POR ACASO, SE AVIZINHA COMPRA DE OCASIÃO PARA A MARINHA DO BRASIL?

800px-JLSS_Karel_doorman-600x428
ESSE NAVIO SATISFAZ A “POLÍTICA DO END DE SÓ COMPRAR NAVIOS NOVOS!

O Ministério da Defesa da Holanda tem que economizar mais de 300 milhões de euros, com isso, o maior navio da Marinha, que está sendo construído em Vlissingen, será vendido antes de entrar em serviço, informou o jornal Trouw, quarta-feira, 04/09/2013.

O Karel Doorman (que vai custar mais de 400 milhões de euros) vem a ser o maior navio da Marinha da Holanda.
A desistência da compra do navio de apoio logístico, faz parte de uma operação para economizar 300 milhões de euros, de acordo com o jornal.
A Marinha irá abrir mão de um navio e o exército de um batalhão inteiro com 800 a 1200 homens. Existe a chance de ser um dos quatro batalhões de infantaria blindada, possivelmente um dos dois baseados em Havelte.
 JSS-Karel-Doorman-infosheet-600x423
Marinha da Holanda irá vender o seu maior navio antes de entrar em serviço

O Ministério da Defesa da Holanda tem que economizar mais de 300 milhões de euros, com isso, o maior navio da Marinha, que está sendo construído em Vlissingen, será vendido antes de entrar em serviço, informou o jornal Trouw na quarta-feira.

A desistência da compra do navio de apoio logístico, que seria o maior navio da Marinha holandesa, faz parte de uma operação para economizar 300 milhões de euros, de acordo com o jornal. A Marinha irá abrir mão de um navio e o exército de um batalhão inteiro.

A Força Aérea também terá que se contentar com menos seis ou sete aviões de combate F16. Ao mesmo tempo, aquantidade de F-35, que está sendo escolhido como o sucessor do F-16, dependerá do seu custo. Um limite de 4 Bilhões de Euros será aplicado à encomenda total de F-35.

Estas medidas, a serem anunciadas no “Dia do Príncipe” (17 de Setembro), estão no topo do corte de 1 bilhão de euros com gastos de defesa que já haviam sido requisitados a algum tempo. Como isso, 12 mil empregos serão perdidos, principalmente nos escalões mais altos.

De acordo com o Trouw, enquanto o Karel Doorman (que vai custar mais de 400 milhões de euros) está sendo vendido, ao mesmo tempo um novo, menor e mais barato, navio de suprimento será construído. O HNMLSAmsterdam (encomendado em 1995), que atualmente está em operação no Caribe, terá que permanecer em serviço por mais tempo do que o planejado.

O Exército também terá que sacrificar um Batalhão com 180 a 200 homens. Ainda não é claro qual batalhão será sacrificado. Existe a chance de ser um dos quatro batalhões de infantaria blindada, possivelmente um dos dois baseados em Havelte.

A eliminação de um batalhão custa entre 600 e 650 postos de trabalho. Além disso, o corte em serviços de apoio resulta em uma economia de 40 milhões de euros.

 HrmsKarelDoormanA833-600x201

Características Gerais do Karel Doorman
Classe: Navio de Apoio Logístico
Deslocamento: 27.800 tons (28,246 t) completamente carregado
Comprimento: 204.7 m (671 ft 7 in)
Boca: 30.4 m (99 ft 9 in) 

 

Calado: 7.8 m (25 ft 7 in)
Propulsão: Diesel Elétrica 

  • 4 x Geradores Diesel 5.5 MW
  • 1 x Gerador Diesel 2.8 MW
  • 2 x FPP propulsores
Velocidade: 18 nós (33 km/h)
Alcance: 9,800 nm (18.100 km) a 12 nós (22 km/h)
Tripulação: 150 tripulantes mais 150 homens (Destacamento Aéreo e equipe médica)
Sensores e Sistemas: Mastro Integrado Thales Nederland 

  • Thales SeaMaster 400 SMILE Radar de Controle Aéreo
  • Thales SeaWatcher 100 SeaStar Radar de Detecção de Superfície
  • Thales Gatekeeper electro-optical surveillance system
Armamento: Armas: 

  • 2 x Goalkeeper CIWS
  • 2 x 30mm Marlin WS
  • 4 x 12.7mm Hitrole NT
  • 6–8 x 7.62mm FN MAG

Barcos e Embarcações de Desembarque:

  • 2 x Embarcações de Desembarque de pessoal
  • 2 x RHIB
Aeronaves:
  • Até 6 x NH90 (com as pás dobradas) ou 2 x Chinook.
Apoio à Aviação:
Comvoo com 2 “spots” para pouso de helicópteros e hangar com capacidade para até 6 helicópteros de porte médio

 

FONTE: Dutch News/Wikipedia via Defesa Aérea & Naval 

13 Comentários

  1. É um navio enorme e é apenas UM(um) navio po 400 milhões de Euros que não é pouco… sei não … por esse preço nós faríamos mais navios de guerra por aqui ainda que menores em nossos estaleiros e dando emprego ao nosso povo …mas se estiver no orçamento e realmente influenciar positivamente no controle do Atlântico Sul …
    Mas acho que não é a vez da Marinha … é a vez da FAB , passou do tempo aliás.

  2. Seria uma excelente unidade para apoio às operações de costa (6 NH90 a bordo..), em apoio ao monitoramento às plataformas marítimas de exploração de petróleo. O estranho é que a unidade nem foi concluída e já foi descartada para venda…

  3. Não entendo nada de navios ,por tanto não sei se seria uma boa ou má compra.Agora 400 milhões de euros é muita grana ,tem que valer muito a pena essa belonave.

  4. Muito interessante o navio…

    Seria uma opção para substituir o NDD Ceará… Creio que até os atuais NDCCs poderiam ser substituídos por navios dessa mesma classe.

  5. Duvido que venha pra cá. É muito caro.

    O que mais chama a atenção na matéria é a insistência na compra do caríssimo F-35, mesmo com a necessidade de todos esses cortes de orçamento. É incrível como certos países se submetem a medidas absurdas só para manter um relacionamento político “amigável” com os EUA.

  6. Uma grande compra de oportunidade e se caso a MB o compre poderia pedir transferência de tecnologia e construir outras 4 em solo brasileiro e diminuindo os custos nos NApLog seguintes e como o caro _RR_ falou seria uma boa opção para substituir tanto os NDDs e NDCCs por essa classe.

  7. Se é novo e nunca foi usado pra mim tudo bem se comprar… mas tem que trocar tudo nos eletrônicos e nos sistemas de controle, pode estar tudo contaminado com spy e vermes da OTAN!

    Então poderia até ser uma oportunidade essa pra alavancar uma industria nacional na eletrônica nacional também!

    Naturalmente o Brasil tem mesmo é que tentar levar vantagem da crise econômica no primeiro mundo, exatamente como eles fazem com os outros pelo mundo!

    Valeu!!

    • Quer dizer então que se fosse um navio chinês não viria com spy e vermes ???… hummmmm… interessante… deve ser porque os chineses são bonzinhos e inocentes… não tinha pensado nisso !!!…

  8. Franncoorp:-( Se é novo e nunca foi usado pra mim tudo bem se comprar… mas tem que trocar tudo nos eletrônicos e nos sistemas de controle, pode estar tudo contaminado com spy e vermes da OTAN!

    Então poderia até ser uma oportunidade essa pra alavancar uma industria nacional na eletrônica nacional também!

    Naturalmente o Brasil tem mesmo é que tentar levar vantagem da crise econômica no primeiro mundo, exatamente como eles fazem com os outros pelo mundo!

    Valeu!! === Esse é o caminho, amigo..e chegada a horas de explorar os n “mui’ amigos…sDS.

    • Francoorp, vc agora tem um admirador a altura de sua Jenialidade… rsrsrsrsrs… ele fez questão de cita-lo… isso que é fã… rsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.