Defesa & Geopolítica

Dilma formaliza convite e Patriota assumirá Itamaraty

Posted by

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2CA3/65D0/012C/ADDB/B9D6/3875/patriota_galeria_grande.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou formalmente nesta quinta-feira mais dois aliados para sua equipe. O embaixador Antônio de Aguiar Patriota, que se reuniu com a futura presidente, aceitou assumir o Ministério das Relações Exteriores, segundo uma fonte.

Dilma reuniu-se com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pela manhã e o convidou para ocupar a chancelaria brasileira.

O convite foi aceito. O embaixador tem larga experiência internacional e já ocupou o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Fernando Pimentel, do PT de Minas Gerais, também se reuniu com Dilma na residência oficial da Granja do Torto, e recebeu o convite formal para ser o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Amigo pessoal de Dilma desde a adolescência, é mais um dos aliados que foi derrotado nas eleições de outubro e fará parte da equipe da nova presidente.

Após um difícil acordo construído com o PMDB, ele abriu mão de disputar o governo do Estado e concorreu ao Senado. Mas, não teve votos suficientes para vencer o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que venceram as eleições para as vagas.

Com a escolha, Dilma muda o perfil de comando nessa pasta em relação ao governo Lula.

O atual presidente preferiu sempre nomes mais ligados à indústria ou mesmo industriais para o posto. Pimentel é economista, mas sua carreira sempre esteve mais ligada a temas políticos do que econômicos.

Nota do Editor

Dilma Já deixou claro que não concorda com tudas as posições do Brasil referentemente ao Irã e aos Estados Unidos.

A saída de Amorim pode, digo pode demonstrar uma guinada nas relações internacionais do Brasil, porém, alguns analistas dizem que a entrada de Patriota não alteraria significativamente o posicionamento brasileiro.

E.M.Pinto


Fonte: Folha

20 Comments

shared on wplocker.com