Espionagem à Petrobras é motivada por interesses econômicos – Presidente Dilma Rousseff

Dilma falou sobre espionagem à Petrobras durante anúncio de destinação dos royalties do pré-sal a saúde e educação Foto: Roberto Stuckert Filho / PR / Divulgação

Diogo Alcântara

“Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo de violação e de espionagem não é a segurança ou ocombate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos”

A presidente Dilma Rousseff reagiu à denúncia de que os Estados Unidos, por meio da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), teriam espionado a Petrobras. Para ela, se confirmar a informação, cai por terra o argumento americano de que a estratégia dos EUA de inteligência tem como objetivo a manutenção da segurança.

“Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo de violação e de espionagem não é a segurança ou ocombate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos”, afirmou a presidente, por meio de nota oficial.

“Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, disse em outro momento.

Segundo Dilma, “o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como em exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidade de espionagem ofensiva aos direitos humanos, a nossa soberania e aos nossos interesses econômicos”.

“Tais tentativas de violação e espionagem de dados e informações são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas. De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, finaliza a presidente.

A nova denúncia, feita pelo Fantástico, da TV Globo, apresenta pela primeira vez a espionagem do governo americano a uma empresa brasileira. Já pela manhã, Dilma conversou com a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

 

Fonte: Terra

Figueiredo se reúne com conselheira de Segurança dos EUA

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, conversa entre quarta e quinta-feira com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em Washington. Amanhã, ele, que está em Genebra (Suíça), desembarcará nos EUA. O objetivo é cobrar pessoalmente as explicações prometidas pelo presidente americano, Barack Obama, sobre as denúncias de espionagem à presidente Dilma Rousseff, a assessores e cidadãos brasileiros.

A data exata e o horário da reunião ainda estão sendo definidos. Reportagem veiculada ontem pelo programa Fantástico, da TV Globo, diz que a Petrobras também foi alvo de espionagem por agências americanas.

Na semana passada, em São Petersburgo (Rússia), Dilma e Obama conversaram sobre o mal-estar causado pelas denúncias de espionagem. Segundo ela, Obama prometeu responder às perguntas encaminhadas pelo governo do Brasil. De acordo com a presidente, se for necessário, ela voltará a conversar com o americano.

“O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos, e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema”, disse a presidente, em entrevista coletiva. “O que eu pedi é o seguinte: ‘eu acho muito complicado eu ficar sabendo dessas coisas pelo jornal. Eu quero saber: tem ou não tem? Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo o que há em relação ao Brasil. Tudo, tudinho, em inglês, everything'”, acrescentou a presidente.

Nas últimas duas semanas, houve uma série de pedidos por informações aos EUA, reforçados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e por Figueiredo. Em meio à expectativa pelas informações, a presidente deixou em aberto a possibilidade de viajar, em 23 de outubro, para Washington, com honras de chefes de Estado.

“Se não houver condições políticas, obviamente, não se vai. Eu não pretendo transformar quinta-feira no Dia D. Eu pretendo transformar quinta-feira em um dia de avaliação”‘, disse Dilma.

Agência Brasil

 

Fonte: Terra

22 Comentários

  1. É claro que este bisbilhotamento tem caráter inteiramente estratégico e econômico.
    Petróleo move o mundo e segundo estudos, os gringos podem ficar se ele a daqui a uns 50 anos. O que acham que eles querem espionando a Petrobrás? Garantir o seu filão de óleo, conseguir a localização estratégica das possíveis reservas do país e a tecnologia que só a Petrobrás possui para explorar o pré-sal. E o eles vão fazer?Roubar e copiar tudo.
    Os EUA acusam outros países como a China por exemplo de roubar e copiar projetos para construir sua própria industria. Mas eles próprios fazem isso desde sempre.
    Como é que acham que eles conseguiram a tecnologia para desenvolverem motores de foguetes e turbinas a jato? Roubando dos alemães após a segunda guerra. Pilhando tecnologia e capital intelectual dos derrotados japoneses alemães.
    Por isso sou a favor de que compremos seus Abelhões (F18), desmontamos, copiamos tudo e desenvolvemos nossos próprios caças, melhorados é claro.
    E tenho dito.

  2. Tudo é por motivo econômico , desde que o mundo é mundo.

    Uma duvida !
    Quem gravou aquela apresentação da NSA , onde um sujeito fala petrobrás para uma algumas pessoas em uma sala ?

    Isso se chama contra inteligência estrangeira , cordenada por quem , quem plantou esse cara lá dentro ?

  3. Entre nações só existe interesses… mas entre o Brasil e cuba existe servilismo ideológico imundo… algo inusitado num mundo de potencias brigando pela sobrevivência… o bananão agora arrumou um carrapato para lhe sugar o sangue… tudo em nome da perpetuação no poder do partidão… ACORDA BRASIL !!!…

    • Então a vitima é o culpada, e tudo porque o povo brasileiro escolheu (democraticamente) dois presidente de um partido que senhor não gosta?

      Você critica seu país quando esse é vitima de um crime e defende quem o fez?

      E ainda não gosta quando digo que o senhor não passa de um esquizofrênico, mas se não for o caso (mas é) então é só um canalha traidor como a Vadia…

      • Vc mesmo diz que não voto no partidão e agora tá arriando as calças em defesa do mesmo ???… estranha essa sua atitude… por ai podemos depreender que estás realmente a soldo do pt para defender o indefensável na internet… vais ter um trabalhão, amigo… é cagada atrás de cagada; roubo atrás de roubo, facilitações diversa, uma atrás da outra… meus pêsames…

    • Incrível…

      O Blue Eyes desviou do foco REAL DO ASSUNTO e passou de novo pra cegueira ideológica sem argumentos….

      E ainda bateu mais na vitima de tudo isso sobre espionagem que é o Brasil…

      Cara… procure um médico!!!

      • Bato sim, e com força pra ver se criam vergonha na cara e tirem esses criminosos, que se intitulam representantes do povo e que na verdade só representam os próprios interesses políticos e econômicos, da direção da nação… fica patente que esse grupelho arrebentou com a Petrobras e por interesses escusos fechou “negócios” que lesaram o contribuinte e seus associados… não há desvirtuamento de minha parte, antes a constatação de que o uso político da empresa foi danoso a mesma e que isso deveria acabar… pela privatização da Petrobras… se o petróleo fosse realmente “nosso” como faz supor o slogan governamental, não pagaríamos tão caro por combustíveis num pais que se denomina autossuficiente em petróleo… qnto aos mimimi de esquerdalhas idiotas que querem apenas fazer defesa do indefensável, to cagando pra eles… contra fatos não há argumentos… eles sempre souberam dos interesses envolvidos em questões energéticas… não são tão bobinhos assim… querem apenas desviar o foco da questão dando uma de vitima nesse imbróglio criado para enganar a nação… é pura contrainformação…

  4. por LUCENA.
    .
    .
    .

    É impressionante como algumas pessoas abordam este assunto;o Brasil é assaltado e é o mais criticado….é a inversão dos valores,o vítima é sacrificada e o autor do crime é ovacionado de pé pelos sem-noção……como este mundo pirou !
    .
    O crime houve e tem gente,que procura no crime a explicação,como se isso e só por isso,se justificasse;ou seja;explicando se justifica o crime.
    .
    Que ideologia absurda e barata,até onde este mundo vai parar?
    .
    O cara é assaltado pelo ladrão e depois,aquela vítima do meliante,é criticada pelo fato de tê facilitado ao ladrão ?…o ladrão é claro,continua por ai rindo,a toa e ainda é elogiado pelos seus atos explicáveis em bora não se justifique !
    .
    Seria o interessante que o governo Brasileiro,nos leilões do pré-sal cobrasse do governo americano um ágio bem alto para as sua empresas participarem no leilão do pré-sal,afinal fora o próprio governo americano que jogou a kaka no ventilador das sua empresas….Rsrssrsr
    .
    Como se não bastasse a CHEVRON pelas suas mancadas oleosas, e agora é essa…Heheheh…aproveita Brasil,vai a forra nesses fofoqueiro…. 😀

    • por Lucena.
      .
      .
      .

      ” (…) O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, conversa entre quarta e quinta-feira com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em Washington. Amanhã, ele, que está em Genebra (Suíça), desembarcará nos EUA.(…) “

      .
      .
      A Susan Rice….não é a mesma burocrata que atuou no governo de Bush,como se pode vê,um elemento que faz parte do núcleo do governo oculto dos EUA;onde o Obama, é só um moleque de recado….um laranja,assim como ela por sinal…Rsrsrsr

      • CORREÇÃO
        .
        .
        As Susan Rices são diferente,a do Bush era condolezza Rices…rsrrsrs…más que há um governo oculto nos EUA há ,isso não se tenha dúvida…Rsrsrsr

      • Que franga prolixa !!!… rsrsrsrsrsrsrs,,, na próxima, poste uma receita de tucupi ou de tacacá, cara franga… rsrsrsrsrsrs…

  5. Outro dia eu tinha dito que o verdadeiro objetivo dos EUA era espionar as nossas empresas e nossos segredos políticos, mas foi logo tirando onda com minha cara na tentativa de esconder a verdade.
    Pois bem Vadia e agora, eu estava certo?

  6. Quando sumiu uma maleta, com dados tecnicos e sensiveis da Petrobras, há alguns anos, o desgoverno não abriu o bico, logo abafaram o caso.

    Agora que mexeram, nas cartinha de amor da gerentona para com a bolivanianada, eles estão dando Piti.

    Bando de vendidos, acendem uma vela para o santo, outra para o diabo, e os interesses nacionais que se fod…

  7. A Petrobras não precisa de inimigos ou competidores externos para perder dinheiro ou competitividade! Gastou mais de um bilhão nas refinarias de gás da Bolívia para o governo dar de presente para o Evo, jogou quase dois bilhões fora na compra de uma refinaria obsoleta nos EUA que não refina nosso tipo de petróleo, extrapolou (quadruplicou) todos os custos com os orçamentos nas construções das refinarias do RJ e nordeste, politizou a administração interna da companhia, gastou centenas de milhões em propaganda enquanto suas plataformas penam com manutenção inadequada….
    Os americanos devem estar mesmo muito curiosos para entender como (e porque) o nosso governo tenta de todas as maneiras quebrar a maior e mas importante empresa do país !!

    • O Obamis deve estar pensando: que medaaaa… rsrsrsrsrsrs… deixa de babaquice, japonês… não metemos medo nem na Bolívia do índio cocaleiro…

  8. Na minha opinião o governo fará um consórcio com a chinesa Sinopec, entre outros parceiros. Consórcio que aumentaria a presença da Petrobras no negócio.

    De um lado estão os que defendem a Petrobras ampliando ao máximo sua presença no negócio do pré-sal. Na outra ponta, os que preferem a participação maior do setor privado. A estes, no momento, o que resta é defender, torcer para um adiamento do leilão do campo de Libra.

    Prefiro que não adiem para podermos fazer negócios com chineses e indianos, deixando de fora americanos, ingleses e afins.

Comentários não permitidos.