Plano antiespionagem por meio de proposta está pronto desde novembro de 2010 – Mas…, foi engavetado por Dilma

Proposta está pronta desde novembro de 2010
Lei de 1999 mandava criar a Política Nacional de Inteligência

Apesar da indignação da presidente Dilma Rousseff em relação à espionagem do governo dos Estados Unidos, a administração da petista tem feito pouco para proteger o Estado brasileiro de ataques como o sofrido por parte dos norte-americanos. Está parado no Palácio do Planalto desde novembro de 2010, aguardando chancela presidencial, o texto que cria a Política Nacional de Inteligência, marco legal que deve orientar a atuação dos órgãos de inteligência do governo.

A Política Nacional de Inteligência, conhecida pela sigla PNI, define prioridades de longo prazo para os órgãos do governo relacionados ao tema. Sem ela, a atuação da inteligência brasileira fica sujeita a ações tomadas a quente quando acontece algum problema.

A ausência de uma política de Estado é antiga. A criação da PNI foi definida na lei 9.883/99, que criou a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Dez anos se passaram até que, em março de 2009, uma proposta de Política Nacional de Inteligência começou a ser elaborada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Gabinete de Segurança Institucional, sob coordenação da Casa Civil –quando Dilma ainda era ministra dessa pasta.

À época, um grupo composto por membros do governo e militares discutiu o tema e, após 40 reuniões, encaminhou uma proposta de PNI ao Congresso em novembro de 2009. A iniciativa foi prestigiada pelo ex-presidente Lula, que chegou a se reunir pessoalmente com o grupo de trabalho. O Congresso fez sugestões ao texto e o remeteu de volta ao Planalto, em novembro de 2010, no final do governo Lula.

Apesar de Dilma ter participado da elaboração da PNI, o texto caiu em esquecimento quando a ex-ministra assumiu a Presidência da República. Em janeiro de 2011, a proposta foi enviada ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela área de inteligência no Palácio do Planalto. Desde essa época, o material continua engavetado. A implementação se dá por meio de decreto da presidente.

Espionagem

A proposta que aguarda a chancela de Dilma estabelece 11 principais ameaças à sociedade e às instituições brasileiras. No topo da lista está a espionagem. Um trecho do texto tem caráter premonitório sobre o que acaba ser conhecido a respeito de espionagem dos Estados Unidos aqui no Brasil: “O acesso indevido a dados e conhecimentos sensíveis, bem como a interceptação ilegal de comunicações entre organizações para a obtenção de informações estratégicas, têm sido recorrentes”. Em seguida, o PNI afirma que esse tipo de ação de espionagem “pode afetar o desenvolvimento socioeconômico e comprometer a soberania nacional”.

A proposta também elenca 10 diretrizes de atuação para o sistema brasileiro de inteligência. Em primeiro lugar, “prevenir ações de espionagem no país”.

Prioridades

Agentes do serviço de inteligência brasileiro reclamam que, sem a PNI, trabalham à deriva, sem definição de prioridades e com desperdício de recursos.

A gestão do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito (foto acima), contribuiu para que o PNI caísse em esquecimento. Ele preferiu centrar esforços em ameaças internas, como protestos, movimentos sindicais, enchentes e epidemias. Direção oposta à definida pelo governo Lula na proposta da PNI, que tem como prioridade o combate à espionagem, seguida pela prevenção de sabotagem e ataques cibernéticos.

Procurada pelo Blog, a Aofi (Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência), que reúne servidores da Abin, declara que a ausência da PNI deixa o setor sem rumo. “O Estado brasileiro não decidiu o que lhe é prioritário. Como resultado, há uma dispersão de recursos humanos, financeiros, materiais e imateriais”, diz a associação, por meio de nota.

Nessa mesma nota, os servidores da Abin também criticam a linha adotada pelo general José Elito, que segundo eles não é adequada ao atual momento histórico. Os recursos de inteligência, na opinião da Aofi, deveriam ser alocados em proteção de informações e contraespionagem, contraterrorismo e inteligência externa .“A inteligência de Estado deve ser, necessariamente, transnacional – o que não é priorizado pelo governo brasileiro”, afirma o texto.

(Bruno Lupion)

 

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

 

59 Comentários

  1. O revanchismo cobra seu preço dona Wanda, não quer equipar o país com medidas de segurança e soberania, por puro ideologismo barato esquerdista.
    Agora chupa que e de uva.

    • Pela cara que ela fez , ela chupou e engoliu e nao gostoukkkkkk, a esquerda brasileira consegue ser a pior delas( alias esquerda ja e sinonimo de apneia neonatal,veja os exemplos pe de cachorro ).

    • Dona Wanda acreditou no Obama, aceitou conselhos do Gerdau, voltou a subir os juros, ou seja, abriu espaço demais para o PMDB de Sarney e menos para o de Requião.

      Se fosse Lula, o projeto já teria andado.

  2. Todos sabem que eu critico e sou contra a essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas mas esquizofrenias ideologicas aparte olhemos com neutralidade.
    Politicos não entendem porra nenhuma de assuntos de Estado,de estrategia militar ew de inteligencia então onde esta o erro ?
    Se ela tivesse levado a frente a proposta em 2010 estariamos isentos de sermos invadidos ciberneticamente ? Claro que não !
    Quando se tem uma Policia Federal que sente-se escritorio avançado do FBI e inteligencias militares subservientes a CIA o que podemos esperar heim !
    Como tudo neste pais sempre esbarra na eterna guerrinha interna ideologica culpar governos por falta de estrategias de segurança nacional é facil quando na verdade a mesma não é apenas ineficaz e inoperante mas na verdade complascente.

  3. “”””Apesar da indignação da presidente Dilma Rousseff em relação à espionagem do governo dos Estados Unidos, a administração da petista tem feito pouco para proteger o Estado brasileiro…”””””

    O texto é bem abrangente , detecta o problema, estabelece providências e responsabiliza a atual administração do governo do porque dos fatos .
    Sempre dissemos que os EUA faz a parte dele de buscar informações … a parte de do governo é proteger o Estado, os blogs de defesa, apesar de alguns serem tendenciosos ,em geral detectam essa descaso a muitos e muitos anos … quem está no topo da pirâmide NÃO ACREDITA que estamos em guerra(Gmail ultra-secreto ??), isso nada mais é que falta de doutrina , mas também é assessoria fraca, o grupo de pessoas que estão em volta do poder tem que ser incisivo nas informações e pedido de providências, só reunião atras de reunião não dá certo … vê-se o resultado… o prejuízo moral , intelectual e material entre outros é imenso.

    A minha conclusão é simples:

    Está na hora de trocar cabeças.

    • Qual foi a administração neste pais que fez algo pela segurança de Estado meu caro ? A do FHC entregou o pais de vez e se hoje Americanos não estão em Alcantara e não demos mole a eles as 200 milhas é graças ao prostituido congresso que não permitiu.
      Agora entrando em periodo eleitoral tudo sera usado ainda mais contra o governo que ja tem a imagem suja pela corrupção.
      Neste pais capaxo desde a ditadura a segurança nacional é entregue a Yankees então não é somente o governo que desconhece assuntos de inteligencia que tem culpa do Brasil ser espionado.
      Muitos dentre os meios de inteligencia e segurança tem suas folhas complementadas com dinheiro Yankee.
      Neste pais alem de ter muitos bandidos na vida publica tambem tem muitos trairas que vendem o Brasil e os Brasileiros as custas de xenofobia ideologica e agrados.

  4. por LUCENA.
    .
    .
    .
    Diz um ditado popular que:” brasileiro só fecha a porta,depois que a casa é roubada ” .
    .
    E foto cai bem como um exemplo desse ditado popular.
    .
    Há tempos que o governo brasileiro se colocar para o mundo como o menino exemplar,buscando sempre agradar a ONU,sonhando com a sua cadeirinha,procurando agradar gregos e troiano;achando que todo mundo adora o Brasil e o seu alegre povo…Rsrsrsr.
    .
    Como diz aquela musica dos TITÃS:(…)Você vai morre e não vai pro céu (…)”,os EUA com a sua gangue do crime,estão ai para mostrar que o mundo não é tão bonitinho com ursinhos cor de rosas e coelhinhos peludinhos,só bichos escrotos mesmos pelo mundo…Rsrsrsr
    .
    E imaginar que tem idiota que ainda pensam que os EUA são o bom exemplo da ética e da civilização,esse sim está perdido,ou pela ignorância ou pelo mal caratismo,ou as duas coisas juntas…Hahahahah…
    .
    termino essa mandando para Dilminha as do TITÃS:
    .
    .
    Homem Primata
    .
    Titãs

    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pro céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu me perdi
    Na selva de pedra
    Eu me perdi
    Eu me perdi…

    “I’m a cave man
    A young man
    I fight with my hands
    (With my hands)
    I am a jungle man
    A monkey man
    Concrete jungle!
    Concrete jungle!”

    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pr’o céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…
    .
    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)
    .
    Eu me perdi
    Na selva de pedra
    Eu me perdi
    Eu me perdi
    Eu me perdi
    Eu me perdi…

    .
    .
    Pois é :“enquanto houver otário no mundo,a malandragem vai se dá bem”,e tem gente que pensa o brasileiro é um malandro “eschsperto” e os “americanos são tão bonzinhos”….Hahahahh

  5. “09/09/2013 às 7:21
    Petrobras e a espionagem – Algumas questões relevantes nesse imbróglio. Ou: Não há mal que os americanos possam ter feito à empresa que brasileiros não tenha feito e não façam com sobras

    Ai, ai… E continua a saga de Glenn Greenwald, o jornalista americano do Guardian que mora no Rio (não é correspondente do jornal aqui), que parece mesmo determinado a fazer o Brasil declarar guerra os EUA. Espero que Dilma se controle, né? De tudo o que o pilantra Edward Snowden vazou, Greenwald está pinçando e selecionado eventos que digam respeito ao país. Na semana passada, veio a público a sugestão de que Dilma foi espionada, embora não exista a evidência de que a Agência Nacional de Segurança tenha tido acesso ao conteúdo de suas mensagens — o que se infere, revejam tudo o que foi publicado a respeito, é que haveria condições técnicas para tanto. Neste domingo, de novo no Fantástico, Greenwald revela que a Petrobras também teria sido espionada. Mais uma vez, não se tem a prova disso — ou, nas palavras de Sônia Bridi, coautora da reportagem: “Não há informações sobre a extensão da espionagem, e nem se ela conseguiu acessar o conteúdo guardado nos computadores da empresa. O que se sabe é que a Petrobras foi alvo da agência, mas não há pista nos documentos sobre que tipo de informações a NSA buscava.”

    É chato ficar fazendo certas observações aqui, em vez de levantar, pôr a mão no peito e cantar o Virundum… Mas o fato é que, tanto no caso de Dilma como no da Petrobras, não fica claro se houve mesmo a invasão ou que tipo de informação foi buscada. A reportagem do Fantástico está aqui. Na ausência de dados sobre a espionagem propriamente, recheia-se a reportagem com os números superlativos da Petrobras e o quanto ela pode despertar a cobiça internacional. Sem dúvida! Também se especula sobre a possibilidade de empresas terem tido acesso a informações sobre o pré-sal e coisa e tal. Bem, considerando a escolha que o Brasil faz para a exploração do petróleo nessas áreas, podemos ficar tranquilos, certo? O regime é de partilha mesmo, e não há como a gente ser enganado pelos sagazes estrangeiros. Mas é certo que isso vai mexer com os brios nacionalistas.

    Antes que volte à Petrobras, uma questão relevante. Glenn Greenwald, neste domingo, em declaração ao Fantástico, resolveu relativizar um tantinho as considerações que vinha fazendo sobre o trabalho da agência americana. Até reconheceu que ela se ocupa também de combater o terrorismo. Ah, bom! Leiam a sua declaração. Comento na sequência:

    Sônia Bridi – Outros nomes de empresas e instituições da lista foram apagados para não comprometer operações que envolvam alvos ligados ao terrorismo.

    Greenwald: É uma questão de jornalismo responsável. Tem informação nesses documentos, alguma informação, que é sobre a espionagem mesmo contra o terrorismo, questões de segurança nacional, que não devem ser publicadas, porque ninguém tem dúvida que os Estados Unidos, como todos os outros países, têm direito de fazer espionagem para proteger a segurança nacional. Mas tem muito mais informações sobre espionagem contra inocentes, ou contra pessoas que não têm nada a ver com terrorismo ou questões industriais, que devem ser publicadas.

    Retomo A um telespectador ou leitor distraído, três questões essenciais podem passar despercebidas, e elas relativizam a afirmação de Greenwald:

    1: Edward Snowden, o pilantra, certamente lhe passou uma ínfima parte de todos os documentos e de todas as operações de agência. Assim, o lote que ele tem em mãos não é uma amostra que lhe permita dizer se a maior parte das operações tem ou não vínculos com o terrorismo;

    2: ninguém sabe quais documentos Greenwald tem em mãos; logo, ele pode pinçar do conjunto o que bem entender. Como não pode revelar as operações que dizem respeito ao terrorismo (o que nem a agência pode fazer), sobra-lhe, então, o estardalhaço com as que não dizem;

    3: mais importante: se Snowden lhe passou o que tinha e se Dilma e a Petrobras foram espionadas, por que as provas não aparecem nos documentos, que, afinal de contas, eram secretos?

    Mas como tratar com um mínimo de racionalidade e prudência um caso como esse? Certamente virão outros. Daqui a pouco, vai-se descobrir que até o Michel Temer foi espionado, interessados que estavam os americanos em saber o que ele pensa — um dos segredos mais bem guardados da República, não é mesmo? Não estou aqui posando de cético profissional, não, mas o fato é que essa história, até agora, tem muito calor e pouca luz. Esprema-se tudo, e o que sai é bem pouca coisa. Mas agora já temos uma “presidenta” para lutar contra Tio Sam em defesa das riquezas nacionais. Dados os resultados da gestão Dilma, é muito mais do que ela pediu a Deus.

    Agora a Petrobras Pois é… Convenham: não há mal que espiões malvados possam fazer à Petrobras que os petistas não tenham feito por sua conta. Se houve a ação indevida, que se exija a reparação, claro! Mas me parece certo que a agência de segurança dos EUA não nos roubou uma refinaria, por exemplo, como fez o boliviano Evo Morales. Agora Dilma está falando grosso com Washington, a Casa Branca, Obama (todo mundo fala, né?), mas, à época, o governo brasileiro falou fino com a Bolívia.

    Não há mal que os espiões americanos possam fazer à Petrobras e a seus acionistas que a política de preços de combustíveis do governo Dilma já não faça cotidianamente, impondo pesados prejuízos à empresa, obrigada a comprar combustível mais caro e a vendê-lo mais barato no Brasil — depois de Lula ter sujado as mãos em óleo para declarar a nossa autossuficiência.

    Não há mal que os espiões americanos possam fazer à Petrobras que a direção da empresa, então sob o comando de Sérgio Grabrielli, não tenha feito por conta própria ao comprar, por exemplo, uma estrovenga em Pasadena, nos EUA, operação que impôs à empresa de economia mista um prejuízo de US$ 1,2 bilhão.

    Espírito cívico Lembro essas barbaridades para tentar diminuir a importância da denúncia? Não! Lembro essas barbaridades para indagar onde estava o espírito cívico, que certamente se exacerbará agora, quando a empresa estava sendo, deixem-me ver a palavra, molestada. Nesse particular, uma pena mesmo que espiões não nos tenham advertido a tempo, não é? É uma ironia, viu, petralhas?

    Certamente há mais coisas que dizem respeito ao Brasil nos arquivos roubados por Snowden e repassados para Greenwald, o herói que está ajudando a demonstrar como os malvados do Norte estão de olho no nosso país. Vamos ver. No caso da Petrobras, infiro que nem a agência americana conseguiu saber o que se passa num estado chamado “Petrobras”. Sucessivos governos já fizeram esse esforço, e ninguém, até agora conseguiu. Duvido que os americanos tenham ido muito longe.

    As coisas estão realmente ficando como o diabo gosta. Dilma já tem dois pilares de campanha. Um são os médicos, escravos da ditadura cubana; o outro, a garantia de que vai nos proteger da democracia americana. Já posso respirar aliviado.”

    Por Reinaldo Azevedo

    • Então Vader voce justifica a espionagem Americana que nesse caso da Petrobras não é superficial como exposto pelo Fantastico mas adentra a espionagem comercial para levarem vantagens nas proximas conseções como ja levam nas anteriores.
      É segredo mas a Petrobras repassa as consecionarias o nosso petroleo 30% abaixo do valor internacional de mercado.
      Procure essas informações e veja se as obtera.
      Então voce justifica a espionagem Americana partindo do ponto de vista que esse governo é corrupto como se os anteriores não fossem né !
      Meu camarada o que voce e muitos outros realmente são ? Puros bostéricos ideologicos o simplesmente espiões Yankees ?
      Seja qual for a tendencia ideologica que estiver no Brasil a nossa soberania tem maior valor mas para voce e muitos outros não né !
      Sabe meu caro como eu ja disse em outro post não cabe mais no Brasil de hoje subjugar toda a nação por puro capaxismo em detrimento de minorias elitizadas ou aristocratizadas.
      Te garanto uma coisa nem a maioria de nosso povo nem a maioria de nossos guerreiros aceitamos mais o capaxismo e quando o bicho pegar antes de comermos a carne,bebermos o sangue e roermos os ossos de adversos vamos passar primeiro o rodo geral em corruptos e traidores.
      Isso ja é um consenso a alguns anos.
      O Brasil e o povo Brasileiro são muito mais importante que tudo para nós.
      Comecem a pensarem num plano B onde o Paraguai sera o lugar mais perto de todos voces esconderem-se implorando socorro Yankee.
      O Br

      • Pelo jeito tu passou mesmo para o lado dos bolivarianos… já começou a ameaçar em nome dos esquerdalhas, cabecinha de penico ???…

      • A diferença é que a direita entrega para quem paga a maior comissão. A esquerda entrega os dedos para não perder a mão.

        Quem reflete seu pensamento, quem luta pelo povo brasileiro e sua soberania é a esquerda. A direita sempre foi entreguista.

        Os golpistas caíram na esparrela de 1964, foram enganados pela direita, enriqueceram um monte de picaretas e foram abandonados pelos bilionários que estão por aí, numa boa, enquanto quem ficou na linha de frente aposentou pobre.

        Quer um modelo? Veja como funcionam os países escandinávos e a Alemanha, então copie.

    • Vader segura a onda que voce ta dando muito na pista,seja mais discreto senão o Lord Sith fica bravo com vc.
      Cai na real cara e acorda pra realidade , espioanagem sempre houve e sempre haverá esta história não me surpreende em nada e também aos orgãos de inteligência minimamente competetes, o problema é que veio a público por um vassalo maior que vc que é a Tv Globo e agora Dilma tem jogar pra galera e se mostrar indignada senão terá fortes consquências nas próximas eleições.

      Saia do mundo de Alice meu caro ,faça como a globo , porque o Lord Sith já foi desmascarado perante o grande público.

      • “Escândalo”? Que “escândalo”?

        Ou será que agora para a PeTralha porque a Rede Globo começa a encher o saco vira “escândalo”?

        “Espionagem”? Que “espionagem”? Qual foi o suposto prejuízo ao país?

        Ninguém, nem mesmo a Globo ou o tal Greenwald, explicou até agora qual foi o prejuízo que o país teve ao ser, supostamente, “espionado”. Nem um único centavo de prejuízo ficou demonstrado.

        Qual o prejuízo para a PeTrossauro, por exemplo? Qual a informação privilegiada sobre o Leilão de Libra, por exemplo, que os americanos tiveram acesso com exclusividade, se as informações e os dados sobre o leilão são públicos e estão depositados na Bolsa de Londres?

        Sabem o que é essa coisa toda?

        DIVERSIONISMO!

        Manobra pra desviar a atenção dos médicos cubanos e do mensalão.

        Agora com o apoio comprado a peso de ouro, com o dinheiro do contribuinte, da “Vênus Prateada” global.

      • Responde ae Maluco! num foge não!

        QUAL FOI O PREJUÍZO QUE SOFREMOS??? QUAL FOI O PREJUÍZO QUE A PETROSSAURO SOFREU???

        Tirando o orgulho ufanista (“ui ui ui, fumos ispionadus, buááááá”, rsrs), qual o prejuízo que supostamente tivemos?

        Comédia? Vou te falar o que é comédia:

        Comédia são vocês cambada, fazendo o joguinho sujo da Globo e do PT a troco de nada…

      • Eu responderia assim: “Petrobras e a espionagem – Algumas questões relevantes nesse imbróglio. Ou: Não há mal que os americanos possam ter feito à empresa que os petralhas no poder não tenham feito PIOR…” (adendo nosso)…

      • Um computador R$2.000,00… Internet com TV por assinatura R$130,00. Entrar no Plano Brasil (ainda é de graça – ótima pedida).

        Ler o comentário mais Idiota de todos tempos… não tem preço.

        O Rafa vai fazer a festa… kkkkkkk

      • Isso aí, é idiota meu comentário né?

        Só que ninguém até agora me disse QUAL FOI O PREJUÍZO SOFRIDO PELO BRASIL, O GOVERNO OU SUAS EMPRESAS!

        Tô no aguardo de sua brilhante explicação…

      • Quanto esforço.
        Quanta energia.
        Quanta dedicação.

        Uma coisa não dá para negar o cara é fiel ao patrão. Fez por merecer o bag banana da semana.

      • Eles não tem… apenas distribuem generativas comandados pelo cabeça de penico que agora arriou as calcinhas para os petralhas… não sei se por medo ou por interesse em alguma bolsa qualquer coisa…

    • É impressionante,o Brasil sofre o “ataque” no seu sistema de informação pelos EUA é lógico que o americanófilo doentio,o Vader, venha defender,caninamente, a sua pátria amada, os EUA…. : )
      .
      Por isso e por tantas americanalhice que o governo americano faz contra o Brasil,esses 5° colunas estão ai, para aplaudir a rasteira bem baixa do império da maldade,seja com que seja,até contra o país que lhes dão casa e comida.
      .
      Com o seu senso deturpado de estado e de governo que o americanófilos possui,o mamífero acha que o ato criminoso dos EUA contra o Brasil se justifica pois, para o bisonho,com a sua mente cartesiana, é contra um governo que ele detesta e não contra o Brasil ou seja;para matar os carrapatos do boi,é se matando o boi….Hahahahah…..esses americanófilos…..Hahahahah ……,até parece que os americano quando fizeram esse ataque contra o sistema de informação do Brasil,eles estavam pesando no PT…Hahahahah
      .
      Para eles,os americanófilos rancorosos, o PT é muito maior que a nação brasileiro e o Brasil por isso para eles atacando o Brasil está atacando o PT….que lógica heim….Hahahahah

      • Crime? O senhor quer falar de crime? Muito bem:

        Para haver crime, é necessário haver DANO, PREJUÍZO. E mais, esse dano precisa ser concreto, não imaginado, suposto, futuro, etc.

        Agora, ao invés de me atacar (argumento “ad hominem” do mais baixo e ridículo) porque o senhor não mostra para mim QUAL FOI O DANO do tal “escândalo”???

        R: NÃO HÁ! Não há dano nenhum além do orgulho ferido boboca.

        A não ser que o senhor considere dano concreto o americano ter acesso às picaretagens e pilantragens do governo do PT contra seu próprio povo…

        Parem de ser ridículos e fazer o joguinho do PT e da Globo.

        Ou então tirem a máscara e declarem a quem vocês servem…

      • Eu sirvo ao Brasil a minha pátria amada,e o senhor a quem serve,ou melhor…para que se presta…Hahahahah…esse americanófilo realmente é uma piada…Hahahhah…

      • Me mostre onde está o prejuízo ou tira a máscara Helvécio e diga a quem você serve.

        Você serve ao Brasil? Você não serve direito nem ao seu ParTido parceiro, porque até para isso é preciso ser minimamente racional…

      • Ele não está mentindo, caro Vader… realmente ELE NÃO SERVE PARA NADA… nem para defender o partidão com competência… tá correndo o risco de perder o bolsanet tergiversador…

      • Prezado comentarista Vader, vc está sequioso e curioso sobre o porquê a denúncia dessa ampla espionagem americana no governo brasileiro é possuidora de tanta relevância.. afinal qual seria o tão grande prejuizo que ela acarretaria ao Brasil?… Vader, no meu comentário no “Comunicado aos Leitores” chamo a atenção para a necessidade de que sites sobre Defesa sejam abertos a considerações políticas, religiosas etc, pois um ótimo estudo estratégico deve estar antenado com TUDO… Então, repare q nosso país é um dos principais produtores de matérias primas do mundo, porém nem assim controlamos os preços internacionais dessas matérias primas (nióbio é um exemplo), são nas bolsas americanas que isso acontece… mas que para isso possa acontecer de forma conviniente ao mercado estadunidense eles precisam de boas informações… e pode ter certeza que boa parte delas se originam por vias escusas.
        São muitos bilhões de dolares em jogo, todos os dias, tanto no mercado à vista como no de futuros e uma simples possibilidade de se saber antecipadamente que a companhia processadora e extratora de petróleo brasileira Petrobrás, daqui a seis meses, vai revelar ao mercado a descoberta e confirmação da existência de um mega novo campo de petróleo se trata de informação estratégica; ou que o governo brasileiro nos próximos três mêses vai estrangular o crédito agricola para o grande produtor é outra estratégica informação. Informações econômicas, comerciais, que quando convinientemente utilizadas tanto podem acarretar prejuizo para nós, como grandes lucros para eles.
        E claro, que no fim das contas, esses ardilosos bancos de dados, servem para permitir a manutenção do statu quo da grande potência do norte.

        Nós comentaristas do PB não podemos deixar essa sacanagem americana passar em branco… Ratátátátátá para ela.

        Sds!

      • Amigo, a própria Petrobrás já soltou nota afirmando que seus dados estão em redes internas seguras, e não sinal de violação.

        “Podem” prejudicar isso… “Podem” acarretar aquilo…

        Percebe como são tudo possibilidades? De CONCRETO, de EFETIVO, nada até agora.

        E nem haverá. Sabe porque? Porque os EUA espionam TODOS, o tempo todo, há décadas. Assim como faz a Rússia. Assim como faz a China. Assim como faz a Venezuela. Assim como faz o Reino da Zamunda. Assim como deveria fazer o Brasil, se fosse minimamente competente no ramo (e já vimos que não é).

        Ora, se você espiona, mas fica usando os dados de tal espionagem a torto e a direito para se beneficiar, é ÓBVIO, é EVIDENTE, que o espionado vai se proteger e você vai perder a sua fonte de dados!

        A espionagem americana inclusive já nos foi VALIOSA para fugir de roubadas: vide o caso SIVAM/Thomsom, onde o ECHELON americano nos livrou de comprar o produto francês inferior a um preço muitas vezes superfaturado, e pagando propina a Deus e o mundo.

        Continuo afirmando: não há prova alguma de prejuízo algum para o Brasil ou qualquer de suas empresas.

        Isso aí é DIVERSIONISMO. A tática mais antiga do mundo: criar um inimigo externo para desviar o foco dos problemas internos.

        Não caia nessa parceiro…

      • “Isso aí é DIVERSIONISMO. A tática mais antiga do mundo: criar um inimigo externo para desviar o foco dos problemas internos.”… simples assim… tão dando uma de vitima para tapar as falcatruas que os mesmos fizeram na Petrobras…

  6. Desde 1500 esse país esta jogado as traças,foi na colônia,no Império,na Republica em todas as fases de governo sem exceção,incompetentes após incompetentes vem dirigindo esse país gerações após gerações !
    E o pior de tudo é saber que o governo não aprendera com essa lição, pelo contrário é quase certo que ainda teremos muitas tristezas com essas aviltantes agressões ao nosso país !
    Mas o mais triste é saber que nada sera feito, a não ser as caras e bocas que fingem indignação !

  7. então o governo federal ira tirar do papel ,muito bom ,
    já tirou do papel a transposição do rio são Francisco que estava parado desde que a monarquia sofreu um golpe militar
    , tirou do papel o pre sal ,
    tirou do papel vários aeroportos ,
    tirou do papel os portos ,
    estradas de ferro ,
    e militarmente esta tirando do papel o submarino nuclear
    para tristeza dos vira-latas de gringo esse governo consegue tirar do papel coisas que estão na pauta a mais de 500 anos

    • Sim é importante tirar do papel,mas tirar literalmente não de mentirinha , a situação exige pressa,mas parece que temos todo o tempo do mundo !
      Reconheço que o governo esta fazendo,mas será que esta fazendo direito,quem me garante que isso não ficará pela metade,infelizmente não podemos crer nos governos, eles sempre nos decepcionaram !
      Oxalá esse seja diferente !

    • Transposição do São Francisco? É piada isso? 🙂

      Kd os vários aeroportos? Kd os portos? Kd as estradas de ferro?

      Acho que estamos falando de países diferentes…

      Quanto ao tal pré-sal: isso é apenas e tão somente o maior GOLPE contra a soberania nacional jamais engendrado. Quem viver verá o tamanho do ROMBO que isso aí vai deixar…

      • cesar pereira o brasil em tudo que ele quer ele se torna um dos melhores do mundo basta o brasil querer ,
        vader o pais que você fala é aquele governado pelo Fernando entrega tudo aquele que você gostava rsrsrs
        o brasil que estou falando é o de agora 2013 em que o governo é outro que nao tira sapato para entrar nos estados unidos é o governo que esta investindo o que nem em regime militar investiu nas forças armadas
        esse governo ira tirar do papel o que estava engavetado a séculos
        acredite e pare de votar nulo o psdb fez muito mau a você!!!

      • Votar em quem em 2014 kkkk no Aecio Henrique Cardoso.Na Crentinha da Amazonia defensora das folhinhas verdes que o macho dela vendia o mogno da Amazonia,que lançou sua candidatura em New York e Obama colocou seu marketeiro para fazer a campanha dela.
        PQP vou ter de votar de novo nessa Vaka Loka da Dilma pra não retornar o pais ao entreguismo dos trairas baba ovo de Yankees.
        Se Deus é realmente Brasileiro então que faça um milagre o de surgir alguem idoneo comprometido unicamente com o Brasil e os Brasileiros porque ate o negão Barbosa tem cobertura nos EUA e certamente vai fazer o jogo deles e dos milicos jurassicos que sonham retirarem o Brasil do caminho BRICS……RETROCESSO NÂO.

      • Sabia que vc é vira latas, mas não tanto… realmente, o poder da MELANCIA falou mais alto do que o bom senso… ou seja, quem não é PETRALHA é automaticamente pró EUA… tá difícil…

      • Pé de Cão eu concordo com você que o Brasil, pode fazer e fazer bem feito tudo que quiser !
        Mas você há de convir que na prática não é oque ocorre ou esta ocorrendo !
        Concordo que o governo esta desengavetando alguns projetos, mas há muita morosidade e nós precisamos de agilidade, veja o FX , e o caso do VLS ,quanta demora para um país que é a oitava economia do mundo !
        Falta vontade política, e qualidade no governo !

      • Não tira o sapato pra entrar nos EUA, mas tira a cueca pra sair da Bolívia, kkkk…

        Ora Pé de Cão, não seja ridículo amigo…

      • Vader em dois anos a China construiu mais de 15 mil kilometros de estradas de ferro no Brasil.
        Se informe meu caro.

      • mas ai não estamos apenas trocando de ‘senhores’ maluco ? ou os chinas estão fazendo isto por caridade ?

        Independência em setores estrategicos que bom cade ???

      • Matou a questão, Fábio… agora, ao invés de cantar em inglês, vou chiar em mandarim… rsrsrsrrsrsrs…

    • Aqui ó, a tal transposição do Rio São Francisco:

      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/07/no-sul-do-ce-obras-de-transposicao-do-rio-sao-francisco-estao-paradas.html

      Alguns trechos:

      “Em Mauriti, as obras estão paradas há quase dois anos.”

      (…)

      “O orçamento inicial em 2007 era de R$ 4,5 bilhões, mas atualmente o valor corresponde a quase o dobro: R$ 8,2 bilhões”

      Ah claro, mas a notícia é do PIG né? O PIG só é bom quando noticia “espionagem” do Tio Sam né? 😉

  8. “Mas…, foi engavetado por Dilma”…. mas,… foi engavetado por Dilma…. mas,… foi engavetado por Dilma.

    Sem comentários.

  9. Para passarmos este pais a limpo limpando-o da corrupção e da trairagem necessitariamos executarmos muita gente.
    O Brasil precisa alem de etica acima de tudo de renovação.
    Renovação em todos os sentidos a começar pelos meio de segurança e militar pois são os mesmos junto com a justiça os meios necessarios as demais mudanças.
    Esta na hora de darmos oportunidades de comandos aos jovens oficiais Brasileiros e refazermos a mentalidade geral dos meios de segurança e informação.
    Culpar politicos é facil mas admitirmos ladrões e trairas nos meios de segurança e vendidos nos meios de inteligencia doe os olhos de muitos assoberbados que endeusam entidades e corporações.
    Aquele que serve ao Brasil serve unicamente ao Brasil e nada mais.
    Tem muita gente no meio militar que serve a corporativismo.
    Nossos soldados são nossos braços e nossos escudos se não bem direcionados estamos expostos.
    Sou a favor de uma limpeza geral na politica na segurança e nos meios de informação.
    A começar a informação não deveria ser subordinada a nada somente a presidencia e ter liberdade de operação.
    Quem é aquele que pode discernir o que é relevante e o que não é relevante senão aqueles que investigam !
    Este pais é medieval em todos os sentidos enquanto nos iludem com setima economia num PIB fundamentado em carga tributaria.
    Acorda otario Brasileiro teu rabo esta na reta e quem vai sentar na manaba é voce.

    • Pois, meu caro 1maluquinho, sabe o que os americanos fazem, dentro da sua democracia, para faxinarem seu ambiente interno, civil e militar, de milhares de pulhas, que são uma praga que prolifera que nem mofo por todas as nações? Fazem periódicas guerras. Então milhares deles,cheios de indole assassina e mafiosa, sob a bandeira da camaradagem-patriotismo-justiçadechumboefogo-vingançanacional etc são ardilosamente varridos da cena nacional.
      Aqui, no nosso país, apenas uma guerra de grandes dimensões, para renovar uma série de cabeças no meio militar e civil, e inclusive de famílias inteiras também.
      Pode ser cruel, mas o que acontece nas guerras ultrapassa as questões meramente políticas e geográficas, mas atinge inclusive, e muito, a célula mater dos países envolvidos.
      E seguindo, no lado cruel de nossas cidades e nações… nesses 6 bilhões de seres humanos, quanta tranqueira destruidora está caminhando por aí, sem limites em seus atos, fazendo da vida dos que tentam serem corretos um verdadeiro inferno de preocupações.
      (aqui em são paulo, capital, há um golpe no comércio no qual um pseudo funcionário das empressas dessas máquinas de cartões – cielo etc, substitui o chip da operadora de celular por uma combinação de chip com cartão de memória, que grava os dados e as senhas dos clientes, depois de um tempo, pode ser de algumas horas apenas, no mesmo dia, ele retorna com uma desculpa qualquer e faz a ressubstituição do tal chip, ocasião na qual ele leva tanto os números dos cartões como todas as senhas gravadas, facinho facinho!) É bandidagem q não acaba mais!..
      Mas quem sabe… ao contrário de uma guerra… um meteoro gigante possa dar conta do recado, pois a “m” tá grande de mais, eita!
      O planeta Terra está soltando um cheiro desagradável na Galáxia.

  10. Vaka Loka se voce abrir as pernas ao Irmão Caim do Norte e ir a Washington e de la voltar com F18 chipado debaixo de seu suvaco cabeludo eu te amaldiçoarei por toda a eternidade.
    Compre qualquer merda ate Pucaras mas não compre caças Americanos e nem permita que eles coloquem seus pés imundos em Alcantara.

  11. Fala-se tanto em espionagem, monitoramento, invasão de sistemas etc… será que nossa presidentA e seus super hiper assessores estratégicos não pensaram nisso quando deixaram o serviço de inteligência americano assumir o controle da segurança do Palácio do Planalto quando da visita do Obama em 2011 ???? Será que quando ele visita a Rússia o Putin deixa eles também assumirem a segurança do Kremlin ?!!! … é cada uma….

Comentários não permitidos.