Defesa & Geopolítica

Marinha do Peru receberá mísseis MBDA MM40 Exocet Block III

Posted by

Como parte do programa de modernização das Forças Armadas do Peru, a Marinha daquele país irá receber 16 mísseis MBDA MM40 Exocet III e quatro sistemas de lançamento para os mesmos. Esses vetores antinavio deverão ser integrados em quatro fragatas da Classe Aguirre (Lupo na classificação italiana). Essa aquisição já havia sido anunciada em 2009, entretanto, a verba para tal só foi assegurada recentemente com a liberação de US$ 41 milhões para o Ministério da Defesa do Peru adquirir novos sistemas de uso militar.

O míssil MBDA MM40 Exocet Block III é uma arma antinavio com possibilidade de ser usada contra alvos de superfície costeiros. Seu comprimento total é de 5,8 metros, o diâmetro do corpo é de 350 milímetros e o peso total é da ordem de 740 kg. A propulsão inicial é executada por um estágio de propelente sólido, sendo que após essa etapa a velocidade de cruzeiro (1.156 km/h) é mantida por um motor turbojato. Seu raio de ação é de 180 km.

Sendo possível dispará-lo em qualquer condição meteorológica e de visibilidade encontrada no horizonte, a variante Block III incorpora um sistema de navegação de “meio percurso” GPS/INS e terminal por radar ativo que opera na banda “J”.  O modo de aproximação do alvo pode ser segundo uma trajetória horizontal ou vertical. Sua resistência á “jamming” (interferência) é bastante reduzida com relação aos seus antecessores.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

26 Comments

shared on wplocker.com