Governo suspende testes de submarinos nucleares devido à falha do míssil Bulavá

Ekaterina Turícheva, Reportagem combinada

Realizado na sexta-feira passada (6) a partir do mar Branco contra um alvo no campo de provas de Kura, em Kamtchatka, o lançamento do Bulavá integrava os testes finais do submarino atômico Aleksandr Névski.

Governo suspende testes de submarinos nucleares devido à falha do míssil Bulavá

No dia do lançamento falhado, o submarino nuclear Iúri Dolgorúki, o principal porta-mísseis submarino da classe Borei, projetado para lançar o míssil Bulavá chegou a seu porto de matrícula na península de Kola Foto: ITAR-TASS

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, o “míssil saiu bem do tubo de lançamento e sofreu uma falha em seu sistema de bordo no segundo minuto de voo”. O teste final de lançamento do Bulavá era esperado desde o outono do ano passado.

Após o fracasso, o responsável pela pasta, Serguêi Choigu, mandou suspender os testes finais dos submarinos nucleares Aleksandr Névski e Vladímir Monomákh “e realizar cinco lançamentos extra”. Isso significa que a entrada do primeiro submarino do projeto 955 da classe Borei Aleksandr Névski na Marinha russa foi adiado sem data definida.

Especialistas da aérea sugerem que os novos submarinos de quarta geração dificilmente poderão ser adotados este ano. Porém, o diretor  da revista “Independent Military Review”, Víktor Litóvkin, acredita que o lançamento mal sucedido do Bulavá não afetará o programa de construção de novos submarinos da classe Borei, que devem chegar a oito unidades em 2018.

“É desagradável, mas não é um grande problema. O mais importante é que os submarinos e os mísseis funcionem bem e não falhem na hora certa. Falhas são coisas que acontecem. Prova disso é a experiência dos EUA que, há vinte anos, testam o míssil antimíssil GBI sem resultado”, conclui Litóvkin.

Apesar da falha no Bulavá, a rampa de lançamento do Aleksandr Névski funcionou perfeitamente. As causas do acidente com o míssil serão investigadas por uma comissão especial de inquérito, presidida pelo Comandante Geral da Marinha da Rússia, o almirante Vladímir Tchirkov.

Espera-se que, depois de 2018, os submarinos do projeto 955 da classe Borei venham a constituir o núcleo do potencial estratégico naval da Rússia. Quando isso acontecer, os submarinos dos projetos 941 (Tubarão ou Tufão, na classificação da Otan) e 667 BDR e BDRM (Lula e Murena ou  Delta-3 e Delta-4, na classificação da Otan) serão retirados do serviço.

Fonte: Gazeta Russa

15 Comentários

  1. Isso é assim mesmo… Todos sabem o quanto os russos sao detalhistas e perfeccionistas no tocante aos seus mísseis estratégicos…

    Lembro que os lançamentos dos Bulava aconteceram sem problemas há algum tempo atras…

    Eventualmente, alguns darão problemas … É uma questão probabilística …

    • “Eventualmente, alguns darão problemas … É uma questão probabilística …”

      Na verdade, os testes do Bulava tiveram tantas falhas que o projeto quase foi cancelado duas vezes. O problema está longe de ser uma questão de probabilística, é sim uma questão de dificuldades técnicas.

    • Nao force a barra , eles sao pragmaticos e ponto final ,detalhistas e perfeccionistas e forçar a barra , menos batista ,menos !

      • Pra defender os russos o rafinha arrasta a bunda no asfalto quente… srrsrsrsrsrsrs… hilário… logo os russos, que hoje são mais conservadores que os americanos… rsrsrsrsrsrsrsrs… não consigo entender a mente esquerdalha… ela habita um espaço/tempo inacessível para os demais viventes… é caso para Freud em pelo menos 3 reencarnações… rsrsrsrsrrsrsrs…

    • vc esta certo quanto a questão probabilística, vader e cia, não devem nem conhecer esse termo. mas como eu disse em outro post, apesar de falar somente a realidade (alguns me tratam com pró-Rússia de carteirinha), tenhamos que admitir rafa, que o projeto da classe borei estava atrasado a um bom tempo, acredito que na pressa de finalizar o projeto e lançar o iúri ao mar e demais irmãos, pode ter ocorrido uma falha sim. quanto aos russos serem detalhistas e perfeccionistas, concordo, alguém se atreve a dizer que o SSBN mais avançado do mundo até hj construído foi o akula? se não em engano, pouquíssima coisa maior que o OHIO mas com o dobro ou mais de deslocamento. não que a classe OHIO não seja capaz, mas a marinha dos EUA investem pesado mesmo é em força de superfície. se não me engano já chegaram a ter mais de 1500 meios de superfície.

  2. Não conseguiram resolver o problema porque não tem uma brasileiro junto com eles.
    Fala com “Silva”, que com: arame, alicate e fita isolante se resolve o problema….kkkkk

  3. Rússia realiza teste de dois novos mísseis nucleares

    .
    Por Alexei Anishchuk

    MOSCOU (Reuters) – A Rússia testou com sucesso nesta sexta-feira seus dois novos mísseis intercontinentais Bulava, que tiveram diversas falhas no passado.

    O Ministério da Defesa disse que a Rússia pretende tornar o Bulava, de 12 metros, também conhecido como Mace, um marco de seu arsenal nuclear. O míssil foi lançado de um submarino posicionado no mar Branco, no oceano Ártico, e atingiu seu alvo, um polígono designado na península Kamchatka, no extremo leste da Rússia.

    “O lançamento foi relizado a partir e uma posição submersa no mar Branco”, disse o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, segundo a agência estatal de notícias RIA. “Suas ogivas atingiram o polígono no tempo estipulado.”

    Os mísseis transportavam ogivas falsas, pois a Rússia é signatária do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

    O Bulava fracassou em metade de todos os testes realizados anteriormente, deixando dúvidas sobre o programa de mísseis. No entanto, o lançamento anterior em junho, realizado a partir do mesmo submarino, foi bem-sucedido.

    Um míssil Bulava pesa 36,8 toneladas e consegue viajar uma distância de 8 mil quilômetros transportando 6 a 10 ogivas nucleares. Essas ogivas provocariam um impacto de até 100 vezes a explosão atômica que destruiu Hiroshima, em 1945.

    .
    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/12/23/russia-realiza-teste-de-dois-novos-misseis-nucleares.htm

    .

    • Essa noticia é de 2011… Mostra que o projeto teve defeitos, mas é normal para um armamento desta magnitude…..

      Mas é certo que eles tem que ser o mais perfeito possíveis, pois esse tipo de míssil tem parâmetros de calculo complicados…..

      • Vc tá seguindo a mesma linha editorial do luxcena, a franga… prolixo qndo quer defender os russos a todo custo… bobagem… ninguém duvida da capacidade técnica deles… mas vc os admiram além da conta sem motivos… fazem isso mais por antiamericanismo barato do que por convicção própria… por ai se ve a insensatez do pensamento esquerdalha…

      • vc sisma com o isso de esquerda né? sabe o que é esquerda? é quem está na oposição ao governo que está no comando. a Rússia é capitalista a muito tempo, lenin morreu sabia bue? o único país comunista da face da terra é a coréia do norte, nem cuba é mais, finge ser. a china? uma capitalista com mente comunista e só…e esses países que são comunistas ” C.N e CUBA (DISFARÇADA) ” são comunista só para o povo, pq eles tem de tudo em casa…o comunismo só da certo a uma, ou todo mundo junto ou não dá certo. não é a toa que nessa disputa os EUA venceram, pois o capitalismo basta a relação produção x compra x revenda e só. e tchau URSS, SIMPLES.

Comentários não permitidos.