Agência de espionagem dos EUA passa dados a Israel

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) passa rotineiramente informações de inteligência a Israel sem antes eliminar detalhes sobre cidadãos americanos, disse o jornal britânico Guardian nesta quinta-feira, citando documentos obtidos pelo ex-técnico de inteligência dos EUA Edward Snowden.

De acordo com um memorando que teve seus termos definidos em março de 2009, a NSA partilha com Israel informações que podem incluir detalhes de telefonemas e emails interceptados de cidadãos dos EUA, sem nenhuma restrição jurídica para o uso desses dados pelos israelenses, segundo o jornal.

De acordo com a reportagem, o fornecimento de dados brutos a outro país contraria as garantias dadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, segundo quem a privacidade de cidadãos comuns seria protegida.

O memorando de cinco páginas salienta que os direitos dos americanos à privacidade deveria ser respeitado, mas mesmo assim autoriza Israel a receber “inteligência de sinais” (Sigint, na sigla em inglês) bruta, sem passar por um processo de “minimização” para salvaguardar a privacidade.

“A Sigint bruta inclui, mas não se limita a, transcrições não avaliadas e não minimizadas, resumos, fac-símiles, telex, voz e metadados e conteúdos da Rede Digital de Inteligência”, diz o memorando citado pelo Guardian.

O acordo, que permite a Israel reter durante até um ano certos dados que contenham identidades de cidadãos dos EUA, declarava que esse material não seria filtrado de antemão pela NSA, segundo o jornal. Embora os israelenses concordassem em não visar deliberadamente a americanos que fossem identificados, não havia meio legal de garantir isso.

Em resposta à reportagem, a NSA divulgou nota negando que detalhes pessoais de cidadãos americanos tenham sido incluídos nos dados entregues a Israel, e declarando que a prática atendia às regras sobre a privacidade, disse o Guardian. “Sempre que partilhamos informações de inteligência, cumprimos todas as regras aplicáveis, incluindo as regras para proteger informações pessoais dos EUA”, disse a agência em nota.

REUTERS

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Acabou a tão sonhada e propagada democracia americana,um país onde os direitos individuais eram levada à sério…..acabou.
    .
    Ela foi soterrada no dia 11 de setembro,no dia em que cada americano levou um baita de uma punhalada nas costas….rsrsrrs…e o mundo,como vemos hoje,está sendo mergulhando no tormento de pesadelo que se tornou,o folclórico “American dream”
    .
    Só ficou o ostracismo e decepção dos americanófilos inconformados 🙂

    • Ia falar exatamente isso caro E.M. Pinto.

      O terrorismo e o crime transnacional são fenômenos globais. O compartilhamento de informações é global.

      Só alguém realmente muito ingênuo para achar que o governo brasileiro não se beneficia das informações captadas pela NSA.

      Queria é que a nossa ABIN e as Polícias, especialmente a Federal, fossem tão competentes para captar dados (do crime organizado e da corrupção, por exemplo) quanto a NSA é para proteger os interesses americanos.

      Mas por aqui, a agência de “inteligência” (?) do PT só serve para espionar aliados e montar dossiês falsos contra opositores.

      • “agência de “inteligência” (?) do PT só serve para espionar aliados e montar dossiês falsos contra opositores.”

        E ameaçar de morte quem denuncia as falcatruas….

      • Sei, lá vem os apátridas atacar gratuitamente o governo trabalhista.

        Vai ver qual é o orçamento da ABIN depois e antes de 2003.

        Desculpe, esqueci que a verdade é uma quimera.

      • O problema do governo do PT nunca foi dinheiro. Dinheiro tem até demais, com a carga tributária entre as mais altas do mundo.

        O problema do governo do PT é competência mesmo.

        Ou melhor, no caso, INcomPeTência.

        Fora a roubalheira desenfreada e fora de controle.

      • O problema, caro petralha é que o pt deixou a muito de ser um partido para entrar no rol dos mafiosos… não há e nem nunca houve no pt um plano de nação para o país… a meta dos mesmo é a simples perpetuação no poder e o enriquecimento ilícito de seus partidários… não precisa ser um “jenio” para verificar isso, basta assistir QUALQUER veiculo de comunicação e constatar as ultimas denuncias de corrupção desta semana… na próxima já serão outras… consegue explicar esses roubos de dinheiro público quase que diários ???…

  2. o petróleo hoje são necessidades urgentes..pois acabara em algumas décadas…recomendo documentários como a historia do petróleo do history channel..tem no YouTube…é muito bom,completo e informativo…

    Senhores o que nós vemos no oriente médio não é nada mais do que o reavivamento, aperfeiçoamento e execução de alguns programas como estes:

    Operação Northwoods

    No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e apresentado ao presidente John F. Kennedy, que pessoalmente rejeitou, e foi posteriormente abandonado. Por muitos anos depois, a Operação Northwoods existiu como um rumor, mas foi finalmente revelada como sendo verdade quando os documentos ultra-secretos que descrevem o plano foram tornados públicos em 1997 como parte de um lançamento de papéis do governo relativos ao assassinato de Kennedy.

    Operação Mongoose

    No início dos anos 60, Cuba comunista se tornou um dos principais campos de batalha da Guerra Fria, e seu presidente Fidel Castro passou a ser considerado uma das figuras políticas mais perigosas do mundo. Após as primeiras tentativas de derrubar Fidel Castro falhou, a CIA instituiu a Operação Mongoose, que era uma guerra secreta de sabotagem e propaganda destinadas a eliminar o líder cubano do poder. A operação Mongoose tinha um alcance extremamente amplo, e incluia planos de ataques falsos sobre os exilados cubanos, fornecer armas a grupos de oposição, e destruir culturas de cana de açúcar de Cuba.
    Eles também incluiram várias tentativas de assassinar ou de desacreditar Castro na imprensa, cada um dos quais foi elaborado e mais ridículo do que o anterior. A Agência considerava, entre outras coisas, fornecer charuto envenenado a Fidel, plantando explosivos disfarçados como conchas em seus pontos favoritos de natação, e injetando-o com um produto químico mortal de uma agulha hipodérmica, disfarçado de caneta. Ainda mais estranhas eram as plantas para desacreditar Castro no olhar do público, que incluiu uma proposta para pulverizar um estúdio da TV com os alucinógenos antes de um dos discursos televisivos do líder, e mesmo em plantar produtos químicos em sua roupa que faria com que sua barba famosa caísse.O desastre da Operação Mongoose perto da Crise dos Mísseis Cubanos foi colocado em espera, e na sequência de um acordo entre Kennedy e os soviéticos, foi previamente abandonado.

    O testemunho de Nayirah

    Em Outubro de 1.990, uma adolescente de 15 anos, chamada Nayirah, Apresentou-se diante do Congresso americano e começou a falar de forma emocionada da brutalidade do exército iraquiano, contando como soldados desse país haviam matado cerca de 300 bebês em um hospital. Embora os jornalistas daquela época não terem acesso ao Kuwat, seu depoimento foi considerado confiável e foi amplamente divulgado. Em diversas ocasiões, foi citado pelos senadores e presidente em seus argumentos para apoiar o Kuwait na Guerra do Golfo.Anos depois, alguém deu uma olhada mais de perto em Nayirah, revelando que ela era filha do embaixador do Kuwait nos EUA, Saud Nasser Al-Saud Al-Sabah. A adolescente havia sido treinada em relações públicas da empresa Hill e Knowito, que recebeu um total de 10,8 milhões de dólares da associação Citizens For Free Kuwait, uma plataforma organizada pela família real do Kuwait, a fim de persuadir a opinião pública dos EUA da necessidade dos EUA intervirem na Guerra do Golfo.

    os USA estão financiando mercenários para derrubar o presidente da síria como não esta funcionando ele mesmo inventou/forjou uma mentira para achar uma brecha para atacar o pais…..

    Israel não passa de um fantoche usado para desestabilizar e incitar/incendiar a região/países ricos em petróleo a revolta,a agressão/inimiguificação/ódio contra eles e ao ocidente em especial e ao radicalismo/terrorismo…existe um programa extenso e amplo de incitação,condicionamento e fomentação a agressão/inimiguificação/ódio contra Israel e ao ocidente em especial e ao radicalismo/terrorismo no oriente médio/povo muçulmano…..aplica-se na região o velho estratagema…dividir para conquistar…..sempre que as coisas se acalmam na região Israel a mando das “forças ocultas” entram em ação…fazem “ataques preventivos” e todos os tipos de agressões e provocações para manter a região incendiada,insuflada e revoltada para alimentar o radicalismo…alimentado-se o radicalismo a região se desestabiliza,se divide e entra em conflito… se desorganiza de todas as formas…alimentado-se o radicalismo e o ódio ao ocidente/Israel se abre o caminho para todos os tipos de ações sabotadoras,plantadas e fraudulentas como estas que se vê na síria….abre o caminho para todos os tipos de “intervenções”,pretextos e justificativas…tudo isso compõe um amplo e extenso estratagema para se manter o status quo na região..manter o poder/influencia/domínio na política,economia,sociedade e etc da região….todos esses ditadores da região derrubados pelos EUA foram postos no poder pelos mesmos…o que faz se constatar que tudo isso que vemos é um programa de longo prazo em ação..pois como eu disse no começo o petróleo acabara em poucas décadas…Bin Laden e seu grupo terrorista AL Qaeda foram treinados pela cia/EUA..atuaram e ATUAM até hoje a seu serviço como podemos ver na síria….todos estes atos terroristas acontecidos no ocidente são incitados,até mesmo fraudados e outros “facilitados”(Como o 11 de setembro) pelo próprios governos locais…a pouco tempo atrás um grupo de jovens muçulmanos que vivem nos EUA desbaratou/expôs sem querer um esquema desses do FBI que visava exatamente estas coisas..agentes disfarçados de civis tentaram a todo custo..persistentemente e sistematicamente condicionar e recrutar esses jovens a praticar terrorismo..a se tornarem terroristas…a aderirem a Al-Qaeda/fundamentalismo/radicalismo..esses agentes se aproximaram, fizeram amizade e sistematicamente dia após dias tentaram estas coisas…mas não saiu como esperavam..acabou não saindo como planeavam..faziam propaganda constantes da Al-Qaeda e sua ideologia/ações/posturas e tentavam de forma gradativa,sistemática e sutil convence-los a tomarem este caminho..acontece que estes agentes não conseguiam e constatando isso passaram a serem mais “agressivos” em seu discursos…e por conta disso os jovens acabaram se assustando e indo a policia..que por vez os desmascararam expondo-os completamente…a desculpa/explicação dada por eles era a de que estavam fazendo aquilo apenas para descobrir/investigar se eram terroristas ou não…mas o que se constatou não foi isso e sim sistemáticas e persistentes tentativas de subverte-los,induzi-los,condiciona-los,recruta-los de forma mal intencionada para essas coisas..aqueles rapazes em entrevista dia após dias deixavam bem claro de que não eram e nunca seriam aquilo…apesar das insistências e persistências claramente subversivas e mal intencionadas….estavam claramente tentando induzi-los/condiciona-los/recruta-los a fazerem aquilo…a se tornarem terroristas e a praticar terrorismo..o governo dos EUA também persistentemente sempre foram avisados pelas autoridades russas dos terroristas praticantes dos ataques em Boston…eles sempre souberam pelos russos que aqueles indivíduos planejavam a ação mas o governo estadunidense de forma suspeita os ignorou(deixou a coisa acontecer/abriu o caminho propositadamente) até o dia dos atentados…

    o plano em derrubar a síria para depois atacar o IRAN são verdadeiros…plano para desestabilizar o oriente médio maior fornecedor de petróleo do mundo…

    Uma equipe de peritos da ONU vai levar aproximadamente 2 semanas para analisar as evidências coletadas em campo… Levaram 4 dias lá coletando…A inteligência americana arranjou uma “prova definitiva” (que ninguém sabe qual é) em menos de uma semana…Ou a inteligência americana é muito mais competente que uma equipe científica da ONU, ou então….

    Vários especialistas (inclusive militares americanos) consultados pela CNN,BBC e BLOOMBERG não afirmam quem foi que teria jogado armas químicas…Se a guerra é civil,tanto um lado como outro podem ter usado armas químicas….Os EUA querem desestabilizar o oriente médio por tanto tempo quanto for possível…Os EUA querem desestabilizar Rússia e China atuando “na sua franja” e em países que lhes possam fornecer petróleo e recursos naturais.Os rebeldes sírios são apoiados pelos USA,que tem tradição de uso de armas letais(Nagasaki,Hiroshima,Vietnã,Iraque,Libia etc.)…ANTIGAMENTE, ESCONDIAM AS TRETAS E ARMAÇÕES AGORA É NA CARA DE PAU MESMO!

    vão derrubar um regime ditatorial para colocar radicais islâmicos no poder e implementar a charia ( lei islâmica) para governar a síria eu não sei o que é pior para esse povo….

    Não dá para entender…. A Coréia do Norte ameaçou, encarou, peitou na maior e lá não tiveram a coragem de jogar uma bombinha…. Porque será né ?…QUEM PODE…PODE….QUEM NÃO PODE SE SACODE!!!!!!!!!!!

    • Charles, um pequeno texto que eu escolhi que reflete sobre como não devemos agir perante um desconhecido… mea culpa, minha máxima culpa…:

      “Gênesis 3

      3 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse ã mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

      2 Respondeu a mulher ã serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

      3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

      4 Disse a serpente ã mulher: Certamente não morrereis.

      5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

      6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

      7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

      8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim ã tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

      9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

      10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

      11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

      12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

      13 Perguntou o Senhor Deus ã mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

      14 Então o Senhor Deus disse ã serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.”…

      A ingenuidade às vezes nos custa caro… ouvi a serpente que se travestiu em anjo de luz… não cometerei mais esse erro…

  3. vão derrubar um regime ditatorial para colocar radicais islâmicos no poder e implementar a charia ( lei islâmica) para governar a síria eu não sei o que é pior para esse povo….

    Não dá para entender…. A Coréia do Norte ameaçou, encarou, peitou na maior e lá não tiveram a coragem de jogar uma bombinha…. Porque será né ?…QUEM PODE…PODE….QUEM NÃO PODE SE SACODE!!!!!!!!!!!==== Estou torcendo p q o BemAssado caía…e um fato…a CN, canta de galo e nada acontece, seus misseis estão evoluindo rápida/ e poderão em breve alcançar o territorio iankss…promessa deles…Quem viver verá.Sds.

Comentários não permitidos.