Chefe da administração do Kremlin, Serguei Ivanov
A Rússia pode mudar sua posição sobre a Síria se observar alguma intenção de trapaça por parte do regime de Bashar al-Assad, indicou neste sábado uma funcionária do Kremlin, em um momento em que Damasco fornece detalhes sobre seu arsenal químico, como primeiro passo para sua destruição.
“Estou falando de forma teórica e hipotética, mas se chegarmos à conclusão de que Assad está nos enganando, podemos mudar de posição”, disse o chefe da administração do Kremlin, Serguei Ivanov, de Estocolmo, onde participa de uma conferência, citado pelas agências russas.
Ivanov não forneceu mais detalhes e reiterou a posição de Moscou, oposto a uma ação militar externa na Síria, onde a guerra civil deixou 110.000 mortos em 30 meses. A Rússia é considerada até agora uma aliada do regime de Assad.
A Síria entregou os primeiros dados sobre seu programa de armas químicas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
A entrega desta lista é um primeiro passo na aplicação de um acordo russo-americano sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio, assinado em Genebra em 14 de setembro.
AFP
é o que eu penso a siria vai ter que destruir odo o seu arsenal quimico mesmo ou quase todo, ou a russia a abandona com um “acordo secreto” com os EUA, e assim como sempre disse a Russia é um grande aliado de israel.
http://www.planobrazil.com/o-conselho-de-seguranca-deve-se-preparar-para-agir-na-proxima-semana-na-siria-john-kerry/