Novo UCAV do Irã Shahed-129 com raio operacional de 1700 km

UCAV Iraniano

O Irã lançou produção em série do Shahed 129 em uma configuração armada, transportando quatro mísseis guiados (Sadid) em dois lançadores duplos.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/14TpItq” standard=”http://www.youtube.com/v/7GPKMieHiKY?fs=1″ vars=”ytid=7GPKMieHiKY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1525″ /]

Fontes iranianas dão conta que o novo drone pode transportar até oito “armas”, e que foi projetado para disparar contra alvos fixos e móveis.

15 Comentários

  1. Os iranianos e sua inovações belicas de contracapa de Sucrilhos rsrrs,
    eu fiz um troço destes de cartulina quando tinha 10 anos rsrsrs

  2. De todas as “traquitanas” que eles apresentaram até agora até que este ucav é o mais interessante pois apresentou até o operador de CCR e não tem trem de pouso frontal com rodinhas de carrinho de supermercado. Mas uma coisa temos que tirar o chapéu pros caras, são metidos e mesmo com todos os embargos dos aliados mantêm os F4, F5 e F14 voando há décadas… imaginem se eles tivessem mais recursos…
    Abraços,

    • Amigo eles mantem os F4,F5,e F14 voando, por uma simples magica chyamada : canibalização de peças, na época do Xá, antes da revolução islamica, o Irã era considerado aliado estrategico dos EUA no OM, assim como a Arabia Saudita e hoje, e recebia equipamentos militares de origem estadunidense as centenas. Para se ter uma ideia, somente de F4 eles receberam mais 400, ou seja peças e o que não falta, para manter pelo menos uns 40 em condições de voo.

      • Não dá pra confiar mesmo!… Só pelas imagens!… fazem até errado. Invés de fazerem maquetes tambem dos equipamentos de fábrica… mas não… é o produto… em um galpão vazio.

        E poderiam inclusive oferecer mostras ao publico ocidental de seus equipamentos… mesmo que seja so em feiras internacionais… só pra mostrar mesmo!… AO VIVO…

        Eu também acho que é fruto de guerra informacional. Mas todos fazem isto!… Obama ao vivo também é de carne e osso…como o tiozim do churras!… Fazem uma glamorização intencional dos elementos influenciadores.

  3. Parece que dessa vez a coisa é seria. Parabéns.

    E o planobrasil também ta de parabéns, estão indo atrás da noticia mesmo.
    Pessoal vcs estão nota 10!

  4. por LUCENA.
    .
    .
    .
    Será que o serviço de inteligência saudita,americano,israelense estão mais por fora que bunda de índio no que se refere as reais capacidades de defesa iraniana ?….rsrssr
    .
    Parece-me que a turma que adora deslisar na maionese,com os seus contos “fabiano” e as seus panfletinhos de tabloide de 5° categoria, sabem muito mais sobre a capacidade iraniana do que a CIA e o mosad ? 🙂
    .
    Esses americanófilos e as suas alucinações cartesianas como sempre… 🙂
    .
    Seria interessante os governos párias como é a saudita e dos tamulistas,buscarem nos projetos de estagiário da vaca-sagrada, a coragem para atacar os persas pois afinal,para estes mamíferos,todo o aparato persa são inofensíveis e ilusório,são de “brinquedo”,são como vento no vazio,como é o interior de muitos sem-noção por aqui…Rsrsrsr
    .
    Já os marqueteiros as avessas vão dá a sua curiosa analise sobre a relação entre o tema o UCAV iraniano coma as calaças na feira da rua Augusta-SP ….. 😀 😀 😀

    • A CIA e o Mossad devem estar todos no banheiro, se limpando depois de fazerem nas calças de tanto dar risada dessa joça…

  5. Segundo os próprios iranianos, o controle operacional deste vant a partir de estações em terra é bem menor do que os alegados 1.700km de raio operacional.

    A partir de uma certa distancia, o Shahed 129 voaria somente dentro de um curso de voo pré programado, de acordo com as coordenadas inseridas no sistema e sem comunicação externa, ou seja, não há link com satélite, somente com estações terrestres…

    • E falando nisto,
      especulo se a tecnologia nacional do *’Sistema Sírius de navegação aérea’ (CNS/ATM), que já está entando em operação plena agora em 2013, cria as condiçoes tecnológicas para que Vants de longo alcance sejam operados via link satelital, em missões de vigilancia, de longa duração e grandes distâncias, sobre o território e mar nacionais…

      *
      https://www.youtube.com/watch?v=1OzsDc3hEwY

  6. Essa é a versão armada do Shahed 129, que começou a ser fabricado em setembro de 2012, e no mesmo mês, invadiu e espionou Israel durante mais de 2 horas, até ser finalmente detectado e abatido(no vídeo da IDF/AF eles só conseguiram abater na segunda tentativa).

Comentários não permitidos.