Vídeo: China pode estar desenvolvendo um caça VTOL

02-j-18-stealth-fighterSugestão: Pepê

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Hebei Satellite TV afirmou em 13 de novembro de 2012 que a partir de um relatório divulgado por um alto oficial do PLA, a china estaria desenvolvendo  uma nova geração de naviso de assalt anfíbio de  40.000 toneladas, esta embarcação foi previamente apresentada aqui no Plano Brasil, trata-s edo LHD até então nomeado Type 81, veja a matéria clicando no link abaixo.

O Desenvolvimento anfíbio da Marinha do PLAN

O navio é capaz de transportar vários tipos de aeronaves e veículos para desembarque infiltração  e exfiltração de tropas.

Xiong Wei , editor-chefe da revista Portal do Conhecimento, disse: “Em comparação com os navios de guerra anfíbios atualmente encomendados da China, a característica mais importante do navio de ataque anfíbio é o grande número de helicópteros que podem transportar.

j-18-stealth-fighter

“Ele pode até mesmo levar aeronaves de caça de pouso  vertical  ( VTOL ) e, apoiando unidades de batalha em operações de tomadas de ilhas “.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1aKJ6dp” standard=”http://www.youtube.com/v/HDednkHUAUY?fs=1″ vars=”ytid=HDednkHUAUY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8713″ /]

Pois bem,  o China Daily  divulgou em um poste denominado  “O bem sucedidovoo do caça Furtivo VTOL J-18 Chinês “que teria ocorrido em  28 de dezembro de 2012, artigo publicado nabbs.tiexue.net, afirmava que naquela data, teria sido efetuado o primeiro voo do caça   furtiva VTOL J- 18 inclusive com a divulgação d euma suposta foto da aeronave .

Não houve confirmação oficial da notícia, mas já houve relatos de mídia fora da China sobre o desenvolvimento da aeronave misteriosa por parte da China.

Porém, no vídeo sugerido, odesenvolvimento do tal VTOL é agora apresentado pela emissora de TV chinesa que mostra detalhes do supostco caça, especialmente do seu sistema de propulsão que lhe conferiria a capacidade VTOL

J18

O que o major-general e Xiong Wei disse sobre o navio de ataque anfíbio nos deram a impressão de que, de acordo com a concepção de seus porta-aviões , a China tem um plano alternativo para desenvolver um grande navio de guerra anfíbio com a capacidade de um porta-aviões capaz de operar caças furtivos VTOL. Na verdade, um navio de ataque anfíbio é muito mais barato e mais fácil de construir e atende melhor a estratégia de defesa do mar da China.

Ele será capaz de servir como um porta-aviões convencional na região não muito distante da China, enquanto os porta-aviões nuclearesdesempenharão o papel de proteger as linhas vitais de comércio da China, a longa distância.

32 Comentários

  1. “Ele pode até mesmo levar aeronaves de caça de pouso vertical ( VTOL ) e, apoiando unidades de batalha em operações de tomadas de ilhas “… interessante esta frase.

    Aguardem porque não muito distante daqui (tempo) os chineses vão aprontar alguma.

    []s.

    • Eles não querem aprontar meu camarada mas terem o dominio da sua area de influencia que é direito deles por serem a potencia local e se capacitarem para repelirem aventureiros.

  2. Aeronaves VTOL furtivas. Com isso são 3 projetos de 5ª geração… SIMULTÂNEOS. Os caras não estão para brincadeira. Com uma aeronave do tipo levaria a capacidade da PLAF e da PLAN de fazer dispersão de suas aeronaves para um outro nível. Ataques poderiam ser lançados de qualquer ponto. Vai ser um golpe e tanto na Índia e no Japão.

    • Designer não necessariamente torna uma aeronave furtiva… quais as tecnologias furtivas que os chinas dominam ???… alguém saberia ???… pois se não possuírem tais tecnologias, terão pássaros bonitos mas fáceis de detectar para engajar…

      • A parte mais crucial na furtividade é a técnica de forma. A técnica de materiais, como os RAM são complementares, para absorver certas frequências e geralmente são apenas instaladas nas áreas que não receberam um tratamento adequado antes. Como por exemplo partes móveis, parafusos que não puderam ser alinhados, entre outras coisas. Não existem aviões cobertos de material RAM, é pesado demais, caro demais, e exige manutenção demais. Mesmo porque, de todas as tecnologias exigidas para uma aeronave de quinta geração, a pintura RAM é a parte mais fácil. Tem coisa bem mais complexa por trás. Se até nós já desenvolvemos um material RAM em spray, uma tinta metálica, certamente os chinas podem fazer também.

      • Então é proporcionalmente mais forma que conteúdo… isso torna o desenvolvimento de um 5a geração algo não tão complicado para quem já detém tecnologia em avionica, turbinas e demais componentes, digamos, mais imprescindíveis… RR, vc acha que teríamos condições de desenvolver um caça multi role de 5a geração em, digamos, 10 anos ???…

      • O nosso calcanhar de aquiles é justamente a motorização. Mas uma coisa que éfundamental num caça de 5ª geração é sua aviônica e seus sistemas de guerra eletrônica. Não sei como anda nosso desempenho nessa área, mas se for adequado, poderíamos perfeitamente, desde que claro, haja verba adequada e sem contingenciamento. Vale lembrar que qualquer desenvolvimento de aeronave é bem caro, e provavelmente precisaríamos de alguma consultoria para auxiliar fornecendo os laboratórios para irmos testando os protótipos e modelos. Mas seria sim viável.

      • Depende da vetoração da aeronave. Mas para isso toda aeronave de quinta geração possui computadores que demarcam e guiam aeronave, mostrando somente as faces furtivas para os radares diretores de tiro.

  3. Em materias antigas aqui deste espaço eu ja havia citado que eles tinham caça vtol e me acharam lunatico.
    Todo desenvolvimento na China é feito de forma sigilosa,discreta e não se obtem deles informações.
    A China sabe que invejam sua prosperidade e que um dia investirão todos contra ela e faz o que pode para capacitar-se em defender sua soberania.
    Poderiam estarem bem mais avançados se não fossem espertinhos descarados a copiarem na cara de pau.
    Hoje suplicam inovações Russas e ficam no vacuo da ilusão na jogada do mestre de xadrez.

    • Eles já chegaram no estágio de quem não precisa implorar inovações para ninguém, montaram uma linha de montagem industrial de artigos e publicações científicas. Deve haver mais cientistas na China do que Advogados nos EUA.

  4. Eles ja tinham feito o J16 VTOL isso ja tinha vazado a uns dois anos atraz mas não tinha como confirmar a informação e agora divulgam oficialmente uma versão mais moderna.
    Os simpaticos habitantes do colorido mundo de Bob se rasgam enquanto seus herois so acomulam fracassos.

  5. Meu Deus!!! =000

    Dezenas de porta-aviões(VSTOL) menores espaçados cada um pela a metade do raio de ação dos caças embarcados… Como uma teia integrada! Muito mais superiores a qualquer grande núcleo de poder próximo deles!!

    China com esta estratégia dominará ÁSIA OCEANIA E O ATLANTICO SUL TAMBEM!!

  6. Faz todo o sentido…

    Para se projetar poder, unidades LHD, tais como o trabalho artístico na segunda foto, são essenciais, pois garantem o domínio terrestre inicial, permitindo apoio aéreo as unidades em solo, estando próximo ao local do desembarque ( o que diminui o tempo de resposta e aumenta a presença aérea onde é necessário ), além de prover suprimentos por intermédio dos helicópteros que levam…

    Aeronaves como essa também seriam próprias para táticas de dispersão de unidades, podendo operar de campos de pouso improvisados em qualquer parte, se necessário… Pela capacidade de operar em pistas curtas, poderiam também prover apoio aproximado, operando de bases improvisadas logo atrás da linha de frente, tal como se prevê para o F-35B…

  7. Só vim pra dizer que eu vi isso.
    Não satisfeito, farei igual aos vassalos dos EUA.
    Igualzinho aos chupa paus de americano:
    “Isso é Xing Ling, ruim, num voa, não presta, os EUA são os melhores do universo, amo meus donos”.

    Agora falando sério, essa arma muda muito os cenários para uma futura atuação da marinha dos EUA no Pacífico.

  8. O engraçado é que as imagens mostra uma aeronave que é no máximo, STOL. Será que ambos os moteres tem capacidade de se mover em 90ª graus para permitir a aeronave planar?

Comentários não permitidos.