ONU: “Fórum de mentiras”

O chanceler norte-coreano Ri Su Yong acusou o Conselho de fazer vista grossa diante da morte de civis em Gaza e por punir a Síria por conflito.

Chanceler norte-coreano acusou, neste sábado, o Conselho de Segurança da ONU, de ser um fórum de mentiras e de usar duas medidas, pedindo sua reforma urgente, em discurso na Assembleia Geral da ONU.

Esta é a primeira vez em 15 anos que um encarregado da alta hierarquia do governo de Pyongyang se dirige à Assembleia Geral da ONU.

“O Conselho de Segurança não deve servir mais como um fórum para dizer mentiras”, disse o chanceler, Ri Su Yong, a respeito do organismo que impôs duras sanções à Coreia do Norte por causa de seu programa nuclear e o lançamento de mísseis.

O chanceler acusou o Conselho de fazer vista grossa diante da morte de civis em Gaza nos ataques israelenses, ao mesmo tempo em que pune a Síria pelo conflito em seu território.

Ri disse, ainda, que o organismo estava “demonstrando a manifestação extrema do duplo padrão moral” e que não devia ser levada adiante nenhuma ação na Síria “sob os disfarce do antiterrorismo”, em alusão aos ataques aéreos encabeçados pelos Estados Unidos no país, na tentativa de derrotar os jihadistas do grupo Estado Islâmico.

Em alusão ao programa nuclear da Coreia do Norte, o ministro das Relações Exteriores reafirmou que a “política hostil” dos Estados Unidos deu base à decisão de Pyongyang de desenvolver armas nucleares.

Ri avaliou que o Conselho de Segurança “não tem nenhuma autoridade” para proibir que a Coreia do Norte desenvolva atividades nucleares ou balísticas sob a ameaça de sanções. “A ONU não é uma monarquia e o Conselho de Segurança não é o Senado”, afirmou, pedindo que este último seja reformado “sem demora”.

AFP

Fonte: Terra

 

12 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Eu dou um docinho para chupar para aquele que acertar quem ganhou o troféu mentira do ano lá na ONU ! 😉
    .
    .
    Uma dica :
    .
    Ele já foi agraciado com o Nobel da Paz no qual o seu discurso foi, ” a guerra justa ” .

  2. no final desse encontro na onu quem ficou do lado yanke , ??? países co fantoches no governo e alguns puxa saco de anglosionistas rsrs

    coreia do norte esta correta !
    estados unidos virou um pinoquio

  3. Já fui Russofilo, Chinofilo, Francesofilo, doithsofilo, e certamente deverei ser chamado nortecoreanofilo, pelos mesmos, os que só veem razão no grande irmão ( caim) do norte, mas vou correr o risco. Concordo plenamente com os norte coreanos. Rsrsrsrs.

    • Você concorda também com as praticas do governo Norte coreano?
      Fuzilamento de ex amantes do ditador e de discordantes do regime, censura etc.

      • Os states já executaram muita gente, inclusive cientistas, que taxaram de espiões. Evidentemente que não concordo com execuções, suspeitas, sumarias, quando as motivações podem ser politicas ou de ordem qualquer camuflada. Mas isso, como vc deve saber, sem hipocrisia, não é primado Norte Coreano. Mas tenho sim criticas ao regime, por ser castrador e fechado, impossivel haver critica. Lá a pricipal caracteristica é de ser um regime inspirado nos imperios medievais, com apenas uma diferença na nomenclatura dos titulos de nobreza. Mas mesmo imperios tem, momentos, de lucidez, vc não concorda?

      • Império SOCIALISTA, diga-se de passagem… genocida e ditatorial como os demais… pra variar… e caminhamos na mesma direção… dá um gritinho ai, julio: “lei dos médios, já”… rsrsrsrssrrsrsss… é pura democracia… 🙂

      • “Lei de médios já”. Tambem quero ser desenvolvido como os ingleses, os americanos e todos os países que regulam o monopolios economicos, que se tranformam em poder politico e antidemocratico, nas comunicações.

      • Regular é uma coisa… CALAR é outra… ou vc desconhece o fechamento de mídias na Venezuela de chaves ???… somente aqueles que eram contra seu projeto de império bolivariano a la cubano…

Comentários não permitidos.