EUA rejeitam proposta do Brasil sobre espionagem – Fracasso pode afetar visita de Dilma

espionagem_EUA-Brasil (1)

O governo americano rejeitou a proposta brasileira de um acordo bilateral para as atividades de espionagem, anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta quinta-feira (29).

O ministro brasileiro terminou uma visita de dois dias a Washington, durante a qual se reuniu com o procurador-geral dos EUA, Eric Holden, com a assessora presidencial para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Monaco, e com o vice-presidente, Joe Biden.

“Fizemos uma proposta de caminhar para a celebração de um acordo para estabelecer regras sobre procedimentos na interceptação de dados. Nos disseram que os Estados Unidos não aceitarão firmar um acordo nesses termos com nenhum país do mundo em geral”, disse Cardozo à imprensa na capital americana.

A visita de Cardozo a Washington e a proposta de um acordo são consequência das denúncias baseadas em documentos vazados pelo ex-analista de inteligência americano Edward Snowden. Segundo os documentos, os EUA interceptaram comunicações eletrônicas no Brasil (e no mundo), entre e-mails e ligações telefônicas.

“Manifestamos o desacordo brasileiro (…) em relação ao conhecimento de que haveria interceptação de dados sem autorização de autoridades brasileiras para uso da inteligência americana. Esses fatos implicam violação dos direitos humanos, violação da soberania brasileira e de direitos consagrados em nossa Constituição”, frisou o ministro Cardozo.

Agentes americanos fizeram interceptação eletrônica no Brasil, supostamente, “com o objetivo de realizar ações contra o terrorismo”, comentou Cardozo. “Mas, para nós, ficou claro que houve (…) coleta de dados para enfrentar organizações criminosas e narcotráfico, mas também, o que é pior, de ações diplomáticas brasileiras”, acrescentou.

Ao ser consultado sobre se o Brasil continua “insatisfeito” com as explicações americanas, Cardozo foi taxativo: “Sim. Tudo estaria resolvido se tivéssemos acertado um acordo que fosse satisfatório para ambas as partes.”

Cardozo declarou que o fracasso de uma aproximação entre os dois países sobre esse escândalo pode afetar a visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington, nos próximos meses.

Em meados de julho, Biden ligou para Dilma para lhe dar explicações sobre as denúncia de espionagem em território brasileiro. Mais recentemente, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, visitou o Brasil, e o escândalo da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) ocupou um lugar central na agenda.

Em uma entrevista coletiva durante a visita, Kerry ouviu o então ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, dizer que os Estados Unidos ‘gerariam desconfiança’ se não oferecessem explicações satisfatórias.

Kerry garantiu que o Brasil receberia as explicações, mas defendeu os trabalhos de inteligência. Segundo ele, a espionagem protege os EUA e o restante do mundo de ameaças.

France Presse

 

Fonte: G1

20 Comentários

  1. Hóóó, e o partidão vai fazer a linha “não sabia de nada” e muita cara de pau, tanto os petralha quanto os PSDBostas, sabiam e colaboravam com tudo( vira e mexe aparece assesor de terceiro escalão com Dolar na cueca), assim como os vendidos arapongas da Abin, que andam de Camaro, e tem apartamentos duplex de frente para praia, sem serem incomodados pela receita.

    Satelites espiões? operações de espionagem complexas ? que nada, e só oferecer ‘espelhinhos” para as put@as que dão carteiradas, que eles facilitam o trampo, quem não se lembra da maleta com dados tecnicos da Petrobras, que sumiu misteriosamente há alguns anos.

  2. Enquanto não tivermos um governo verdadeiramente patriótico, progressista, e que se comprometa em trazer a ORDEM, para que o PROGRESSO venha naturalmente, e isto ai mesmo, vergonha nacional.

  3. Tá, o bom mocismo do Brasil vai frear a pratica estadunidense!Se o Brasil quer contrariar interesses dos EUA que violam nossa soberania vai ter que investir muito em defesa, como também em defesa cibernética!Agora, sempre queremos pegar o atalho do mais fácil e mais rápido, logo eles continuarão nos espionando e nós saberemos e não poderemos fazer nada, o óbvio de sempre!Vamos lançar logo a bandeira: Brasil potencia ambiental e entregar o território pra eles, quem sabe eles nos ensinam como nós devemos defender nossos interesses!

  4. Espionagem , sabotagens, invasões, manipulações, suborno, chantagens, psyop, conspirações e golpes são práticas rotineiras no “modus operandi” do governo oficial e das sombras…do EUA.
    Resumindo: não dá para confiar…

    • Vc vai confiar em quem ???… na Bolívia ???… rsrsrsrsrsrsrsrs… nações não podem confiar em ninguém… só governos vendidos fazem isso por conivência ou interesses escusos…

  5. Brasil enfia o rabo entre as pernas, e obedece aquele que sempre mandou em você.
    Obs.: E vai continuar mandando por MUUUUUUITO tempo, afinal com um Executivo e Legislativo (olha o Donadon ai gente) desses estamos fudidos.

  6. Nenhum pais aceitaria, imaginem russia ou china fazendo um acordo destes ,a diplomacia brasileira parece aqueles sindicatos de lixoes,acham que tudo se resolve com tapinhas nas costas e sorrisinhos ,os americanos estao sendo duros ,mas estao sendo sinceros ,o brasil deveria tomar unilateralmente providencias para resguardar seus segredos ,investir em tecnologias e aplicar reciprocidade, os chinas fazem isto,russos idem,nao adianta ficar neste chororo de cachorro sarnento , tem que se fazer respeitar,mas com esta turma de lesa patria no puder ,isto jame acontecera´!

  7. E lembrando, a visita da durona aos EUA vai acontecer em um momento nao adequado, as crises no OM tomou toda agenda dos yankes,dilma vai na realidade e´fazer um passeiuo turistico, ela nao tem nada a oferecer,a nao ser que resolva doar Rondonia aos americanos, tirando isto ela fara vez de mercadora,assina-ra acordos comerciais na area de commodites e nada mais ! O brasil e´como uma mulher gostosona burra sem conteudo, tendo apenas seus dotes fisicos como atrativos,o parceiro nao larga ,mas sabe que com migalhas a mantem docil e recepitiva kkkkk

  8. “””””Estados Unidos não aceitarão firmar um acordo nesses termos com nenhum país do mundo em geral”,””””””

    Mas foi o que acabamos de dizer, os EUA lutam por sua pátria todos os dias nos mais diversos campos, gostei da sinceridade deles de dizer isso na cara e pronto . O Brasil que faça sua parte para si próprio em vez de ficar esperando migalhas .

    “””””Cardozo declarou que o fracasso de uma aproximação entre os dois países sobre esse escândalo pode afetar a visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington, nos próximos meses.”””””

    E daí??? o que esperavam que o Obama ia ficar com tremedeira nas pernas e cair de joelhos beijando os mocotós da Dilma ??? … esquece .
    Se quiserem peguem uns f-16 cai cai ou umas canoas véia de “migáia , e se manda de volta pra casa.

    Sabe o que é tudo isso por parte dos EUA :

    É a luta diária pela independência e soberania … deles.

    • Caro Stadeu é verdade os EUA lutam diàriamente pela independência e soberania deles. Voces lembram da promessa de campanha do Evo Morales , que se fosse eleito fecharia a embaixada dos EUA na Bolívia ? Bem ele cumpriu a promessa, os EUA não tem embaixador na Bolívia e vice-versa. O falecido Hugo Chaves, fez a mesma coisa expulsou o embaixador americano , e fim de papo. E o que fizeram os EUA em relação a Bolívia e a Venezuela ? Nada , simplesmente nada. Sabe porque ? Porque quando um povo mostra coragem e vergonha na cara , até perante os fortes é respeitado! Já o ” bravfil putênfia” não tem coragem e nem vergonha na cara. Por isto mesmo é o ” bundão ” da América do Sul.

  9. Se eles (EUA) não querem nos tratar com respeito, manda a proposta da Boeing com o F-18 para o quinto dos infernos, e satélite nada de produtos dos americanos, produtos Chineses ou Russos.

  10. é só investir em ciência,segurança,defesa e tecnologia “nacional” em vez de estádios de futebol….que estas coisas jamais acontecerão….aqui expressões como “defesa” são conhecidas apenas no futebol…Quem pode …PODE…Quem não pode se sacode… paciência se dependem dos outros pra tudo..paciência se são dependentes dos outros em tudo….paciência se estão sempre comendo nas mãos dos outros…paciência se ficam sempre nas mãos dos outros…..povo que se da ao respeito…povo que se valoriza e se respeita não passa por isso….jamais passa…..pois leva sua sociedade/interesses a serio e com respeito e prioridade…preza pela integridade, coesão e futuro de sua sociedade/nação/cultura….ao contrario daqui…enquanto que aqui as prioridades são futebol,micaretas,carnaval,cachaça e imundices de sempre….chamem o neymar e o ronaldão para resolver tudo…..chamem os nossos heróis para nos salvarmos…rs..os maiores inimigos do brazil são os brasileiros…estes é que são os maiores sabotadores deste pais desde sua criação……povo que não se respeita,que não se da ao respeito e não se valoriza é corrupto, mal caráter, cafetão, entreguista, vagabundo, desvirtuado e perdido…se prostitui/presta a tudo/todos por qualquer coisa…não valoriza,se importa ou respeita a nada e a ninguém…por isso é que morrem filhos, pais e mães em portas de hospitais…por isso que aqui praticam todo tipo de atos ilícitos e ainda debocham/desdenham de tudo e de todos sem dó…o povo deste pais é e sempre foi o grande cafetão e sabotador dessa nação perdida…por causa de sua mentalidade….

    Nosso povo não merece esse país… Nossos governantes , hoje, e sempre!! não saberão comandar esse país! Se os EUA estivessem sob domínio desse… já teriam comprado o mundo!

    • É DURO MAS É VERDADE… sem mais… infelizmente para nós, fostes honesto e verdadeiro… a autocrítica as vezes é necessário, por mais que ela nos mostre a nossa face horrenda… saudações…

  11. Vamos ver agora o que a virago vai fazer, com a informação publica dada pelo fantástico da rede globo de que ela foi alvo direto de espionagem!Vai ainda comprar os caça deles, ou seja, se vai sentar no colo do Obama assim mesmo!

    • Caro Regivaldo se ” ela ” fizer esta visita , certamente não só comprará os caças, como também cederá a base de Alcântara aos EUA.

Comentários não permitidos.