Dilma formaliza convite e Patriota assumirá Itamaraty

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2CA3/65D0/012C/ADDB/B9D6/3875/patriota_galeria_grande.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou formalmente nesta quinta-feira mais dois aliados para sua equipe. O embaixador Antônio de Aguiar Patriota, que se reuniu com a futura presidente, aceitou assumir o Ministério das Relações Exteriores, segundo uma fonte.

Dilma reuniu-se com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pela manhã e o convidou para ocupar a chancelaria brasileira.

O convite foi aceito. O embaixador tem larga experiência internacional e já ocupou o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Fernando Pimentel, do PT de Minas Gerais, também se reuniu com Dilma na residência oficial da Granja do Torto, e recebeu o convite formal para ser o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Amigo pessoal de Dilma desde a adolescência, é mais um dos aliados que foi derrotado nas eleições de outubro e fará parte da equipe da nova presidente.

Após um difícil acordo construído com o PMDB, ele abriu mão de disputar o governo do Estado e concorreu ao Senado. Mas, não teve votos suficientes para vencer o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que venceram as eleições para as vagas.

Com a escolha, Dilma muda o perfil de comando nessa pasta em relação ao governo Lula.

O atual presidente preferiu sempre nomes mais ligados à indústria ou mesmo industriais para o posto. Pimentel é economista, mas sua carreira sempre esteve mais ligada a temas políticos do que econômicos.

Nota do Editor

Dilma Já deixou claro que não concorda com tudas as posições do Brasil referentemente ao Irã e aos Estados Unidos.

A saída de Amorim pode, digo pode demonstrar uma guinada nas relações internacionais do Brasil, porém, alguns analistas dizem que a entrada de Patriota não alteraria significativamente o posicionamento brasileiro.

E.M.Pinto


Fonte: Folha

20 Comentários

  1. No momento só nos resta aguardar! EXISTE MUITA ESPECULAÇÃO a respeito dos indicados por Dilma, mas só o tempo dirá que caminho o novo governo ira seguir !

  2. Notem como ela vai escolhendo figurinhas do agrado dos EUA…Palocci com bons serviços prestados ao FMI e BIRD,esse bom interlocutor ai encima e a possibilidade da permanencia do polivalente reboloso sorridente trairabóia Jobim o agente tripo.E pra fechar com chave de ouro em tão nobre composição Moreira Franco para assuntos extrategicos.Assim ja é demais e não tem estomago de avestruz e nem furingo de pato que resista ufaaa coração de Brasileiro não bate,apanha e o saco é de aço inoxidavel.Botemos bandeirinhas estreladas nas janelas para saudarmos os dois NAes banheirões sucatas e o vespão que pra eles tanto faz repassar algo porque ja é mais que conhecido.Mas eu sou Brasileiro e não desisto nunca e sei que tem algo in natura sem efeito colateral um supusitorio gigante de maracujina.

  3. Eu espero que não mude muita coisa, pois a política externa brasileira teve conquistas muito importantes.

    pelo o que conheço do Patriota, pelo o que pude ler dele nos jornais e sites, a política externa brasileira independente e soberana continuará.

    abraços a todos

  4. Já esta no governo da Dilma, dois chefe de quadrilhas que ja afudaram esse país, Collor e Antônio Palocci. Fora os laranjas é mensaleiros.

  5. Tudo indica,que nesta equipe, haverá poucos profissionais no ramo das pastas dos ministérios da Dílma,dando margens a problemas originais do governo atual,citando uma delas;a famigerada corrupção ,e com o PMDB,…..meeeeu Deus!

  6. É simples o que ela disse antes das eleições que buscarias os melhores para comporem seus ministerios o que vemos é o de sempre.Apos as eleições as batalhas das cologações lutando por espaços e melhor fatia do queijo publico.Ou ela sede a festança das Ratazanas ou eles de pirracinhas começam a boicota-la.Quando o Brasil realmente sera um pais serio?Sera que ainda não nos tocamos que o banditismo se instalou em nosa sociedada em todas as camadas e facetas?Ate quando vamos aturar tudo isso e ainda vermos nosso povo iludido e cada vez desigual?O que sera preciso para mudar tudo isso?Guerra civil?

  7. Bom,vamos esperar para ver o resultado.. Acho muito cedo para dizer que a “entrada de Patriota não alteraria significativamente o posicionamento brasileiro.” mais só com o tempo veremos a verdade.

  8. Tendo em vista recentes declarações da presidente leita Dilma, que classificou como um “erro” a vergonhosa abstensão do Brasil no voto a uma resolução que condenava os abusos nos direitos humanos cometidos pela teocracia fascista medieval iraniana e outros países, a impressão que fica é que nossas relações exteriores serão mais pautadas por pragmatismo e aumento do comércio exterior nacional do que por posições ideológicas furadas e obsoletas. É um bom sinal

  9. Tireless… nossa política externa tem privilegiado o comercio exterior e tem lá as posições que eu não gosto, mas de fato está fazendo barulho e aparecendo, que convenhamos não iria aparecer em nada sob a vassalagem de alguém…

    Veja bem se o “erro” que a Dilma falou na “abstenção” seria mudado para uma posição que você considera interessante… acho que jeito que vc curte as paradas de sucesso do bonde do tio sam… O dilmão do caminhão ia estar na mesa do porteiro do prédio ops! digo Ahmadim meu bródi!

  10. Ps..:: tem que tirar o prof. Samuca do MRE, porque o sr. Celsinho terninho de tergal 2 o retorno dos que não foram não fará nada enquanto diplomatas continuarem se formando a luz de doutrinação na saída do Rio Branco…
    Ah… isso vc também ia achar “um barato” tireless…

  11. Amigo Luiz:

    Não defendo vassalagem e sim coerência. Pau que bate em Francisco também bate em Chico.O problema é que o Brasil se abstém ou vota contra em resoluções desfavoráveis à Irã, Venezuela, etc mas vota entusiasticamente a favor quando a resolução é contra EUA ou Israel, por exemplo, o que revela o caráter altamente ideológico das nossas atuais relações internacionais. Se é para condenar por abusos contra os direitos humanos, que tal condenar sem distinção EUA, Irã, Israel, Venezuela…isso sim é coerência.

  12. Ps: gosto do seu avatar amgo Luiz. O Mirage 4000 era um projeto extremamente promissor, pena que a Franção não o adquiriu para o Adlair e ele teve de competir sem apoio contra o F-15

  13. Realmente amigo Luís….seria interessante remover o Prf. Samuca do MRE, realmente seria um fim na doutrinação histérica…

  14. TIRELESS…Interessante mesmo seria dar-mos um fim nessa REPUBLICA DE RATAZANAS e instituirmos o parlamentarismo ou ate a monarqui-parlamentarista e ainda acabarmos com previlegios,imunidades,estabilidade publica,regulamentação de soldos e o mais importante TORNARMOS TODOS OS ATUAIS POLITICOS INELEGIVEIS.

  15. 1maluquinho, nisso você tem o meu apoio, considerar que está república está falida e viciada. Que chegou o momento de buscar um outro sistema igualitário. O Resurgimento do Brasil, deixar que estas atitudes republicana permaneça como está, não é mais aceitável, se previlegiando-se do Estado, e que vai levar centenas de anos, para que isso mude.
    O Resurgimento do Brasil, só vamos conseguir fazer a revolução necessária se garantirmos o nosso desenvolvimento, sem depender dos estrangeiros, ou mesmo não mais passar vergonha em relação a buscar um assento no CS, que não serve para nada apenas para as hegemônias dominantes desde a Segunda Guerra Mundial, aos iludidos, que acreditam que o Brasil tem força ou é respeitado nas suas decisões, tomando as suas atitudes como se fosse da população que não conhece ou não tem o menor interesse por política externa. Porque o GF não resolve nem os problemas internos, e querer resolver os problemas externo. Chega de amadorismo, de empreguismos de companheiros, que não conhece ou não sabe o que esta fazendo. Exemplo colocaram um advogado para administrar o Ministério da Enérgia. Pergunta pra ele oque é resistores, oque seria associação em série, associação em paralelo.
    A revolução para colocar pessoas dignas no comando do Estado do Brasil, já passou da hora, acredito que o sistema parlamentarista é o melhor para a população do Brasil, ficarmos esperando um novo plebiscito e vamos levar séculos.
    A revolução do Resurgimento do Brasil.

    P.S: Não dúvida que eles estão decrinando não, eles estão aí e tem muita força, só vai depender de como eles vão sair desta situação, é só depende deles mesmos, eles já sairam de muitas. Não dúvida disso.

  16. Creio que cansamos de sermos enganados e a ultima enganação esta ai na berlinda.Aqueles que a todos apontavam e a todos culpavam agora alforriados habitam felizes no capitalismo com ideias de um socialismo internacional que so visa ideologia e favorecimento de companheiros externos.A grande cagada foi a proclamação da republica e o pai da Republica das Ratazanas não é civil é militar e chamasse Deodoro da Fonseca perna fina e bunda seca e de la pra ca o que vemos são grupos ideologicos com afinidades encomum que se beneficiam a si proprios e a seus diretos e indiretos.Não tem como mais nos iludirmos com nada.De tantas enganções e faz de conta aprendemos a discernir e ver profundamente.Como afirmei em um post não interessa a aquele que domina que venhas a ter o conhecimento pois o mesmo lhe traz a emancipação e ela a independencia.Durante varias decadas nosso povo foi privado do conhecimento e doutrinado midialiticamente e ate no modelo atual de ensino para ser compassivo e serviçal do sistema.Esta situação esta ficando insustentavel e hoje mesmo com o pouco interesse todos ja estamos nos tocando da realidade.Alem de estarmos divididos politicamente e as urnas provaram isso com tres fortes tendencias hoje nossos soldados não são mais robos sem cerebros capazes de executarem suas proprias mães para agradar a quem lhes adornam eles compreendem que comando errado não se executa e embora não se manifestem publicamente se percebe que entre eles tem a maioria que se sensibiliza com o povo e uma minoria que ainda raciocina como nos anos 50,60 e 70.Chegara um momento em que se havera um consenso para tornar esse pais realmente justo e igual para todos ou o pau vai cantar redondinho e se isso acontecer jamais a humanidade se esquecera deste horrivel evento.Quando o povo sair para as ruas junto com nosos soldados não se tera mais oportunidade para dialogo e tudo e todos que destoarem do coletivo vão para a pira da depuração.

Comentários não permitidos.