CIGS na batida do Sepultura

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (C I G S), também conhecida como Centro Coronel Jorge Teixeira, é uma organização militar sediada em Manaus, destinada a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros de selva, combatentes aptos a cumprir missões, de natureza militar, nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônicabrasileira. Seu nome é uma homenagem ao precursor do Centro, que se tornaria seu primeiro comandante, mais conhecido como “Teixeirão”.

São ministrados Cursos de Operações na Selva, em três categorias diferentes, além dos estágios militares e também para civis. Seu símbolo é a onça-pintada.

Para o melhor desenvolvimento dos trabalhos, o CIGS está estruturado em uma Divisão de Ensino, uma Divisão de Doutrina Pesquisa e Avaliação, Divisão de Alunos, uma Divisão de Veterinária, uma Divisão Administrativa e uma Base Administrativa.

Saiba mais sobre o CIGS clicando aqui

9 Comentários

  1. E ñ esquecer de dar aos n guerreiros bons equipamentos p q os mesmos possam fazer frente aos” inimigos cordiais” q se encontram em n fronteiras. Caças, , mt hellis, e emcarcações rápidas de ataque e desembarque , como as CB 90 ou melhores;p ontem.

  2. Bom pelo menos no quesito do Cigs eu fico muito tranquilo, pois não tem para ninguém. Esse é o melhor exército do mundo de selva, com um detalhe nunca um estrangeiro que cursou esse curso passou para a segunda fase. Isso é motivo de orgulho. Pena que só temos uns 17 milç soldados, precisamos de no mínimo 120 mil.

  3. Realmente são bons soldados, se são os melhores na selva, bem, isso é relativo, não sou pró-estrangeiros, pelo contrário, sou muito patriota, mas acho um exagero dizer que o CIGS é o melhor do mundo em guerra na selva. Seria mais sensato dizer que são bem adestrados em operações na selva, que são bons soldados de selva, etc. Nunca os militares do CIGS foram realmente testados em combate, e aproveitando a máxima futebolística: ‘treino é treino, e jogo é jogo’, acho que os colombianos têm os melhores soldados atualmente em operações de selva. Não esqueçamos que nossa tropa de guerra na selva foi instruída por oficiais americanos no início.

  4. O exército deveria honrar mais a si mesmo e incentivar o governo a investir em defesa, falando a verdade, é claro, que países ser armas não tem moral nenhuma e não merecem ser parceiros para nada, a não ser, para ser cobiçado e roubado.

  5. kkkkkk…acho que deviam evitar expor essa oncinha do C.I.G.S. aí diante das câmeras: sempre que ela aparece está numa atitude de indolência; ora tá bocejando, ora tá dormindo, com a barriguinha pra cima brincando…kkkkk…isso num é bom pra imagem dos nosso gerreiros de selva. Sou meio puritano nessa coisas. Aquele episódio que todos devem lembrar do PM dançarino, aquilo ali pra mim foi uma aberração e o cara deveria ser punido com expulsão da corporação; mídia foi que blindou ele. As relações públicas das FAs deviam ser mais cuidadosas ao liberar imagens relativas as Forças, e, no caso específico do C.I.G.S., se é pra exibir um bichano melindroso e bonachão melhor não mostrar nada, ou antes, talvez até criar uma escultura do felino em pose de imponência que teria até mais impacto.

  6. A questão e ae seguinte Seals Vs Sigs. Quem é melhor a tecnologia da USAF, ou há Audacia é a coragem dos Guerreiros de Selva da Amazônia, nunca se enfretaram portando é dificil definir um vencedor.

Comentários não permitidos.