Marinha do Brasil participa intensamente da Operação“Laçador 2013”

 MB na Operação Laçador 2013

articleEm 18 de setembro de 2013, os Navios-Patrulha Benevente e Babitonga desatracaram do Comando de Grupamento de Patrulha Naval do Sul para a realização do controle de área marítima. Na ocasião, oBenevente fez uma abordagem a “um navio pesqueiro”, simulado pelo Navio-Patrulha Babitonga, “suspeito de portar armamento de origem desconhecida”.

A participação da Marinha do Brasil na Operação “Laçador 2013” tem sido intensa. Na região do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), em Rio Grande (RS), as principais manobras tem como foco a Estação Naval do Rio Grande, que simula o porto da cidade. Cerca de 100 fuzileiros navais do grupamento da cidade estão prontos para qualquer tipo de ameaça. Mesmo em situações simuladas, a atenção é necessária, pois a qualquer momento os Mergulhadores de Combate da Marinha (MEC) podem tentar uma infiltração na Estação Naval.

Estão sendo empregados na “Laçador 2013” os seguintes meios do Comando do 5º DN: os Navios-PatrulhaBenevente e Babitonga, a Corveta Imperial Marinheiro e o Rebocador de Alto-Mar Tritão, bem como quatro lanchas-patrulha e seis flex boats da Capitania dos Portos.

A Operação “Laçador 2013” é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais.

Fonte: MB via Portal de Operações Militares do MD em Ações Conjuntas

 

Acesse também:

Operação Laçador 2013

Vídeo da Operação “Laçador 2013”, onde vê-se claramente os lançamentos de mísseis Python III por um F-5M e Matra pelo Mirage 2000C.

Mais de 60 aeronaves da FAB participam da Operação Laçador, um exercício conjunto da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD).

Os militares das Forças Armadas estão treinando e simulando situações de conflito.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/16MdW4L” standard=”http://www.youtube.com/v/otbLppnSLWY?fs=1″ vars=”ytid=otbLppnSLWY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7413″ /]

Aeronaves da Operação Laçador 2013