As armas nucleares de Israel

Até agora, a Casa Branca não disse nada sobre as bombas atômicas de Israel e as armas químicas e biológicas do Egito.

Victor Gilinsky – Henry D. Sokolski
O recente acordo entre Estados Unidos e Rússia envolvendo as armas químicas da Síria deixou claro o que há muito tempo deve ser um fato óbvio: os esforços do presidente Barack Obama para fazer valer as normas internacionais que proíbem armas de destruição em massa no Oriente Médio envolverão Washington numa confusão diplomática e estratégica muito maior do que a discussão sobre o arsenal químico sírio.

O presidente Bashar Assad insiste que a finalidade do seu arsenal químico sempre foi para fazer frente às armas nucleares de Israel. Se a Síria de fato destruí-lo, o que será do arsenal de Egito e de Israel? Os Estados Unidos se calam estranhamente sobre o estoque de armas químicas do Egito. O Cairo aponta para Israel. Que, naturalmente, afirma ter suas próprias armas químicas para dissuadir Síria e Egito e não pretende se desfazer delas.

Uma manchete do diário israelense Haaretz, há alguns dias, dizia: “Israel inflexível quanto a não ratificar o tratado de armas químicas diante de vizinhos hostis”.

Esses três países também não aderiram à Convenção sobre Armas Biológicas e Israel não assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), embora mantenha um arsenal nuclear formidável, que, em breve, deverá se tornar tema central neste drama – os Estados Unidos gostem ou não.

Poder nuclear

Um obstáculo que os próprios americanos criaram tem impedido amplas negociações sobre armas de destruição em massa no Oriente Médio. Enquanto o mundo continua sua discussão eterna sobre a capacidade nuclear do Irã e a possibilidade de o país criar um arsenal atômico, dificilmente alguém nos Estados Unidos menciona o poderio nuclear de Israel.

Obama, como seus predecessores, finge que não tem conhecimento do fato. O tabu tem impedido discussões a respeito, tanto em Washington quanto no plano internacional, e desencoraja os EUA a pressionarem Egito e Síria para retificarem as convenções sobre armas biológicas e químicas. Porque, se insistir, imediatamente, serão levantadas objeções quanto à aceitação americana do arsenal nuclear de Israel.

O que sustenta essa atitude dissimulada é o mito de que os Estados Unidos se obrigam a esconder o fato de Israel possuir armas atômicas em razão de um acordo firmado em 1969 entre o presidente, Richard Nixon, e a primeira-ministra israelense, Golda Meir.

O objetivo de Nixon era conseguir o apoio israelense na Guerra Fria. Ele e Golda Meir viram a necessidade de desencorajar os soviéticos a fornecerem armas nucleares para seus aliados árabes. Se o arsenal nuclear israelense fosse revelado, haveria pressão por parte de Moscou. No entanto, as razões para os Estados Unidos continuarem calados não existem mais.

Todos sabem que os israelenses possuem bombas atômicas. Hoje, como principal efeito dessa ambiguidade, negociações regionais sérias sobre o controle de armas ficam muito mais complicadas.

Todos os outros países da região aderiram ao TNP, mas há questões que ainda não foram solucionadas. Em 2007, descobriu-se que a Síria estava construindo um reator nuclear ilícito, que Israel rapidamente bombardeou.

Assad não permitiu até hoje que inspetores da ONU realizem uma plena investigação do local do reator destruído. E o Irã, aliado da Síria, é suspeito de desenvolver seu próprio programa nuclear para desafiar o monopólio israelense na área. Na verdade, muitos analistas acreditaram que a decisão de Obama de estabelecer uma “linha vermelha” proibindo o uso de armas químicas na Síria foi motivada pela necessidade de mostrar sua disposição a usar a força contra o Irã se o país avançasse com seus planos de fabricar armamento nuclear.

Mudança

O imbróglio explosivo deveria ser objeto de uma conferência internacional, decidida em 2010 por votação unânime dos membros do TNP, incluindo os Estados Unidos. No entanto, tal conferência jamais foi realizada, em parte por causa da ambivalência da Casa Branca sobre como ela poderia afetar Israel.

Em abril, o secretário adjunto de Estado encarregado dos assuntos de não proliferação e segurança internacional. Thomas Countryman, disse esperar que a conferência seja realizada ainda este ano. No início do mês, o chanceler russo, Sergei Lavrov, insistiu para que fosse determinada uma data para a conferência “o mais rápido possível”. Ele acrescentou que da reunião deveriam tomar parte Israel e Irã. A Rússia tentou inserir o encontro no acordo da semana passada, mas o secretário de Estado, John Kerry, resistiu.

Se Washington deseja que as negociações sobre armas de destruição em massa no Oriente Médio avancem – ou simplesmente para que os EUA não caiam no ridículo -, Obama deve começar a ser mais franco. O presidente não pode esperar que os países que participarem da conferência levem Washington a sério se a Casa Branca continuar fingindo não saber que Israel possui armas nucleares, ou que Egito e Israel possuem armas biológicas e químicas.

Se a política de Israel neste campo é tão inflexível que é impossível mudar, Obama e o governo dos Estados Unidos precisam ser honestos quanto ao arsenal israelense e agir com base neste fato, para o bem dos EUA e de Israel.

Victor Gilinsky foi membro da Nuclear Regulatory Commission e é consultor na área energética.

Henry D. Sokolski trabalhou no departamento de defesa dos EUA e é diretor do Centro de Educação de Políticas de Não Proliferação.

Tradução: TEREZINHA MARTINO

 

Fonte: Estadão

84 Comentários

    • Uma coisa é um país possuir um arsenal nuclear para dissuadir inimigos bem maiores, outra é um país buscar armas nucleares para atacar outro. O arsenal nuclear israelense sequer é confirmado pelas autoridades locais, que sempre utlizaram-se de um política ambígua, não negando e sequer confirmando. O mundo apenas soube que Israel tem armas nucleares pela indiscrição do traidor Mordechai Vanunu, que felizmente foi capturado pelo Mossad e levado de volta para responder por seu crime.

      Outra coisa bem diferente é o caso do Irã, que possui umprojeto geopolítico muito claro de obter a hegemonia no Oriente Médio e que, para isso, busca obter armas nucleares seja para chantagear os países da região, seja para poder atacar Israel, que é um dos maiores obstáculos à consecução de tão nefando projeto.

      Sacou a diferença Rafa tapadinho?

  1. por LUCENA.

    .
    .
    .

    O pior de tudo isso é que Israel no passado,quis vender para o governo Sul-africano na época do apartheid a tecnologia que os israelenses obtiveram dos franceses.
    .
    E tem aqueles iludidos que acham que Israel irá seriamente abdicar completamente,as sua armas químicas…Hahaha…o quê eles fabricaram e estocaram de armas químicas..Rsrrs..
    .
    Aliás,nem precisa estocar já que o parque industria químico de Israel por si só é um baita de um arsenal químico…rsrsr..é só reativar uma de suas dezenas linhas de produção em uma de sua fábricas ou então pedir uma mauzãzinha do tio Sam, que tão maquiavélico quando os tamulistas neo-nazistas.

  2. Em tempo…

    Prevejo algum monoargumento logo abaixo tapando o sol com a peneira e querendo colocar o Lula, o PT e o Foro de São Paulo na conversa com o objetivo de desviar o foco da safadesa sionista…..

    • “o objetivo de desviar o foco da safadesa sionista”

      Outro dia perguntei ao pé de Cão, e não tive resposta, agora pergunto a ti Rafael:
      Es anti semita ??

      • por LUCENA.
        .
        .
        .

        Pulguento,o que é semitas,no sentido etimológico e religioso para você…?
        .
        Para o teu governo,(tio Sam);hoje o país que mais pratica e vive praticando abertamente o ati-semitismo,é os pais que é governado pelos tamulistas neo-nazista de sião…rsrsrs…… “uia” !….tamulismo rima com talibanismo…Heheheh

      • Um caga e outro vem lhe limpar o furingo (by 1maluquinho)… rsrsrsrsrsrs… ninguém lhe perguntou nada, lucenático… rsrsrsrsrs… deixe o supositron responder sozinho… apesar de ter menos de 50 em QI ele ainda é melhorzinho em raciocínio e tirocínio que vc… se é que vc saiba o que é tirocínio… rsrsrsrsrsrsrs…

  3. Israel já teve VÁRIAS oportunidades para utilizar seu arsenal nuclear e não o fez, mesmo quando os árabes quase os lançaram ao mar na Guerra do Yom Kippur em 1973.

    Quero lembrar: no começo daquela guerra Israel como Estado-Nação quase DESAPARECEU! E mesmo assim, atacados por INÚMEROS países e com uma desproporção de forças ESMAGADORA, a própria Golda Meir e seu ministro Moshe Dayan seguraram o uso de seu arsenal nuclear.

    Isso dá exatamente a medida de que o mundo pode confiar que Israel não fará mau uso de suas armas nucleares. Elas serão utilizadas apenas se Israel sofrer um ataque REALMENTE devastador com armas de destruição em massa, em retaliação.

    Entendam: Israel é uma DEMOCRACIA PLENA, com grandes divergências entre facções e ampla alternância de poder. A única coisa que une todos os israelenses é a sobrevivência de seu país. Numa democracia plena um governante não determina o uso de armas de destruição em massa sem consequências.

    Podemos ter a mesma confiança na utilização de armas nucleares pelos países do mundo muçulmano? Será que podemos confiar num facínora sanguinolento e que assassina em massa seu próprio povo como Assad para ter uma bomba atômica? Será que podemos confiar no instável Egito das seguidas ditaduras militares e agora com a Irmandade Muçulmana tomando o poder? Podemos confiar na Teocracia Iraniana, que prega a destruição de Israel?

    É claro que não. Essa é a diferença essencial.

    Saudações.

    • por LUCENA

      .
      .
      .
      “(…)Isso dá exatamente a medida de que o mundo pode confiar que Israel não fará mau uso de suas armas nucleares (…)”</b
      .
      Vader
      .
      .
      Esse não é o Israel das bombas químicas de fósforo branco que fora jogado,em uma cidade de desvalidos;não é o Israel da bombas de fragmentação, que transformou um vilarejo inteiro em carne moída no Líbano;do Israel que manda tratores derrubar casas na Cisjordânia para que haja mais colônias judaicas,que impede que palestinos tenham acesso a água;do Israel que faz chantagem com a vaca-sagrada,que dá prejuízo ao cidadão americano comum;….tec,etc,etc…más afinal,é o Vader,não é mesmo…Hahahahha
      .
      .
      .
      Aqui há aqueles que defende a bandeira brasileira,aqui vocês não vã queimá-la sem resistência como vocês fazem,rotineiramente,constantemente e gratuitamente.
      .
      Aqui tem brasileiro !

      .

      • Cidade de desvalidos na Faixa de Gaza?

        Quanto à Guerra do Líbano, todos os lados cometeram atrocidades, inclusive seus amados comunistas, que entre outras gracinhas castravam os fiéis muçulmanos, fossem eles sunitas ou xiitas. Ninguém pode acusar Israel de nada ali.

        A questão palestina é complicada mesmo, mas os palestinos só irão conseguir alguma coisa saindo de sua posição intransigente, decretando o fim da Intifada e negociando com Israel.

        Agora, isso tudo NADA tem a ver com o uso de armas nucleares por Israel. Israel já mostrou que se pode confiar nele. Outros países com histórico bem menor de ataques sofridos não tem nada a falar de Israel neste quesito.

      • “…todos lados cometeram atrocidades, inclusive seus amados comunistas, que entre outras gracinhas astravam fieis muculmanos, fossem eles sunitaa ou xiitas. Ninguem pode acusar Israel de nada ali…” Primeiro, Israel e a causa direta. imediata, da presenca de palestinos no Libano. Os palestinos que se refugiaram no Libano e em outras partes do Oriente Medio, sao palestinos que foram forcados a abandonar a Palestina, terra onde viviam por uns dois ou tres mil anos. Os chamados israelitas nao sao povos do local. Sao europeus que foram convertidos ao Judaismo. Nao foi um retorno de um antigo povo a sua terra natal depois de 2 mil anos. A maioria da populacao judia que vivia na Palestina no periodo Romano viviam no campo, Trabalhavam na terra. Esse pessoal nao abandonaram a terra. Nao havia necessidade. Quem abandonou a Palestina, ou Judeia, foram a elite, gente urbana. uma minoria. Foram para o exterior, e prozeletizou a sua religiao nos paises onde foram viver. Os europeus que se converteram ao judaismo foram perseguidos pelos cristaos e verdade, mas isso nao tem nada haver com os palestinos, que se converteram ao mulssumano nos seculos VII e VIII. Os europeus brigam entre si, nao se toleram, e vao a Palestina expulsam seus residentes e estabelecem um pais para aquela minoria que teve que abandonar Europa. Isso foi o que ocorreu. E isso e a causa da guerra civil no Libano. Segundo, ainda na questao “ninguem pode acusar Israel de nada ali” Provavelmente as pessas mais jovens nuncas ouviram falar do Massacre de Sabra e Shatilla, quando o grupo falangista Gemayel dos Maronistas, que estavam sob a protecao do exercito israelense atacou um centro de refugiado palestino e massacrou centenas de individuos, mulheres e criaancas incluidos. A Comissao de Inquirito, estabelecida pelo governo israelita em 28 de setembro de 1982 para investigar o massacre de Sabra e Shatila, concluiu que os falangistas Gemayel foram os responsaveis direto pelo massacre e que a Israel cabe uma responsabilidade indireta. Mas que ao comandante das Forcas Armadas de Israel na epoca, o General Ariel Sharon, cabe responsabilidade pessoal sobre o massacre, uma vez que permitiu que os falangistas invadisse o centro de refugiado palestino, sabendo que isso iria ocasionar o massacre. Terceiro, “comunistas castravam mulssumanos..” Primeira vez que ouvi essa estoria. Ate parece aquelas lendas que diziam que Cristao comiam criancas nos tgempos de Nero, ou que Judeus faziam a mesma coisa nos dias nao muito distante. Interessante neste aspecto e que o jornal norte americano, New York Times, numa materia sobre o partido comunista libanes, publicada em 04 de marco de 1987, com o titulo “COMMUNIST PARTY IN LEBANO HURT” nao menciona esse assunto. Ao contrario diz o artigo que os comunistas estavam sendo dizimados, massacrados tantos pelos mulssumanos sunitas, xiitas, maronistas e pelos governos do Libano, Jordania e Iraque. O jornal diz textualmente que os fundamentalistas acreditam que os comunistas devem ser extirpados, eliminados..”que a direcao de partido e muitos militantes foram assassinados ou desapareceram..Nenhuma palavra sobre comunistas em condicao de apreender mulssumanos, tortura-los ou mesmo castra-los.

      • Nossa, que comentário looooongo, infelizmente, como de hábito nesses casos, tive que fazer “leitura dinâmica” (li o começo e o final, rsrs – mas acho que não perdi muita coisa de seu loooongo arrazoado sobre quem chegou primeiro, Abraão ou Maomé…).

        Tovarish, quem me contou essa história dos comunistas libaneses foi um deles, refugiado no Brasil depois de desertar exatamente por conta de atrocidades desse gênero que ele tinha ordens de cumprir.

        E sim, o balaio de gatos na Guerra do Líbano era tão grande que ninguém ali se entendia: israelenses, sunitas, xiitas, maronitas, ortodoxos, capacetes azuis e comunistas.

        E sim também: os comunistas libaneses foram extirpados até quase o último homem no Líbano.

        Porque ninguém se entendia em nada ali, exceto em uma única coisa: comunista é a escória do mundo, e se for pego de arma na mão tem que morrer.

  4. Palavras do Vader

    “Cadê os sem vergonha fdp que diziam que Israel nunca assinaria nada, não importa o que os sírios fizessem?”

    pois é… quem em mais de 200 ogivas nucleares vai precisar de armas quimicas pra que ??

  5. Prezados,

    Ter ou não ter no final das contas importa muito pouco.

    Israel jamais utilizaria essas armas em um primeiro instante, pois tem consciência da recíproca…

    Por tanto, para os Israelenses, uma arma nuclear é uma “doomsday weapon”; a arma do juízo final. É somente para ser utilizada quando tudo o mais está perdido…

    Mesmo armas nucleares táticas, que poderiam ser utilizadas para conter grandes ofensivas, ainda representam um risco para Israel ( mesmo que tenham um poder destrutivo menor ), pois utilização em território alheio seria prontamente percebida, e utilizar uma arma como essa próximo de seu pequeno território é virtualmente um suicídio…

  6. Israel nao usou armas nucleares atomicas em 1973 por duas razoes. Uma nao teve necessidade. Conseguiu, sem muita dificuldade por meios convencionais, anular as vantagens que os Sirios e os Egipcios haviam adquiridos quando de surpresa atacaram Israel. Nao estou seguro se os arabes pegaram Israel desprevinido. Mossada sempre esteve infiltrada nos governos sirios e egipcios. Lembro me dessa guerra mas nunca fiz uma leitura organizada sobre ela em particular. Lembro que a euforia arabe durou pouco. De celebracao ao avanco arabe nas fronteiras siria e no Sinai ao panico quando o General Sharon cruzou o Nilo e conseguiu isolar o Exercito Egipicio que avancava em direcao a fronteira de Israel. Temia-se os arabes que Sharon iria conquistar Cairo. Dai os sovieticos fazerem pressao aos Estados Unidos e estes forcaram Israel a entrar em concordarem em termi nar a guerra. A outra razao que Israel nao utilizou armas nucleares, foi a mesma razao que os EUA, com maior necessidade, nao serviu-se de armas nucleares para destruir Hanoi, durante a gfuerra do Vietnam. A presenca da Uniao Sovietica. O telefone vermelho que ligava Kremelin com a Casa Branca. Foi so depois da implosao da Uniao Sovietica no final da decada de 1980, em particular apos a primeira guerra contra Sadam, que os EUA perceberam que a Uniao Sovietica estava incapacitada de intervir militarmente para defender seus aliados. Dai a mudanca na politica norte americana na questao de armas nucleares. Os EUA podem usa-la se decidirem que e uma necessidade. Eles acreditam que estao em condicao de vencer uma guerra nuclear contra a Russia ou China ou os dois juntos.Israel nao comenta sua politica miliar de guerra nuclear. Mas creio que hoje eles sabem que a Russiaa nao e a Uniao Sovietica. Se for necessario poderao utiliza-las sabendo que Putim nao vai fazer nada mais que protestar vermente na ONU e nos jornais norte americanos.

    • JOJO o dia que Israel usar armas nucleares contra alguem tomara tantas outras que não sabera nem de onde vem.
      Qualquer tolo que ousar usar armas atomicas contra qualquer outra nação sera riscado da face da Terra e a meu ver so existe dois paises lunaticos capazes de tal idiotice a Coreia do Norte e Israel.O Irã busca apenas poder de dissuasão o que deveria haver para equilibrar negociações regionais.
      Apenas por Israel ser a unica potencia atomica regional a leva pensar que manda e decide sobre os demais.

    • Perfeita análise, caro JOJO… sem as costumeiras esquizofrenias que se vê por aqui, como acima… saudações…

  7. Se Israel tem armas nucleares então o Iran também possui o mesmo direito a essas armas dissuasórias.. e até nós aqui na América do Sul também adquirimos o direito de posse e devemos ter essas armas absolutamente… nosso país é uma democracia, tem economia maior a de Israel, o Brasil então tem o DEVER DE ALCANÇAR ESSE PODER DE DISSUASÃO IMEDIATAMENTE… se alguém tem nós também devemos ter, se um país NESSE MUNDO tem uma arma de destruição em massa, isso dá automaticamente o direito aos outros também, que possuam a arma mais potente também, pois no fim das contas, NÃO EXISTEM DEUSES NA TERRA, OU POVOS COM O DIREITO DIVINO!!

    O Iran conseguindo as armas nucleares levará ainda mais de década pra se equiparar à Israel numericamente e qualitativamente, e assim confronta-lo geopoliticamente na região… mas se um país na região possui armas de destruição em massa, é justo que outros também possuam essas armas, isso estabelece equilíbrio do terror e ninguém usará essas armas!

    Que ninguém tenha usado até hoje não GARANTE NADA DE NADA sobre o uso dessas armas em uma região, principalmente se for um só país a possui-las, assim, isso aumenta muito a possibilidade de armas nucleares em uma região, pois o que tem não vai querer que outros tenham e desafiem a sua potencia, vai tentar impedir, e pra isso usará todo tipo de jogo sujo, até mesmo usando as armas nucleares que outros não podem usar, mas ele sim!!

    Se Israel possui essas armas na região, bem então o Irã tem todo o direito de possuir armas nucleares também, os Aiatolás não são cretinos de atacar Israel com armas nucleares, seriam varridos do mapa rapidamente pelas centenas de armas que Israel possui e os USA também usariam algumas só pra garantir.. então o Irã mesmo possuindo essas aramas deveria ter uma quantidade numérica equiparável as de Israel pelo menos, e ainda temos que falar nos meios de lançamento e tudo mais…

    Não, se o Irã alcançar o poder das armas nucleares isso gerará um equilíbrio na região, o que reduzirá de forma drástica os conflitos regionais, e essa é a parte que Israel e USA não querem, não querem um que um país regional equilibre o jogo no Oriente Médio, perderiam demais com isso, perderiam décadas de domínio absoluto e passariam a um domínio equilibrado… TODO O RESTO É PROPAGANDA DE GUERRA, mais nada!

    E tomara mesmo que esse equilíbrio chegue rápido, a região do oriente médio precisa de um pouco de respiro, depois de décadas e décadas de guerras, ódios e violências variadas promovidos pelos USA e Israel pra dividir os povos locais e conquistar o petróleo, e com as consequências que todos conhecemos, milhões de CIVIS mortos, famílias destruídas em todos os países da região, milhões de crianças órfãs, milhões de CIVIS feridos e mutilados na inteira região, levaram a região a um nível de desgaste que só um equilíbrio do terror poderia pacificar.

    E guerras nucleares não acontecem de fato pela simples questão de que ninguém vencerá na realidade, ninguém sairia imune aos seus efeitos, por isso não existem riscos reais na questão do Irã possuir armas nucleares além do fato de equilibrar o jogo no Oriente médio, todo o resto é propaganda militarista ou retórica barata, nada mais!

    Valeu!!

    • Francoorp,

      Um Irã nuclear não é garantia de equilíbrio nenhum… Pelo contrário… A Península Arábica ficaria um caos. Os extremistas palestinos ( e outros ), acreditando que agora tem uma potência nuclear ao seu lado, se sentiriam ainda mais a vontade para lançar ataques em Israel; e mesmo outros países da região se veriam em risco ainda maior com extremistas. Ou seja, a violência tenderá a aumentar…

      E ainda pior: um Irã nuclear garantiria uma resposta ativa dos americanos, que certamente deslocariam armas nucleares através da USN para dissuadir os persas, em apoio aos seus aliados na região.

      Em resumo, o Golfo Pérsico viraria um verdadeiro hospício…

    • Francoorp,

      Quanto a capacidade nuclear… Qualquer país capaz de refinar urânio já possui a capacidade para constituir, no mínimo, um armamento de baixo potencial.

      Em suma, essa é uma capacidade que o Brasil já tem… Poderia, em teoria, construir uma arma nuclear em curtíssimo prazo…

      • Dizem que estamos dentro dos prazos pra produção inicial dos 6 meses uteis em caso de abandono do Tratado de Proliferação nuclear… rápido e dentro das regras internacionais caso o Brasil decida ser potencia militar real!!

      • Apenas lembrando: o uso da energia nuclear para fins EXCLUSIVAMENTE PACÍFICOS é cláusula da Constituição Federal (art. 21, XXIII, a).

        Alteração só por emenda constitucional. E isso se o Brasil denunciasse o TNP, o que o governo do PT, apesar da gritaria contra da PeTralhada, jamais teria culhões pra fazer.

      • Obvio que tem que alterar a CN… mas não é questão de PT… A MP Seria Aprovada pelo Congresso??

        Creio Que sim… Depois Vem o TNP… O Brasil pode fazer se quiser!!

        Depois da espionagem USA e do cancelamento da viagem da Dilma, faltariam só dois passos… acabar com o servilismo da elite, o que ainda deve acontecer naturalmente nessa década, e depois sim o mais importante, uma ação violenta que comovesse a opinião publica, que fizesse o povo querer vingança e destruísse completamente décadas de propaganda de capachismo nuclear, o que é PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL DE ACONTECER ATUALMENTE!!

        Seria possível se tivéssemos inimigos mortais, se fossemos uma nação militarista com muitos inimigos externos pelo mundo, mas não temos, nem USA tem vontade politica pra “Fazer esse favor”, de fazer um ataque militar ou terrorista por aqui, alias nem ameaças desse tipo eles fazem, sabem que o brasileiro guarda rancor por ser latino!

        Então nenhum partido QUE EXISTE NO BRASIL vai ter a coragem (Colhões) de propor uma MP desse tipo, pois é impopular no momento em que não temos inimigos mortais ou nem fomos atacados ou ultrajados por nação estrangeira… ainda!

        Valeu!!

      • Poder pode, Franco… mas isso derrubaria toda a mascara brazuca de bom moço perante a comunidade internacional… duvido que os PETRALHAS mudem isso… não precisam e NÃO QUEREM… eles estão pregados nas veias do MAIOR FORNECEDOR DE MATÉRIA PRIMA DO MUNDO… pra que iriam querer problemas ???… eles querem mesmo é sugar, sugar e sugar o sangue do brasileiro e depois ir gastar em Miami… rsrsrsrssr…

      • MP? Que MP Francoorp, estou falando de Emenda Constitucional…

        E SIM, nenhum partido político do Brasil teria coragem de denunciar o TNP, até porque seria uma tremenda de uma burrice: simplesmente acabaria com as exportações brasileiras.

    • A diferença e que Israel e uma pequena nação, cercada de inimigos por todos os lados, que que não querem somente vence-los, subjuga-los e anexar território, mas sim dizima-los da face da terra ate o ultimo cidadão.

      Muçulmanos, com raras exceções, jamais vão aceitar coexistir com judeus sob o mesmo estado ( que o diga os cristãos que estão sendo decaptados na Siria ,Libano e paises no norte da Africa) o choque cultural e muito grande, e a intolerância prevalece.

      A luta de israel não e ideologica, mas sim por sobrevivência.

      • CAPA PRETA voce se converteu ao Judaismo foi ou esta comendo uma Judiazinha.
        Acorda amiguinho,Israel nunca existiu pois ela é espiritual e aquilo que voce ve no mapa foi a milenios invadido,tomado de outros póvos.Israel foi banida da Caldeia onde hoje é o Iraque e vagou milenios invadindo terras dos outros e promovendo genocidios e usam do nome de Deus para se fazerem de coitadinhos ou para pesuadir-nos.Aquilo la é um capeta em péle de ovelha.O proprio Jesus a repudiou.

      • Eu ou vi falar de alguem que concordaria contigo maluco, um tal de Adolf..

        E alguns indios também podem afirmar que este tal de Brasil, nunca existiu, foi inventado em 1500, e ai ?

      • A ironia é que no primeiro milênio de existência do islamismo, ambos judeus e muçulmanos se davam perfeitamente bem. Os ódios mútuos só começaram com o ataque católico, durante as cruzadas.

      • Mas os medievais catolicos das cruzadas eram induzidos pelos rabinos Judeus que sorriam para lideres Mulçumanos porque se borravqam de medo q1ue eles retomassem suas terras.

      • Os medievais catolicos impediram na idade media, que hoje suas familiares tenha que usar burca e coram o risco de serem apedrejadas em praça publica.

        E a vc maluco, de exercer seu direito constitucional de ser ateu, gnostico, macumbeiro ous seja la o que for, sem ter o risco de ser enforcado por isso como no irão ou Arabia Saudita.

      • Boa… bem na veia bostérica do macumbeiro atoa maluco… rsrsrsrsrsrs… ele parece que gosta…

      • Pesquise sobre Constantinopla, e os mais de 2 milhões de cristão que deram suas vidas para deter o sanguinolento avanço do Imperio Otomano.

      • Cara o que tu entende de historia ? A meu ver nada ! Se entendesse saberia que quando Arabes pisaram mna Europa Europeus usavam roupas de saco,cagavam e não limpavam as bundas.Suas arquiteturas eram toscas.
        Um Arabe da epoca diante um Europeu era um ser a trocentos anos luz adiante tal o grau de requinte,desenvolvimento e cultura.
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Não foi na Guerra dos Seis Dias, foi na do Yom Kypur, quando os árabes atacaram de surpresa e sem aviso algum, em pleno feriado nacional mais importante de Israel, quase jogando os israelenses no mar.

      Qualquer país do mundo que se prezasse teria feito o mesmo…

  8. para defender israel os sionistas do site vem correndo
    brasileiros vocês percebem como as palavras deles sobre israel sempre é suave ,
    contra o brasil eles falam mal e colocam vários nomes pejorativos
    são um bando de sionistas que tem que ser combatidos em todos os sites de defesa aonde essas turminhas de vira-latas se instalaram

    • PÉ DE CÃO e quando não convencem e não conseguem justificarem indagações vem logo com o papinho de virgenzinhas indignadas diante do pupito dizendo que Israel é luz do mundo e usam o nome do Altissimo.
      Se Israel segue algum Deus este Deus é Satanáz.

    • Vcs propõem o que para Israel ? o exterminio de todo o povo israelense ?

      Desçam do muro, e falem logo com todas as letras.

      • Eu quero que todo aquele que não aceita multiplicidades e que não reconheça direitos para todos vão para o inferno meu caro e cago e ando sobre a nacionalidade,historia ou religião do mesmo.

  9. Sobre os países árabes, fica a pergunta: Será que seus dirigentes querem ter bomba atômica, considerando as facções e dissidências internas presentes em seus países?

    • ANDRE BACHA qualquer um ter bombas atomicas hoje é ter um problema a gerenciar.
      Bombas atomicas hoje não passam de blefes diplomaticos e podem cairem em mãos erradas em qualquer lugar.
      Pesquisas recentes constataram que os maiores extremistas do planeta estão na ortodoxia radical Judaica e nas intransigentes denominações protestantes Anglas.
      Se Israel pode ter bomba atomica o Irã deveria tambem ter bombas atomicas para ter poder de barganha frente Israel.
      Jamais havera paz com diferenças de igualdades.Jamais havera entendimentos se ambos não cederem mas não com suas determinações e sim com mediação imparcial da comunidade de nações.Ou então Judeus,Arabes e Palestinos deveriam serem alocados para partes diferentes do planeta pois esta pendenga é milenar,faz parte da cultura,da historia e da espiritualidade deles.
      E o que o resto do mundo tem haver com isso ? No fundo ambos são merdas de uma mesma bunda.
      Então que se va as vias de fato e que se resolvam sozinhos sem nenhuma interferencia externa.

    • ANDRE em Israel tem extremistas muito pior que radicais Islamicos ou voce segrega tudo o que é de origem Arabe ou mulçumama ?

  10. Quanto a treta de alguns com israel, e simplesmente por antiamericanismo tacanho, eles não dão a minima para o Oriente Médio e sua geo politic, mas sim para quem e aliado dos EUA e quem e contra.

    Se fosse o contrario, Os EUA pró Irã e contra israel, eles se refeririam aos persas como os piores demonios do mundo oriental.

    Puro tesão incubado que sentem pelo Tio Sam, se gastassem esta energia co propostas e criticas para melhorar nossa nação, mas não preferem nos vender a China e seus gafanhotos, só para comemorar um risco na pintura do Cadillac geo politico Yank

    • Amiguinho CAPA PRETA se voce ou outros pensam a sim problemas de voces.
      A mim importa-me apenas o que fazem independente de serem esses ou aqueles.
      Qualquer idiota sabe que Israel nunca quis a paz e que sempre boicotou todas as tentativas e que os EUA apenas veem Arabes como poços de petroleo a serem conquistados.
      Não se engane,o maior aliado Arabe dos EUA,tambem maior produtor de petroleo e que tem uma monarquia totalitarista e radical contra o proprio povo se este simplesmente questiona-la.Mantem o poder na marra e com apoio Americano,tem a população mais radical e extremista dentre todos os Arabes e quando botarem as caras de fora dumas virarão inferno.
      Hoje a Arabia Saudita maior aliada Ocidental na região e que era a maior exportadora de petroleo para a Europa e os EUA esta exportando cada vez mais para a China que dentro embreve estara comprando quase toda sua produção e a India vem cada vez mais aumentando suas cotas de importações com os Sauditas.
      Então meu amiguinho os Vampiros terão unicas alternativas de energeticos na America do Sul e estes são controlados por governos que no teu pensamento e de outros são hostis aos amiguinhos né ! Certamente voce devera achar legal abocanharem o xisto Venezuelano e o gaz Boliviano.Talvez se alegre tambem que abocanhem o pré-sal afinal de contas os simpaticos amiguinhos que voces defendem ficarão fora dos campos do pré-sal.
      Então meu camarada ao que voce e muitos outros servem ? A suas ideologias politicas e pontos de vistas ou ao Brasil e os interesses do povo Brasileiro ?
      Com a palavra a esquizofrenia bostérica falida kkkk

      • Maluquinho, deixa de falar porcaria, a geração de petróleo por gás de xisto tornará os EUA auto-suficientes em energia já em 2020, e EXPORTADORES em 2030!

        Sem falar nas IMENSAS reservas descobertas recentemente no Alasca e no Canadá!

        E sem falar nas novas tecnologias que estão surgindo: só a fusão nuclear, se realmente for atingida até 2030, como previsto, irá tornar o petróleo em coisa do passado remoto!

        Vc acha mesmo que eles irão se dar ao trabalho de vir buscar óleo sulamericano, pra dar seu rico dinheirinho pra cucaracha turrão e brasileiro ladrão?

        Se liga parceiro, o mundo não gira em torno de nós…

      • Maluquinho pode falar porcarias, isso nao quer dizer que os prospectos da exploracao do gas de xisto vai tornar EUA uma nova Arabia Saudista. A bibliografia de textos que questionam a viabilidade do gas xisto esta crescendo. Bill Power, Cold, Hungry and in the Dark; Marin Katusa, no Casey Research, Does a Long Term-Natural Gaz DownTurn signal that Investor Should Exit?; Financial Times, Gas Group headed for large write-downa; F William Engdhal, The Fracked-up Shale Gas Bubble e America: The New Saudi Arabia?. Engdhal um especialista no assunto diz claramente que o Wall Street esta criando essa euforia sobre o gas xisto. Nao sou especialista no assunto, mas estou comecando ter minhas duvidas.

      • Bem meu caro, o futuro dirá, mas uma coisa que dá bem um sinal de que o que falei está correto é a paulatina mas constante retirada de tropas americanas do cenário do Oriente Médio, e seu direcionamento para outras paragens.

        O OM está deixando de ser vital para os EUA. E quando isso acontecer o mundo será outro.

      • Matou a Pau Maluquinho!!!

        Pocarias desse nível é bom escutar.. toda vez que alguém fala verdade os cachorros do império começam a latir… parecem que não querem a verdade nunca declarada!!

        E foi bem no Pré-sal, Xisto e Gás Boliviano também… existem questões incomodas!!

        E se eles não se incomodassem com os Boliviarianos e com a Petrobras, SE NÃO TIVESSEM INTERESSES QUE SÃO CONTRASTADOS POR GOVERNOS LOCAIS, não fariam tanta difamação e demonização na mídia vendia aos interesses de NY e Miami… quem nega isso é o verdadeiro cucaracha!!

        Obvio que vão defender os interesses deles por aqui, por isso tanta difamação contra bolivarianos e Petrobras… SE FOSSEM SERVIS AO IMPÉRIO E SEU INTERESSE, seriam SEMPRE elogiados PELA PROPAGANDA, e ainda ganhariam passeio em porta Aviões, com Direito a decolagem e aterrissagem grátis, e até um briefing na sala conferencia pilotos pra mostrar como tudo funciona, e ainda canapés e vinho da Califórnia… tudo como capacho gosta!!

        Valeu!!

  11. kkkkkkk as simpaticas escravinhas sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte e as virgenzinhas indignadas de Sião se rasgam de devaqneios.
    Um pais a beira do colapso total e que ve sua logistica de fontes de energias cada vez mais diminuindo se atira desesérado em um programa que é sua unica e ultima cartada XISTO e que se não der certo pode meter os dedos no rabo e rasgar cometendo Harakiri Baiano.
    Se a China e o Brasil parassem de comprar titulos da divida Americana implorariam para nos serem serviçais e terem como se alimentarem e se agasalharem no inverno.
    É muito mais emocionante quando o soberbo afunda na lama com o narizinho empinado pro alto kkkkk A agonia é mais demorada.
    Que quebrem,que passem fome,que se revoltem e se destruaam entre si,todas aqs vitimas do mundo ao longo de decadas gargalharão debaixo da terra kkkkk

    • Seu comentário é simplesmente asqueroso, pelo uso de palavras de baixo calão, pra não dizer racistas, mas vou me dar ao trabalho de tecer duas perguntas sobre o que presta dele:

      “Se a China e o Brasil parassem de comprar titulos da divida Americana” (…)

      1 – E porque não param meu caro?

      2 – E porque não vendem os que têm?

      Só isso só… 😉

      • Vader,

        Está muito mal informado o amigo…

        Já Começou tem 3 anos!!

        E agora já estamos discutindo até criar um Banco dos BRICS pra substituir o FED como emissor de moeda para reserva global e ainda os bancos centrais locais para a emissão de títulos de divida dos Países dos BRICS, e ainda investir no desenvolvimentos e infraestrutura os que comerciam com esses obviamente!

        Veja links abaixo:

        http://www.br.boell.org/web/137-1489.html

        http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130326_brics_dilma_rc.shtml

        Esta acontecendo AGORA E VAI FICAR AINDA MELHOR, assim que esses países trocarem a moeda de troca entre eles e entre todos os países com quem comerciam, dando uma nova possibilidade para o comercio mundial…

        E está acontecendo hoje, agora mesmo.. so vai mudar tudo de fato quando o mundo dentro das próximas décadas, e não séculos, for reduzindo seu comercio em Dólar por ter uma opção mais viável, e isso acontecerá em via definitiva, FIM DO DOLLAR como reserva internacional, FIM DA HEGEMONIA AMERICANA!

        E aí será de fato o fim do império como nós o conhecemos hoje… será passado de fato, mais um que se foi, como sempre!!

        E ESSA OPÇÃO MAIS VIÁVEL CHAMA-SE BANCO DOS BRICS, já articulando a fundação e terá inicio das atividades de contratos em cestas de moedas, que são as moedas locais dos países, como o nosso real comprando diretamente na Rússia e China e Vice-versa, SEM USAR O DOLLAR… O QUE JÁ É FEITO HOJE PELOS BANCOS CENTRAIS DO BRASIL, RÚSSIA E CHINA, em via de testes e com baixo valor nas trocas, próprio pra se fazer a fundação do banco dos BRICS… e ainda terá a emissão de títulos de divida para os países fundadores e participantes da cesta de moedas ou nova moeda de comercio e reserva internacional nos próximos anos…

        Mais links sobre o que os BRICS estão fazendo pra substituir o Dólar o mais rápido possível, e trabalhar mais unidos por um mundo mais MULTIPOLAR:

        http://www.brics5.co.za/

        http://www.brics-cci.org/

        http://veja.abril.com.br/noticia/economia/banco-de-desenvolvimento-dos-brics-financiara-infraestrutura

        A Aliança do Pacifico talvez continue capacho dos USA tendo somente dólares pro comercio internacional, mas os demais que fazem negócios com os países BRICS como os do Mercosul terão uma nova opção pra guardar reservas interacionais… AFINAL, por que acha que fazem tanta propagação midiática na imprensa escrava de Washington a favor da ALIANÇA DO PACIFICO, e tanta difamação e demonização ao MERCOSUL e ainda ridicularizarão aos BRICS???

        Obvio que se fosse do interesse dos USA a mídia vendida estaria elogiando tudo isso, e ainda pregaria como um novo milagre econômico, o que será de fato o BRICS e seu banco!!

        Só isso só… 😉

      • Pow meu caro voce vem reclamar que sou racista,segregador kkkkkkk
        Quando a peroba entra no rabo doi né mas nos dos outros é refresco.Vader voce é espião Yankee e para mimm merece credito nenhum porque eu amo,servi e reconheço incondicionalmente um unico Deus,uma unica religião e elas chamam-se apenas Brasil e a bandeira Brasileira.
        Tudo o mais para mim é adverso.
        Não sirvo a nada e nem a ninguem,somente ao meu Brasil e ao povo Brasileiro.
        Não curto espiões,trairas ou vendidos e nem bandidos tambem.

  12. Armas nucleares são desnecessárias. Existem bombas convencionais que, bem direcionadas, fazem estrago maior.

    Espalhe isótopos e césio 137 ou outro material radioativo, por vários setores. A evacuação é obrigatória, por dezenas de anos.

    O prejuízo econômico incalculável.

  13. 1maluquinho:CAPA PRETA voce se converteu ao Judaismo foi ou esta comendo uma Judiazinha.
    Acorda amiguinho,Israel nunca existiu pois ela é espiritual e aquilo que voce ve no mapa foi a milenios invadido,tomado de outros póvos.Israel foi banida da Caldeia onde hoje é o Iraque e vagou milenios invadindo terras dos outros e promovendo genocidios e usam do nome de Deus para se fazerem de coitadinhos ou para pesuadir-nos.Aquilo la é um capeta em péle de ovelha.O proprio Jesus a repudiou. === Numa coisa vc está certo, o filho de DEUS , o inefável YAVEH(YHWH) ,repudiou os descendentes de Abraão, vide Mat.27:51…p os judeuss e mt bom manter essa mentira de “povo escolido”…técnica nazista em repetir uma mentira…falou amigo.Sds.

      • GIANCARLOS.
        Embora o Cristianismo tendo saido do Judaismo é totalmente diferente para não dizer o inverso.
        Eles cultuam um Deus vingador enquanto nós cultuamos um Deus de amor.Eles cultuam um Deus de fogo enquanto nós cultuamos um Deus que é fonte eterna de agua viva.Eles cultuam um Deus de guerra enquanto cultuamos um Deus de paz.
        Aquele que não veio para mudar nada mas veio para juizo,não julgou ninguem e ao final mudou tudo.
        Esse povo que tem sua historia forjada com guerras e sangue nada tem haver conosco e são contra o deus que cremos porque Jesus é Deus que se fez carne para ensinar e servir de exemplo.
        Esses filhos das putas nos usam por seculos somente porque Jesus nasceu Judeu.

      • Até que enfim, algo tangível e verdadeiro… tava começando a achar que vc era maluco… rsrsrsrsrs…

  14. 1maluquinho:GIANCARLOS.
    Embora o Cristianismo tendo saido do Judaismo é totalmente diferente para não dizer o inverso.
    Eles cultuam um Deus vingador enquanto nós cultuamos um Deus de amor.Eles cultuam um Deus de fogo enquanto nós cultuamos um Deus que é fonte eterna de agua viva.Eles cultuam um Deus de guerra enquanto cultuamos um Deus de paz.
    Aquele que não veio para mudar nada mas veio para juizo,não julgou ninguem e ao final mudou tudo.
    Esse povo que tem sua historia forjada com guerras e sangue nada tem haver conosco e são contra o deus que cremos porque Jesus é Deus que se fez carne para ensinar e servir de exemplo.
    Esses filhos das putas nos usam por seculos somente porque Jesus nasceu Judeu. ==Nobre amigo, eu sou ISRAELITA e ñ israelensse, q quero mt q os judeuss saiam das terras ocupadas do Palestinos por acordo de respeito mútuo, os judeuss c sua teocracia de partidos religiosos, tem td o direito a existir , tem um certo escritor de origem judaica q diz q os judeuss atuais à mt tempo deixaram de ser uma raça,excetosos Árabes e os seus irmãos Palestinos…E q o meu , o seu o n DEUS amoravel JEOVÁ, o inefável e criador do meu sr.JESUS , o cristo, o ungido, dê juizo a td os envolvidos nessa pugna. Sds meu amigo.

    • So existe um Deus meu caro Giancarlos esse papinho de santissima trindade não existe é para enganar criancinhas.
      Assim como não existe tambem diabo,demonio.Outra mentirinha para justificar incapazes,pecadores,bandidos.
      Falando teologicamente Israel foi escolhida para tornar-se nação de sacerdotes e assim todos serem alcançados.
      Deus pegou o podre,o repudiado e pensou transforma-lo.Voce se quisesse convencer maior numero de pessoas não usaria transformar o odiado ?
      Acontece que a soberba subiu a cabeça e se acham superiores.
      Nenhum ser humano é especial ou digno do melhor pois somos todos pura carne,puro verme,invejosos,falsos e mentirosos.A perfeição é atribuição unica do Altissimo.
      Deus não precisa de mim nem de voce e nem de ninguem e sim todos precisam dele.Não é servido,não necessita de imundos e não se mistura com eles.
      Dizer que caira ouro dos céus e que tudo sera perdoado é o que todos gostariam de ouvir.Mas dizer que quem discerne perde direito de arrepender-se é incompreendido.
      Deus não tem casa de cambio,financeira e nem muito menos é servo.
      Do céu so cai chuva,pedras de fogo e gelo,aviões,satelites,helicopteros,bombas,misseis e mais comumente coco de passarinho.
      Assim como a politica nenhuma religião presta,ambas foram feitas por homens e servem apenas para condicionar e manipular homens.

  15. 1maluquinho:So existe um Deus meu caro Giancarlos esse papinho de santissima trindade não existe é para enganar criancinhas.
    Assim como não existe tambem diabo,demonio.Outra mentirinha para justificar incapazes,pecadores,bandidos.
    Falando teologicamente Israel foi escolhida para tornar-se nação de sacerdotes e assim todos serem alcançados.
    Deus pegou o podre,o repudiado e pensou transforma-lo.Voce se quisesse convencer maior numero de pessoas não usaria transformar o odiado ?
    Acontece que a soberba subiu a cabeça e se acham superiores.
    Nenhum ser humano é especial ou digno do melhor pois somos todos pura carne,puro verme,invejosos,falsos e mentirosos.A perfeição é atribuição unica do Altissimo.
    Deus não precisa de mim nem de voce e nem de ninguem e sim todos precisam dele.Não é servido,não necessita de imundos e não se mistura com eles.
    Dizer que caira ouro dos céus e que tudo sera perdoado é o que todos gostariam de ouvir.Mas dizer que quem discerne perde direito de arrepender-se é incompreendido.
    Deus não tem casa de cambio,financeira e nem muito menos é servo.
    Do céu so cai chuva,pedras de fogo e gelo,aviões,satelites,helicopteros,bombas,misseis e mais comumente coco de passarinho.
    Assim como a politica nenhuma religião presta,ambas foram feitas por homens e servem apenas para condicionar e manipular homens. === Nobre amigo, sou monoteísta, meu DEUS é o DEUS DOS deuses JEOVÁH ,o inefável, o criador do meu sr, o seu unigênito JESUS, o cristo, o ungido…Jesus tem quali// divinas + ñ é DEUS PALAVRAS DELES MESMO após ser ressucitado em João 21:17 e fianalizando 70 anos depois de já estar junto ao n DEUS JEOVÁH, ò inefável, em Rev./Apocalipse 1:1 …e tm mt outros texto Biblicos falando sobre a condição de criatura “criado” do filho de DEUS..Sds amigo.

Comentários não permitidos.