North American Rockwell – Bronco OV-10B

Bronco

O OV-10 é um avião de ataque leve e observação.
Foi desenvolvido nos anos 60 como um avião de combate anti-guerrilha e missões de controle aéreo.
Pode carregar até 3.000 kg de munições externas e com uma autonomia de cerca de 3 horas.
O conceito do OV-10 era de um avião de apoio aéreo simples, para apoiar operações terrestres, pois, o Exército americano ainda experimentava helicópteros para função, o OV-10 deveria usar bases sem infra estrutura e utilizar estradas como pista de decolagem.
Já o armamento e combustível utilizado no OV-10 era o mesmo usado pelas forças em terra dessa maneira poderia ser abastecido e equipado em terra pelos próprios soldados, tendo em vista que este avião precisa de pouco espaço para pouso e decolagem podendo ficar próximo as tropas em terra e ganhou o apelido de avião terra-móvel.

O OV-10 executou missões de observação, controle aéreo, escolta de helicópteros, reconhecimento armado, transporte aéreo, ataque limitado ao solo e testado em missões de reconhecimento radiológico aéreo, observação aerotática, marca de artilharia, tiro naval, controle de operações aéreas e fotografia aérea em baixa altitude.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1f2z1vh” standard=”http://www.youtube.com/v/vG9CvD2edJg?fs=1″ vars=”ytid=vG9CvD2edJg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7311″ /]

http://i39.servimg.com/u/f39/12/44/40/53/img_3012.jpg

3 Comentários

  1. Curioso que os americanos tem uma lacuna em suas forças do ar, que é justamente um substituto para essa aeronave… Mesmo que se tenham drones capazes de prover informação em tempo real, eles nunca irão substituir a consciência situacional que se pode adquirir por uma aeronave com um controlador avançado a bordo, sendo que essa tarefa requer uma aeronave cujas características são mais próximas do OV-10…

  2. O Bronco modernizado será sem dúvida alguma um rival para o A-29 (Super Tucano)…
    Já a versão de ataque ao solo da Beech, não me agrada…

Comentários não permitidos.