Damasco quer missão com inspetores do Brasil

Jamil Chade

O governo da Síria negocia a participação de brasileiros entre os inspetores enviados pela ONU para verificar se o regime de Bashar Assad cumprirá o acordo entre Rússia e EUA que prevê a destruição de armas químicas sírias. Em declarações exclusivas feitas ao Estado, o embaixador da Síria na ONU, Faysal Hamoui, confirmou que o governo está “aberto” para a chegada de inspetores brasileiros.

“Defendemos que esses inspetores sejam independentes e sabemos que o Brasil adota uma posição de não se deixar influenciar por outros governos”, disse Hamoui. “Estamos abertos para que venham brasileiros.”

A possibilidade de convocar inspetores brasileiros não está excluída dos planos europeus. O governo russo revelou ao Estado que não espera apenas “apoio material” do Brasil. O projeto de colocar as armas sob o controle internacional foi entregue a Brasília dias antes do encontro entre americanos e russos, em Genebra.

“Com nossos amigos do Brics, pudemos avançar essas ideias e só temos que agradecer”, declarou o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Ontem, o governo brasileiro condenou o uso de armas químicas e defendeu uma saída política para a crise com um processo “inclusivo” e “liderado pelos sírios”. Ou seja, com a participação do governo.

 

Fonte: Estadão

8 Comentários

  1. Oh chamem os solidarios Brasileiros kkkk eles são alegrezinhos,tem lindas filhas e fazermos deles martires sensibilizara a maioria pobre e desassistida global kkkk.
    Me levem pra la e arrumo logo ou uma Libanesa,Siria ou Irãniana e sumo nas dunas pra formar oasis.

  2. Me parece bem razoável, a experiência com observadores brasileiros no começo do conflito foi bem positiva, não vejo porque não. Além do que, já tem uma fragata com alguns brasileiros ali na esquina mesmo…

  3. Isso ta me cheirando mal, ou é politicagem ou é favoritismo russo para conseguir o contrato dos caças do FX…o que seria ótimo para nós.

  4. Faysal Hamoui, esta correto nós temos sim competência e moral,para executarmos esse trabalhos,com inspetores brasileiros os sírios estarão mais seguros,
    O Em baixador Sérgio de Queiroz Duarte,seria o homem ideal para essa missão,entre outros brasileiros de igual competência !
    Para que se tenha isonomia imparcialidade e legitimidade nesse processo nós brasileiros estamos qualificados sim !

  5. Ainda bem que seriam brasileiros LIGADOS a ONU. Senão o top-top já estaria de malas prontas para defender o pobre presidente vitalicium da Síria.

  6. Nesse contexto não existem inocentes, mas tão somente interesses a proteger!O Brasil que escolha seu lado e proteja seu interesses!As guerras, justas ou não, fazem exatamente isso mudam o cenários das coisas pra melhor ou pior depende do olhar e interesse que se tenha!Agora viramos amiguinhos de sírios e russos? Claro que não, e tão pouco a reciproca é verdadeira, tão fazendo o jogo de seus interesses!

Comentários não permitidos.