“O Conselho de Segurança deve se preparar para agir na próxima semana” na Síria – John Kerry

“O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu nesta quinta-feira que o Conselho de Segurança da ONU vote “na próxima semana” uma eventual resolução obrigando a Síria a respeitar um plano de desmantelamento de seu arsenal químico.

Kerry afirmou que um relatório definitivo da ONU provou que o regime sírio estava por trás do ataque químico de 21 de agosto.

“O Conselho de Segurança deve se preparar para agir na próxima semana” na Síria, declarou Kerry depois de um discurso inesperado no Departamento de Estado. Ele viaja no domingo a Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Eu diria à comunidade das nações que o tempo é curto. Não vamos perder tempo debatendo o que já sabemos”, disse.

“Em vez disso, temos que reconhecer que o mundo está observando para ver até onde podemos evitar uma ação militar e conseguir por meios pacíficos” destruir o arsenal de armas químicas da Síria, afirmou.

“O desmantelamento total das armas químicas da Síria é possível aqui, por meio de meios pacíficos” insistiu Kerry.

A Rússia segue a posição do regime sírio de Bashar al-Assad, de que a rebelião é responsável pelo ataque com gás sarin, no qual Washington indica que cerca de 1.400 pessoas morreram.

“Nós realmente não temos tempo hoje para fingir que qualquer um pode ter sua própria interpretação dos fatos, ao abordar a questão das armas químicas na Síria. Esta disputa sobre as armas químicas na Síria não é um jogo,” disse Kerry.

Depois de um acordo feito com os russos ao fim de longas negociações em Genebra, na semana passada, o presidente sírio, Bashar al-Assad, deve apresentar uma lista completa de seu arsenal de armas químicas até o final desta semana.

O objetivo é colocar as armas sob controle internacional para que sejam destruídas até meados de 2014.

“Precisamos da ajuda de todos para vermos que o Conselho de Segurança faz jus aos seus valores fundadores e aprova uma resolução vinculante que represente um mecanismo mais forte o possível para atingirmos a meta rapidamente”, acrescentou Kerry.

AFP

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. Só falta alguém aparecer proferindo solenemente:

    “Nada vai para a OTAN agora”

    “Chega de conversa, quando as bombas caem, cessa o dialogo”

    “A russia ficara quentinha no canto dela e venderá armas para o que sobrar das tropas do assado”

    “Alguns tomies serão lançados e farão a limpa e os soldados americanos nem precisarão pisar na Síria”

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

    To esperando até agora….

    • Essa ladainha já ta enchendo o saco, vou repetir: SOU 3 SARGENTO DA MARINHA e aprendi lá na escola de formação de marinheiros, porta aviões, super cruzadores, super destróier, super caças…são para conflitos de menor proporção. são para ataques ou intervenções convencionais, esse ataque americano para construir o tal gasoduto que ligaria e ARÁBIA SAUDITA A EUROPA , VIA SÍRIA , JORDÂNIA E TURQUIA, iria destruir a economia russa, ia acabar com A GAZPRON E ROSNEFT. a RÚSSIA chegou a situação de ” não tenho mais nada a perder, vou perder minha economia, meus aliados que sobraram etc..” fez o que? mandou cruzadores, fragata entre outros navios como aviso. o próximo passo seria enviar SSBN para região. vcs acham que se O MEDROSOBAMA não tivesse certeza que a RÚSSIA ia revidar, não teria atacado? pq a poderosa rainha inglaterra se retirou de cena? pq o lance ia ficar sério….um bombardeio aerotransportado destruiria aquela ilhazinha ( é o que é o reino unido perto da rússia) em 2 dias…e as armas estratégicas? o que o tio sam ia fazer? quem tem armas estratégicas não precisa de armas convencionais…os eua sabem que a RÚSSIA ia reagir como nunca fez e isso se arrastaria para um conflito nuclear. a RÚSSIA está modernizando todo seu arsenal, e deve aumentar ao invés de diminuir, esqueça tratado de diminuição de armas de destruição em massa, agora que a RÚSSIA viu quem é o verdadeiro satan da história, vai se preparar pra tudo. FATO , A RÚSSIA É DE FATO A ÚNICA NAÇÃO CAPAZ DE COLOCAR O EUA NO SEU LUGAR. A CHINA ASSUSTA E OS EUA TAMBÉM NÃO ARRISCARIAM, MAS O MEDO DO TIO SAM É DA RÚSSIA, TUDO QUE A CHINA TEM OU É CÓPIA OU É COMPRADO DA RÚSSIA, COM A MÃO DE OBRA RIDÍCULA QUE ELES TEM, ELES FABRICAM O QUE QUISEREM E EM QUANTAS VEZES QUISEREM…..

      • castelo é bem por ai mesmo, não sei o que foi tratado entre Russia e EUA, mas a Russia não sera boba de deixar a sua economia ser prejudicada, algum acordo sera feito mesmo que ocorra um ataque a síria é pq a russia tera feito um “belo acordo” com os EUA. (mas o acordo ai é retirar todo o armamento químico de assad o que acho que é muito difícil porem se retirar 80% deste arsenal quimico ja sera uma grande vitoria para israel, nao sei se notaram mas este acordo querendo ou nao vai limitar o governo do assad daqui para frente, israel que ja tinha e agora terá mais que nunca o controle total de toda a região, parabéns a israel que sabe jogar muito bem o “jogo estratégico mundial”, e como eu sempre digo a Russia é aliado e é um grande aliado de israel assim como os EUA tb).

  2. Obama oscilante, vai ser o pior presidente do pais, ja deveria ter encerrado este assunto, deixar a siria em paz, e se preocupar com seus vizinhos esperançosos por um auxilio economico e investimentos, depois nao adianta chorar, a china ta comprando ate aviao em queda livre !

Comentários não permitidos.