Saab inicia Centro de Inovação e Pesquisa Brasil-Suécia

http://fl410.files.wordpress.com/2010/04/saab-gripen.jpg

Hoje começou o desenvolvimento do novo centro de inovação e pesquisa sueco-brasileiro em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.  A Saab é uma das empresas iniciadoras e a cooperação começou com um workshop de dois dias realizado no dia 1e 2 de dezembro.

As principais áreas focadas são a aeroespacial, de defesa e de inovação urbana, por exemplo a segurança civil. O centro será localizado em São Bernardo do Campo, numa próxima cooperação com a indústria e universidades locais incluindo a UFABC (Universidade Federal do ABC) e FEI (Centro Universitário da FEI).

“O Centro de Pesquisa e Inovação formará uma ponte entre entre o Brasil e a Suécia, um pólo que identificará, desenvolverá e apoiará os projetos de cooperação bilateral de alta tecnologia e novas tecnologias para uma sociedade sustentável”, disse o Presidente e CEO da Saab Håkan Buskhe.

O centro criará parcerias e redes de oportunidades para os governos brasileiros e suecos, entidades acadêmicas e industriais com interesse em expandir a cooperação entre os dois países. O centro e suas atividades apoiarão as ambições do acordo bilateral assinado entre governos em 2009 para aumentar a cooperação industrial de alta tecnologia entre o Brasil e a Suécia.

“São Bernardo do Campo e o Brasil ganharão muito com o centro. A iniciativa da Saab representa uma grande conquista para a região”, disse Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo.

Fonte: Cavok

11 Comentários

  1. Suécia não está alinhada sob nenhuma aliança militar! Um pontinho no meio do hemisferio norte cercada por gigantes e mantendo originalidade e soberania a séculos! Há de se trocar informação sim! com um País desse.

  2. Já sabemos fazer o desenho da porta do trem de pouso, com este centro axo que vamos conseguir fabricar o pneu tambem… To brincando gente não precisa apelar… Como disse só estou brincando.

  3. Jonnas, procede as suas observações, ocorre q a suécia ñ tem esse caça pronto e sim no papel, + são mt bem vindos como potencial parceiros os futuros caças BRASOSUECOs,sds.

  4. Apesar que como o Jonnas disse, a Suécia ser apenas um “pontinho” no contexto geopolítico mundial, é um dos países que mais investem em inovação e tecnologia. E um dos segredos deles é a capacidade de integrar Universidades, Pesquisa, Indústria privada e o Poder público. Esperemos que esse Centro Tecnológico gere frutos para a área de defesa e outros.

    []’s

  5. Muito bem vinda a parceria,pelo jeito a Suécia já cansou de perder concorrência aqui no Brasil(como essa do Fx2),e agora decidiu formar uma real parceria com o nosso país.
    Acho pessoalmente que no Fx2 eles não tem chances porque o avião deles não existe aí ficaria entre o F-18 e Rafale.
    Mas é do nosso interesse fabricar um caça nacional ou binacional,mas este novo caça teria que cumprir os requisitos operacionais de um país grande como o Brasil e não um diminuto país como a Suécia.Torço para que esta parceria gere um novo caça brasileiro.
    Como costuma dizer carlos argus ,Pra ontem..
    sds
    NovoBrasuk

  6. Se bem que no futuro eles esperam que o Brasil compre esses caças porque serviriam como de 2 linha tipo low para pequenas missões, o governo ta certo em querer construir aqui now how para num futuro construirmos os nossos, lembrando que a parceria do Pak-Fa não foi cancelada.rsrsrsr

  7. Eu gostaria de desenvolver alguns projetos avançados que tenho em mente, que colocaria o Brasil e a Suécia no topo da tecnologia mundial.

  8. Sera mesmo FELIPE que podemos confiar tanto assim nos Franceses?Eu jamais tive duvida que o rafale para o Brasil é o melhor do FX e que o programa escolhido pela MB é tambem o melhor para nós,mas minha duvida sempre foi essa a confiança que eu não tenho nos Franceses.Para mim é mais facil lidar com quem tem posição definida,dificil é prever quem é imprevisivel.

Comentários não permitidos.