Defesa & Geopolítica

Helicópteros de ataque Harbin Z-9 para a Marinha venezuelana

Posted by

Harbin Z-9WA

Sugestão do amigo Felipe Rodrigo

A Marinha da Venezuela estaria em negociações para a compra de oito helicópteros Harbin Z-9 para unidades de apoio de combate do Corpo de Fuzileiros Navais, de acordo com a FAV-Club.

Essas negociações estão ligadas à recente compra de oito Harbin Z-9 versão ASW sendo assim, pretendem acrescentar mais 16 de ambas as variantes.

O Comando de Aviação Naval da Marinha tem atualmente com o Esquadrão de Apoio Tático Naval cinco helicópteros Bell 412EP e seis de transporte Mi-17V5 para trabalhar especialmente a fronteira com a Colômbia.

O helicóptero Harbin Z-9 é uma versão do Eurocopter AS-365 Dauphin francês, fabricado pela Harbin Aircraft Manufacturing Corporation (HAMC) sob lisença. O primeiro Z-9 voou em 1981, e foi fabricado na China com componentes fornecidos pela Aérospatiale, mas no início de 1990, o Z-9B foi fabricado com cerca de 70% de componentes chineses.

Em 2005, foi introduzida uma versão melhorada do HAMC de ataque Z-8WA que tem uma unidade no nariz composta por uma câmera de TV e infravermelha de baixa intensidade para guiar armas em todas as condições meteorológicas de dia ou de noite.

Os Z-9WA utilizam displays (MDF) no cockpit, lançadores de chamariz para a autodefesa e cabides de armas semelhantes ao usados no Eurocopter Panther AS-565CA, que permite o uso de até oito mísseis HJ-8 antitanque, que também podem ser alternados com casulos equipados com armas 12,7 milímetros e armas de 23 milímetros, ou 57 lançadores de foguetes de 90 milímetros mais míssil ar-ar  TY-90.

 

Fonte: FAV-Club

12 Comments

shared on wplocker.com