há blindados Type-82 e PT-76.

Há milhares de outros veículos de transporte de tropas BTR-80, BTR-60, Type 63, VTT 323, BMP-1, BTR-50P, BTR-40, geriátricos BTR 152.

A força de artilharia deles é bem surtida. Praticamente todos os canhões obuseiros soviéticos são encontrados no arsenal deles.

Considero o exercito norte coreano a sua força armada mais bem equipada, mas mesmo assim, não tem a mesma qualidade e sofisticação da sua congênere sul coreana.

Modelo Qtd.
MBT T-62 800
MBT T-59 1600
Type 59 1000
MBT Chonma-ho 1200
Type 82 desconhecido
PT-76 46

http://rpmedia.ask.com/ts?u=/wikipedia/en/thumb/9/9c/Pokpung-ho.png/300px-Pokpung-ho.pngOs MBT Chonma-ho são os carros de  combate mais modernos ao serviço do Exército Norte Coreano.

Coreia do Sul

http://www.mapsofworld.com/images/world-countries-flags/south-korea-flag.gif

Força Aérea

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0b/Roundel_of_the_Republic_of_Korea_Air_Force.svg/800px-Roundel_of_the_Republic_of_Korea_Air_Force.svg.pngA Coréia do Sul possui em sua força aérea um número bastante expressivo de caças ,F 16 CD que por si só já dariam conta do recado, mantendo a superioridade aérea naquela região. Mas, ainda sim há outros modelos bem mais modernos como os F-15K Slam Eagle, versão coreana é equivalente a um F-15E Strike Eagle. Diga-se de passagem, eles estão muito bem armados.

Há ainda alguns F-4E Phanton II e muitos F-5E/F. Existe aviões de treinamento supersônico de ultima geração que poderiam ser armados e operar em aopio aéreo tal como o treinador T-50 Golden Eagle, projetado e construído localmente, este avião manobra melhor que um F-5E… se aproximando de um F-16…. Contra Mig-17, Migs 21, ele daria muito trabalho aos velhinhos da era soviética. Além disso, há ainda alguns Hawks MK-67 que também poderiam ser armados para o mesmo fim.

Modelo Qtd.
F-16C/D 169
F-15K Slam Eagle 40 (+ 18 por entregar)
F-4E Phanton II 68
F-5E/F 174
T-50 Golden Eagle 64
Hawks MK-67 16

http://community.warplanes.com/wp-content/uploads/2010/09/f15k_redflag_20080808.jpgOs caças F15 K Sul Coreanos são os melhores e mais modernos caças do seu inventário e se constituem também nas mais modernas aeronaves de combate daquela fração do continente asiático

Marinha

http://www.printableworldflags.com/large-flags/South%20Korea_Naval%20Jack_Flag-675.gifA Marinha sul coreana é considerada uma das mais bem preparadas do mundo e está também bastante equipada qualitativa e quantitativamente.

Quem acompanha o meu blog campo De Batalha Naval, já teve oportunidade de conhecer os mais modernos navios de guerra deles. os destróieres KDX II Classe CHUNGMUGONG YI SUNSHIN, e KDX III classe Sejong, este último é equivalente ao destróier norte americano Arleigh Burke.

Os sul coreanoscontam ainda com uma expressiva frota de destróieres classe Gwanggaeto e Ulsan, este ultimo é um antigo navio de guerra em seu inventário, porém, seu armamento é válido e bastante atualizado.

A força de submarinos, embora muito menor numericamente à da Coreia do Norte, é inúmeras vezes mais sofisticada.

Sua força de submarinos é composta pelos modernos submarinos classe Sohn Wonyl (Type 214 alemão), e Chang Bogo (Type 209 também alemães, do mesmo tipo dos submarinos da classe Tupi da Marinha Brasileira), fora isto, contam ainda com submarinos classe Dolgorae.

Além dos grandes e modernos vasos de guerra,a Marinah da coréia do sul conta ainda com uma força numerosa de barcos patrulha, levemente armados bem como as corvetas da classe Pohan, relativamente bem armados pois usam 4 mísseis Harpoon.

Outro detalhe que não podemos deixar passar, é a disponibilidade de 8 aviões de patrulha P-3C Orion, que são armados com torpedos e mísseis Harpoon e que recentemente passaram por um extenso programa de revitalização e atualização.

Modelo Qtd.
Destroyers classe Sejong KDX III 6
Destroyers classe CHUNGMUGONG YI SUNSHIN KDX II 2
Destroyers classe Gwanggaeto KDX I 3
Destroyers classe Ulsan 9
Submarinos classe Sohn Wonyl 3
Submarinos classe Chang Bogo 9
Submarinos classe Dolgorae 2
Embarcações de patrulha e lança mísseis 84
P-3C Orion 8

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/11/roks-sejong-the-great-3.jpgOs super destroyers KDX III são as mais poderosas plataformas de superfície da Marinha Sul  Coreana, Juntamente com as últimas versões dos Norte americanos da classe Arleigh Burke e dos Japoneses da Classe Atago, constituem-se nos mais poderosos destroyers do mundo.

Exército

O exército sul coreano está fortemente equipado com MBT M-48 armados com canhão de 105 mm ( Este velho tanque, está para ser aposentado), porém, este não é o único MBT deste exército, existe um número ainda maior de MBT dos modelos K-1 e K-1A1, mais sofisticados, com tecnologia e desenho baseado nas primeiras versões do M-1 Abrams dos Estados Unidos.

Em breve o exercito deles estará recebendo os novos e modernos K-2 Black Panther desenvolvidos e produzidos nacionalmente. Este carro de combate tem desempenho e poder de fogo similar ao do M-1A2 norte americano.

Uma curiosidade é que o exercito sul coreano utiliza alguns MBTs russos modleo T-80, recebidos como pagamento de uma divida.

Para transporte de tropas eles contam com uma gigantesca força de veículos K-200 (derivado do nosso velho conhecido M-113) e estão recebendo os seus modernos K-21, que devem substituir boa parte destes K-200.

O exercito da Coréia do Sul conta ainda com 530 obuseiros auto propulsado K-9 armados com um poderoso canhão de 155 mm e 52 calibres entre milhares de canhões de artilharia de 155 e 105 mm de origem ocidental de vários modelos.

Modelo Qtd.
MBT M-48 900
MBT K-1 e K-1A1 1511
MBT K-2 390 ( em processo de recebimento)
MBT T-80 35
K-200 2100
K-21 460

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/K-2-Black-Panther-11.jpgOs MBT K2 Black Panther são os melhores e mais modernos carros de combate do exército Sul Coreano e também um dos mais modernos do planeta.

Considerações finais

Os modelos e números apresentados são apenas uma amostra da disparidade de poder de ambas as Coreias, não estão ai contabilizados outros sistemas como baterias de defesa anti-aéreas e sistemas de mísseis de cruzeiro ou outros sistemas como helicópteros e aviões de transporte, alerta aéreo antecipado ou reabastecimento.

Porém, o exposto já nos dá uma clara percepção de que a única vantagem da Coreia do Norte reside em seu arsenal nuclear e no provável apoio que poderiam receber da república popular da China.

Pelo exposto a Coreia do Sul daria conta sozinha de sua inimiga do norte caso o conflito fosse direcionado para a guerra convencional.


Agradecimento:

Gostaria de agradecer ao nosso amigo e colega Carlos Emílio e a trilogia Campo de Batalha  pela matéria e pela cordial colaboração.

E.M.Pinto

42 Comentários

  1. Mas é essa exatamente a razão do drama todo naquela região: a enorme assimetria militar entre norte e sul e a consequente certeza de que, sem interferências, o sul esmaga o norte sem grande esforço. Daí vem a certeza de que em um confronto direto existiria a possibilidade real de aniquilação do norte, o que seria a justificativa para que usassem seu arsenal nuclear. A presença americana, a meu ver, serve apenas para inibir qualquer tipo de interferência direta da China a favor do norte. Eu imagino também que os americanos devam ter algum tipo de plano de aniquilação total e rápida do norte a partir de seu porta aviões que lá está para o caso do norte começar a disparar seus mísseis nucleares, mas muito mais para proteger o Japão (e sua base em okinawa) do que a coréia do sul. Mas é só um palpite.

  2. Ou seja qualquer uma das Coreias que são um pouco maior que o estado do Rio de Janeiro cada uma acabaria com o brasil numa enventual guerra ! que vergonha

    Si nos fossemos visinhos deles agente tava ferrado
    principalmente em relação a Coreia do Norte

  3. Acho que a Coréia do Norte está mais preparada para essa guerra, mas os americanos devem entrar no conflito,caso ocorra. A razão é a seguinte: quantidade de submarinos e de combatentes norte-coreanos. Eles devem ter também 2 BA e ogivas de material radioativo (bomba suja).

  4. Não é bem assim, olhem um pouco para o terreno da península da coréia, blindados e carros de combate são menos eficazes na maior parte do território do que conhecimento geográfico e bom treinamento.
    Quanto ao Sul eliminar o Norte, lamento dizer, mas o Sul não tem o mínimo interesse nisso, uma vez que teriam que pagar o alto custo necessário para equiparar a economia das duas regiões. O sucateamente contínuo da indústria e economia do Norte tornou uma reunificação praticamente inviável. Só tem um grupo de pessoas interessado nisso, a população. Governos e empresários não querem.

  5. Realmente o texto ilustra bem a disparidade de armas convencionais entre as duas coreias, má o fator nuclear acaba com qualquer vantagem do sul, e nao pensem que os do norte não irão usar, irão sim, assim como Israel este a um passo de usar quando da última guerra contra os árabes,aí quero ver a caca que vai dar, será que os americanos vao usar também? e a China que vai fazer?
    È a coisa esta ficando quente por aqueles lados.

  6. Os pequenos submarinos da Classe Samg-O constituem-se an maior ameaça da força naval Norte coreana. Em meados de 2010, o afundamento de uma corveta Sul Coreana da classe Pohang, foi atribuida à um destes navios, pequenos e com uma capacidade de ataque relativamente boa, os Samg-O podem se transformar em problemas para a poderosa força anti-submarina Sul coreana.
    ———————————————————-
    Acho que nós deveríamos ter muitos submarinos pequenos como esses. Quantos ? Uns 500, no mínimo.
    Vamos chamá-los de submarinos de costa.

  7. O maior perigo ao contrário de que muitos imaginam não são as bombas nucleares e sim a artilharia norte coreana que poderia atingir facilmente os principais conglomerados urbanos tal como a sua capital Seul.
    N guerra de 50 os norte coreanos utilizaram maciçamente a sua artilharia contra a capital Seul.

    O que os sul coreanos mais temem é o número de baixas entre sua população civil, assim como os danos em sua infraestrutura…

    As bombas nucleares, por enquanto não são um grande problema. Mesmo que possuam os meios para lançar um missil de longo alcance eles ainda não conseguiram miniatrizar suficientemente as ogivas para serem transportadas por esse meio…

  8. Como derrotar a Coreia do Norte? Para a do sul, bastaria obliterar a alta cúpula do partido comunista. O povo do norte deve estar cansado dos anos de penúria que tem passado sob domínio dos vermelhos. Boa parte dos populares vai bater palmas quando o exército do sul entrar. Ninguém quer viver sob ditaduras onde meia dúzia de pretensiosos se acha mais capaz que milhões de pessoas, esmaga quem tem opiniões contrárias e usurpam o direito fundamental do livre arbítrio.

  9. A Coréia tem que se unificar e acabar com isso.

    Ai imaginem após a unificação, o quão poderoso e numeroso seriam as FA da Coréia.

    Por outro lado, haveria muita desigualdade social, pobreza etc, o que levaria a medidas semelhantes adotadas pela Alemanhã após areunificação.

  10. “Ou seja qualquer uma das Coreias que são um pouco maior que o estado do Rio de Janeiro cada uma acabaria com o brasil numa enventual guerra ! que vergonha

    Si nos fossemos visinhos deles agente tava ferrado
    principalmente em relação a Coreia do Norte”

    “Se” tivéssemos um vizinho tal como a acoreia do norte, muito provavelmente nossas forças armadas seriam melhor equipadas, pois a situação geopolítica seria outra!

  11. vc so esqueceu de uma coisa a corea do norte tem armas nucleares e que podem dizimar toda a corea do sul em questão de segundos.

  12. Muito ingênua essa análise. A estratégia de guerra inclui uma série de outros fatores que a análise do tipo “Super Trunfo” não dá conta.
    A análise pura e simples do inventário Hitler x Stalin daria vitória aos alemães em Stalingrado.
    A lógica dessa guerra deve ser vista por outro ângulo. As coorporações bélicas estadunidenses queram um conflito que seja mais lucrativo do que o Iraque e o Afeganistão (que já deram o que tinham para dar).
    Quem alimenta o atrito é o Tio Sam.

  13. .
    “O Conselho de Segurança (CS) da ONU se mostrou neste domingo incapaz de chegar a um acordo para solucionar a crise da península da Coreia, após a decisão de Seul de realizar manobras militares. Na reunião, os Estados Unidos ficaram de um lado, e Rússia e China de outro. Russos e chineses tentam evitar os exercícios militares da Coreia do Sul, que foram apoiados pelos americanos.”
    .
    “…a embaixadora dos Estados Unidos e presidente de turno do CS, Susan Rice, tentou colocar a culpa das tensões apenas na Coreia do Norte, acusando-a de ter um “comportamento provocador”
    ………………………………
    Haja hipocrisia…E fazer exercícios com munição real, a uma dezena de KMs da fronteira da C.N em uma situação de tensão,
    não é provocação ?
    .
    Más os exercícios já foram feitos nesta segunda feira, duraram menos de uma hora. E os norte-coreanos declararam que não valia apena reagir as manobras militares…

  14. Com todo respeito,acho que o Sul ñ aguenta um guerra contra o Norte,apesar do belo comparativo feito por vc,ainda nada se sabe sobre os “projetos secretos” da coreia do norte.

    Creio que se fosse so isso que vc apresentou em relação a Coreia do norte ele ñ provocariam tanto.

    Creio que para vencer o norte o sul pedira uma interferencia norte americana e japonesa.

    CONTINUO AFIRMANDO QUE AS GUERRAS DO MUNDO ATUAL SO ACONTEÇE POR CULPA DE UM UNICO PAIS QUE E OS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA!!!

  15. Sem dúvida, a superioridade militar da Coreia do Sul é gritante,contudo, Seul é um alvo perto demais para correr o risco de um ataque nuclear; em caso de um ataque em massa, provavelmente essas armas serão usadas.
    O melhor que deveriam fazer seria sentar e chegarem a um acordo.
    O mais interessante dessa matéria é o fato de como as armas atômicas servem de fiel da balança, e considerando o tamanho territorial e econômico desses dois paises em relação ao Brasil, dá-se para ver claramente o tanto que estamos mal aparelhados em questão de poder de disuasão.

  16. O que era a Coreia do Norte em 1950? Os Eua por acaso conseguiram derotá-los? Depois me digam do Vietnam, por acaso foram derrotados pelo maior e mais poderoso exercito do mundo? Façam-me o favor gente, um pouco mais de respeito e seriedade com os leitores. Está ai, bem atual, o exemplo do Afeganistão, bem mais pobre, miseravel e muito menos armado que a CN, nem por isso a teconologia, a quantidade de tropas e exercitos de várias partes do mundo estão dando conta de uma guerrilha pés-descalços.

  17. Pelo exposto a Coreia do Sul daria conta sozinha de sua inimiga do norte caso o conflito fosse direcionado para a guerra convencional, assim foi dito no Vietnã e deu no que deu, acho que se a Coreia do Norte levar a guerra para o caminho da guerrilha seria impossivel derrota-los sem usar a mesma tatica e em uma guerra de guerrilha seriam “ineficazes” todos os armamentos da Coreia do Sul, mas o vencedor de qualquer guerra é uma incógnita, a historia prova isso
    Artigo excelente parabens Carlos
    E eu recomento muito o Campo de batalha, praticamente tudo o que conheço sobre sistemas de armas aprendi lá, os artigos são fantasticos

  18. Lembrando que não somente o Tio Sam ganharia dinheiro com uma guerra CNxCS, mas não devemos esquecer que vendedores de armas dominantes da região como China e Russia ganhariam muito também. Toda esta guerra que está sendo provocada pela CN, não tem sentido nenhum, me parece que tem outra coisa por trás.

  19. Wi

    Uma pergunta, o que vc acha mais provocação: obusar o território da CS matando dois soldados ou praticar exercícios militáres próximos à fronteira?

  20. Os modelos e números apresentados são apenas uma amostra da disparidade de poder de ambas as Coreias, não estão ai contabilizados outros sistemas como baterias de defesa anti-aéreas e sistemas de mísseis de cruzeiro ou outros sistemas como helicópteros e aviões de transporte, alerta aéreo antecipado ou reabastecimento.

    Porém, o exposto já nos dá uma clara percepção de que a única vantagem da Coreia do Norte reside em seu arsenal nuclear e no provável apoio que poderiam receber da república popular da China.

    Pelo exposto a Coreia do Sul daria conta sozinha de sua inimiga do norte caso o conflito fosse direcionado para a guerra convencional.

    sds

  21. Omar disse:
    20/12/2010 às 01:29

    Ou seja qualquer uma das Coreias que são um pouco maior que o estado do Rio de Janeiro cada uma acabaria com o brasil numa enventual guerra ! que vergonha

    Si nos fossemos visinhos deles agente tava ferrado
    principalmente em relação a Coreia do Norte

    Concordo com voce ainda mais com a tradição de politicos que temos

    Sem vaidade nosso pais e insignificante ,jamais deve ter o direito na cadeira da onu com poder de veto so mais a coreia do norte com seu arsenal nuclear ja humilha o pobre
    e triste brasil que temos

  22. TECNOLOGIA SÓ AJUDA VENCER UMA BATALHA,MAIS NÃO A GUERRA.
    .
    Eu gostaria se salientar que grande maioria sabe da superioridade tecnológica da coréia do sul,más se capacidade tecnológica ganhasse uma guerra,os americanos não perdia uma e nem a antiga URSS,quando o exército vermelho esteve no Ageganistão.
    O problema de uma guerra entre as coréia é a intensidade e o improvável,pois com certeza a China e a Russia estariam envolvida inderetamente ou não.
    Pensar que só a tecnologia vence uma guerra,é cometer um erro crasso,pois a tecnologia ajuda e muito mais não é tudo,esta aí os talibãs para comprovar isto.

  23. FROIDE EXPLICA-È COMPLEXO DE VIRA-LATA.
    .
    É impressionante que sempre estão comparando o Brasil por baixo,….é muita baixa estima ou algum problema pscopatológico que só froide explica.Rsrsrsr……

  24. Senhores eu queria deixar meu comentário e colocar minha visão sobre o assunto, muito bem, sabe quando vai ter uma outra guerra da coreia? nunca, por que simplesmente a coreia do norte não tem uma economia estavel para sustentar um conflito com o sul, um povo que sofre de forme, falta de educação, falta de liberdade de expressão, por um governo ditador que prega sua vontade no povo, não deixa o povo colocar sua opinião a respeito da divisão do norte e sul, e ainda mais usa o a maioria do seu dinheiro para pesquisa e desenvolvimento militares e deixa o povo passando fome e nunca vai haver unificação, simplesmente por que o sul não vai desembolsar mais de cinquenta anos de atrazo ecônomico da coreia do norte. Um outro ponto a não devemos comparar o nosso material militar com a coreia do noite por que não se compara por que 90% de seu material é oriundo da guerra fria que dizer sucata, a unica pacidada que eles “tem” e sua dissuação balística nuclear que é posto em “duvida real”. Outro ponto não quero idolatrar o presidente lula mais ele foi o unico presidente deste país que esta fazendo alguma coisa pelas forças armadas em questões de reestruturação e reorganização, por que uma compra muito grande de armamentos deve ser debatida com minuciosamente como esses equipamentos vão ser distribuidos e utilizados, coisa que a venezuela de hugo chavés não fez só fez comprar e não sabe como distribuir e utilizar, e aparato militar modernos e homens bem treinados devem ser caminhados juntos, por que vão ter 100% de aproveitamento em campo de batalha, o que define uma vitória em uma guerra se chama “tática de guerilha” e “emprego”, ja vimos isso no Vietnã e agora no afeganistão por isso que os americanos não ganharam a guerra do vietnã e nem vão ganhar no afeganistão, por que essas táticas de guerrilha são utilizadas por rebeldes mal armados que conseguem ferir seriamente o poder militar da OTAN, ainda mais o relevo ajuda muito, tanto que as tropas da OTAN estão utilizando munição 7.62 no seu teatro de operações. Sobre o Brasil na questão dos caças devemos colocar uma interrogaçãos com os franceses quais tecnologias “inrrestrita” eles estão disposto a nos oferecer, por que prefiro e na minha opinião que o Brasil invista com a Rússia que ja ofereceu o desenvolvimento conjunto o Caça Sukhoi PAK FA T-50, por que a partir dai vamos aprender e te conhecimentos para no futuro desenvolver nosso próprio caça. Um abraço a todos

  25. As duas Coreas são um unico povo divididos e mantenidos por interesses externos ate ai todo mundo sabe.O momento geopolitico-economico global leva os EUA a manipularem a do sul e Japão usando-os no futuro pretesto de uma nova cruzada global contra o grande Buda que comprime e consome economis,mercados e comercio sem que o mundo ocidental consiga competir e reverter esse quadro e a grande resseção que vem em ondas mas que se agiganta a cada instante.As profecias e ciencias ocultas fazem sentido ao se referirem no ati-cristo que vem do oriente e que na verdade sempre de la veio mas que desta vez não retrocedera as portas da Europa.Quem viver vera.

  26. A Coreia do Sul tem um parque industrial sofisticado, sua economia depende da exportação.
    Não interessa a nenhum dos dois uma guerra, o preço a pagar é alto para ambos.
    O que estava havendo é disputas de interesses no mar da China que inclui China-EUA-Japão-Taiwan.
    Em caso de guerra a C.Norte sabe que não sobrevivem sem a China – NÂO deve esta mirando nos centros urbanos mas nos parques industrias eletrônicos, automotivos e os estaleiros, sua industria naval civil é a mais eficiente do planeta.
    Quem espera por uma querra, acho bom pegar um banquinho para não cansar. Mas pode ter algumas escaramuças.
    Abs

  27. Tem muito mais interesse em disputa nesse tabuleiro que somente o das duas Coréias; que somente os arsenais de cada uma. Tem que se levar em consideração os interesses da Rússia, China e Japão. Pode ser que neste momento EUA, China e Rússia já estejam se reunindo secretamente para decidirem a sorte da Coréia do Norte, tal como ocorreu no caso do Iran.

    Está em jogo interesses geopolíticos e econômicos. Do ponto de vista econômico a reunificação das Coréias seria interessante para oxigenar o comércio, principalmente para os americanos que teriam um grande mercado sedento por tudo. Logicamente que os nortecoreanos não tem como consumir nada, mas EUA, Japão e, talvez, China e Rússia, financiariam o governo sulcoreano em troca de privilégios na aquisição de bens de consumo.

    Os americanos não são doidos de darem o primeiro tiro. É aquela estória, vc sabe como começa, mas não sabe como termina.

    Um grande problema que aflige a todos os envolvidos é que ninguém, talvez a exceção da China, sabe o que passa na cabeça desses doidos que mandam na Coréia do Norte. Acuados, o que seriam capazes de fazer?

    Se a CN tem dois artefatos nucleares um será disparado contra o Japão e outro contra a CS.

    Enfim, tem muita coisa em jogo e a guerra contra o norte será fruto de um anterior acordo entre as partes citadas, sem esquecer-se da Austrália que corre por fora.

  28. 2 observações:
    – A Coreia, embora tenha sido independente a muitos anos, sempre foi estado-tampão, entre China e Japão, e, hoje, entre China e USA-Japão-Coreia do Sul. Permanecerá assim enquanto necessário, naquela parte do mundo. Quando isso mudará, não sei, e, acho, nem eles;
    – Sempre que entraram numa guerra “pela metade”, isto é, sem poder usar tudo, por essa ou por aquela razão, aliás, normalmente politica, os Estados Unidos perderam – Coréia, em que demitiram o MacArthur, porque queria invadir a China, para evitar constante o envio de tropas chinesas, e Vietnam, em que as limitações de ordem política eram muito semelhantes as da Guerra da Coréia, e, depois, quando o povo norte-americano disse chega. Nesse último conflito, por causa do tipo de atrito, os Estados Unidos tiveram mais baixas totais que na 2a. guerra mundial.
    No Afeganistão, vemos o mesmo tipo de derrota se avizinhando.
    Para entender um pouquinho melhor isso, só lendo Clausewitz umas 2 ou 3 vezes, e Sun Tzu umas 10.
    Mas resumindo, ou se entra para ganhar ou se perde, pois um empate nesse assunto não existe.

  29. Senhores,
    Gostaria de lembrar-lhes que hoje existem meios eficazes para se contrapor a mísseis balísticos e que com certeza são ferramentas de desestabilização da pouco provável capacidade da CN em lançar um ataque nuclear.
    Os EUA e o Japão possuem navios dotados do SM-3 e todos possuem os Patriot (PAC-3) para proteção de seu território.
    Sem falar da possibilidade de que os mísseis balísticos da CN podem ser destruídos no solo antes de serem lançados com certa facilidade.
    Na verdade, a única variável que pode impedir a guerra é a possível escalada e a entrada da China. Hipótese também pouco provável, devo confessar.

  30. Tiago Santos disse:
    20/12/2010 às 10:38

    Tiago, não sei se seria bem assim, lembra quando o maluco chaveco anunciou a compra dos Sukhois? Foi um Deus nos acuda! Desespero total! Mobilização para compra de novos caças que passaram de 12 originalmente para 36 no finado FX2, inventaram até um tal de END.. (Tudo anunciado com toda pompa!)
    Mas… como sempre no Brasil, o tempo vai passando e as coisas vão se “ajeitando” afinal de contas um governo populista não está preocupado com a segurança do país, muito menos com a qualidade dos equipamentos de suas Forças Armadas (com exceção ao que diz respeito aos seus meios de transporte para os vip’s do governo pois eles merecem…)
    E o “povão” nem sabe o que é avião de caça, e isso não dá voto mesmo..
    Então pra se se preocupar com uma bobagem dessas??

  31. E.M., Aqui tem um artigo bem interessante pelas mãos da CNN sobre o atual poder bélico da CN, resumidamente falando, a CN é deficitária no quesito tecnológico, e também sofreria muita dificuldade ao tentar invadir a CS devido a obstáculos difíceis nas estradas, a força de infantaria é mal treinada devido aos violentos cortes de custos. O super-trunfo da CN em tese seria um ataque nuclear, mas não se sabe exatamente se eles conseguiriam desferí-lo com eficiencia.

    http://edition.cnn.com/2010/WORLD/asiapcf/11/24/north.korea.capability/index.html

    Isso leva a crer, que todo este movimento provocativo da CN é algo totalmente sem sentido, eles deveriam estar mais preocupados com outras coisas do que uma guerra na atual situação econômica do país.

  32. “Si nos fossemos visinhos deles agente tava ferrado
    principalmente em relação a Coreia do Norte”

    Na verdade, se o Brasil tivesse Rússia, Índia, China, Coreia do Norte, Vietnã e Japão como vizinhos, provavelmente teríamos uma força militar com a potência de pelo menos 50% da força dos EUA. E não estou brincando…

  33. Os americanos e chineses não devem impedir a junção das 2 Coreias.Fizeram a mesma coisa com a Alemanha.
    Dica para a Dilma: Pregar a união das duas Coreias.

  34. Não creio q a Coréia do norte tenha armas nucluares, se as tivessem já teriam mostrado a título de intimidação.

  35. $$$ a coréia do $ul têm uma força aérea compo$ta de diferente$ caça$ de combate moderno$, o bra$il preci$a copiar o modelo do$ $ulcoreano$ , ao contrário do sulcoreano$ o bra$il têm f-5em em $ua maioria, 12 mirage$ 2000, logo pen$o e$trategicamente falando que o projeto de produzir o amx 2 (bra-ita) e também daquela parceria com a turquia de produçaõ de um caça de combate que atenda a$ nece$$idade$ de ambo$ o$ lado$ têm que $air do papel, $e qui$ermo$ um futuro de $oberania com o$ inimigo$ longe, valeu meu email é groomil@hotmail.com $$$

Comentários não permitidos.