História Contemporânea: “O “efeito manada” nas migrações das populações, segundo Leon de Tolstoi”

Leon de Tolstoi

“Para Leon de Tolstoi, o deslocamento de massas humanas não é oriundo do poder governamental, de nenhuma decisão racional ou do conjunto dos dois; e sim é proveniente tão somente da atitude individual de cada um dos componentes humanos envolvidos,  que se encontram imantados momentaneamente neste exato acontecimento histórico.”

Agite antes de usar

Agite antes de usar é a recomendação impressa no rótulo de medicamentos, sucos ou qualquer suspensão a ser consumida. Agite antes de usar não consta nos cartazes das grandes massas populares, mas não resta dúvida quanto à sua eficácia.

Por, Isy Borensztajn (*)

Tolstoi-Guerra-e-paz-vol-1-2010-ilustr-PomarUma das partes mais interessantes da (monumental) obra de Leon de Tolstoi, Guerra e Paz , é sem dúvida um apêndice, que nem sempre consta nas dezenas de línguas para as quais esta obra foi traduzida.

Tolstoi tenta ali explicar o fenômeno milenar do deslocamento das massas humanas. Pergunta “o que teria levado o fabuloso exército napoleônico a invadir a logínqua Rússia” e sugere uma resposta.

Segundo Tolstoi o “deslocamento de massas humanas não é oriundo do poder governamental, de nenhuma decisão racional ou do conjunto dos dois.

O eminente literato opina que este “deslocamento é proveniente tão somente da atitude individual de cada um dos componentes humanos envolvidos, (que se encontram) imantados momentaneamente neste exato acontecimento histórico”.

Para ler todo o artigo, “Agite antes de usar”, consulte a fonte: Revista Menorah Brasil Nº 647, agosto/2013, Páginas 48 e 50

(*)Isy Borensztajn, é músico, citricultor israelense