Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” da Marinha do Brasil chega ao País

Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”

Após um mês e meio de trânsito para o Brasil, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, a mais nova aquisição da Marinha do Brasil, atracou no dia 18 de setembro na Base Naval do Rio de Janeiro.

A aquisição do “Araguari” faz parte do Programa de Reaparelhamento da Marinha, ele é o último dos três Navios-Patrulha Oceânicos de 1.800 toneladas, construídos pela “BAE Systems”.

Sua chegada ao País marca um importante incremento para a segurança e proteção das riquezas da “Amazônia Azul”. O primeiro, NPaOc “Amazonas”, foi entregue à Marinha no dia 29 de junho de 2012 e o segundo, o NPaOc “Apa”, foi incorporado em 30 de novembro do mesmo ano.

O NPaOc “Araguari” foi incorporado à Força, no dia 21 de junho, em Portsmouth, no Reino Unido, e suspendeu, no dia 3 de agosto, em direção ao Brasil, fazendo escala nos portos de Lisboa (Portugal), de Mindelo (Cabo Verde), de Lagos (Nigéria), de Douala (Camarões) e de Malabo (Guiné Equatorial), além de ter fundeado nas proximidades do porto de São Tomé (São Tomé e Príncipe).

Durante a sua comissão, participou de eventos protocolares e pôde interagir com as Marinhas dos países africanos visitados, realizando exercícios conjuntos, como por exemplo, treinamento de ações antipirataria.

A principal característica desses meios é a flexibilidade, o que torna possível serem utilizados em diversas tarefas, tais como: patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

O “Araguari” é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha e é uma homenagem a um rio de Minas Gerais que atravessa a região do Triângulo Mineiro.

O meio naval ficará subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, sob a jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval.

Fonte: Nomar

4 Comentários

  1. De grande importância para o Brasil em um momento em que todos os olhos se voltam para o Pré – Sal , objeto este de cobiça estrangeira, lamento serem tão pouco armadas.
    Da mesma importância são os navios de pesquisa hidroceanográficos que estão sendo incorporados e outro está sendo mandado construir .

  2. NÃO QUERO SER “CRI CRI”, MAS ESTA NAVIO PARECE UMA COLCHA DE RETALHO. Foi feito onde? Observem na foto. Antigamente até se podia ter um alinhamento assim das placas do casco, mas hoje em dia não se admite um trabalho tão porco. É só olhar na foto e se vê as ondulações das chapas. Eta mão de obra barata, imagina uns loco desses colocar porcelanato no piso aqui de casa…kkkk.

Comentários não permitidos.