Dilma Rousseff cogita cancelar viagem aos EUA após denúncia de espionagem

VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
ANDRÉIA SADI
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

Indignada, Dilma Rousseff cogita a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê “respostas satisfatórias” sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.

Dilma está não só “indignada”, mas também “muito irritada”, segundo assessores da área diplomática, porque sente-se “enganada” pelo governo norte-americano.

Afinal, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de “metadados”, com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.

Ainda não há uma decisão final sobre a possibilidade de cancelamento da viagem de Estado, e o Palácio do Planalto espera que o presidente Obama explique de forma cabal e tome as medidas necessárias para contornar o “grande mal-estar” que foi gerado pela informação de que a presidente Dilma foi alvo direto da espionagem feita pela NSA, conforme reportagem do programa “Fantástico”.

Oficialmente, o Palácio do Planalto informa que “esta possibilidade [cancelamento da viagem] não está na mesa” e não está em análise.

A Folha obteve a informação com três assessores do governo. Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar “tirando foto” ao lado do americano.

De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.

No governo brasileiro, a informação de que Dilma foi alvo da espionagem é considerado o “episódio mais grave” desde o início do vazamento de documentos secretos envolvendo a ação da NSA.

O Palácio do Planalto espera não ser obrigado a cancelar a viagem, prevista para o dia 23 de outubro, pois isso representaria uma crise diplomática. A expectativa é que a pressão brasileira sobre Obama dê resultado e o caso seja superado.

 

 

Fonte: Folha

41 Comentários

  1. Cogitar, tem que fazer!Sob risco de perder a moral internamente!Imaginem se fosse o contrario, eles certamente já teriam declarado guerra!Veja como eles são furiosos com a China que os espionam!Minha senhora que isso lhe sirva de lição, com defesa não se brinca!

  2. …Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar “tirando foto” ao lado do americano.

    De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.

    Também vejo como muito positiva toda esta situação, definitivamente não dá mais para tapar o sol com a peneira.

  3. Também vejo como muito positiva… (fazendo referencia ao post do stadeu em: Governo brasileiro está “em situação de emergência” por espionagem)

  4. Perdeu a senha do banco,
    o e-mail da namorada ou uma
    ligação que não foi gravada?

    BACKUPSOBAMA

    É importante pra você?
    Temos uma cópia

  5. Não tem que ir lá para esperar uma resposta que certamente não virá. Vai F-18 voar longe do Brasil, ah… acordo com eles na base de Alcântara, bye bye, é a história do mal sorvendo o próprio veneno. É uma pena, mas onde não existe respeito, não existe amizade.

  6. DIPLOMACIA DE DILMA SEGUE A DOUTRINA CHICO BUARQUE
    :
    “Eu gosto da diplomacia do Lula porque nem fala grosso com a Bolívia nem fala fino com os Estados Unidos”, definiu nos tempos do governo anterior o compositor carioca; fã de Chico Buarque, presidente Dilma Rousseff pratica a seu modo essa doutrina; depois de tratar respeitosamente com Evo Morales sobre a fuga do senador Roger Molina, governo cobra explicações por escrito da administração Barack Obama sobre espionagem nas mensagens eletrônicas da presidente; País junta provas para fazer carga na ONU, exigindo legislação internacional dura; visita a Obama está mantida para que ela possa apontar “olhos nos olhos” a vilania da atitude americana; Chico enfrentou a ditadura com a inteligência; governo procura usar mesma arma frente ao Big Brother

  7. Me alegro muitoo! Só assim para sra. Dilma aprender que não vivemos num mundinho de amiguinhos o que conta é os interesses. O Brasil não tem como retaliar os americanos, pelo contrário. Agora o que deve ser feito e investir em novas tecnologias para se contrapor e dissuadir tais tentativas, pois os americanos já deixaram claros que não irão parar a espionagem, então Dilma abre os olhos e os cofres. Agora você viu que país seguro não é aquele que não tem inimigo ou não está em guerra, mas país seguro é aquele que se prepara para nunca entrar numa guerra. Por enquanto a invasão é cibernética e depois? Já pensou os EUA invocar em algo por aqui, e ai teremos como nos contrapor.? E se outro país qualquer quiser se aventurar por aqui, teremos como espanta-lo? Então libera logo a compra dos aviões e libera verba para investimentos estratégicos.

    • “…então Dilma abre os olhos e os cofres. Agora você viu que país seguro não é aquele que não tem inimigo ou não está em guerra, mas país seguro é aquele que se prepara para nunca entrar numa guerra”
      ——————
      Perfeito, Daniel!

  8. Achei que toda a moral e vergonhice tinha se esvaido!!… Depois de tantos acordões suspeitos!!… E pronto… vai ser motivo pra sepultar de uma vez o Fx-2… ou escolher o Gripen \o/

  9. “Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar “tirando foto” ao lado do americano”

    Ué, mas tirar foto do lado do Evo Morales pode?

    Quero que o Brasil trate os EUA com a mesma dureza que tratou a Bolívia quando o índio de araque, cocaleiro, ladrão de refinaria e receptador de carro roubado invadiu a Petrobrás.

    Nem mais, nem menos!

    🙂

    • Concordo totalmente,

      Podemos agir da mesma forma, reduzimos a dependência do gás da Bolívia e investimos em produção própria, posteriormente, o índio “cocaleiro” (como queira se referir) não teve para quem vender o petróleo e teve que sossegar o facho.

      No caso dus states, podemos cortar alguns acordos comerciais (vamos chutar), que tal reaver os acordos de fornecimento de Nióbio pra começar.

      • Os americanos dançaram no FX, dançaram na venda de peças e componentes para satélites e foguetes, dançaram na venda de softwares de segurança, dançaram na venda de “experiência para jogos olímpicos e grandes eventos”. Mais, caiu a máscara e agora sabemos que somos alvo preferencial de golpes baixos dos EUA. Alguém aqui para defender uma teoria da dependência?

    • Então vamos doar pros americanos a refinaria de Pasadena, aquela de US$ 180 milhões que a PeTrossauro pagou US$ 2 bilhões… 🙂

  10. Os EUA são Estado terrorista que tem o mais profundo desprezo pela lei internacional, a democracia e os direitos humanos. Está outra vez pronto a matar incontáveis civis em nome de suas ambições políticas egoístas e autocentradas. Essa é a definição convencionada de “terrorismo”.

  11. Bom quanto a isso eu tenho a seguinte opinião,é hora do Brasil meter a faca nos E.U.A quanto ao FX-2,o Brasil pode fazer biquinho e pedir uma prova de amizade aos E.U.A,prova essas séria o F-18SH de porteira fechada,fecha por 10 bi igual a Índia fez com o Rafale,e peça uma prova de amizade nunca dada antes,e jogue no ar que caso essa prova não seja dada o brasil irá seguir o caminho da índia,ou seja Rafale mais SUKKOI T-50,ai sim o fantasma Russo no Brasil e as empresas americanas perderem um grande potencial Cliente,aposto que eles fariam realmente uma promoção 2 por 1,leva dois F-18SH e paga um,essa seria a maneira mais inteligente de retaliar os E.U.A,não podemos culpar apenas os E.U.A,a maior parte da culpa é nossa que acreditamos viver num mundo de amiguinhos.

  12. Infelizmente, devido a erros na sua estratégia de defesa, o Brasil não possui mais nem mesmo o que a EMBRATEL um dia já lhe proporcionou. Com a PRIVATIZAÇÃO da empresa, um verdadeiro CRIME DE LESA PÁTRIA cometido pelo ‘PRÍNCIPE’ Fernando Henrique Cardoso, perdemos nossos satélites, nossa autonomia e toda a tecnologia capaz de proporcionar um sistema de comunicação seguro e independente. Estamos entregues, com baixíssimas possibilidades de qualquer tipo de reação.

    • Ainda temos a Telebrás, basta a Presidente mandar ver numa MP e gastar alguns bilhões com satélites próprios, inclusive exclusivos para a defesa e um novo sistema de telefonia público.
      Lançar também um google brasileiro com todos os serviços do equivalente estadunidense.

  13. Tá fazendo doce, né madame ???… deixa de beicinho que tu tá loca para andar de limusine presidencial e comer caviar na sala oval… me joga no fogo, não me joga na água… sei… rsrsrsrsrsrsr… logo uma esquerdista caviar… pobreza e solidariedade só para a ralé… detestam a classe média e os ricos mas não dispensam as mordomias, né madame ???… rsrsrsrsrsrs… me engana que eu gosto… quem quer apostar comigo que ela vai e ainda tira uma foto brega ao lado do obamis com aqueles tailleurzinhos mal cortados que ela costuma usar com aqueles escarpins “pé pro mato” ???… pago 10×1… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  14. Dependência é isto aí. Não fez a lição de casa? Confiou demais? Tudo tem limite… achavam o que? Que nada disto aconteceria? fala sério…. chega a ser engraçado.

  15. Os americanos desde o fim dos anos 50 nos bombardeiam com informações e cultura. 90% das musicas que ouvimos são de lá. Nossos programas são de lá. Nos especializamos no que eles criam. SO, DB, processos, enfim tudo. Temos curso de inglês em cada esquina de São Paulo, até nas periferias.. uma escola por quadra. Os filmes que gostamos vem de lá. Os seriados que gostamos vem de lá. Agora, reparei em uma nova moda aqui em São Paulo, uma camiseta com a bandeira dos EUA. Tá todo mundo usando… na periferia chega a ser engraçado. Como podem usar uma camiseta com a bandeira de outro país se nem o Hino Nacional este povo conhece??? Nossa mentalidade por vezes é ridícula. Parei. Acho que este povo queria que aqui fosse mesmo um novo estado americano… tipo um Alasca tropical.

  16. Vai cancelar nada. Deixa de conversa mole mulher. Tu ta loca pra se ajoelhar em frente do negrao abrir a boca e ver o que acontece.

  17. Ela poderia aproveitar a viagem e fazer uma vizitinha a um c,plastico, corrigir aquela cara de baranga de 1,99,depois sim, negociar as gravaçoes que comprometem ela e a turma de estelionatarios do seu partido, pronto ,tudo estara resolvido, ela nao pode esquecer que o rabimho dela ta na mao do Obama , toda aquela cara de raiva e repudio na verdade e´um despiste !

    • Eles estão em PÂNICO meu caro Terópode, kkkkk…

      Tô torcendo pra que ela “trete” de vez com o Tio Samuel. Aí a NSA começa a vomitar o que interceptou da gerente e seus comparsas e não sobrará PeTralha nem pra fazer suco de carne, rsrsrs…

      Tomara meu Deus, tomara, hehehehe…

      7 de Setembro tá chegando… 🙂

Comentários não permitidos.