09 em Setembro de 1976 – Morre Mao Tsé-tung

Em 9 em setembro de 1976 morreu Mao Tsé-tung. Fundador do Partido Comunista chinês, ele logo se tornou o seu maior líder. Em 1949 proclamaria a República Popular da China, da qual seria a autoridade máxima.

Milhões de chineses foram às ruas para prestar a última homenagem ao líder revolucionário. Entretanto, desde o primeiro instante, certo alívio se misturava ao luto imposto por Pequim. Afinal de contas, os chineses do século 20 não tinham apenas motivos para agradecer ao patriarca da República Popular da China. O professor de literatura e dissidente Liu Zaifu recorda:

“A era de Mao foi um tempo em que cada desejo era ditado de cima, em nome da ideologia e da libertação. Em nome da ‘sagrada revolução’, a alma das pessoas era esmagada, era impossível falar em liberdade.”

Mao Tsé-tung nasceu em 26 de dezembro de 1893, na província de Hunan, no centro da China, filho de uma pobre família de lavradores. Na virada do século, o país estava devastado pela corrupção e diante de um colapso econômico. A situação do último imperador diante das potências coloniais do Ocidente era desesperadora.

No jovem Mao cresceu cedo o desejo de salvar a si, a família e, por fim, o próprio país. Ele jurou para si mesmo que, se um dia chegasse ao poder, reorganizaria tudo para proporcionar às pessoas aquilo a que tinham direito e criaria um novo mundo.

Após 22 anos de guerra civil e da campanha militar contra os agressores japoneses, Mao Tsé-tung e seu Partido Comunista subiram ao poder. O governo corrupto foi expulso em combates sangrentos. Com resistência e disciplina, o Exército de Libertação do Povo, dirigido por Mao, conseguiu suplantar a superioridade militar do Japão e dos Estados Unidos na Guerra da Coreia. E, em 1º de outubro de 1949, a República Popular foi finalmente proclamada em Pequim, sob o júbilo das massas.

Contradições da filosofia comunista

Começava uma era de contradições: por um lado, cantava-se a Internacional, que prega não existirem redentores. Por outro, Mao era aclamado como o salvador da pátria. Suas ideias comunistas eram veneradas como graça divina, que substituía tudo o mais: moral, filosofia e política. Na opinião de Zhao Fusan, teólogo chinês, essa idéia fracassou e, com ela, o Partido Comunista, pouco após a morte do líder, em setembro de 1976, quando acabou a Revolução Cultural.

Desde 1949, 30 milhões de chineses perderam a vida em campanhas políticas. Chegado o fim da última campanha maoísta, em 1976, a China estava à beira do colapso total. O povo revogava o ideal de Mao, de revolução contínua. Chegava a era das reformas, trazendo crescimento econômico, mas também corrupção em massa e injustiça social.

 

12 Comentários

  1. A Revolução promovida por Mao Tse Tung custou a vida de muitos,mas foi essencial para a China ser a potência que é hoje,a luta para derrubar um império falido e corrupto também poupou a vida de muitos,sem a revolução a China seria hoje um grande país subdesenvolvido e cheio de problemas !

    • Hitler concorda contigo, C. Pereira… pensava o mesmo sobre os judeus… aplicou a “solução final”, assim como mao… e ela, a China, ainda continua sendo um país subdesenvolvido e cheio de problemas, mas após o contragolpe de 1976, abriu as portas para o CAPITALISMO e cresce a 10% ao ano e em breve superará esses problemas… diferente do bananão deitado eternamente em berço esplêndido, agora operado pelo partidão vendido aos internacionalistas… trágico e sem futuro… ainda mais com essa educação freiriana socioconstrutivista que visa eternizar a ignorância do povão…

      • para estes “desconstrutores do futuro” os fim justificam os meios caro amigo Olhos Azuis, são relativistas morais natos, na mente deturpada de um coletivista fanatico, se a sociedade não se enquadrar a revolução, que seja dizimada a sociedade então.
        O comunismo matou mais que o seu irmão bastardo nazismo,pela logica, deveria ser criminalizado igualmente então.

        Saudações Olhos Azuis.

      • Você não entendeu que eu quis ,dizer Blue Eyes, Na Resistência,eu disse que a Revolução promovida por Mao Tse Tung custou a vida de muitos pessoas , em momento algum disse que isso era certo !
        Mas reconheço que se não houvesse essa revolução hoje a China estaria muito pior !
        A Revolução bem ou mal consegui por ordem numa bagunça colossal que havia no país !
        Essa coisa de solução final é você quem esta tentando implantar no meu comentário !

  2. defender este porco pedofilo, que foi Mao Tsé-tung, e suas 60 MILHÕES DE MORTES REVOLUCIONÁRIAS , usando como pretexto, o “mau necessário” e o mesmo que defender Hitler e seus crimes, são farinhas do mesmo saco, apesar de mao ter matado 4 vezes mais.

    A china somente começou a crescer quando esta besta foi para o inferno, e o partido unico chines se modernizou, e abriu seus mercados.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      Tem esquerda para diversos gostos: a esquerda troquista,maonista,leninista,stalinista,castrista,hugoanista,evonísta,.lulista….e a fabianista;gosto para todo tipo de mamífero aloprado é o que não falta…Hahahahahah…
      .
      Desculpe-me pulguento más, essa virou antológica…Hahahahahahahh…isso é no que dá quando ouve as cretinice do patetão azul….hahahhahah…vira piada também…Hahahahahahah

      • Sim e o Obamis e um conservador de direita, rsrsrs, aonde vc ta pegando erva Luxcena ? ( tipo Lux luxo rsrs)melhor trocar o fornecedor, essa ta batizada , rsrsr

      • Esse acima, amigo, não merece reprimenda dada a total falta de articulação, tanto nas ideias como na capacidade de expo-las… é fraquinho demais… é bravo como um pardal e perigoso como uma franga… rsrsrsrsrs… merecemos algo mais desafiador… franga nós matamos a estilingadas… nem precisa pau de fogo nesses casos… rsrsrsrsrsrs… luxenta, quer dizer lucena, deixa de encher o saco e vai dar milhos aos seus amiguinhos, os pombinhos… mas não vá comer o milho dos bichinhos, sua franga gulosa… rsrsrsrsrsrs…

      • “Barack Obama é um fantoche da elite globalista, a qual não é a mesma coisa que “as grandes corporações”. Essa elite compõe-se de grandes fortunas que já se libertaram há muito tempo de toda concorrência capitalista e hoje buscam dominar o mundo por meio de controles burocráticos que a tornam uma aliada natural dos movimentos de esquerda. O “Consórcio”, como costumo chamá-lo, precisa dos EUA como seu apoio militar, mas ao mesmo tempo precisa debilitar o poder nacional americano e subjugá-lo a controles burocráticos internacionais. É uma situação perigosa e ambígua, que tem de ser manipulada com muita sutileza e infinitos cuidados. Na grande mídia brasileira, você não encontrará um só analista político que entenda alguma coisa do jogo de poder nos EUA. Sobretudo a alternância de disputa e ajuda mútua que se vê entre a elite americana e a revolução islâmica. O mesmo governo que gasta uma fortuna imensa para localizar e matar Bin Laden gasta outro tanto para elevar ao poder, na Líbia, no Egito, etc., a Fraternidade Muçulmana, comando geral do anti-americanismo no Oriente Médio. O esquematismo bocó dos nossos analistas políticos, fruto da pseudo-cultura esquerdista que os formou, não lhes permite compreender nada dessas sutilezas. Os leitores brasileiros são diariamente alimentados com uma ração de imbecilidades provincianas que, vista do exterior, é de fazer dó”

  3. O dia em que esse lixo humano finalmente foi sentar no colo do Satanás deveria ser feriado mundial.

    Com certeza no inferno o Gramunhão fez festinha para recebê-lo.

Comentários não permitidos.