Jornais internacionais destacam: Dilma “esnobou Barack Obama

A decisão da presidente Dilma Rousseff de cancelar a visita que faria aos Estados Unidos devido às denúncias de espionagem do governo americano ao Brasil foi destacada por alguns dos principais jornais internacionais nesta quarta-feira. O britânico The Guardian afirmou que Dilma “esnobou Barack Obama na terça-feira, ao adiar uma visita oficial a Washington”. “A discussão entre as maiores economias da América do Norte e do Sul foi o último desastre diplomático dos documentos secretos divulgados pelo denunciante americano Edward Snowden”, escreveu o jornal, citando o cancelamento de uma reunião de Obama com o presidente russo, Vladimir Putin, após a decisão da Rússia de dar asilo político a Snowden.

O jornal The Guardian afirmou que o cancelamento da visita de Dilma é, “pelo menos, um atraso para as relações bilaterais, que pareciam estar melhorando desde que Rousseff chegou ao poder, em 2011”. “Ela foi a única líder estrangeira neste ano a ser convidada para um jantar de Estado na Casa Branca, e executivos planejavam usar a visita para assinar acordos de exploração de petróleo e de vendas de jatos de combate”, disse a publicação.

“Grosseria” favorece Dilma , diz El País

O jornal espanhol El País afirmou que a decisão da presidente brasileira, que ele chamou de “grosseria”, favorece-a dentro e fora do Brasil. “A grosseria da presidente brasileira (…) tem dois lados claros: uma de política internacional e outra de política interna. E, em ambas, Rousseff parece ter marcado um gol para o brasil”, escreveu a publicação.

O El País analisou que a presidente brasileira escolheu desafiar Obama, “a quem fez diretamente responsável pelo escândalo”, pedindo explicações por escrito na mesma semana. “Todos sabiam que Obama não pediria perdão, muito menos por escrito e no prazo exigido pelo Brasil, mas com essa série de exigências, Rousseff passa a ser a primeira presidente brasileira que soube impor sua autoridade ao líder da primeira potência mundial”, disse.

O jornal francês Le Monde também repercutiu a decisão da presidente brasileira, e destacou que “as revelações sobre a espionagem estadunidense ao Brasil (…) fragilizaram um pouco mais as relações diplomáticas entre os dois países”. A publicação citou frases do comunicado de Dilma e afirmou que a notícia não foi bem recebida na Casa Branca.

Jornais americanos: decisão prejudica economia brasileira

Os jornais americanos Washington Post e The New York Times também repercutiram o cancelamento da visita de Dilma à capital americana, mas apresentaram uma perspectiva diferente – avaliaram que a decisão prejudica o Brasil economicamente. O Washington Post disse que o cancelamento “será, a curto prazo, prejudicial ao País, que tem uma economia em dificuldades que busca investimentos americanos e maior abertura a produtos brasileiros”.

Para a publicação, a decisão de Dilma é apenas política. “Rousseff – que teve um índice de aprovação de 36% no mês passado, em meio à onda de protestos contra os serviços públicos precários – sofreu pressão dos esquerdistas de seu Partido dos Trabalhadores para ficar em casa, Cancelar a viagem é visto como politicamente conveniente aqui (no Brasil), parcialmente porque ela enfrenta uma difícil campanha de reeleição no próximo ano”, escreveu o Washington Post.

O New York Times avaliou que o posicionamento de Dilma é uma “forte censura à administração de Obama sobre as revelações” de espionagem ao Brasil. “O movimento da senhora Rousseff mostrou como a divulgação de práticas de vigilância dos Estados Unidos por Edward J. Snowden agravaram os laços de Washington com uma série de países, incluindo aliados europeus como a Alemanha”, disse o jornal.

A publicação afirmou que o cancelamento de Dilma foi “uma decisão extremamente rara nos anais da diplomacia”. Para o New York Times, a reação da presidente brasileira “ameaça reverter anos de esforços de Washington para reconhecer o perfil crescente do Brasil no mundo em desenvolvimento e neutralizar a crescente influência da China, que superou os Estados Unidos como principal parceiro comercial do Brasil”.

Fonte: Terra

70 Comentários

  1. O que houve foi uma intromissão abusiva e violenta dos serviços secretos dos EUA contra o Brasil. Se há crise, a espionagem foi o fato gerador, e não a reação altiva e soberana do governo brasileiro.

    Quanto as elites espanholas, inglesas, é mais uma forma submissa de ver a questão.

  2. Estamos falando apenas e tão somente de um adiamento de uma visita e talvez e se muito de um adiamento do FX-2 , uma retaliação de verdade mesmo seria a escolha , agora mesmo, do RAFALE ou o cancelamento do FX-2 reabrindo imediatamente o FX-3 com prazo reduzido e inclusão de vetores russos … isso é coisa de gente grande.

    • Adiamento foi um termo usado para não desmerecer o governo Americano pois esta visita jamais ocorrera.
      Foi um tapa com luva de pelica.
      STADEU ela esta entrando em uma disputa por reeleição onde ja existe muita munição contra ela e comprar caça Americano seria burrice.
      Ate mesmo escolher outro caça qualquer irão esquizofrenizarem que ela gasta milhões com superfluos enquanto o povo não tem educação e serviços basicos e o mesmo paga para isso.
      Acho que so escolhera um fornecedor de tecnologia de aviação de caça depois de reeleita ou se houver uma joint venture envolvendo o Brasil e uma empresa nacional com a Russia.
      Podera adiquirir agora de pronta entrega um tampão e o JF seria o mais em conta ou mesmo uma oferta das reservas Russas.
      Eu duvido que algum fornecedor da Short List do FX2 seja escolhido ate mesmo para fornecer tampões.
      Esse episodio de espionagem contribuiu mais ainda para um extreitamento BRICS.
      Em São Petersburgo um dia antes do inicio da cupula ela teve uma reunião reservada com os governos da Russia e da China.

      • É por aí mesmo. A maioria esquece que o PT é só um dos partidos que compõem a maior coligação partidária de nossa história.

        O escândalo das escutas enfraqueceu os partidários que trabalhavam sob os auspícios da embaixada americana.

        Contudo, não tenham dúvidas, os estadunidenses não vão desistir de controlar o Brasil e suas reservas minerais nunca.

        Considerem ainda a grande quantidade de empresas americanas em nosso território.

        Farão de tudo para contornar a situação ou derrubar o governo.

    • Coragem para isso eu nunca duvidei que ela teria.
      A muito digo que ela é a pessoa certa,no lugar certo,acercada de pessoas erradas.

  3. Putz! Como eu estou desatualizado.
    Eu não sabia que Hornet já tinha sido escolhido para equipar a FAB.
    Assim como também não sabia que o cancelamento da visita aos EU iria também cancelar sua compra.
    É melhor alguém avisar a FAB.

      • Também não. Eu não torcia pelo Hornet mas do jeito que a coisa está, qualquer coisa que vier vai ser melhor do que está agora.
        Até porque carregar Sidewinder/MAA-1B/A-Darter e tanques de combustível, qualquer um dos canditados carrega

  4. Jogo de cena. A maior prova que isso é um jogo de cena é que o governo, Brasil, não está e não vai fazer nada para impedir futuras ações. Só balela de momento para parecer um país sério. Coisa que não é.
    Outra prova disso é que os agentes americanos tem livre acesso à P.F. graças a um acordo feito. Vide reportagem de ontem do Estado de S.Paulo ou Folha de S. Paulo, não me lembro bem.
    Melhor que ficar se fingindo de ofendido seria fazer o dever de casa. Nos EU eles fazem.
    É tudo cena, o Brasil é um país de faz de conta. Todo mundo sabe disso. Todo mundo ama. Ninguém respeita.

    • Essa é a maior prova do que eu ja afirmo a templos.
      Presidente Americano apenas tem a impressão que governa.
      KD que ele ao assumir publicamente em S]ao Petersburgo dar uma resposta em quatro dias a Dilma não teve resposta nenhuma.
      Ele não tem poder para obrigar a NSA abrir segredos e se tentar morre.
      Ate aqui mesmo tem otario que acha que quando o cara assume a presidencia do Brasil se torna dono e senhor do mesmo.
      Assuntos de Estado e Segurança Nacional o buraco é bem mais embaixo e o besta que meter a cabeça vai de ralo.

    • Claro que é jogo de cena… sem dúvidas… ela tá fazendo doce para aliviar as tensões pré eleições… típico de quem joga pra galera de manés…

  5. Dilma fez o mínimo em recusar a boca livre na Casa Branca,mas como alguns já disseram devemos colocar um cadeado no portão,para evitar fatos como esses que certamente ocorrerão novamente !

    • FHC foi um otario ao adimitir que não sabia que Americanos nos espionavam.
      Dilma é apenas mais uma babaca ao escandalizar-se com isso.
      Se ela fosse fundo talvez descobriria que tem muita coisa que não sabe e nem sonha que existe.

      • O nível da espionagem foi surpresa no mundo inteiro. Nenhum político confia em telefone e internete, ou mesmo em computador.

        Se os americanos querem obter segredos que valham a pena, terão que usar o velho sistema do agente infiltrado.

        Dilma não é uma babaca, ela é Presidente do Brasil.

      • Surpresa meu caro so pros otarios Bolivarianos.
        O resto do mundo ja tem ciencia dos meios Anglos de espionagem a muito tempo.

  6. E começou o shows de retóricas de ambas as partes.Os EUA jamais descerão das tamancas para se desculparem das espionagens que sempre houveram e sempre existirão.Já dona Dilma se faz de surpresa e tem que assumir o papel de indignada para jogar para a galera,vc sabe a popularidade dela caiu durante os protestos e aumentar o tom(com toda a razão) contra os EUA com certeza irá garantir um aumento de popularidade,já que a fama do tio sam anda em baixa por aqui.
    Pra mim o Fx-2 será mais uma vez cancelado.A economia anda mau ,ano que vem tem copa e explicar 4 bilhões ao contribuinte será uma tarefa espinhosa.
    Só tenho a agradecer ao meu amigo Snowden por ter ajudado a abater o Super Hornet.No mais precismos dos EUA assim como eles precisam da gente, só nunca confie neles.

    • Se ela escolher caças Russos e no leilão do pré-sal vencerem empresas que não sejam Americanas ou Inglesas é que veremos Anglos dedando os proprios rabos.

  7. Melkor
    Aquelas declarações do funcionário da PF (não lembro a função de cabeça), pra mim foram a prova viva da bagunça que sempre foi a instituição. A PF poderia estar bem melhor se não fosse um órgão que adora se politizar e fazer pouca investigação decente. É por isso que anda ficando de escanteio nas decisões sobre segurança nacional. Só faz o que mandam as correntes políticas amigas e ainda faz biquinho. E não ajuda nada estar atrelado a um ministro da justiça que também não tem atitude nenhuma. Mas, como a Folha e o Estadão tem de continuar esse papel de malhar por malhar qualquer coisa que o governo faça, é só ir atrás da PF.

    E concordo sobre o que diz sobre o FX-2: esqueceram de avisar a FAB.

    E, novamente, recomendo que leiam o artigo do Washington Post e principalmente os comentários. Parece que ninguém está do lado do Obama. Não falam especificamente deste caso, mas dos sucessivos erros estratégicos do presidente.

    Os comentários nas matérias do El País também vão pelo mesmo lado.

    Nos sites mexicanos (ao menos os que eu li), a comparação inevitável entre Enrique Pena Neto (espionado durante a campanha a Presidente) e Dilma, está fazendo com que a maioria dos comentaristas não falem da Dilma, mas da atitude indiferente do presidente mexicano da qual eles não estão gostando.

    Talvez essa atitude do Brasil possa iniciar,”talvez”, uma nova postura de presidentes latino-americanos nas relações com os EUA. E é um talvez bem tímido.

    E esse “esnobou” do título do post tá meio exagerado. Os EUA não estavam nos fazendo nenhum favor. Era uma visita, pra lá de protocolar, que deveria mostrar que as relações entre os dois países havia subido de importância. O evento mais importante seria um jantar. Pura frescura diplomática. Mas como se declarar parceria numa situação como essa? Simplesmente não dava.

    • Meu caro os comandos fazem o jogo dos putos que estiverem no poder para terem status e regalias.Isto ocorre em toda parte do mundo.
      A putada politica é que os disvirtuam de funções.

      • Entendo, mas algumas coisas, como essa tentativa medíocre de dar uma rasteira via imprensa rastaquera é o cúmulo. Não se está falando de status e regalias, mas de intromissão externa. Pô, será que nem um pouco de brio esses caras tem? Coisa do tipo “eu não gosto do meu irmão, mas não fale mal dele perto de mim que eu arrebento”, entende. Mas como você disse, a Dilma é indicada realmente para a função, mas a turma abaixo dela… g-suis…

  8. Se a gerentona fosse realmente uma estadista teria mantido a visita e, quando fosse conversar diretamente com Obama, teria mostrado todo o seu descontentamento. Mas não! Deixou-se aconselhar por um “núcleo duro”composto dois notórios bolcheviques de tendências fascistóides (Rui Falcão e Franklin Martins) e o nosso ex-presidente, que anseia pela oportunidade de vingar-se de Obama pelo fato do Presidente americano ter jogado aquele acordo nuclear fajuto no lixo. República bananeira é isso aí!

    • A Gerentona tem muito mais coragem que todas as frangas vestidas de macho anteriores a ela.Inclusive a franga Lula.
      A Gerentona se fechasse o congresso e a camara,extinguisse partidos,prendesse corruptos e fechasse com nossos guerreiros e o nosso povo seria o melhor para o Brasil e os Brasileiros desde que ela se livrasse de ideologias.

      • Mais um amante da democracia… Nunca, nunquinha a Dilma instalaria uma ditadura. Ela foi vítima de uma ditadura, onde só os amigos do rei se dão bem.
        Na democracia, para manter o trono, é necessário agradar e convencer a maioria.

        Veja a evolução do PIB

        PIB DILMA 2012 R$ 4,403 trilhões
        PIB FHC 2002 R$ 1,320 trilhão
        PIB GOLPE 1984 R$ 0,539 trilhão

      • “Nunca, nunquinha a Dilma instalaria uma ditadura. Ela foi vítima de uma ditadura, onde só os amigos do rei se dão bem.
        Na democracia, para manter o trono, é necessário agradar e convencer a maioria.”… vindo de vc essa afirmação é anátema… vc tenta mas não convence… basta uma olhadela nas atitudes da mesma e verás que ela tem o autoritarismo nato daqueles que vcs sempre denominaram ditadores… só porque vc quer que o seu partido, podendo, não implantaria uma ditadura de fato, pois uma ditabranda já vivemos… quero ver sua cara de tacho se eles conseguirem mesmo implantar a tal URSAL… aguardemos…

    • Manter a visita após tamanho escândalo de espionagem? Bom… Como eu sei que estás na folha de pagamento da CIA, a sua opinião não me surpreende… Galante Tireless.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .
      .

      Americanófilo realmente é uma porcaria mesmo,para estes o errado é a vítima do crime.
      .
      Por muito menos que isso, a vaca sagrada destes americanófilo, fez pior do que só criticar com outros países,como invadir para roubar por exemplo.
      .
      Para os americanófilo,neste tema,o certo é o ladrão(EUA ) e o errado, é a vítima(O Brasil)….que mentes distorcidas.
      .
      Esses americanófilos, não passam de parasitas que consomem o que há de melhor do hospedeiro(Brasil) em troca,só dá ingratidão e sortilégios ao hospedeiro…rsrsrsr

  9. Também não. Eu não torcia pelo Hornet mas do jeito que a coisa está, qualquer coisa que vier vai ser melhor do que está agora.
    Até porque carregar Sidewinder/MAA-1B/A-Darter e tanques de combustível, qualquer um dos canditados carrega.

  10. A TROLHA ENTRA E O SOBERBO NÃO PERDE O REBOLADO KKKKK

    “””O Washington Post disse que o cancelamento “será, a curto prazo, prejudicial ao País, que tem uma economia em dificuldades que busca investimentos americanos e maior abertura a produtos brasileiros””””

    Os caras tem perto de 35 milhões de cidadões que vivem abaixo da linha da miseria e que necessitam de doações para alimentarem-se,agasalharem-se e resistirem a intenços invernos.
    Nos sinais de transito de Washington DC é comum ao parar o veiculo ser abordado por um cidadão Americano que implora esmolas.
    Com toda a crise mundial e menos capacidade o Brasil perde apenas para a China no crescimento economico.
    O Brasil no momento é o pais que esta realisando a maior cota global de construções de infraestruturas.
    Pois nos retaliem com guerrinhas cambiais e quebrarão a cara pois a maior parte de materias e generos pertencem a pobres e emergentes e uma sincronização emergente como um mercado comum reciproco simplesmente em curto prazo imporia colapso a economia Europeia e Americana.
    Como Europeus dependem de externos pois precisam da Russia,dos EUA e do Brasil para .
    Sr. Barak Osama TODAS AS OPÇÕES ESTÃO SOBRE A MESA então pague para ver se tem cu forte pois a Manaba que vos espera é avantajada.

    • INTENSOS kkkkk REEALIZANDO kkk
      Que falta faz o corretor
      O finalzinho que saiu truncado:
      Como Europeus dependem de externos pois precisam da Russia,dos EUA e do Brasil para sobreviverem é certo muitos deles preferirem as logisticas Brasileiras e Russas pois os EUA não teriam condições de manterem-se e manterem a Europa por medio tempo.

  11. Imaturidade diplomática

    Visão do Correio

    O governo brasileiro acaba de dar mais um passo para ampliar a coleção de equívocos com que tem conduzido sua política externa. O cancelamento e, principalmente, o alarde com que se cercou a decisão de não cumprir o compromisso de uma visita de Estado a Washington, em outubro, significou mais uma perda de oportunidade de obter vantagens para o país, objetivo claramente ultrapassado pela busca de efeito no público interno.

    Nem de longe se trata de minimizar o malfeito patrocinado pelo governo de Barack Obama. Ninguém de mediano bom senso pode aceitar a prática de espionagem por país estrangeiro de atos, decisões e conversações da chefe do governo do Brasil e de informações, estratégicas ou não, de organizações públicas e privadas brasileiras, muito menos da Petrobras, estatal envolvida na pesquisa e exploração de importantes jazidas de petróleo.

    É, portanto, natural que as informações divulgadas no Brasil, com base em documentos vazados por Edward Snowden, ex-analista de inteligência da NSA (agência de segurança dos EUA), ao jornalista Glenn Greenwald, tenham causado indignação no comando do Planalto e a imediata reprovação da sociedade brasileira. Não importa a mando de quem se fez a espionagem, ela tem de ser repelida.

    Mas ninguém é ingênuo o suficiente para esperar que os Estados Unidos, maior potência militar e tecnológica do planeta, país assediado pelo terrorismo dos inimigos que vem colecionando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, vão parar de usar os recursos avançados de que dispõem em favor do que ele mesmo classifica como “defesa nacional”. Tampouco é seguro esperar que a ONU tenha forças para impedir essas práticas, que, a propósito, ninguém garante serem exclusividade dos norte-americanos.

    Posto o problema, o mais produtivo teria sido tirar partido do constrangimento que o Brasil vinha conseguindo criar em Washington. O mundo, como se sabe, está na antessala de um novo período de aceleração da economia, quadro que já começa a ser visível no horizonte dos próximos dois ou três anos. Também se sabe que será um período de grande disputa entre blocos poderosos que estão se formando em torno dos EUA e da Europa, de um lado, e da China e países do Pacífico, do outro.

    Novos modelos de protecionismo deverão prevalecer, incluindo os parceiros e excluindo os “de fora”. O Brasil, líder do subcontinente sul-americano, tem interesses próprios e de seu grupo a defender e não pode perder tempo nem oportunidades. É hora de marcar posições e exigir aberturas comerciais, antes que as portas se fechem e tornem tudo mais difícil.

    As visitas de Estado só são promovidas pelo governo dos Estados Unidos duas vezes por ano. Em nada lembram as secas recepções de rotina dadas a chefes de Estado. São cercadas de pompa, cerimônia e, principalmente, compromissos. Do Brasil, somente foi dada essa oportunidade ao presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995.

    Acima das irritações pessoais e certo de não haver nada relevante ou comprometedor a ser revelado por eventuais novos vazamentos de Snowden, o governo brasileiro ainda pode rever o comportamento parecido com o de vizinhos como Bolívia e Argentina, de quem, aliás, tem aceitado desaforos de toda ordem, cometidos contra o “imperialismo brasileiro” para ganhar aplausos da torcida local. É hora de retomar a maturidade e objetividade com que o Brasil sempre tratou suas relações exteriores.

    FONTE: Correio Braziliense

    • Ao pt mais vale uma eleição do que possíveis benefícios ao país… eles não querem ficar feio na foto com seus cada vez mais raros defensores idiotas úteis, agregados e vendidos… ainda vivem com a cabeça na guerra fria do século passado…

  12. Os americanos sabem tudo sobre a vida da Dilma, o que ela falou, com quem falou, e depois sai essa noticia como ela é que esnobou o Barack Obama…, em alguns sites o pessoal amigo dos EUA, estão culpando a Dilma por não ter comprado o SH, mas como comprar um caça de guerra quando não existe parceria e nem confiança? Um caça que será usado por pelo menos 30 anos. Enfim não consigo entender a sabedoria de alguns que se dizem espertos no assunto de adular os americanos.

  13. Mais comprova que estes Jornais e M… são a mesma coisa! Só servem pra vender e incutirem informação COMPRADA…

    E o Brasil ainda dá bola pra estas porcarias!… Ai ai… o que não faz falta a educação num povo!!!

      • Não existe mais neste pais oposição meu caro aqui tudo contra o governo se resolve por bolsismos ou partilha de gabinetes e ministerios.
        O que voce defende Walfredo ? Defende o melhor para o Brasil e os Brasileiros ou é apenas mais um bostérico a embutir aqui em todos os assuntos suas preferencias ideopartidarias ?
        Independente da corrente que seguem tanto os Caprichosos como os Garantidos não passam de traidores do Brasil e não representam a vontade da maioria do povo Brasileiro.
        Ambos em momento oportuno serão passados a fio de espada para o bem estar e felicidade geral da nação.
        Ja esta tudo e todos catalogados e escreva o que te digo para que se lembre de minhas palavras.
        Os reais interesses do Brasil e do povo Brasileiro estão acima de tudo o mais.

  14. A diferença entre uma nação soberana que é o Brasil após 2002, a partir da era Lula/Dilma, em relação ao papel de simples vassalo dos EUA na era maldita do FHC/PSDB.

    • Pelo visto o ParTido está te remunerando muito bem para ficar falando essas bobagens né sua tonta tiete iraniana! Com essa atitude a presidente jogou para a arraia miúda do partido, gente escrota e intelectualmente limitada como você. Fez isso para agradar aquele professorzinho de história barbudo e seboso, aquele sindicalista barrigudo e cachaceiro, ou então aquela feminista mal-arrumada e suvaquenta….

    • rsrsrsrsrs… só vc, como idiota util do partidão, contratado a 30 centavos, acredita que há diferenças entre o partidão ladrão e o tucanato… rsrsrsrsrsrs… vai se ilustrar, tacanho… bosta cheira tudo igual… só vc encontra diferenças entre elas… deve ser seu instinto de varejeira… rsrsrsrsrsrs…

    • Meu caro dizer que o Brasil é uma nação soberana somente depois que o Lula descobriu o Brasil e agora Dilma nos esta catequisando é a maior idiotice possivel a um Brasileiro que apenas demonstra ser mais um bostérico que não serve e nem se importa com o Brasil e não tem na bandeira Brasileira seu simbolo e pavilhão maior.
      A todas as Ratazanas temos um remedio comum CHUMBINHO.

  15. O que chama a atenção nesse episódio é o governo brasileiro (Lula, governo subterrâneo e Dilma, Papagaio de Pirata adestrada no Alvorada) fazer mais uma asneira diplomática…
    Espionagem é produto bem ou mal sucedido de departamentos velados do Estado, ABIN no Brasil e NSA nos EUA etc, e discrição são suas principais características, não cabendo pedir desculpas por suas boas ou péssimas atuações, no máximo e isso sim, a obrigação é afastar do serviço seus elementos incompetentes.
    No caso do Brasil alguém ouviu falar, que após essa ampla espionagem feita em cima de nosso país, alguém foi demetido ou afastado da ABIN, Ministério da Defesa, Itamaraty, Casa Civil?

    Não!!?

    Entretando, com a sujeira da incompetência total do governo em resguardar suas informações, e de ninguém ter ido instantaneamente para o olho da rua, inclusive o Ministro da Defesa Celso Amorin, agora com o simples e idiota cancelamento da Visita de Estado da Presidente Papagaio de Pirata aos EUA, estão tapando o Sol com a peneira desse fiasco e descaso com a Segurança Nacional… Pois com esse cancelamento demos então uma resposta a altura dessa invasão de privacidade realizada sistematicamente pelos americanos no Brasil.

    E com nosso governo se aproveitando e contando com da ignorância do povo, passa a posar de determidado e honrado com essa postura diplomática de enfrentamento com o governo Obama, quando, na verdade, ele não tem nada a ver com isso… A prática de espionagem não está atrelada a presidentes mas a defesa dos interesses do Estado, ou seja, é atividade estratégica governamental atemporal.

    O que Dilma tinha que ter feito não é exigir excusas americanas, indevidas, e se fazer de vítima, mas sim tomar satisfações de seus subalternos a respeito do que eles estão fazendo que até mesmo da cor das calcinhas que ela coloca os americanos têm conhecimento.

    Agora, perante idiotas e mais idiotas, até desse El País, vem posar de heroina que peitou os EUA, então tá, vai enganar os trouxas papagaio de pirata. Enquanto isso uma manada de incompetentes continua em seus cargos, mamando nas tetas do governo, fingindo que trabalham. E, sim, essa visita seria economicamente importante para o Brasil. Ou será mais importante visitar Bolívia, Paraguai etc.

    Contudo, os aplausos para essa estupidez diplomática certamente será executado pelos Bolivarianos de governos pobres arrogantes e demais assemelhados e simpatizantes.
    -.
    Certamente, que a turma vampiresca e incompetente de Brasília, envolvida nesse episódio, agradece muito, já que seus salários e cargos continuam garantidos. Essa recusa da Visita de Estado concerta e escurece muita coisa não é mesmo?…Será?…

    Desse limão nosso país tinha que ter feito uma limonada, se aproveitando do constrangimento atual americano, porém mais uma boa carta jogada no colo do Brasil acaba ser desperdiçada.

    • Maduro foi pedalar e caiu de Maduro kkkk.
      Se Lula morrer e se isso acontecer não vou chorar quem voce acha que assumiria a liderança Bolivariana ?
      A Dilma não tem cacuete para isso mas serviria e muito ao Brasil e aos Brasileiros se bicasse as bundas de todas as ratazanas que empesteiam Brasilia.
      Ela foi atirada aos lobos meu caro para que tudo explodisse nas mãos delas e os putos lavarem as mãos.
      Se o Lula acha que ela ganhando ano que vem ele retorna na proxima vai quebrar a cara.
      Tem muita munição e munição pesada guardada contra todos estes caras coisas que não são de conhecimento publico e midialitico e eles sabem que tem mas não sabem tudo o que tem.
      Todos os movimentos que fizeram externamente com detalhes e envolvimentos estão em dossies.
      Porque voces acham que o caso Cachoeira saiu de cena ?
      Porque não envolve apenas corrupção,trafico de influencia de alguem ligado a contravenção mas adentra ao narcotrafico internacional,contrabando internacional de armamentos e ligações com governos e grupos comprometedores.
      Ja ´pensou se futucassem isso tudo !

  16. O pt foi pragmático… tá jogando pra galera de idiotas úteis cabos eleitorais que acreditam em tolices, pensando nas próximas eleições… não cairia bem a uma comunista antiamericana de carteirinha como a wanda levar uma nas costas (não que o governo não soubesse das tais “denuncias” à DÉCADAS) e depois ir se refastelar com seu suposto algoz… mas não se enganem… o pt não é nada sem W.D.C…. são eles que decidem o que o Brasil pode ou não e não é o pt que tem cacife para peita-los, ao contrário, arregam as calças aos yankes na primeira maleta de dólares… somente os fabianos nacionais, caso quisessem, teriam munição intelectual para a LONGO prazo se desvencilhar da rede de influencias americana… não será dessa vez, infelizmente, pois o pt é por demais mal preparado para isso, pois a orbita de influencia intelectual do mesmo é frequentado por inúmeros soberbos tapados advindos da USP que ainda usam estratagemas dos século 19 em política internacional… até ai a educação nacional mal articulada faz-nos perder tempo e energia… a INCOMPETÊNCIA dos nossos quadros de articulistas de política internacional juntamente com o desmantelamento dos quadros funcionais do Itamaraty estão nos tornando aleijados qndo o assunto é interesses internacionais… só damos fora…
    TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO…

  17. Quando um homem quer matar um tigre…Chama a isso desporto…Quando é o tigre que quer matá-lo…Chama a isso ferocidade…..

  18. O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra…Calcula um triunfo e sofre um suplício….A premeditação indefinida de uma ação ruim acompanhada por doses de austeridade….A infâmia interior temperada de excelente reputação..Enganar continuadamente….Não ser jamais quem é…Fazer ilusão…É uma fadiga….Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro….Querer devorar os que o veneram….Acariciar…Reter-se…Reprimir-se…Estar sempre alerta…Espiar constantemente….Compor o rosto do crime latente…Fazer da disformidade uma beleza…Fabricar uma perfeição com a perversidade…Fazer cócegas com o punhal…Por açúcar no veneno…Velar na franqueza do gesto e na música da voz…Não ter o próprio olhar…Nada mais difícil….Nada mais doloroso…….0 odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita…..Causa náuseas beber perpétuamente a impostura….A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca…E há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento….Engolir essa saliva é coisa horrível….Ajuntai a isto o profundo orgulho….Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima….Há um eu desmedido no impostor….0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se…0 hipócrita é um titã-anão……….

  19. “Dilma “esnobou Barack Obama”

    Ah é dona Dilma? Tudo teatro. Quer mostrar serviço? Cancela o FX-2, compra o Su-35 e vai visitar os EUA com o maior dos sorrisos no rosto.

    🙂

    No mais, é tudo encenação para alavancar votos OU deixar o peso da decisão do FX-2 para um futuro distante.

    Sds

  20. agora é só o governo da asilo ao Snowden pra fechar tudo com chave de ouro…….. 🙂

    quem não se lembra do caso da senhora de idade que foi viajar pra Espanha e ficou presa que nem um bandido sem explicação ou motivo…..isso fazem com a gente direto/rotina e os viralatas daqui nenhum pia…pior, ficam do lado/defendem os abusos/abusados..ai eu pergunto..tem futuro uma gente assim?!….um povo assim tem futuro?!….Uma gente que pensa e agi assim merece ou não merece? Merece?! MEREEEECCCCCEEE! Merece Sim! Sem dó! E com areia e tudo que é pra aprender com quantos paus se faz uma canoa……

    Incrível a quantidade de alienados defendendo partido “X” e partido “y”… acordem para a realidade são todos farinha do mesmo saco! 99,9% dos políticos são corruptos – FATO. E isso não mudará enquanto o brasileiro continuar sendo um povo alienado e fútil que só dá importância para futebol, novela, fofoca,festa e outras porcarias…..tanto o socialismo, comunismo e o capitalismo, possuem grandes falhas mas também possuem algumas qualidades! Mas o que me da a impressão é que a maioria dos brasileiros tendem a ter um fanatismo por todo tipo de coisa, o que não o faz raciocinar com clareza e lógica.. Geralmente o fanático ignora os males da coisa que ele adora, que o deixa completamente cego……Não sigo nem a direita e muito menos a esquerda….Sigo o reto…O caminho da Retidão….

  21. “Ilya Ehrenburg
    18 de setembro de 2013 at 20:03

    Manter a visita após tamanho escândalo de espionagem? Bom… Como eu sei que estás na folha de pagamento da CIA, a sua opinião não me surpreende… Galante Tireless.”

    alias, já repararam como tem “republicanos” naquela trilogia hein?! hahahaha… 🙂

    “brazileiros” republicanos? 😉

    hein?

    outro coisa interessante que observa-se é que são SEMPRE contra qualquer “ganho” cientifico-tecnológico, industrial, politico, financeiro NACIONAL…são sempre contra toda e qualquer desenvolvimento de produto/tecnologia/ciência/indústria/economia/bens e serviços Nacional…..contra qualquer iniciativa de auto-determinação deste pais….

    uma hora falam que não podemos comprar ou desenvolver produto/tecnologia/ciência/indústria/bens e serviços Nacional por causa de questões orçamentarias…porque não tem dinheiro…outra hora falam que existe dinheiro…mas não existe vontade politica…ora pombas….afinal é por falta de dinheiro ou por falta de vontade politica que as coisas neste pais sempre não acontecem?!…sempre inventam/impõe falacias sordidas pra esse pais não se desenvolver,se tornar um player mundial, se torna forte/competitivo, auto determinante e indepedente…sempre existe/conseguem desculpas mirabolantes para justificar essas situações…e haja sabotagem/sabotadores nesse pais…e haja corrupção viu…aqui a nossa indústria/empresas/economia/potencialidades/gente que apresente qualquer ameaça ao domínio do capital estrangeiro/interesse estrangeiro são sabotadas sordidamente/impedidas de começar ou se desenvolver pelos nossos próprios políticos/lideres/governos/gente por causa da corrupção e viralatismo, onde são comprados/postos no bolso pelas multinacionais estrangeiras/capital estrangeiro/interesses estrangeiro via propina e financiamentos de campanhas políticas.sabotam toda e qualquer ameaça/desenvolvimento de produto/tecnologia/ciência/indústria/economia/bens e serviços Nacional……ta cheio de “teleguiados” e lobistas nessa net daqui viu…..isso sem falar das nossas “instituições” e suas sabotagens por dossies ou das panfletagens que fazem sempre contra programas como o PROSUB….a propina e o lobismo corre solto em todos os lugares neste pais….são nas instituições…são nos governos…são na sociedade…são na net..TA TUDO DOMINADO…e haja “esquema” viu…e haja esquema de propina viu…e haja lobismo e corrupção viu…ta tudo dominado neste pais perdido…ta feia a coisa….só a educação salva este pais perdido….só a instrução, o conhecimento e a informação salva este povo/pais….

    os EUA estão certíssimos mesmos, estão protegendo/protegem sua economia,povo,indústria e interesses.estão lutando e protegendo pelo o melhor/futuro para sua gente/pais.pois se valorizam,se respeitam,se dão ao respeito ao contrario daqui…o problema são povos/países como o nosso.povo corrupto, vagabundo, maldito e desgraçado que se sabota.que não se valoriza,que não se respeita,que não se da ao respeito.que só quer saber de futebol,cachaça,putaria,novela,reality show e carnaval na vida.é de dar nojo,revolta e desespero mesmo!!!!

    parece que alguns que comentam nestes fóruns militares vivem e trabalham em outros países…principalmente do ocidente/EUA especialmente…..possuem alguma forma de relação/envolvimento com o pais……percebi que alguns ate mesmo trabalham nas corporações que disputam/vendem as coisas para aqui..então é óbvio e esperado o lobismo e apoio sempre incondicionais e radicais aos EUA…é o lugar onde eles vivem e ganham a vida…é o lugar onde eles se fizeram…não são mais brazileiros de fato…..é a nova nação/pátria deles…..e consequentemente prezam mais pelos interesses desta do que da nossa mesmo….por isso sempre defendem radicalmente uma postura de submissão,servidão e dependência com aquele pais..e claro que tem também as questões político ideológicas radicais de direita que dominam completamente o meio militar…”heranças”/”filhos” da ditadura….

  22. PUBLICADO NO FACEBOOK

    IRMÃOS BRASILEIROS

    Falo apenas por mim mesmo e sou apenas um grão de areia como a maioria de todos nós.
    Temos visto a estrategia de manipularem a informação atribuindo os vandalismos a grupos de bandidos organizados para assustarem o povo.E tambem estarem atribuindo a iniciativa dos protestos a adolescentes achando serem mais facil manipula-los.
    Os acontecimentos ate deploraveis que temos presenciado e que vem se intensificando cada vez mais não são causados apenas por bandidos organizados mas é a furia do povo que por decadas é oprimido,roubado e enganado.
    Ate mesmo os degradados das ruas,drogados,doentes,são o produto de toda essa patifaria politica e da ganancia privada.
    Eles querem nos assustarem ou fazerem nos desentendermos e nos dissolvermos.
    A nossa estrategia de não centralizar lideranças ou representatividade esta deixando-os desnorteados e sem saberem como fazerem.
    Não é mais necessario mostramos a eles o que queremos pois toda criança hoje neste pais sabe que queremos o fim da corrupção e o fim da bandalha politica.Então sendo assim não temos necessidade nenhuma de nogociarmos nada com eles.
    É simples resolverem tudo isto parando de nos roubarem e botando todos os traidores do povo na cadeia e se não fazem isso é porque não querem e compactuam.
    Irmãos Brasileiros não tenham medo de lutarmos por nossas direitos e por nossas liberdades.
    Sim o gigante realmente acordou de verdade e jamais adormecera novamente.
    Irmãos eles querem fazer-nos acreditarmos que estamos comemorando 20 centavos.Não se deixem iludirem,isso não é desfile de escola de samba e sim a revolução de um pais que esta em curso.
    Revolução não é guerra,terrorismo.Revolução é tornarmos a evoluir,re-voluir.
    Nossas intenções são legitimas de direito de todo povo soberano e livre.
    Se eles vierem a transformarem esse historico momento de nossa Patria em um banho de sangue entrarão para a historia como traidores do povo Brasileiro.
    Enquanto voce não tomar uma atitude efetiva contra a corrupção e os corruptos Dilma Rousseff voce não me representa.

    BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE
    #MudaBrasil #ChangeBrasil #VemPraRua #FodasseSafados

    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/601537_231199267034570_405862562_n.jpg

    • Nenhum partido politico,ideologias e ativismos estrangeiros,nenhum tipo de filhas das putas ira se beneficiar de forma alguma dos anseios do povo Brasileiro que são o fim da corrupção,cadeia para os trairas e serviços publicos dignos que pagamos carrisimo para termos e não temos.
      O simples fato de externarmos indignação é rechaçado pelo Estado com covardia e marginalisações.
      Ate quando massacrarão o povo para defenderem bandidos?
      Estão criando um mostro sem cabeça que passara apenas a nutrir vingança e nada restara de pé por onde ele passar.
      Tudo e todos diretos e indiretos neste sistema covarde e bandido não passam de filhos das putas que se nutrem as custas do sangue e do sofrimento dos simples.
      Quando não restar mais a possibilidade humanitaria existira apenas a eliminação total do mal pois se o direito inexiste,esqueça-o e lute pela etica,mas ate mesmo o uso da força bruta é ferramenta reconhecida internacionalmente de fazer-se cumprir justiça.

Comentários não permitidos.