Dilma dá prazo de uma semana para EUA explicarem espionagem

Por Luciana Lima – iG Brasília

Proposta brasileira de acesso a dados de cidadãos sob investigação foi rejeitada por autoridades americanas

O governo brasileiro deu o prazo de uma semana para que o governo dos EUA esclareça as denúncias de espionagem feitas pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês). A cobrança pelo monitoramento, que teria atingido até mesmo a presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores, foi feita pelo ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, durantereunião com o embaixador dos EUA no Brasil , Thomas Shannon, na manhã desta segunda-feira.

Reação: Dilma reavalia visita aos EUA em outubro após denúncia

AP

Chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo Machado (D), fala ao lado de ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante coletiva no Itamaraty, Brasil

TV: Presidente Dilma foi alvo de espionagem dos EUA

Brasil: Leia todas as notícias sobre a espionagem no País

De acordo com o ministro, na conversa o embaixador americano comprometeu-se a entrar em contato ainda nesta segunda-feira com a Casa Branca para comunicar a exigência do governo brasileiro. O embaixador evitou falar sobre a visita como chefe de Estado que Dilma está prevista para fazer em outubro  a Washington. “Não vou tratar da viagem agora”, disse.

Carvalho: Ministro caracteriza denúncia de ‘situação de emergência’

A viagem, que havia sido confirmada pelo Itamaraty e pelo Planalto, está sendo reavaliada por Dilma, que ficou irritadíssima com as denúncias de que também foi vítima de monitoramento por parte do governo americano. “O tipo de reação dependerá do tipo de resposta”, disse o ministro, que evitou falar sobre as medidas que poderão ser tomadas pelo Brasil. A denúncia de espionagem foi feita no domingo pela TV Globo com documentos vazados por Edward Snowden , ex-funcionário de uma prestadora de serviços dos EUA.

Acordo

A possibilidade de Dilma ter tido seus contatos monitorados foi a gota d’água em uma relação que já andava difícil entre os dois países. Na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou a se reunir com autoridades americanas para propor um acordo que regulamentasse o acesso aos dados de pessoas dos dois países em casos de investigação de atos ilícitos.

Thomas Shannon: Brasil convoca embaixador dos EUA após denúncia

O acordo proposto pelo Brasil previa que a quebra de sigilos deveria ser autorizada pelo Poder Judiciário dos dois países. A proposta, de acordo com Cardozo, não foi aceita pelo governo dos EUA. “Queríamos um acordo que respeitasse a Constituição dos dois países. A Constituição americana é do século 17. A do Brasil é de 1988. Mas os brasileiros amam a sua Constituição assim como os americanos amam a deles”, comentou Cardozo, que chegou na sexta-feira da viagem dos EUA.

“Partindo do pressuposto de que somos soberanos e parceiros, surgiu a proposta de que se fixassem em termos muito claros os limites para a investigação. Propusemos que se pedisse aos nossos tribunais o acesso a nossas informações se houvesse atos ilícitos e indícios de situações ilícitas. Se nós, brasileiros, também quiséssemos, poderíamos solicitar. Seria um protocolo que respeitasse a soberania dos dois países. Os EUA disseram que não aceitavam e estavam dispostos a dialogar”, contou.

Conversas

Após a reunião de emergência convocada por Dilma na manhã desta segunda-feira, o Itamaraty deu início a uma série de conversas com outros países com o objetivo, segundo o ministro, de buscar uma regulamentação no âmbito mundial que “proíba a exposição dos dados” de cidadão e de governantes.

Visita no dia 13: ‘Esperamos que Brasil entenda e aceite’, diz Kerry

Dia 14: Brasil pode levar caso de espionagem dos EUA à ONU

“Estamos conversando com diversos parceiros, desenvolvidos ou em desenvolvimento, principalmente com os países do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) para saber como se protegem e para podermos elaborar ações conjuntas a ser tomadas em relação a um caso grave como esse”, disse Figueiredo.

“A imprensa fala em intercepção de dados telefônicos, internet, espionagem física. O governo brasileiro entrará em contato com vários países, inclusive os membros dos Brics, porque acreditamos que envolve a todos e afeta a todos. Precisamos de uma governança internacional que proíba a exposição dos cidadãos. Não é uma regulamentação para cercear direitos, mas para proteger direitos”, ressalvou Figueiredo.

Fonte: Último Segundo

21 Comentários

  1. “Dilma dá prazo de uma semana para EUA explicarem espionagem”

    Senão… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    Senão ela mandará sua frota de 757 Vulcabrás nr. 52, sua esquadrilhas de vestidinhos vermelhos de corte búlgaro e seus capacetes de laquê na cabeça do Obama, kkkkkk…

    Pobres Minuteman, Nimitz, F-22 e B-2… Não dão nem pro cheiro, rsrsrs…

    Ai ai ai, só rindo mesmo desse governinho ridículo, rsrsrsrs…

    • Vader, qual a primeira e mais pesada arma que os EUA usa contra seus inimigos?

      EMBARGOS.

      ; )

      E o Brasil tem mais de 150 milhões de habitantes… mercado consumidor… que respira EUA… e dorme lendo…ouvindo…vendo… EUA!!!…

      • Não entendi amigo X-Tudo.

        O amigo está sugerindo que embarguemos os EUA? É isso?

        Ô meu caro, fala sério… 🙂

        Parceiro, como disse um certo assessor da Casa Branca quando das discussões da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas, excelente iniciativa americana que foi detonada pelo bloco bolivariano a mando do Hugo Chavez): “se o Brasil não quiser negociar com os EUA pode ir fazê-lo com os pinguins da Antártica”

        Amigo, o FATO é que os EUA vivem perfeitamente sem o Brasil. A recíproca não é verdadeira.

        Se o Brasil virar as costas pros EUA, eles irão lamentar, mas vida que segue. Irão ter de comprar etanol de beterraba irlandês, petróleo árabe ou africano e ferro australiano. Ou fazer o que eles fazem de melhor: investir em seu mercado interno e desenvolver tudo sozinhos.

        Já, ao contrário, se os EUA resolver um dia perder a paciência DE VEZ com o turbulento e antiamericano Brasil e mandar a gente catar coquinho DE VERDADE, nosso país vai pro vinagre do dia para a noite.

        Imagine só: 30% de nosso parque industrial tem origem integral ou parcialmente nos EUA. Imagine o que não aconteceria se tais empresas simplesmente resolvessem se mandar do Brasil?

        De maneira que, meu caro, perca seu resquício de antiamericanismo e passe a enxergar o mundo com PRAGMATISMO: com uma SUPERPOTÊNCIA como os EUA não adianta bater de frente! Você tem que ir comendo pelas beiradinhas, sem eles perceberem entendeu?

        É isso que esses esquerdalhas burros e incomPeTentes não entendem! Como eles são estúpidos e arrogantes, e não se deram ao trabalho de ler nem um clássico como “A Arte da Guerra” (Sun Tzu), não conseguem compreender que para “vencer” um “inimigo” poderosíssimo como os EUA não se pode ir de frente, igual um cavalo doido: vai-se invariavelmente dar com os burros nágua!

        Pombas cara! Os caras são tão estúpidos que não se deram conta que quem bateu de frente com os EUA até hoje se lascou! Alemanha duas vezes! Japão com direito a bomba atômica e tudo! A toda-poderosa e temível União Soviética bro, quer mais que essa?

        Mas não, o negócio é “peitar usamericanu”. Espalhar que a diplomacia “altiva e ativa” não tira o sapato em Washington, ao mesmo tempo em que abaixa as calças em La Paz na surdina, que é pra ninguém ficar sabendo do vexame…

        Sabe porque que eles fazem isso? Porque eles acham que irão vencer os EUA?

        Claro que não! Eles são burros, mas não rasgam dinheiro: eles sabem que só vão conseguir é arrebentar com o futuro do Brasil.

        Mas isso pra eles é bom: criam dificuldades, pra vender as soluções depois, pro populacho ignorante que não enxerga isso. E o povão achando que esses PeTralhas asquerosos são os alfa-machos do mundo, supernacionalistas e patriotas, toca a votar neles achando que está ganhando algo, quando na verdade está é se lascando…

        Sacou?

        Essa gente, depois que você os conhece, se torna previsível…

        Saudações e boa noite (vou dormir o sono dos justos, rsrs).

      • Eu ia responder com poucas frases mas to vendo tanta coisa que vai ser interessante! Rsrs

        ““se o Brasil não quiser negociar com os EUA pode ir fazê-lo com os pinguins da Antártica”…” Não é o que ultimamente a balança de importações exportações está dizendo!…

        “Se o Brasil virar as costas pros EUA, eles irão lamentar, mas vida que segue. Irão ter de comprar etanol de beterraba irlandês, petróleo árabe ou africano e ferro australiano. Ou fazer o que eles fazem de melhor: investir em seu mercado interno e desenvolver tudo sozinhos.”

        =) Engraçado! Pra quê? Não é! Muito melhor agir assim! =b Por que não? Rsrsrs Em qual gibi o sr. leu que é simples assim?…

        “Já, ao contrário, se os EUA resolver um dia perder a paciência DE VEZ com o turbulento e antiamericano Brasil e mandar a gente catar coquinho DE VERDADE, nosso país vai pro vinagre do dia para a noite.”

        “Perder a paciencia de vez” Grande… EUA é o que é até hoje porque sabe NÃO PERDER A PACIENCIA… não tem Ignorante lá não!…

        “Imagine o que não aconteceria se tais empresas simplesmente resolvessem se mandar do Brasil?”

        Não sei!… Talvez fazer um motor-perpétuo com beterraba irlandesa! =b

        “De maneira que, meu caro, perca seu resquício de antiamericanismo e passe a enxergar o mundo com PRAGMATISMO: com uma SUPERPOTÊNCIA como os EUA não adianta bater de frente! Você tem que ir comendo pelas beiradinhas, sem eles perceberem entendeu?”

        Cara… tá confundindo pragmatismo com uso de antórios!… Um pensamento pasteurizado não quer dizer pragmatismo!…

        “comendo pelas beiradinhas”

        Esta vou nem comentar!……….

        “não se pode ir de frente, igual um cavalo doido: vai-se invariavelmente dar com os burros nágua!”

        Concordo!… mas a questão não é essa! Muito menos comer pelas beiradas!… Aposto que Sun Tsu… Clausewitz… Independente dos pensamentos de seus inimigos… sempre tinham em foco a manutenção das suas próprias! Isto não quer dizer viver de acordo com os propositos do Inimigo…

        “Alemanha duas vezes! Japão com direito a bomba atômica e tudo! A toda-poderosa e temível União Soviética bro, quer mais que essa?”

        Alemanha carrega a Europa nas Costas…
        Japão lider mundial em tecnologia sob varios setores!… Russia!… Russia!… ;)) Bear!.. Ha Ha

        “Mas não, o negócio é “peitar usamericanu”. Espalhar que a diplomacia “altiva e ativa” não tira o sapato em Washington, ao mesmo tempo em que abaixa as calças em La Paz na surdina, que é pra ninguém ficar sabendo do vexame…”

        Não…. o negócio é buscar a sua identidade própria!… A brasileira de ORIGEM… que nos foi tomada!… E PINTADA DE AZUL… DE VERMELHO… DEPOIS DE AZUL… DEPOIS DE VERMELHO… E continua esta palhaçada até hoje!…

        “Sabe porque que eles fazem isso? Porque eles acham que irão vencer os EUA?”

        Que EUA o que? Cara… não percebe que também é um país manipulado???

        “E o povão achando que esses PeTralhas asquerosos são os alfa-machos do mundo, supernacionalistas e patriotas, toca a votar neles achando que está ganhando algo, quando na verdade está é se lascando…”

        Porque são ignorantes!… Ponto. Falta educação de base!!.. Como já frizei muitas vezes!… Agora não vai ser americanizando o povo que resolverá!…

        E sim conhecendo as suas origens!…

        http://www.monarquia.org.br

        Sds… E bom dia! Rsrs

      • Amigo monarquista, lhe respondi porque achei que você estava falando sério. Pelo visto só quer curtir com minha cara e fazer perder meu tempo. Muito bem. Não cometerei o mesmo erro duas vezes.

      • Vader, ironia e sarcasmo não quer dizer ser jocoso ou brincalhão…

        Em nenhum momento lhe respondi sem argumentos se notar! Os termos que usei!..

        Sinto muito mas não concordo com suas posições! quanto a esta questão!…

        Para de besteira… E aceite opiniões contrárias!…

      • X-TUDO a questão não é virar ou não as costas aos EUA que hoje dependem muito mais de nós do que nós deles mas sim não entregarmos a eles nosso programa aeroespacial,defesa e ciber-defesa como essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas por serem vendidos e corruptos planajava fazer.
        Outra coisa que devemos repensar bastante é essa ilusão de parceria estrategica tanto com os EUA como com a França que é a mais segregacional,protecionista nação Europeia Ocidental.
        O Brasil deve libertar-se dos condicionamentos,das subjugações.
        Um pais soberano e livre deve ter a libardade de negociar diretamente com seus interesses sejam quais forem.
        Ao longo dos anos eu sempre afirmei que anglos-Sionistas usavam de implantarem o terror na Europa e no mundo para assim implantarem aceitação a seus unilateralismos e justificarem intervenções.
        O que Snowden tem revelado ate agora não é nada do que ele tem e poderia revelar que certamente viria a causar uma reviravolta na geopolitica global.
        Ele apenas revela que coisas existem sem revelar profundidade das mesmas.
        Não vejo isso como traição e sim como repudio a violação de privacidade e soberania.
        Tanto ele como o jornalista Americano que vive no Brasil devem serem protegidos pela Russia e pelo Brasil.
        Acho que tanto no Brasil como na Russia ambos correm risco de vida e estariam mais preservados se estivessem protegidos na China mas lhes garanto que nenhum dos dois quer estar na China que concerteza os obrigariam a abrirem tudo e seria uma catastrofe.
        o Brasil deve deixar sua postura covarde de ficar encima do muro e no final abrindo as pernas e posicionar-se como lider emergente que é.

      • Perfeito!!… Se impor!!

        Garanto que o povo brasileiro no fundo sabe o seu lugar no mundo!!…

        Só é questão de despertá-los!!!… Somente uma educação de qualidade é capaz disto.

        Mas vê se o fazem!!! ;)))

        Sabe por que???

        Porque sabem!…. SABEM!!!!… Que na primeira descoberta do brasileiro… quanto a sua real posição de direito no mundo…

        Vai ser gilhotinada atrás da outra!!!

      • X-tudo, vc tá ficando bitolado igual esses esquerdalhas daqui… o que o Vader falou e alguma coisa que o maluco balbuciou fazem eles ter a razão… seja mais realista e menos ufanista barato… não se trata de entreguismo… isso os petralhas já o fizeram… trata-se simplesmente de lutar com as armas que se tem e não enfrentar uma fera com a qual não se pode lutar sem ser destruído com as armas erradas… nesse caso se usa estratagemas e outros recursos possíveis… querer nem sempre é poder… saudações…

      • O sr. pra começar deveria aprender a expor argumentos sabendo separar o jonho do trigo!!!
        A cada 5 palavras uma é falando mal da pessoa!….

        Alguma vez em alguma frase já viu eu falando dos teus olhos? Da cor azul da pele? Não!!…
        Então faça isto com os esquerdalhas que te detonam a troco de nada… Não comigo!!…

        Escuta!!…

        Muita coisa ficou diferente do comentario do Vader para o do 1maluquinho!!… Francamente!

        Pegue sua sensatez…

        Achei que era um NACIONALISTA!!!!…

        Releia a parte do Suntzu e CLausewitz que expus!…

        ” trata-se simplesmente de lutar com as armas que se tem e não enfrentar uma fera com a qual não se pode lutar sem ser destruído com as armas erradas… nesse caso se usa estratagemas e outros recursos possíveis… querer nem sempre é poder… saudações…”

        Quanto a esta parte concordo plenamente!!

        Sds!…

      • Não houve de minha parte intenção de ofende-lo, antes de alertar para a má influencia esquerdista demagoga que tomou conta da net.. em 90% dos caso concordo com vc… basta reler meus coments… saudações e escusas…

  2. Como meterem-se com Siria e Irã o buraco é bem mais embaixo poi por traz deles tem Russia e China e isso levaria a uma guerra de proporções incalculaveis os EUA e a Europa Ocidental por estarem perdendo suas cotas de bastecimento de petroleo no Oriente medio para a China e para a India que compra cada vez mais se virarão para a America Latina que é rica em petroleo e Gaz.
    Os movimentos geopoliticos em nossa região evidenciam isso pois por traz de todo tipo de situações que possam causarem instabilidades esta o dedo dos EUA e da OTAN inclusive no repudio popular a nas manifestações do Brasil onde ONGs,Grupos Internacionais Ativistas travestidos de preservadores de direitos e de diversidades e boi-diversidades na verdade implantam e difundem entre nossos póvos filosofia contraria ao desenvolvimento regional e a capacitação defensiva regional.
    Precisamos aprender-mos a jogar o jogo e fazermos com os mesmos o que pensam fazerem conosco ou seja os usarmos para mudanças no nosso sistema e depois passarmos o rodo neles…Simples…Brasil acima de tudo liberdade…Bordunada neles todos Cobrada.

  3. Da praso de uma semana? O que ela esta planejando? Uma vez de joelho com a boca aberta na frente do negrao, vai ver que ela esta pensando e morder o que lhe enche a boca. Cuidado negrao!

  4. Talvez tenha alguma arma secreta para dar este prazo aos americanos…… irão fumar tanto charuto cubano que matarão todos na América do Norte asfixiados !! ..
    Não temos sequer um satélite próprio (a direita americanoide vendeu a Embratel etc.. e a esquerda cubanoide depois de quase três mandatos não fez nada que prestasse em reverter esta lacuna estratégica). Pelo contrário, deixaram literalmente mandar pelos ares foguete, lançador e quase todos os cientistas/engenheiros envolvidos no projeto aeroespacial brasileiro…
    O Brasil não aproveita as oportunidades que surgem, crise nos EUA de 2008 … perderam oportunidade de firmar acordos e parcerias industriais militares em condições mais favoráveis, crise no Japão, crise na Europa … oportunidade de trazermos inclusive Engenheiros, Especialistas, Docentes etc.. para reforçar nossas universidades nas áreas de pesquisa e tecnologia … mas ao invés disso damos muito mais ênfase a importar médicos cubanos (sem exame de validação de diploma) como se fôssemos uma Etiópia em crise humanitária. Sem infraestrutura estes miraculosos médicos irão promover a cura por telepatia nas áreas isoladas do país. Ficar indignado com a espionagem de quem quer que seja é dar atestado de incompetência pois desde sempre a espionagem faz parte do cenário geopolítico mundial. Incrível a esquerda comunista “Latrino Americana” não ter entendido ou aprendido nada com as lições da guerra fria ou mesmo com a tão amada pátria cubana que eles tanto veneram. Abraços,

    • ” irão fumar tanto charuto cubano que matarão todos na América do Norte asfixiados !! ..”

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.