LCA Tejas faz disparo inaugural do míssil ar-ar R-73

O jato de combate leve da Índia, LCA Tejas, realizou o primeiro lançamento real do míssil ar-ar Vympel R-73, alcançando um importantíssimo marco operacional da sua fase de teste.
O lançamento do míssil de curto alcance, guiado por infravermelho, foi feito do LSP-4 (exemplar de pré-produção), nas proximidades da Base Aeronaval de Hansa, da Marinha Indiana. O teste foi monitorado por outro Tejas, que gravou toda a seqüência de lançamento e transmitiu os dados em tempo real, via data link, para uma base em solo situada na região de Bangalore.

Vympel R-73

Em julho, o primeiro exemplar do Tejas naval fez o roll-out. Para permitir as operações embarcadas em porta-aviões, o exemplar, biplace, recebeu gancho de retenção e trem de pouso mais cumprido e reforçado. Os engenheiros também fizeram algumas modificações no nariz da aeronave para melhorar a visão para os pilotos. A previsão inicial era de que o Tejas naval fizesse seu voo inaugural até o final deste ano, o que não foi feito até agora. Em março, o primeiro exemplar de pré-produção fez seu voou inaugural em Bangalore, atingindo velocidade supersônica de 1.350km/h, tornando-se o segundo avião de fabricação indiana a quebrar a barreira do som. O primeiro foi o caça HAL Marut.

Fonte: Revista Asas

23 Comentários

  1. Não adianta o brasil nunca tera caças novos pessoal o fx2 nada mais e que uma farça enganosa para atrair um troxa que po enquanto esta sendo a frança mais em 2014 eles podem perceber por isso os russos não cairam nessa de fx2 ,negociando antecipadamente submarinos se não ficaria nessa situação que esta a frança que nem gaiato no navio

  2. Sinto invejas da ìndia, ousou, errou, corrigiu e aíh está o TEJAS; estão de parabéns. Eus espero q a EMBRAER de sinal de vidas e anuncie um caça BRASUCA, está passando da hora, P Ontem.

  3. farÇa ??? … deve ser uma tecnologia nova…rsrs
    inveja da india… com mais de 1 bilhão de habitantes e muitos abaixo da linha de pobreza… muda para lá…

    o nivel de comentários beira a insanidade com requintes de tiririca no quesito… escrita..compreensao…deve ser o tal custo Brasil…rsrs

  4. Xtrene acho que ao dizer inveja eles estão falando da capacidade de desenvolvimento e produção militar e não da vida que eles levam la, seu comentário foi exagerado mesmo.

  5. Xtreme disse:
    04/12/2010 às 14:55

    farÇa ??? … deve ser uma tecnologia nova…rsrs
    inveja da india… com mais de 1 bilhão de habitantes e muitos abaixo da linha de pobreza… muda para lá…

    o nivel de comentários beira a insanidade com requintes de tiririca no quesito… escrita..compreensao…deve ser o tal custo Brasil…rsrs

    Mais a diferença e que eles tem foguetes balisticos,tanques caças,
    fabricados nacionalmente e nois não devido ainda mais aos
    nossos politicos como senhor jobim que so aparece enrola enrola e enrola e nada exemplo a farsa fx2 que pegou um troxa frança veremos ate quando eles aceitaram o jogo do jobim 2014 ja vejo descontentamento frances com o fx2 farsa 2014

  6. ENQUANTO isso na moita debaixo dos panos a baesystem consigou ja saberemos em alguns anos o que esta sendo passado de tão poderoso para o maior projeto do mundo 40 navios patrulhas 2014 sera anunciado o que ja foi assinado um acordo com a bae system de forma a enganar os eua que impedem tudo o mesmo vem sendo feito pela fiat iveco nos blindados na moita a promessa e que seram mais poderosos que qulaquer um so brasil mesmo duvido

  7. Oh rogerio, se você é de Portugal, porque você não vai postar em algum blog da sua terra, não enche não cara, vai ser chato lá no quinto dos infernos.

  8. Já está na hora do Brasil ter um caçazinho super-sônico também!! Com o nohall brasileiro em eng. aeronautica ja era pra ter um!

  9. foi nada .. foi pertinente .. sempre que surge um topico.. citando avanço de determinado pais ..surge a turma da comparação.. do compra… do malha jobim e FAs.. falam o que não sabem.. fazem averbações absurdas… ah vou pro site do WikiLeaks ver a ‘piada’ do dia…rsrsrs

  10. Em termos de “defesa” e tecnologia militar avançada devemos sim termos inveja do indianos, já que eles estão muito na frente de nós.
    Quanto à qualidade de vida dos indianos, acho que todos estão equivocados. Se tiverem curiosidade de darem uma pesquisada básica verão que os indicadores sociais que apontam as desigualdades, a qualidade de vida e a distribuição de renda comparativa entre o Brasil e a Índia não são tão diferentes não.
    Com o agravante que o PIB da Índia é apenas 30% maior que o nosso, mas a população é quase 6 vezes maior, sem falar nos fatores geográficos, geopolíticos, históricos, culturais e religiosos.
    As diferença entre nos e os indianos chegam a ser desprezíveis para um dinamarquês ou um suíço.
    Infelizmente ainda temos que remar muito, já que nosso país “cristão”, abeçoado por Deus, sem terremoto e tsunami, e tendo como maior ameaça a Seleção Argentina de Futebol, ainda não tem condição de se achar muito melhor que a Índia de tantas mazelas.

  11. Seria bom se criassem um sucessor supersonico pro AMX.
    Ai poderiamos fabricar em larga escala, tipo 600 unidades desse AMX e umas 150 do Rafale pra soberania aerea.

  12. Carlos Augusto disse:
    04/12/2010 às 16:44

    Oh rogerio, se você é de Portugal, porque você não vai postar em algum blog da sua terra, não enche não cara, vai ser chato lá no quinto dos infernos.

    não so de portugal e apesar da sua falta de educação arrogancia de não peceber o paisinho que vivemos e que continuaremos sendo assim ate que o pais mude criticas as vezes e porque as coisas não vão bem e e necessario temos que parar com essa palhaçada so brasileiro com muito orgulho se nosso pais continua sendo decepção como os maravilhosos projetos ficticios tipo o fx2 ,3,4,5 o que seja

  13. Bosco

    correto o que voce disse mais eles tem uma vantagem de não ficarem de palhaçada no reaparelhamento exemplo fx2 a farsa
    eles desenvolveram foguetes,caças o que o brasil nunca leva adiante porque nossos politicos vivem de frescura pra que isso não precisa deixa pra la ninguem nunca atacara o brasil talvez pelo fato de ter algun acordo tipo o pais como toda a america do sul com exceção de venezuela pertencerem aos eua deve ser isso WikiLeaks
    talvez tenha essa informação

  14. Adriano medeiros disse Que inveja… Quanto nós aqui marcando passo concordo contigo so não enxerga os fanaticos por um pais enrolado como esse que ta crescendo desde epoca 1500
    ja ta na hora de ser um pais grande serio e importante
    pra começar sem palhaçadas na hora do reaparelhamento compre esse que e bem barato mais não e eficaz

  15. resumindo poxa eles tem um caça proprio e capacidade de fabricar e lançar seus proprios foguetes seja pacificamente para satelites como em ultimo caso se defender de paises hostis com ogivas nucleares coisa que o brasil não tem e fica so no sonho frustado

  16. cadu disse:
    05/12/2010 às 12:37

    As empresas brasileiras de aviação não fabricam juntas nem 10% dos componentes dos aviões da EMBRAER.
    Não fabricamos turbina nem aparelharem eletrônica.
    Acha que os EUA/Israel e países membros da Europa nos sederia tecnologia para um país em expansão econômica no mundo, como o Brasil de hoje?
    Ja mais fariam isso sem que tenhamos que fazer um acordo as escuras com eles.

  17. Bruno Rocha disse:
    05/12/2010 às 13:38

    cadu disse:
    05/12/2010 às 12:37

    As empresas brasileiras de aviação não fabricam juntas nem 10% dos componentes dos aviões da EMBRAER.
    Não fabricamos turbina nem aparelharem eletrônica.
    Acha que os EUA/Israel e países membros da Europa nos sederia tecnologia para um país em expansão econômica no mundo, como o Brasil de hoje?
    Ja mais fariam isso sem que tenhamos que fazer um acordo as escuras com eles.

    concordo plenamente foi bem pensada essa sua sugestão

  18. Sei não Oh! pelo que sei o Brasil vêem co-operando com eles a muito tempo principalmente na Africa do Sul, é também na área de misseis,como satélites é aviação, agora se por aqui não anda no mesmo caminho devemos perguntar aos políticos.

  19. Felizmente nosso pais é abençoado até nos paizes vizinhos que poderiam trazer alguma diferença a ponto de não resolvermos diplomáticamente! Necessitamos de uma força dissuasória real mas não temos tradição militar como os indianos e seus vizinhos! Então procurar reaparelhar e as vezes longe do foco e da pena dos jornalistas e uma solução até a opinião pública entender o que é transferencia fde tecnologia e onde ela vai nos auxiliar alem de mais fortes militarmente!!

Comentários não permitidos.