Defesa & Geopolítica

Helicópteros russos MI-171A1 vencem contrato no Brasil para execução de trabalhos na Amazônia

Posted by

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/001_mi_171preview.jpg

Os helicópteros multifuncionais russos Mi-171A1 de produção da Fábrica de Aviação Ulan-Udeque faz parte do holding Russian Helicopters, venceram o concurso da petrolífera nacional brasileira Petrobras para o direito de executar os trabalhos na região amazônica.

No concurso participaram várias empresas brasileiras de transporte aéreo que mostraram à Petrobras helicópteros das maiores empresas nesta área: Sikorsky Aircraft, Eurocopter e holding Russian Helicopters. No conjunto de características e relação qualidade/preço o vencedor do concurso para o direito de realizar trabalhos aéreos foi o helicóptero pesado russo Mi-171A1, apresentado pela empresa de transporte aéreo Atlas Taxi Aereo.

As partes acordaram sobre as especificações técnicas e condições de entrega para o Brasil do primeiro lote de helicópteros Mi-171A1 que consiste de dois helicópteros de transporte e que está marcada para 2011. No futuro serão considerados opções para aumentar o volume de fornecimento do Mi-171A1 e criar a longo prazo um centro de manutenção de helicópteros russos na base técnica da empresa brasileira.

“A Russian Helicopters está preparada para atender as necessidades dos nossos parceiros brasileiros em qualquer tipo de helicópteros. Em conexão com os planos da Petrobras que pretende aumentar produção de petróleo na região amazônica, a utilização do Mi-171A1 nas condições off-road se torna um fator importante na preservação do ambiente da floresta relíquia desta região única”, – disse o Diretor-Geral da Russian Helicopters Dmitri Petrov.

Os Mi-171A1 se tornaram os primeiros helicópteros civis de fabricação russa proferidos no mercado de aviação do Brasil. Mais cedo, em 2008, a Empresa Federal Estatal Unitária “Rosoboronexport” assinou contrato com o Ministério da Defesa brasileiro para fornecimento de 12 helicópteros militares, Mi-35M, produzido Rostvertol que pertence ao holding Russian Helicopters. Até a data de hoje no âmbito de contrato foram entregues seis helicópteros para a parte brasileira. Prevê-se que o último lote de helicópteros Mi-35M pode ser fornecido ao Brasil até o final de 2011.

O helicóptero Mi-171A1 obteve certificação no Brasil em 2005 e possui o certificado correspondente sendo este capaz de operar em condições climáticas adversas de dia e de noite. O Mi-171A1 pode transportar até 26 passageiros ou 4 toneladas de carga no interior da cabina, transportar carga externa de mercadorias com peso de até 4 toneladas ou ser usado para o transporte de 12 feridos, acompanhados por equipe médica, para a execução de trabalhos de busca e salvamento e combate a incêndios.

Fonte: Cavok

10 Comments

shared on wplocker.com