Defesa & Geopolítica

Presidente da Rússia apoia vaga para Índia no Conselho de Segurança da ONU

Posted by

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Dmitry_Medvedev_in_India_4-5_December_2008-13.jpg

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse nesta terça-feira (21) que apoia a reivindicação da Índia por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o que pode representar uma pressão diplomática sobre a China, rival regional dos indianos.

Medvedev declarou seu apoio nem entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, no início de uma visita de dois dias à Índia.

A Índia tenta uma vaga no Conselho de Segurança – o principal órgão da ONU – refletindo sua importância econômica e demográfica.

Outros países emergentes, como o Brasil, também reivindicam sua inclusão como membro permanente do Conselho, propondo sua ampliação.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes com poder de veto – Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos -, além de dez membros rotativos e sem direito a veto.

A China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana, bem como a uma reforma mais ampla do conselho, principalmente por entender que esse movimento poderia incluir o Japão, outro rival regional do gigante asiático.

Fonte: R7

18 Comments

shared on wplocker.com