Saiba o que está em jogo para os países do Oriente Médio com a guerra da Síria

middle-east warInfográfico mostra divisão sectária do Oriente Médio e o que está em jogo para a região com o conflito na Síria e uma potencial retaliação dos EUA ao uso de armas químicas

Sob ameaça de sofrer um ataque militar dos EUA  em retaliação a um suposto ataque com armas químicas , o presidente da Síria, Bashar al-Assad, alertou na segunda-feira que uma ofensiva contra o seu país arrisca desatar um conflito regional no “barril de pólvora” do Oriente Médio . Assad não estava exagerando.

Infográfico: Saiba como EUA planejam ataque militar contra a Síria

Galeria de fotos: Veja imagens do suposto ataque químico na Síria

Crucial na geopolítica do Oriente Médio por seu peso no mundo árabe e seu papel nos conflitos e tensões regionais, uma ação militar na Síria poderia instigar o envolvimento de outros atores da região no conflito, contrapondo principalmente o regime xiita do Irã, aliado de Assad, e a sunita Arábia Saudita e grupos sectários de vários países.

Entenda: Saiba o que é o sarin, arma química que teria sido usada na Síria

Saiba mais sobre as armas químicas da Síria: Irã ajudou a produzir arsenal

Entre estes estão os vizinhos Líbano e Iraque, que já são palco do aumento de tensão entre cristãos e muçulmanos e, acima de tudo, entre sunitas e xiitas. Ainda atormentado pela sua guerra civil de 15 anos, o Líbano é palco de ataques sectários entre as duas seitas muçulmanas. Além disso, no país atua o partido e grupo militante xiita Hezbollah, aliado da Síria e do Irã e cuja ascensão política incomoda a Arábia Saudita.

Veja o infográfico a seguir o que está em jogo para a região:

main2

Fonte: Último Segundo

8 Comentários

    • Caramba Rafa, a notícia deve estar sendo bem suprimida porque é de 2 de setembro…. E se for verdade, as americanos devem ter amargado bastante com a derrubada do aparelho, a captura do piloto e mais, a interceptação de alguns tomahawks…

      “Se antecipando ao ataque à Síria, caças F-22 Raptor americanos baseados no norte da Jordânia partiram em uma missão de reconhecimento na Síria. No entanto, antes que esses caças pudessem espionar alguma coisa em solo sírios, uma saraivada de mísseis antiaéreos fora ao encontro dos mesmos. Um caça, “furtivo”, diga-se de passagem, fora abatido. Pelo menos é o que reportou o jornal americano “Oklahoma Post” na edição de 2 de setembro.

      O jornal afirma que a informação fora repassada por fontes militares americanas.

      Segundo as fontes, o pilotos do caça foi capturado e que o governo sírio fizera um vídeo para expor aos participantes da reunião do G-20, que acontecerá nos dias 5 e 6 desse mês. O piloto está sendo acuso de espionagem.

      Segundo o jornal, o piloto chama-se Foster Graham Pollard e muito provavelmente prestava serviço à USAF no 7th Fighter Squadron, que abrigado na base aérea de Osan, na Coréia do Sul.

      Segundo um analista entrevistado pelo jornal, o abate do caça mais moderno da atualidade só mostra que os sírios realmente estão de pose de avançadas baterias antiaéreas russas S-300 e, quiçá S-400.

      Em represália, os EUA efetuaram disparos com mísseis de cruzeiro Tomahawk, dos quais 4 foram abatidos pelas baterias antiaéreas Síria, escreveu o jornal americano Los Angeles Times of America.”

    • Não tem como comprovar veracidade!

      Mas poderia explicar o recuo do presidente obama …

      E a posterior decisão do congresso antes da reunião em genebra … em que o suposto vídeo seria mostrado … Uma coisa é mostrá-lo antes de invasão OUTRA é durante!.. Com o circo já armado! Com o ceticismo da contra-informação mais aflorado! Com o bombardeamento de informações e “provas” anti-assad que os EUA venha a “”descobrir”” lá no campo de batalha. Pra nivelar este vídeo com as outras informações que serão veiculadas é instintivo!

  1. Realmente, nao tem como comprovar a veracidade

    Mas vcs se lembram quando Irã derrubou aquele drone?

    Todo mundo duvidou

    Ai, quando o Obama pediu o drone de volta, o pessoal calou o bico

    Por isso que eu digo: humildade e canja de galinha nao fazem mal a ninguém….

    Desprezar o inimigo pode resultar em uma derrota humilhante

  2. Pessoal…

    O F-22 não é uma aeronave própria para reconhecimento. Sequer foi pensado para tal, embora creio que possa faze-lo… Drones ou qualquer aeronave dedicada é que assumiriam esse propósito… A se confirmar isso…

    Agora… Se os americanos realmente utilizaram um F-22 para reconhecimento, então me arrisco a dizer que foi de um amadorismo sem par…

    Vale lembrar que o F-22 é uma aeronave MENOS VISÍVEL ao radar, e não invisível… Mesmo ele, se encarasse de frente uma defesa aérea intacta, arriscar-se-ia a ser derrubado. E pouco importa o sistema…

      • Blue Eyes, Na Resistência,

        Por isso questionei… Não haveria sentido algum em mandar F-22 para a Síria, num cenário em que F-15 serviria… Ainda mais em missão de reconhecimento, que não é a dele…

Comentários não permitidos.