Hoje começou o desenvolvimento do novo centro de inovação e pesquisa sueco-brasileiro em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. A Saab é uma das empresas iniciadoras e a cooperação começou com um workshop de dois dias realizado no dia 1e 2 de dezembro.
As principais áreas focadas são a aeroespacial, de defesa e de inovação urbana, por exemplo a segurança civil. O centro será localizado em São Bernardo do Campo, numa próxima cooperação com a indústria e universidades locais incluindo a UFABC (Universidade Federal do ABC) e FEI (Centro Universitário da FEI).
“O Centro de Pesquisa e Inovação formará uma ponte entre entre o Brasil e a Suécia, um pólo que identificará, desenvolverá e apoiará os projetos de cooperação bilateral de alta tecnologia e novas tecnologias para uma sociedade sustentável”, disse o Presidente e CEO da Saab Håkan Buskhe.
O centro criará parcerias e redes de oportunidades para os governos brasileiros e suecos, entidades acadêmicas e industriais com interesse em expandir a cooperação entre os dois países. O centro e suas atividades apoiarão as ambições do acordo bilateral assinado entre governos em 2009 para aumentar a cooperação industrial de alta tecnologia entre o Brasil e a Suécia.
“São Bernardo do Campo e o Brasil ganharão muito com o centro. A iniciativa da Saab representa uma grande conquista para a região”, disse Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo.
Suécia não está alinhada sob nenhuma aliança militar! Um pontinho no meio do hemisferio norte cercada por gigantes e mantendo originalidade e soberania a séculos! Há de se trocar informação sim! com um País desse.
Já sabemos fazer o desenho da porta do trem de pouso, com este centro axo que vamos conseguir fabricar o pneu tambem… To brincando gente não precisa apelar… Como disse só estou brincando.
Jonnas, procede as suas observações, ocorre q a suécia ñ tem esse caça pronto e sim no papel, + são mt bem vindos como potencial parceiros os futuros caças BRASOSUECOs,sds.
Apesar que como o Jonnas disse, a Suécia ser apenas um “pontinho” no contexto geopolítico mundial, é um dos países que mais investem em inovação e tecnologia. E um dos segredos deles é a capacidade de integrar Universidades, Pesquisa, Indústria privada e o Poder público. Esperemos que esse Centro Tecnológico gere frutos para a área de defesa e outros.
[]’s
Muito bem vinda a parceria,pelo jeito a Suécia já cansou de perder concorrência aqui no Brasil(como essa do Fx2),e agora decidiu formar uma real parceria com o nosso país.
Acho pessoalmente que no Fx2 eles não tem chances porque o avião deles não existe aí ficaria entre o F-18 e Rafale.
Mas é do nosso interesse fabricar um caça nacional ou binacional,mas este novo caça teria que cumprir os requisitos operacionais de um país grande como o Brasil e não um diminuto país como a Suécia.Torço para que esta parceria gere um novo caça brasileiro.
Como costuma dizer carlos argus ,Pra ontem..
sds
NovoBrasuk
E isto sem falar nas suecas! Heueheh
Se bem que no futuro eles esperam que o Brasil compre esses caças porque serviriam como de 2 linha tipo low para pequenas missões, o governo ta certo em querer construir aqui now how para num futuro construirmos os nossos, lembrando que a parceria do Pak-Fa não foi cancelada.rsrsrsr
Eu gostaria de desenvolver alguns projetos avançados que tenho em mente, que colocaria o Brasil e a Suécia no topo da tecnologia mundial.
Melhor rafale francês do que coleira apertada americana.
É isso ai.
Chega de rédeas curtas apertadas com os ianques.
Com os franceses podemos peitar de frente!!!
Sera mesmo FELIPE que podemos confiar tanto assim nos Franceses?Eu jamais tive duvida que o rafale para o Brasil é o melhor do FX e que o programa escolhido pela MB é tambem o melhor para nós,mas minha duvida sempre foi essa a confiança que eu não tenho nos Franceses.Para mim é mais facil lidar com quem tem posição definida,dificil é prever quem é imprevisivel.