Defesa & Geopolítica

Programa T-Xc: NOVAER em Brasília

Posted by

A Novaer planeja versões de treinamento primário básico e avançado, dotadas de motores convencionais e turboélice, respectivamente, bem como variantes customizadas para transporte aeromédico, de pequenas cargas e de pessoal. (Imagem: Novaer)

Ivan Plavetz

O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, recebeu executivos da Novaer Craft e representantes do estado de Santa Catarina. Na ocasião, foi informado sobre o status do programa T-Xc, que conta com apoio do Governo Federal.

A Novaer informou sobre os excelentes resultados obtidos na corrente campanha de ensaios em voo que estão sendo realizados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP), e sobre o contrato firmado com FINEP– Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde serão realizados os ensaios estruturais durante a campanha de certificação.

A empresa demonstrou também a variedade de configurações oriundas da mesma plataforma T-Xc, como a de transporte aeromédico para resgate em regiões hostis, captação de órgãos para transplante, versão de transporte para pequenas cargas, ligação específica para forças armadas e uma versão de treinamento militar atualmente denominada T-Xc MTP que a Novaer pretende oferecer à FAB.

Durante a reunião foram apresentados os resultados nos ensaios do protótipo. (Imagem: Novaer)

Estiveram presentes na reunião o titular da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Murilo Marques Barboza, o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, major brigadeiro do ar José Euclides da Silva Gonçalves, a secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Lourdes Martini, o presidente do Conselho de Administração da Novaer, Paulo Junqueira, o diretor-presidente da empresa, Graciliano Campos, e o diretor para o Setor de Defesa, Geraldo Ferreira da Silva.

Fonte: Tecnologia & Defesa

21 Comments

shared on wplocker.com