Assad alerta para risco de guerra regional se Síria for alvo de ataque militar

Líder sírio diz que Oriente Médio é ‘barril de pólvora’ e desafia EUA e França a mostrar provas de ataque químico

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, alertou nesta segunda-feira que o Oriente Médio é um “barril de pólvora” e que potenciais ataques militares do Ocidente contra seu país arriscavam desatar uma guerra regional.

Vice-chanceler sírio: Ação militar dos EUA na Síria ajudaria Al-Qaeda

TV estatal: Assad diz que Síria é capaz de enfrentar qualquer agressão

AP

Foto sem data divulgada nesta segunda pela agência oficial Sana mostra o presidente sírio, Bashar al-Assad, durante entrevista com o jornal russo Izvestia (26/8)

Hoje: França culpa Síria por ‘pesado uso de agentes químicos’ em ataque

Secretário de Estado dos EUA: Provas mostram que Síria usou gás sarin

Em uma entrevista ao jornal francês Le Figaro, Assad também foi citado como dizendo que a Síria desafiou os EUA e a França a fornecerem provas para apoiar as alegações de que Damasco usou armas químicas, mas que os líderes dos dois países “foram incapazes de fazer isso, incluindo perante suas próprias populações”.

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e das França, François Hollande, acusaram o regime sírio de lançar um mortífero ataque químico contra redutos da oposição nos arredores de Damasco em 21 de agosto. O governo sírio nega as acusações e culpa os rebeldes que tentam depor o regime.

Galeria de fotos: Veja imagens do suposto ataque químico na Síria

Obama inicialmente parecia pronto para lançar o ataque militar, mas repentinamente anunciou no sábado que primeiramente pediria autorização do Congresso . Hollande também pediu uma resposta forte contra Assad, mas primeiro espera uma resposta de Washington.

Anúncio: Obama buscará voto no Congresso para lançar ataque contra a Síria

Se os EUA e a França decidirem atacar, Assad disse que “todos perderão controle da situação”. “Caos e extremismo se espalharão. Há o risco de uma guerra regional”, acrescentou.

Questionado se a França, que tem sido um forte aliado da oposição, se tornou uma inimiga da Síria, Assad afirmou que quem quer que contribua “financeira e militarmente com terroristas é um inimigo da população síria”.

AP

Refugiados sírios passam por portão de fronteira da Turquia (31/8)

EUA: Ataque químico da Síria deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças

Leia: Saiba os principais itens de relatório dos EUA sobre o ataque químico

“A população síria não é nossa inimiga, mas a política de seu governo é hostil à população síria. Portanto, enquanto a política de governo francesa for hostil à população síria, o Estado será seu inimigo”, disse.

Enquanto os EUA apresentam os argumentos pró-conflito para um público ressabiado, o governo publicou nesta segunda-feira uma sinopse de inteligência de nove páginas concluindo que o regime sírio lançou um ataque em 21 de agosto que envolveu ” o pesado uso de agentes químicos “. O relatório também afirmou que o governo de Assad poderia realizar ações similares no futuro.

Saiba mais sobre as armas químicas da Síria: Irã ajudou a produzir arsenal

Na sexta-feira, os EUA divulgaram um relatório de inteligência afirmando que o ataque químico lançado pela Síria deixou 1.429 mortos , incluindo 426 crianças. Total é bem maior do que estimativas anteriores que apontavam centenas de mortos. A inteligência britânica informa que o número de mortos ultrapassaria os 350, número similar aos 355 contabilizados pelos Médicos Sem Fronteiras.

A Rússia, que juntamente com o Irã vem sendo um forte aliado de Saad durante o conflito, subestimou as provas ocidentais sobre o suposto papel do regime no ataque químico.

Veja imagens da guerra na Síria desde o início deste ano:

 Tanque velho sírio é cercado por fogo após explosão de morteiros nas Colinas do Golan, território controlado por Israel (16/07). Foto: AP
1/34

Rússia:  Evidências sobre ataque químico na Síria ‘não são convincentes’

Putin: Presidente da Rússia desafia EUA a apresentar à ONU provas sobre Síria

“O que nossos parceiros americanos, britânicos e franceses nos mostraram no passado e nos mostraram recentemente não é nada convincente “, disse o chanceler russo, Serguei Lavrov, nesta segunda. “E quando você pede provas mais detalhadas, respondem que o material é confidencial e por isso não podem mostrá-lo.”

Entenda: Saiba o que é o sarin, arma química que teria sido usada na Síria

No domingo, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que Washingtonrecebeu provas físicas na forma de amostras de sangue e cabelo que mostram que o gás sarin foi usado no dia 21. Não ficou claro se as provas foram compartilhadas com a Rússia.

*Com AP

Fonte: Último Segundo

6 Comentários

  1. Obama não ofereceu prova alguma de que o governo sírio foi responsável pelo mais recente ataque com armas químicas. Carla del Ponte, inspetora da ONU, disse claramente que os “rebeldes” apoiados pelos EUA já haviam sido responsáveis por outro ataque com armas químicas, anterior. Logo, se vale a culpa só presumida, normal seria culpar primeiro os “rebeldes”.

  2. Siria sao os dois paises imperialistas mais agressivos do mundo porque sao os dois qie mais vivem de agiota e outras trapacas, isto e nao tem producao industrial competitiva no mercado intgernacional, entao vivem do que seus bancos conseguem atraves jogo nas bolsas de valores. O fato de ter explorados colonialismo fez do frances e do ingles antes de tudo um parasita social. Nao gostam de trabalhar gostam de encontrar meios de fazer dinheiro facil a la mafia. Dai a belicosidade dos agentes da CIA que tem ocupados a presidencia da Franca nos ultimos 15 anos. Franca e o mais mais agressivo na busca de recolonizar Africa. Tenta fazer o mesmo com a Siria. Nao devemos esquecer que Siria e Libanos foram colonias francesas apos o final da primeira guerra mundial. Nao me surpreenderia se nao sao eles, atraves dos seu servicos secretos, os responsaveis pela armas quimicas na Siria.

  3. Os EUA e EUROPA estao parecendo bonecos de ventriculo ,irao fazer um favor para os sauditas em troca de petroleo, e ao contrario doque pensao , aquilo vai virar uma desgraça pior doque o afeganistao ,uma intervençao na siria vai arrastar iraque ,jordania e o IRAO ,sao otimos para plantar o odio e deficientes para enxergar o obvio , alguns blogueiros acham que estas açoes criando estas guerras civis nestes paises , parece ser uma vingança pelo 11 de setembro , a CIA nunca trabalhou tanto,se isto for verdade a siria vai ser o ultimo(no contesto) ato de vingaça,o mundo islao vai se pegar, 11 de setembro ja esta vingado ,ja estamos na casa de 30 por 1 americano morto naquele ocorrido !

  4. a probabilidade de se ter uma guerra que envolva todos os paises do oriente medio é bem alta, acho que os EUA farão uma besteira imensa, mas como ja tinha dito talvez ainda não aconteça, e sinceramente os russos estao demonstrando que sao muitos fracos ainda, que mesmo com a força militar que eles tem nao conseguem de forma alguma “peitar” os americanos(sempre dao para tras em seus “apoios”), acho que china “peitaria” mais que os russos.

Comentários não permitidos.