Governo brasileiro está “em situação de emergência” por espionagem

Gilberto

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta segunda-feira que o governo está “em uma situação de emergência” por causa das denúncias que apontam que os Estados Unidos espionaram a presidente Dilma Rousseff.

Em resposta a essas revelações, o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, para dar explicações. A reunião em Brasília durou cerca de meia hora, disseram à Agência Efe fontes diplomáticas e Shannon saiu sem falar com a imprensa.

Dilma também chamou alguns ministros para tratar do assunto, em reuniões que não estavam previstas em sua agenda inicial. Carvalho, por sua vez, deixou um ato oficial para responder à convocação da presidente e não quis dar mais detalhes aos jornalistas.

Estavam presentes os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito. Dilma também se reuniu em outro momento com Cardozo, e com os titulares de Defesa, Celso Amorim; Comunicações, Paulo Bernardo, e outros membros do gabinete.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Congresso, Nelson Pellegrino, considerou as denúncias “gravíssimas”.

“Caso se confirme que a presidente foi espionada, estaremos diante de um episódio inaceitável de violação da soberania nacional”, disse Pellegrino, que se propôs a debater o assunto na próxima reunião da Comissão.

As novas denúncias foram formuladas pela “Rede Globo”, que ontem afirmou que, segundo documentos vazados pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden, Dilma e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, foram espionados por esse órgão de inteligência.

Segundo a “Globo”, os sistemas utilizados pela NSA permitiram aos serviços de inteligência dos Estados Unidos conhecer o conteúdo de conversas telefônicas e e-mails trocados por Dilma com dezenas de assessores.

No entanto, no caso do Brasil, os documentos não substituem o conteúdo da informação à qual se teve acesso.

No caso de Peña Nieto, a espionagem eletrônica começou quando ele ainda era candidato a presidente, e continuou depois de ganhar as eleições de 2012, o que permitiu à NSA saber os nomes de alguns ministros antes mesmo de sua nomeação oficial.

Os documentos foram obtidos com Snowden por Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico “The Guardian”, que mora no Rio de Janeiro e cujo companheiro, o brasileiro David Miranda, foi detido em Londres pela polícia britânica há 15 dias, o que causou um incidente entre Brasil e Reino Unido.

Após as primeiras denúncias de espionagem, Brasil e Estados Unidos iniciaram um “diálogo bilateral” a respeito, o que levou Cardozo na semana passada a Washington para conhecer o alcance da atuação dos serviços americanos.

O ministro da Justiça se reuniu com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com a assessora de assuntos contra terrorismo, Lisa Mónaco, e com o chefe do Departamento de Justiça, Eric Holder. Após a visita, Cardozo disse que as explicações não foram “suficientes”.

O secretário de Estado americano, John Kerry, em visita oficial ao Brasil, declarou “entender” as queixas, mas afirmou que as atividades dos serviços de inteligência americanos são “legais e necessárias para garantir a segurança global”.

EFE

 

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. A foto é emblemática…

    Vai Gilberto ATIRA!

    Atire e faça um velho sith feliz… 🙂

    Governo está “em situação de emergência”?

    Kkkkkkk, que será que “usamericanus” descobriram?

    A PeTralhada está EM PÂNICO!!!!

    PÂNICO TOTAL!!! 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    Na boa, o Tio Samuel Wilson descobriu alguma coisa muito da cabulosa e da cabeluda pra PeTralha estar fazendo todo esse barulho, kkkk…

    Pôe na roda aí o Gleenwald! 🙂

    Se antes eu tinha dúvidas, agora não tenho mais: certeza que dá Super Hornet no final do FX2, rsrsrs…

    Êêêê Tio Sam… Echelon mandou lembranças aos PeTralhas, kkkk… mais uma vez.

    Corja de incapazes…

    • E os americanos capazes CONTRA O BRASIL!… Isto não atinge só este governo! Mas é um ATENTADO CONTRA O PAÍS!

      Planejamentos estratégicos de 20… 30 anos foram feitos! Repercutirá décadas!!! É muito sério isto!…

      • Rárárá, amigo X-Tudo, não se iluda, planejamento no Brasil é no máximo para oito anos (reeleição)…

        Vá lá, o PT planejou para 20 anos de “pudê”… mas 11 já foram, então perdemos pouco, rsrsrs… 🙂

      • Não meu caro… se fosse no maximo 8 anos um Estado do tamanho do Brasil não duraria nem 5 anos!… Por sorte a alta cupula não é louca ao ponto de cortarem umas políticas de ESTADO que são essenciais!…

      • X-tudo, meu medo hoje em dia, e justamente esse “planejamento de estado que o partidão tem para nós, óbvio que eu não fico feliz com os “comedores da hamburguer” bisbilhotando nossa cozinha ,mas sei que não são somente eles que fazem isto, mas também franceses, russos, chineses então nem se fala, o que me deixa puto, e que quando sumiu uma maleta com dados estrategicos da Petrobras, ninguém do governo ( muito menos este verme do Gilberto capacho do Lula/Dirceu de carvalho) se coçou, agora que descobriram que bisvilhotaram as mensagens de amor da Gerentona com os Evos, H. chaves ( que o tinhoso o tenha) E Castros da vida, vão dar chiliques ?

        tão com medo de que ? de jogarem no ventilador que o partidão teve financiamento da narcoguerrilha na sua campanha ?

        Meio tarde para isto.

      • É como um algoritmo!… Tem o algoritmo principal que se for mudado!… Arrembenta com tudo!!…

        De fato sinto uma ação como a mencionada pelos srs… Mas acho que existe um limite que eles não podem ultrapassar… sob risco de degringolar o Estado como Um Todo… Junto com eles e todo o resto!…

      • Larga de demagogias X-tudo… por mim eu acho que estaríamos muito melhor nas mãos dos yankes do que na dos petralhas… garanto que teríamos uma infraestrutura muito melhor e estaríamos no primeiro mundo… vejam o Japão, a Alemanha e a Coreia do Sul, todos países que dependiam dos EUA a menos de 60 anos atrás e hoje são VERDADEIRAMENTE POTENCIAS… o que não dá é deixar esse governo entreguista fazer suas cacas e ninguém tomar providencias… ATENTADO CONTRA O PAÍS É O QUE ESTE GOVERNO PETRALHA ESTÁ FAZENDO COM NOSSA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA E ECONOMIA… (até tu, Brutus ???)

      • Graças às políticas de ESTADO!… Que o Brasil ainda tem chance de se reerguer com identidade própria!… É absurda!… A idéia de achar um país como o Brasil sem planejamentos estrategicos como os mencionados. Gente… É inconcebível!… Se preocurarem pesquisar sobre gestão de grandes companhias e instituições verão o que estou dizendo.

        Não. Meu caro… não foram os yankes que fizeram japão, Alemanha e coreia do Sul como estão hoje 😉 Apesar das dependencias de outrora! JAMAIS… digo… JAMAIS perderam as caracteristicas culturais… que unem seus povos!… E sob cada aspecto individualizado foi mantido!…

        Os Srs. tem de pensar além!.. de yankes e petralhas… Além!!!…

        PENSAR O BRASIL!…

        Porque senão apaguem tudo e joguem uma tinta azul encima… ou vermelha!…

      • Prefiro ser escravo de gente civilizada do que de animais… com certeza… vai perguntar para um cubano como é bom ganhar 10.000 por mês e receber 500, deixando o resto para o “governo” fidel… deixa de ser otário… seu partidarismo é ridículo e escancarado… VENDIDO a 30 centavos… DEMAGOGO…

  2. Estamos em uma guerra velada e a Embratel, a Embraer , satélites, empresas estratégicas , pré-sal e outros deixaram de ser genuinamente brasileiros e/ou estão nas mãos dos estrangeiros “”aliados””.Veja como positivas as informações de espionagem no planalto, quem sabe o manso aprende a ver e a reagir.

    Abs.

  3. Tem que atirar é nos entreguistas a serviço do Tio Sam isso sim… nas 5°Colunas estrangeiras que jogam sempre contra o Brasil, esses sim precisam levar bala!!

    • Ah tá, mas entreguista a serviço de Havana pode? 🙂

      Vocês são tão previsíveis…

      Uáááááf, que preguiça… 🙂

      • Mas NUNCA vejo vc criticar o entreguismo para os socialistas da AL, como os petralhas fizeram no caso da refinaria BRASILEIRA na bolivia, ou nos dólares enviados ILEGALMENTE a cuba, entre outras firulas desse desgoverno !!!… me prove que vc é imparcial, então …

      • A refinaria foi negociada e será paga com gás boliviano. Os dólares enviados ilegalmente serve a seus delírios, mas a corrupção tucana está provada pela denúncia da Siemens.

      • Desde qndo sou tucano para defende-los… não pergunte a mim sobre as cacas dos esquerdalhas socialistas… vc deve saber melhor do que eu o que eles são capazes de desviar de recursos públicos, DEMAGOGO…

  4. ‘Governo brasileiro está “em situação de emergência” por espionagem”

    Emergência?? Por que?? 🙂

    Quem não deve não teme!

    • André Bacha,

      Não é assim… isso aí é politica barata que o amigo fez Andre Bacha… com todo o respeito é claro!!

      Sabe por que não é assim no “Quem não deve não tem” com a espionagem??

      Explico de forma clara, e principalmente sobre a espionagem contra civis:

      eles podem recortar e montar essas informações em modo que PAREÇA REALMENTE QUE VOCÊ ESTÁ DEVENDO, existem programas para edição de áudio e vídeo tão bons que uma analise pericial não identificaria que foi editado, mas sevem sim os dados de fatos da sua voz ou imagem… e e-mails são facilmente manipuláveis por editores de texto… então não estamos mais nos anos 80-90, e se eles tem um grande numero de horas de gravação podem muito bem editar o conteúdo e fazer você dizer tudo aquilo que eles quiserem, e comprovar toda a culpa que eles quiserem…

      Serve ter uma grande quantidade de informação pra isso e profissionais muito bons na edição, então não… mesmo sem dever você deve se preocupar, o mundo não é mais simples assim, e além do mais falsificações de dados não são uma coisa nova e nem mesmo governos estrangeiros são bonzinhos com ninguém ou honestos com cidadãos de outros países, se quiserem te perseguir e te fazer de bode expiatório eles podem sim fazer isso com você André Bacha mesmo se você não estiver devendo ABSOLUTAMENTE NADA!

      Alias, se entrar no Site da Adobe terá já de cara alguns desses programas… eu sugiro o Master Collection 6, que é um apanhado destes programas de edições multimídias, tem um inteiro grupo de programa para edições varias, custa em média de 10.000 dólares o pacotão, mas pode comprar também alguns avulsos, aí por 400-1000 dólares cada, e um dos melhores pra trabalhar com edição de áudio é esse do link abaixo, hoje, todos podem ser culpados com provas que demonstrem de fato sua culpa, mas serve muito material pra se estudar o que cortar e somar, muitas horas de gravação, mas é possível, valeu:

      http://www.adobe.com/br/products/audition.html

      Então o SIMPLISMO IDEOLÓGICO NÃO ENCAIXA AQUI… a coisa é mais complicada do que isso aí que tentou passar!!

      Eu mesmo que sou um WebMaster e conhecedor do Master Collection 5 e 6 também posso colocar qualquer palavra na tua boca, bastaria pra isso somente umas 1.000 palavras tuas registradas por telefone… simples né?

      Então “Quem Não Deve” com as tecnologias atuais, também deve “Temer” a espionagem, principalmente a de civis, quem tiver copia de seus arquivos originais tem tudo o que precisa pra te causar danos, se essa for a intenção!

      Vê se acorda pro MUNDO ATUAL E DIGITAL, e volta a ser o que era antes, um técnico militar e não um comissário politico de partido, onde parece ser do PSDB vendo suas postagens por aí… pode fazer mais que isso, eu já te conheço de outros carnavais em fóruns militares por aí, seu nível era bom, o que aconteceu que te fez virar um partidário politico jogando slogans, refrões e chavões populares em situações tão complicadas como essa de ataque estrangeiro a nossas instituições??

      Valeu!!

      • Colega, eu nunca fui partidário de partido algum. PSDB ficou oito anos no poder: DEU. PT ainda está no poder: DEU faz tempo (por mim o “Lulinha paz e amor” nem ganharia a primeira reeleição). Simples.

        E repito: “Quem não deve não teme” 🙂

        Sds.

      • Continue repetindo o quanto quiser, isso não fara a coisa se tornar uma verdade de fato… a verdade atual, com os meios das multimídias atuais é outra… quem não deve nada também pode cair com provas forjadas praticamente impossíveis de verificar a veracidade!!

        Mas o autoengano é um teu direito pessoal Bacha, e ninguém pode tira-lo!!

        Valeu!!

      • Tomou, bobão esquerdalha… quem acha que os não petralhas são necessariamente tucanos são uns otários…

  5. F-18 só se for de graça e em grande quantidade, mas ainda assim tenho minhas duvidas, vai só confirmar a vinda do Rafale.

  6. Este bolha do Gilberto de carvalho, não passa de um leão de chacara mau acabado do Zé Dirceu, que tem como missão no momento certo, tirar a gerentona de cena, e reconduzir o “salvador de Garanhus” de volta a rampa do planalto.

    Foi ele que tirou a coleira dos fanáticos da juventude marxista do partidão, dos paridos xiitas falso disidentes, e dos lixo anarquistas da UNE em Junho, mas o tiro saiu pela culatra rsrsrs
    Agora ele arrumou um pretexto excelente, “os malvados comedores de hamburguer nos espionam, querem roubar nossas ceroulas em nosso varal, somente o molusco poderá nos salvar, hóóó”
    Muito conveniente !

  7. alias depois dos questionamento de todos os lados ao programa federal MAIS GUERRILH…ops, MAIS MEDICOS, veio bema calhar esta reportagem da recém comprada globo hem, um inimigo externo poderoso e ótimo para desviar o foco.

  8. É o petróleo, estúpido…Dilma diz que EUA espionam de olho no pré-sal

    3 de setembro de 2013 | 08:35
    A frase famosa de James Carville, o marqueteiro de Bill Clinton, só pode ser traduzida assim para o caso do grampeamento, pelo governo dos EUA, dos telefones e e-mails da presidenta Dilma Rousseff.

    Não surpreende que seja, nem para ela própria, como registra hoje o Painel da Folha, dando conta de que, numa reunião com ministros, ela teria apontado o leilão do pré-sal como motivo para ser espionada pelos EUA.

    Leilão do pré-sal entenda-se como a outorga do campo de Libra, prevista para outubro, onde se decidirá quem vai, ao lado da Petrobras, explorar a maior área petrolífera nova do planeta.

    Mas há outras iniciativas bem menos zerozerosséticas para servir estes interesses.

    Fora do governo, na oposição, elas são evidentes desde que José Serra se encontrou com dirigentes da Chevron e disse para não se preocuparem com a regras criadas por Lula e Dilma sobre o pré-sal que, na Presidência, ele as jogaria no lixo.

    Mas elas existem dentro do governo, também.

    Ou alguém acha que foi por acaso que “fontes do Planalto e do Banco Central” sugeriram ”rediscutir” a parcela mínima da Petrobras no pré-sal?

    Ou que a Dona Magda Chambriard, diretora da ANP, mandou os congressistas abrirem um debate sobre a conveniência de manter as regras atuais?

    Se para vender umas centenas de trens para São Paulo os interesses das grandes corporações fizeram o que agora se sabe terem feito, o que dirá para botar a mão na maior província petrolífera a ser explorada, hoje?

    A Petrobras tem de fazer o possível e o impossível para chegar a 50% mais um do controle de Libra. É vital para o país, não apenas porque é estratégico controlar tamanha riqueza quanto porque é dinheiro certo e muito.

    Tanto que explica até as orelhas compridas da espionagem americana.

    Por: Fernando Brito

Comentários não permitidos.