Defesa & Geopolítica

México pediu que EUA pressionassem Brasil contra presidente da Venezuela, diz documento

Posted by

http://1.bp.blogspot.com/_qVpY5yZicfY/SonZi0ACCZI/AAAAAAAAAKk/XgHUL0FjpiQ/s400/calderon-lula.jpg

O México alertou os Estados Unidos sobre o ativismo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na América Latina, e pediu que Washington comprometesse o Brasil para ajudar a freá-lo, de acordo com um documento da Embaixada dos EUA na Cidade do México vazado pelo site WikiLeaks e publicado no jornal espanhol El País.

Em outubro de 2009, a embaixada informou sobre um encontro entre Dennis Blair, então diretor Nacional de Inteligência dos Estados Unidos, e o presidente do México, Felipe Calderón, em que o governante mexicano “enfatizou que Hugo Chávez está ativo em toda parte, incluindo no México”.

Para o embaixador dos EUA no México, Carlos Pascual, o governo americano precisaria trabalhar e pressionar o governo brasileiro contra Chávez.

– Os Estados Unidos têm de estar prontos para comprometer o próximo presidente do Brasil.

O Brasil é “vital para conter Chávez”, disse Calderón, lamentando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido reticente em fazê-lo. De acordo com a correspondência, o próprio presidente do México relatou que estava tomando ações para diminuir a força de Chávez.

– O México está tentando isolar a Venezuela através do Grupo do Rio.

A comunicação relata que Calderón se mostrou especialmente preocupado com as relações da Venezuela com o Irã e com sua crescente influência na América Latina.

– Há um vínculo entre Irã, Venezuela, drogas, traficantes de drogas e assuntos relativos ao estado de direito.

No encontro, realizado na residência oficial de Los Pinos, Calderón disse acreditar que Chávez tenha financiado, em 2006, a campanha presidencial do esquerdista Andrés Manuel López, que perdeu as eleições mexicanas por apenas 0,05% dos votos.

Fonte: R7

13 Comments

shared on wplocker.com