Defesa & Geopolítica

LCA Tejas faz disparo inaugural do míssil ar-ar R-73

Posted by

O jato de combate leve da Índia, LCA Tejas, realizou o primeiro lançamento real do míssil ar-ar Vympel R-73, alcançando um importantíssimo marco operacional da sua fase de teste.
O lançamento do míssil de curto alcance, guiado por infravermelho, foi feito do LSP-4 (exemplar de pré-produção), nas proximidades da Base Aeronaval de Hansa, da Marinha Indiana. O teste foi monitorado por outro Tejas, que gravou toda a seqüência de lançamento e transmitiu os dados em tempo real, via data link, para uma base em solo situada na região de Bangalore.

Vympel R-73

Em julho, o primeiro exemplar do Tejas naval fez o roll-out. Para permitir as operações embarcadas em porta-aviões, o exemplar, biplace, recebeu gancho de retenção e trem de pouso mais cumprido e reforçado. Os engenheiros também fizeram algumas modificações no nariz da aeronave para melhorar a visão para os pilotos. A previsão inicial era de que o Tejas naval fizesse seu voo inaugural até o final deste ano, o que não foi feito até agora. Em março, o primeiro exemplar de pré-produção fez seu voou inaugural em Bangalore, atingindo velocidade supersônica de 1.350km/h, tornando-se o segundo avião de fabricação indiana a quebrar a barreira do som. O primeiro foi o caça HAL Marut.

Fonte: Revista Asas

23 Comments

shared on wplocker.com