Portugal sonda Brasil sobre compra de títulos da dívida

http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/files/2008/06/ilustra1506.jpg

Sugestão: Eduardo Nicácio

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

Em momento de dificuldades financeiras, a ex-metrópole bateu às portas da antiga colônia em busca de investidores interessados nos títulos da dívida pública. O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, reuniu-se ontem com Guido Mantega (Fazenda) para sondar o apetite brasileiro pelos papéis.

“Falei com Mantega sobre o relacionamento comercial e os investimentos, quer de empresas brasileiras ou de empresas portuguesas no Brasil. Também falamos da possibilidade de investimento por parte de brasileiros na dívida pública portuguesa”, afirmou Santos.

Ao fim do encontro, ele não comentou a receptividade do ministro brasileiro à proposta.

O ministro português ressaltou o fato de a economia brasileira ser considerada estratégica para o seu país, que passa por crise de confiança nos mercados em razão de sua dívida e de seu deficit altos.http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:QRP_xNi9mAv_YM:http://img.photobucket.com/albums/v642/Seven2005/Diversos14/BANDEIRAS_PORTUGAL_BRASIL.jpg&t=1

“Estamos fazendo um esforço de diversificação para fora da Europa, e com certeza o Brasil é também um mercado que devemos explorar.”

Nota do editor

Falta uma coisa para a Europa por em prática o seu discurso de globalização, a abertura e quebra de suas barreiras protecionistas. Portugal é um claro exemplo dos efeitos danosos do protecionismo europeu, faz pelo menos 8 anos que o Brasil tem sucessivamente sem sucesso tentar pentrar no mercado europeu e inclusive esta proposta agora sondada por Portugal já havia sido feita pelo Brasil, mas foi negada.

Os efeitos são estes, China e Rússia estão entrando pela porta da frente, o vazio está sendo ocupado por estes dois países que agora que além de se tornarem credores cada vez mais vorazes dos europeus, adiquirem títulos da dívida pública das nações européias e o efeito é irreversível.

O Brasil chegará tarde, os EUA estão correndo contra o tempo e o protecinismo europeu está sufocando o seu setor industrial, agrícula e financeiro.

Vamos ver onde isto vai acabar.

E.M.Pinto


Fonte: Folha

17 Comentários

  1. “…esta proposta agora sondada por Portugal já havia sido feita pelo Brasil, mas foi negada.”
    Deixa eles tomarem do seu próprio remédio!

  2. sinceramente acho que o Brasil devia aceitar e comprar muitos titulos europeus pois isso nos dara mais poder sobre esses paises pois esses titulos podem manipular “de certa forma” a economia desses paises fazendo com que o Brasil aumente seu poder sobre os paises europeu….

    ….e so pra resaltar o poder dos BRIC a russia e a china ja começaram a mostrar o seu poder e a comprar dividas da europa so falta o Brasil e a india entrarem de vez nessa caminhada….

  3. Deixa coisa alguma. Não podemos ser burros, temos mesmo que aproveitar a oportunidade e comprar os Títulos, oras. Aí sim eles irão provar do próprio veneno, serão nossa pseudo-colônia. Não podemos agir qual crianças e deixar a oportunidade de ter poder de lado.

  4. Na minha humilde visão de leigo eu penso que a diferença dos emergentes Rússia e China para o Brasil é que a RUSSIA esta ligada diretamente com a Europa por terra por isso fornece seu petróleo e gás a menor preço. A CHINA é o monstro clonador do mundo com seu cambio forjado é quase imbatível já o forte do Brasil é o setor primários principalmente agricultura e pecuária agora que desponta em outras áreas, é ai que estão os problemas, pois os europeus com suas seculares vocações agropastoris, por não conseguirem concorrer com o Brasil se utilizam do protecionismo.
    Então somos todos emergentes, porém com características diferentes ai é cada um por si.

  5. NA EUROPA NINGUÉM QUER TRABALHAR, MUITOS E MUITOS ESTÃO VIVENDO À CUSTA DO ESTADO. O COMODISMO SE INSTALOU NÃO HÁ CRIATIVIDADE, VONTADE ENFIM A EUROPA ESTÁ VELHA ACABADA, VIVO AQUI E BEM SEI.

  6. Agora ta na hora do Brasil exigir UE entra na OMC, por portugal ou eles aceitam ou se afudam de uma vez é pega ou larga.

  7. Alex, você acha que mais tarde Portugal vai resgatar esses títulos?? O Brasil tá em condições de jogar dinheiro fora, com tantos problemas, na educação, na saúde, no transporte, e a balança comercial já começa a dar sinal que as coisas não estão tão bem quanto o governo quer passar para o povo, basta ver a super valorização do real, é um fato que começa a preocupar. A China e a Rússia são situações diferentes do Brasil, o primeiro vai dominar mesmo aqueles países da Europa, já o segundo é um país que esta na Europa e tem muito para oferecer, no caso petróleo e gás, mas que vai cobrar caro, querendo mesmo a submissão dos europeus. Melhor o Brasil ficar longe deste balaio de gatos, e deixar os portugueses resolverem o seu problema sem o nosso auxilio.

  8. @gabriel lima
    .
    Comprar títulos pra adquirir influência geopolítica é maluquice. A primeira coisa – e no meu ver, a única coisa – que se tem de olhar na compra de títulos, é o quão lucrativo será o negócio. A situação da Europa meridional parece muito ruim; parece haver risco de insolvência e moratória por parte de certos países, especialmente de Portugal. Os juros do Banco Central Europeu já estão muito baixos. Isso quer dizer que a a taxa de retorno do débito desses países não é lá muito alta no momento. E ainda há que se olhar o perigo de uma desvalorização do euro frente ao real. Em qualquer desses dois casos – o de moratória ou o de desvalorização da moeda -, sérios problemos financeiros se abateriam sobre o Brasil caso ele invista em títulos de países da Eurozona; o país perderia uma soma muito alta em dinheiro, e a sua resistência à volatilidade externa desabaria. O Brasil tem uma tendência muito parva de querer ser se mostrar simpático a todo custo. Mas agora deve-se é controlar esse impulso e manter a distância desse tipo de negócios.
    .
    Um aside: com a desvalorização do dólar, também parece melhor retirar o dinheiro brasileiro do Tesouro Americano. Entre os grandes compradores do débito americano, vai haver em breve uma corrida para a porta de saída, e nenhum país quererá ser o último a sair por ela.

  9. Compra os titulos sim, mas com garantias. O BC Europeu, de fato a Alemanha, teria que respaldar a venda de titulos dos paises na corda bamba; Portugal, Irlanda, e num futuro proximo Espanha e mais distante a Italia.
    A Alemanha deve estar super arrependida de se meter com esses paises nas beradas da Europa.Desacopla o euro em duas moedas. Uma forte para a Alemanha e Franca e outra fraca onde os paises podem fazer uma desvalorizacao e sair do buraco com exportacoes. Portugal, Grecia e Irlanda estao num beco sem saida. Nao podem desvalorizar sua parte de Euro, portanto nao tem como competir com uma Alemanha ou ate mesmo com o marasmo frances

  10. otimo comentario o do editor. é provavel q os eua ea ue paguem caro pela prepotencia daq há alguns anos.
    tudo se dará agora daq pra frente.
    vai depender da evolução dos brics e pra nos do br.

    a depender, em alguns anos d fato nos tornaremos a 5 maior economia do mundo, e melhoras sao urgentes:
    edu, sau, seg deve ser prioridades para resultdos bons.

    abçs, fuiz.

  11. Otima oportunidade do Brasil comprar esses titulos e ser um pouco dona de Portugal! Se tivermos condições é claro! Mas que Portugal esta falida isso esta! A unica coisa que favorece em Portugal é a sua posiçao estrategica para importaçao e exportaçao de produtos! Imaginem aquilo la uma “pequena colonia” do Brasil um grande porto (ou melhor portão) de entrada pros nossos produtos para a europa e asia? Isso sim é muito interessante! Que o Brasil compre logo Portugal! Ja que ta em promoção LOL

Comentários não permitidos.