WikiLeaks põe Brasil na rota da droga

http://jc3.uol.com.br/blogs/repositorio/maconha(1).jpg

Para a diplomacia americana, o Brasil é peça central na rota do tráfico de drogas no mundo, segundo uma série de telegramas enviados de diversas embaixadas dos EUA e vazados pelo WikiLeaks. Os documentos ainda mostram como o Itamaraty estaria “preocupado” com a “conexão entre o governo boliviano e os produtores de coca” e revela dados alarmantes sobre o volume do tráfico entre Bolívia e Brasil.

O Estado mostrou ontem como a droga que sai do Brasil estaria ajudando a financiar as atividades da Al-Qaeda no Magreb. Agora, os telegramas indicam que as rotas são ainda mais complexas e o Brasil, para muitos traficantes, tornou-se o caminho para permitir que a droga chegue à Europa, EUA e Ásia.

Uma das preocupações centrais dos americanos refere-se ao governo do boliviano Evo Morales. Os documentos mostram um debate que chegou a contaminar a eleição presidencial brasileira: o suposto envolvimento de autoridades no tráfico.

Em um telegrama de 19 de fevereiro, o governo americano diz que o Itamaraty vê com grande preocupação a relação entre o governo boliviano e os produtores de coca. Em uma reunião entre o embaixador americano no País, Thomas Shannon, e a subsecretária de Política da chancelaria, Vera Machado, a brasileira não esconde o temor.

“(Vera) Machado acredita que a situação na Bolívia se estabilizou, mas se mantém preocupada sobre as conexões entre o governo e os produtores de coca”, registra Shannon. “Ela (Vera) admitiu a ameaça para a região do tráfico de drogas, mas identificou como principal fonte o problema do consumo nos países ricos”, disse.

Telegramas da Embaixada dos EUA em La Paz dão uma demonstração de como o Brasil de fato tem motivos para estar preocupado. Em 17 de dezembro de 2009, um telegrama estima em 175 o número de aviões suspeitos de carregar cocaína que cruzaram a fronteira entre Bolívia e Brasil em apenas dois meses.

Autoridades americanas teriam traçado um cenário sombrio a diplomatas americanos: “A falta de controle sobre seu espaço aéreo resulta em praticamente uma liberdade total para o narcotráfico.”

Mas, em outro telegrama, de julho de 2010, o presidente do Senado boliviano, Oscar Ortíz, prefere colocar a culpa no Brasil. Em conversa com o embaixador Shannon, Ortíz “lamentou o aumento do tráfico de drogas e o fato de brasileiros e a União Europeia tolerarem isso”.

Via Maputo. Mas não é apenas a droga direcionada à Europa que passa pelo Brasil. Em um telegrama de 16 de novembro de 2009, a embaixada americana da capital moçambicana, Maputo, informa Washington como “a rota principal para a cocaína por via aérea que chega em Maputo vem do Brasil”.

Segundo a informação, a queda no volume de droga confiscada no aeroporto de Maputo nos últimos meses não seria motivada pela redução do tráfico, mas pelo aumento do controle da polícia e das autoridades de imigração. “Domingos Tivane, o diretor da Aduana, está diretamente envolvido em facilitar o transporte da droga”, acusa o telegrama americano.

Parte importante do tráfico seria feito pelo empresário Mohamed Bashir Suleiman, que usaria ainda o porto de Dubai e contêineres com televisão e mesmo carros para esconder a droga. Segundo os americanos, ele teria conexões na Somália, Paquistão, América Latina e Portugal.

O telegrama ainda revela que Suleiman “tem uma relação próxima com o ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano e o atual presidente, Armando Guebuza”. “A corrupção endêmica em Moçambique leva a uma situação em que traficantes de drogas têm acesso livre ao país”, aponta o telegrama.

Ainda de acordo com o documento, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) – movimento histórico que libertou Moçambique do colonialismo português – “esconde o nível de corrupção da imprensa e da comunidade internacional”.

Fonte: Estadão

15 Comentários

  1. tudo meias verdades…
    a culpa e da bolívia que não prende ou proibi a plantação de coca..
    ..a culpa e do Brasil e da europa que tolera o trafico de drogas
    como eu disse tudo meias verdades ….

  2. “estima em 175 o número de aviões suspeitos de carregar cocaína que cruzaram a fronteira entre Bolívia e Brasil em apenas dois meses”. onde esta a força aerea brasileira? sera que os politicos e comandantes militares nao tenhem conhecimento desses factos ou fazem parte dos tais 175 voos suspeitos?
    “A falta de controle sobre seu espaço aéreo” se ha falta de controlo aereo do espaço brasileiro nao se deve a falta de radares e de uma força aerea copetente em termos de meios?ja que o FX-2 nao avança ao menos que se adquira sistemas de radares e anti aereos! e vergonhoso o nivel de currupçao dos senhores politicos e comandantes militares brasileiros! ja parecem os lideres de paises africanos!

  3. nao se venham desculpar da falta de meios.. existe sim mt falta de meios. mais ate mesmo as latas velhas dos F-5 actualizados ou nao no meio de 175 voos em 2meses seriam capaz de abater ou interceptar qualquer aviaozinho de traficante..”ate em angola antes do fim da guerra as velhas sucadas dos su-22 interceptavam avioes sul africanos” mas a currupcao e tanta que nem um aviaozinho no meio de 175 se quer foi abatido ou obrigado aterrar.. mostra bem a que ponto alguns politicos e comandantes estao ligados aos traficantes..

  4. Grande novidade, mas como digo o pior é quem consume não quem produz e trafica, nenhum comercio vive sem comercio, todas essas atrocidades que acontecem por cauda da droga é por culpa dos usuarios que financiam essa merd@

  5. Quero novidades, isso td nós já sabemos, o + importante e n autoridades colocarem + homens p ajudar a melhorar a vigilância sobre o entra e sai do n território. Daí a necessidade do satélite geoestacionário, pelos tres(3),os rafales, vants , subsrobotizados e mt bem armados p ajudar nessa tarefa, e mt dirigiveis multifunções. P Ontem srs.

  6. Não existe novidade no trafico internacional de drogas e nenhum país está imune as artimanhas de criminosos, muito menos os EUA essa é a grande verdade. Agora, o que parece bem claro é que o trabalho dos diplomatas americanos é telegramar fofocas e análises rasteiras, para não dizer de baixo nivel dos problemas, e acima de tudo sempre por a culpa nos outros países quanto as rotas do trafico. Ora, gente, façam-me o favor. Quase a metade dos estados americanos permitem o consumo livre e legal do “cigarrinho do capeta”, drogas leves e o pior de tudo o comércio de armas livremente por civis. E depois vem culpar os outros pelos efeitos sociais colaterias como o trafico, a violência e a criminalidade por lá? É demais né?!

  7. É motivo para a Otan vir apitar nas nossas águas… Vejam que estão traçando a rota da droga através do oceano atlantico em direção à Africa, e justamente o que a Otan quer [pelo menos é UM DOS objetivos] é atrapalhar a influência brasileira no continente africano instalando um “posto de controle” no atlantico sul com seus navios de guerra…

    Como bônus eles enfiam um canudinho por baixo do oceano e sugam o nosso petroleo pré-sal por ele…E nem nos daremos conta disso, pois nem bons satelites temos para saber o que eles estarão fazendo por lá..

  8. É isso mesmo, qual a novidade????
    Nenhuma.
    E quem vai fazer o que????
    Ou melhor o que nós queremos para o Brasil???
    ———————–
    Até mesmo porque o “antigo complexo do alemão” fecha um abre dois. Afinal os traficantes ficaram vivinhos e soltos.
    Fazer dinheiro com trafico não demora muito, se faz capital rapidinho.
    Abs

  9. 175 voos suspeitos, será que os traficantes já dominaram a técnica stealth? Se não, cadê os supertucanos da FAB?
    Ou será que abater aviões vindos do país “hermano” causaria um “cidente diprumático”?

  10. Mundo de drogados que alimentam os barões das drogas e os terroristas. Infelizmente, se tem consumidor, tem traficante, e não estou vendo melhoras nas ações de combate =(….

  11. Bem lembrado Gertrudes,essa desculpa das rotas de tráfico e a atividade terrorista na tríplice fronteira são as justificativas prediletas do eixo USA/OTAN para extender suas operações militare no atlântico sul.

  12. O QUE NÃO FOI CONTADO PELO O EMBAIXADOR NO RELATÓRIO,ISSO SIM É NOVIDADE:OS EUA SÃO UNS DOS MAIORES FORNECEDORES DE ECSTASI NO MUNDO E DE ARMAS PARA OS NARCOTRAFICANTES.
    .
    .
    Não é nenhuma novidade isto,aliás não vejo esta informação como de segurança para os EUA,pois tal notícia não é novidade que o Brasil seja rota de tráfico de drogas.
    Os Estados Unidos sempre levaram este assunto de droga para o lado da política, e assim coagir e barganhar politicamente na américa latina,o México que o diga,pois as indústrias armamentista ganham muito com isto.
    Há alguns anos atrás,um militar d alta patente do governo americano queria barganhar com o apoio de combate a armas americana com o governo brasileiro,se não fizesse conforme as solicitação daquele país,é o que está passando com o México agora.
    No começo desta década,no Rio de janeiro em um simpósio sobre as drogas,constatou-se que o Brasil,de corredor de drogas se transformou em um grande cosumidor de droga e que a europa(especialmente a Holanda)e os Estados Unidos em exportador de droga sintética(ecstasi) para os continentes,neste dia o Brasil iria colocar estes países em evidência,onde os europeus e americanos ameaçaram em boicotar tal evento então o governo brasileiro voltou a traz.

  13. O maior consumidor de drogas do mundo fala isso,eu creo que os U.S.A que fazer que a imagem do brasil sejá pessima,querem fazer a gente de estupidos,loucos,traficantes,assassinos,crueis com o meio ambiente,para asi justificar uma possible ação contra o brasil ,1º embargos e despois invasão,já que o brasil tem os maiores recursos vitais do planeta como,agua,petroleo,minério de ferro,nióbio,ver aqui essa informação.http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,wikileaks-revela-recursos-do-brasil-vitais-para-eua,650525,0.htm,se eles podem vetar a venda de pezas para a nossas armas podemos vetar a venda de NIÓBIO para eles,olho por olho.

Comentários não permitidos.