Israel testa Sistema SkyShield antimíssil para aviões comerciais

Ivan Plavetz

O Sky Shield desenvolvido pela Elbit Systems detecta mísseis superfície-ar lançados por MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems)e codifica seus sistemas de orientação (buscadores de alvos), neutralizando o ataque.

Israel esta completando com sucesso um programa de provas de novo sistema antimíssil para aeronaves comerciais. Segundo informações do Ministério da Defesa, o objetivo inicial é instalar o dispositivo em aviões comerciais do País.

Desenvolvido pela israelense Elbit Systems, o SkyShield é baseado em um laser automático que detecta mísseis superfície-ar lançados por MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems), codifica seus sistemas de orientação (buscadores de alvos), e neutraliza o ataque.

Os ensaios foram realizados em um campo de provas localizado ao sul do país, e reportados como os mais completos e complexos até hoje executados naquela nação. O conjunto de provas incluiu uma ampla variedade de possíveis ameaças que o SkyShield poderia neutralizar com vistas a proteger aeronaves de passageiros.

Informações sobre quando o sistema entrara em serviço ainda não foram divulgadas. Ameaças latentes contra aviões comerciais israelenses tem sido objeto de preocupação das autoridades de Israel.

Em agosto de 2013 o aeroporto da cidade israelense Eilat, um centro turístico do Mar Vermelho, foi fechado devido a problemas de segurança não especificados.

Eilat é vizinha da agitada península do Sinai, local de onde já partiram ataques transfronteiriços, fatos que reforçam a necessidade de instalação do SkyShield em aeronaves que para lá voam, bem como para destinos internacionais.

É oportuno lembrar que em 2002 um jato de passageiros da companhia aérea israelense Arkia Airliners levando 261 passageiros a bordo foi atacado por mísseis portáteis quando decolava de Mombassa, no Ken ia, os quais por pouco não atingiram a aeronave.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa