Panavia Tornado: Mais 10 anos na Alemanha, Itália e Arábia Saudita

Num evento realizado nas instalações da Airbus Defense and Space em Manching, ao norte de Munique (Alemanha), operadores do caça-bombardeiro, de interdição, guerra eletrônica, reconhecimento e ataque Panavia Tornado se encontraram para celebrar os 40 anos do primeiro voo do protótipo, realizado em 14 de agosto de 1974.

Alemanha, Itália e Arábia Saudita anunciaram que pretendem manter o Tornado em serviço, em todas as suas variantes (IDS, de supressão de defesas aéreas; ADV, de defesa aérea; e ECR, de guerra eletrônica e reconhecimento) até pelo menos 2025, podendo essa previsão ser estendida até 2030.

Atualmente existem em torno de 360 exemplares em serviço ativo e apenas o Reino Unido deverá desativar a sua frota até 2020.

http://i66.photobucket.com/albums/h261/TOMMYJO/TORNADO.jpg

O consórcio europeu Panavia declarou que criou novas instalações em Manching para acomodar até 20 exemplares simultaneamente recebendo todas as etapas do processo de reparo e manutenção, além de possuir em andamento outros programas de modernização para a frota existente.

Fonte: C&R

 

8 Comentários

  1. Estou ficando velho. Já se foram os Toncats, Harriers, F-111, Intruders, Jaguares, até os F/A-18(A/B/C/D) e agora já se fala nos Tornados.
    Os F-16 já estão virando QF-16 e os Thunderbolts estão no fio da navalha.
    Certa está a FAB que mantém ainda seus Tigers, urrhh! 🙂

  2. FALTA DE DINHEIRO CRONICA NA EUROPA!!!
    ESSES AVIOES SAO SO ALVOS PARA DEFESA ANTIAREAS MODERNOS SE ELES SE APROXIMARAM DO LOCAL JA ERA
    SO DE LONGE COM ARMAS DE LONGO ALCANCE ELES DAO TRABALHO!!!

    • kleslei,

      Isso é apenas aproveitamento de equipamento que ainda é bom o bastante para a esmagadora maioria das situações… Afinal de contas, dá pra contar nos dedos os países que possuem defesas aéreas verdadeiramente consistentes. Na Líbia, por exemplo, o Tornado pode ser considerado um dos verdadeiros carrascos, depois dos mísseis Tomahawks.

      Um outro motivo deriva do fato de que o Typhoons ainda não está com todas as funções plenamente desenvolvidas. O “Tranche 3” do Typhoon, que seria a variante definitiva desse caça, ainda vai demorar uns anos até estar plenamente operacional.

  3. quando o brasil faz uma melhora nos caças mais antigos vejo os apátridas falando um monte
    isso mostra que as forças armadas estão fazendo apenas o usual do que todas as outras fazem no mundo

    mas tem uns mocotrevas que se o brasil não tiver maquina de gravidade , poder de invisibilidade , fardamento metamorfosico , esses mocotrevas acham que estamos por ultimo ,a noticia mostra que isso é normal em todo canto do planeta

Comentários não permitidos.