Considerações sobre o FX 2: Roberto Godoy entrevista Gunther Rudzit

Sugestão: Hornet

Reportegem exibida dia 10/12/2010 no TV ESTADÃO, o cientista social Gunther Rudzit fala sobre a compra de caças pela fab e a reorganização das Forças Armadas.
Em entrevista ao jornalista Roberto Godoy, o cientista social Gunther Rudzit fala da reorganização das Forças Armadas e da política externa do governo.

http://www.areamilitar.net/ANALISE/images%5CFX2_480.jpg

46 Comentários

  1. se os franceses não venderem o rafale para o brasil com transferencia de tecnologia,não venderão para mais ninguem pois até agora só o governo frances comprou,e se o brasil comprar podera abrir a porteira e vender muitos, a outros pais então de que adiantara para a empresa,dasalt ficar com esta tecnologia pois não vendera a ninguem e não obtera nenhum lucro,é pegar e ter a chance ou largar e perder tudo,pois existem outos melhores que estão ai e outros que estão chegando,como por ex-o pak-fa russo.

  2. Se um congressista de Iowa vetar por exemplo peças de reposição para os F18E/F, então estes se tornarão rainhas dos hangares da FAB. Como já ocorreu com a Venezuela e seus F16. Quanto ao Gripen NG, é um projeto e sua conclusão pode ficar tão cara ou mais que estes dois vetores concorrentes no FX2, o pior, sem entregar a mesma capacidade inerente aos dois Rafale e Super Hornet. Ao Rafale pesa esta história de Transferência irrestrita de tecnologia. Quais são estas tecnologias e como o Brasil pretende absorvê-las e utilizá-las? Os franceses cumprirão o contrato, ou vão roer a corda no futuro, sob pressão externa?
    O engraçado nesta história toda é que está rolando na Marinha um projeto mais espetacular, que é de um submarino nuclear sem esta mídia toda encima.

  3. após ver essa entrevista eu passei a concordar com a “tese” levantada pelo Gunther: há uma negociação se fazendo com a França, cada “adiamento” é parte desta negociação (é pressão, do tipo: olha, ou vcs vendem o Rafale nas nossas condições ou vcs não venderão esse avião nunca).

    e sobre a reformulação do Estado maior, concordo com a crítica do Gunther também.

    abraços a todos

  4. O governo frances deveria ser + ousado, olhando o agr e o depois, oferecendo ao BRASIL td o q nós queremos e + alguma coisa…p abrir as portas p as vendas do rafales ao outroa países…são mt devagar quase parando.

  5. Entrevista muito boa, e também deixa claro que a melhor opção para o Brasil é o Rafale, mesmo que não venha tudo o que foi prometido, já que o investimento francês é muito grande. Parabéns Hornet pela sugestão.

  6. Boa essa entrevista, concordo com muita coisa que esse cientista social disse.

    Observações:
    Sobre o fato do Rafale ter sido “anunciado” em 07/09/2009 e até agora nada: Apesar dos inúmeros BAFOs a mais, a proposta Francesa, é a mais cara, ponto. Não adianta argumentar parceria estratégica, ToT irrestrita(que nem o cientista acredita), etc. Quando se compra algo mais caro, tem que perceber esse valor de imediato, através do produto, no caso o caça. O maior problema do Rafale nesse aspecto, é a sobrevalorização do Euro frente ao Dólar. Isso tornou o F-18 E SH muito mais atrativo nesse aspecto e o Gripen também se beneficiou, por ser cotado em US$ e ter componentes americanos. Sempre afirmo que, se o Rafale fosse um caça de 5ª geração puro, seu preço a maior se justificaria logo de cara. Ae que está o ônus do Rafale. Se é parceria, escolha política, que assumam esse ônus. E parem de enrolar.

    Sobre as ToTs : Foi bem argumentado, inclusive sobre a fato que nem tudo que for ofertado não interessará à empresas nacionais, e isso é fato. Entendo que as ToTs irrestritas deveriam estar amarradas a futuros projetos que implicassem o uso das mesmas, caso contrário, corre-se o risco das mesmas não serem utilizadas, ou até mesmo se tornarem obsoletas.

    Só faria uma observação: a FAB colocou exatamente o que queria em termos de ToTs: capacidade de integrar armamentos, manutenção integral do caça aqui, capacidade de modificar alguns sistemas embarcados como radar e ECM/ESM. Isso era o que ela entenderia que daria a autonomia necessária a ela como Força.

    Sobre o risco do Gripen ter seus custos aumentados, obrigando o governo por mais dinheiro no projeto: Se a proposta da SAAB tem um preço fechado, o risco está com a SAAB e seus parceiros. O mais importante na minha opnião se fosse fechado o acordo com a Suécia, se e somente se ao mesmo tempo, a FMV fizer um anúncio conjunto de uma quantidade pelo menos igual de aeronaves Gripen Ng.
    O maior risco para o Gripen é apenas nós assumirmos a produção. Se houver encomendas dos dois lados, esse risco dimunui consideravelmente.

    Sobre o risco de embargo, ele existe, mas nossos SuperTucanos estão parados? Os Hércules estão no hangar por falta de reposição? Os F-5EM estão no hangar por falta de peças? Praticamente toda nossa força tem componentes americanos. Os KC-390 provavelmente terão compos americanos. Os Gripen e os Rafale também tem componentes americanos. Não quer compos americanos? O GF deveria ter deixado claro isso para a FAB. E esta provavelmente só mandaria RFPs para a Sukhoi e a fabrica estatal Chinesa. Mesmo assim, o risco existirá. Somente investindo pesadamente em Educação e P&D ao longo de décadas, esse risco diminuirá.

    []’s

  7. A respeito da discussão sobre o status do Estado Maior conjunto, temos 2 antecedentes espetaculares: Moltke, por ocasião da reunificação alemã, e Hindeburg, na Primeira Guerra Mundial, ambos chefes do Estado Maior alemão. Assim, o estrato burocratico talvez não importe muito, mas sim quem vai estar lá.
    Lembrando também que, qualquer estrato que se desenhe, sempre teremos prós e contras.
    Vamos nos basear então nas nossas possíveis áreas de conflito, nos nossos recursos disponíveis – não sonhados nem futuros – para estabelecer nossa regr.

  8. Os F-16 da Venezuela ainda voam, e bem. O problema foi com a modernização. Os Eua bloquearam o processo de modernização por causa do apoio venezuelano as FARC e a Cuba. O Rafale como concorrente está agonizando, quase em coma, a Dona Dilma não vai querer ser a primeira a comprar o caça francês, custos, custos e custos são o problema.

  9. Carlos Augusto, se você assistir a reportagem novamente perceberá que o Gunther tem preferência pelo Gripen NG, inclusive ao dizer que é mais interessante para o Brasil participar do desenvolvimento de uma aeronave do que ter total transferência tecnológica sem as noções do que necessitamos.

  10. Cravaram o gripen de armamento e os demais sem nada! na imagem heuheh

    Suécia não é tão joguete quanto os demais. Faz parte da espinha dorsal dos poderosos.
    O Banco Mundial de Sementes na Noruega, quando em alerta 5 só pode ser acionado pela Suécia.. por exemplo.
    Se dizem que podem transferir, e construir um caça, até pela a história bélica da região.. as tecnologias nas 3 areas das forças armadas, por que não?.. Por os ovos numa cesta só é problema! os helis.. os subs da frança.. os caças tambem?.. Se sim, o Brasil dependerá e muito! daquela região onde se situa a frança e seus demais aliados. Com a suécia pelo menos já seria mais neutro.

  11. Vamos pagar para uma empresa privada se beneficiar? Os acionistas da Embraer devem estar dizendo …Oba!
    E as instituições estatais não vão receber a tal tecnologia e conhecimento científico?

    Quanto a neutralidade da Suécia, veja o caso do Wikileaks e seu editor chefe Assange.

  12. Ele acha que essa não é hora de investir no griphen, por estar em desenvolvimento, mas pelo que eu intendi, o Brasil esta querendo mais do que avião, esta querendo aprender fazer e tem jeito melhor de aprender do que fazendo?

  13. Mais uma vez vem o problema de comprarmos um caça americano e ficarmos nas mãos dos mesmos,corremos o risco de ter desde parafusos até mísseis em algum hangar da USAF esperando aprovação para ser ultilizado pela nossa FAB.O F-18 é um caça bom?
    É,e muito bom,mas seu projeto beira aos 40 anos de idade,seu projeto base data de 1965 como um aperfeiçoamento do F-5E.Logo o F-18 está em fase final de vida operacional,só está ainda em serviço devido a todos os atrasos do Progrma F-35,não fosse isto já estaria sendo substituido pelo mesmo.Ou seja o F-18 é um vovô dos céus,loge de ser uma solução ele será um problema num período de dez anos,tal qual é o F-5 hoje.Concluindo o problema representado pelo o f-5 de hoje será o F-18 de amanhã.

    Ps:Na minha modesta opnião todos os concorrentes do projeto Fx2, já estão obsoletos(depois do desenvolvimento do F-22, F-35, e Pak fa),mas oferecem no mínimo alguma TT que temos obrigação de barganhar ao nosso favor.Só pela abertura do código fonte e outras TT que podemos arrancar da Dassault,pra mim é a melhor opção.

    F-18(histórico)
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_YF-17

  14. Roberto Godoy e Gunther Rudzit, putzz, o pior de tudo e saber que foi o Estadão, ai ferro tudo, vou fala uma coisa, nos não tiamos nada disso, estamos discutindo o que temos e vamos ter, ai aparece os técnicos de futebol, os engenheiros os ministro, os sabichões Aaa váa, vai ver se eu estou na esquina, fica Jobim

  15. -A proposta francesa é mais tentadora por ela ser detentora de todo o ciclo tecnológico q compreende o Rafale.

    -A Saab fala q o Brasil será detentor de 40% da propriedade intelectual do Gripen NG, dq realmente estamos falando? É muito vago!!!

    -Qnto ao Super Hornet, a Hillary enviou uma correspondência informando q a Secretaria de Defesa americana assegura as “informações necessárias” e a transferências de tecnologias “compatíveis”???? Trocando por miúdos: Embargo tecnológico!!!!

    2)Riscos:

    -A proposta francesa é sem dúvida a menos arriscada. Produto praticamente pronto e com entrega garantida até 2015.

    -O Gripen NG é mais arriscado por ser um projeto em desenvolvimento. Ñ me agrada o fato do Gripen NG ter uma enormidade de sistemas sensíveis de propriedades intelectuais de outras nações(ex.:EUA).

    -O Super Hornet tem o risco do congresso americano. Esta instituição, absolutamente poderosa, pode travar a transferência de tecnologia mesmo se Obama e Boeing tentarem cumprir o contrato.

    3)Offset:

    -Tenho q admitir q os EUA pegaram pesado: Possibilidade de compra de Super Tucanos, participação do projeto de bicombustíveis para aeronaves e participação no projeto do KC-390, maior participação do mercado civil de aeronaves (q já é bem grande). Então entendo q os americanos oferecem uma excelente contrapartida econômica mais imediata.

    -Qnto a proposta sueca ñ vi grandes atrativos fora a intenção de compra de alguns KC-390. Deve ter tbm alguma promessa de empresas suecas em investir mais no Brasil e ñ muito fora disto.

    -Qnto a proposta francesa…aí pode estar o trunfo francês: a França promete apoio integral ao Brasil no Conselho de Segurança. Uma vaga permanente no CS faria o país mais influente em outras questões substanciais, participando de todas as negociações do poder mundial, o que dá grande visibilidade para outros campos, inclusive os econômicos. Então a França oferece uma contrapartida econômica de médio a longo prazo.

    4)Geopolítico:

    -Os EUA oferecem “ingerência” nos assuntos internos e externos do Brasil.

    -A Suécia por ser um país neutro e de poucas pretensões geopolíticas…ñ oferece nada.

    -A França oferece seu aporte de potencia nuclear, econômica e política nas questões q cerne o contexto Geopolítico como um assento permanente no CS.

    Então somando tudo e passando a régua chega-se ao meu resultado = França!!!!

  16. GREICE44…Salve…Amiga a Dessault não é dona de toda a tecnologia do Rafale e para eles nos repassarem codigos fontes teriam de se comprometerem com Americanos e se exporem caso nossas Ratazanas repassassem a alguem.Jamais acredito que eles se exporiam a isso.

  17. Quando se fala em geopolitica e defesa temos muito ainda que apreender.Somos um bebezinho que começa a engatinhar mas que ja quer com curtos bracinhos abraçar o mundo e com curtas perninhas correr atraz do elefante rsrsrsrs

  18. Wolfpack disse:
    “O engraçado nesta história toda é que está rolando na Marinha um projeto mais espetacular, que é de um submarino nuclear sem esta mídia toda em cima.”

    Ainda bem que esse assunto não virou papo de botequim… Só assim para a MB tocar o projeto como quer, no prazo planejado e dentro do orçamento…

    Quanto ao FX-2, bem… Continuo a defender 48 F/A-18 novos via FMS + integração de nosso armamento e bate-se o martelo no FX-2 com o Gripen E/F… Cobre-se o gap entre a saída dos M2000 e a chegada dos Gripen com os Super Hornets, e transfere-se dois esquadrões desses para a MB em 2022/2023, para a operação embarcada no 1º novo NAe dos dois pretendidos.
    Paralelamente, o Brasil lança um FX-3 para concorrência internacional de um “projeto” de caça de 5ª geração, a ser fabricado no Brasil, com índice de nacionalização sempre crescente, a partir de 2025…

    Ah, sonho meu…

  19. Carlos Augusto qual é o principal caça utilizado atualmente pela FAB? Ele é estadunidense? Qual é a origem de suas turbinas?
    Essa história de independência em relação aos EUA é tudo antiamericanismo, idiotice. Queremos independência total que os franceses não nos darão, pois não tem nem para eles. Veja: http://www.aereo.jor.br/2010/12/05/wikileaks-franca-disposta-a-passar-a-tecnologia-do-rafale-ao-brasil/
    Quanto ao radar e avionica tanto a SELEX Galileo e o segmento de avionica da BAE Systems foi adquiridos pela Finmeccanica, que é dona da SELEX, isso é haverá transferência tecnológica. Parte da avionica também sairá de empresas brasileiras.
    O Brasil só será uma verdadeira potencia, quando souber deixar preconceitos idiotas de lado.
    Essa questão de independência dos EUA é só para área comerciais, o interesse do Brasil é vender caças para seus aliados, principalmente da America Latina, e por isso tem medo que ocorra situação parecida com a venda de Super Tucanos para a Venezuela, esquecendo-se que país nenhum da região possui condições técnicas e financeiras para manter e adquiri Rafale.
    Não adianta termos toda à transferência tecnológica, se não sabemos o que queremos e precisamos (foi a maior mensagem desse vídeo). Inclusive sem continuidade do desenvolvimento das tecnologias adquiridas não adiantará nada! A melhor forma de manter toda essa tecnologia em dia é gerar divisas com elas e isso será possível com a utilização dessas peças no dia a dia das empresas e em todas as vendas dos caças realizadas e é isso que a SAAB está oferecendo ao Brasil, a tecnologia desenvolvida, produzida e criada no nosso país não será reproduzida em nenhum outro país do mundo, nem mesmo na Suécia. O que significa que todos os Gripen NG do mundo terão peças brasileiras (a Força Aérea Sueca e a SAAB sempre procuram estar com as tecnologias em dia o que forçaria e nos ajudaria a manter-las atualizadas). Por ultimo é importante que se corrija o que foi dito pelo Godoy o Brasil não investirá um centavo no projeto da SAAB, a não ser que decidamos pelo Sea Gripen.

  20. os ameicanos “governo e intelectuais em geral”sao muito nacionalistas, mas nada disso que a gente vê aqui no site.
    são racistas (estão cagando e andando pro brasil e falam isso na cara dura) e estão ai pra detonar os BRIC ou atrapalhar o maximo prossivel. Sou a favor do lula, muito mais comprar mig 21″exagero” 10 vezes do que comprar f18
    mais ou menos por ai

  21. Concordo na integra com teu raciocineo MATHEUS…Esse entusiasmo pelo Rafale não somente nos custara caro como tambem o que relmente buscamos nem a Dessault querendo podera nos dar de forma oficial sem que tenha problemas para si mesma.O projeto do NG é mesmo um bom projeto que nos daria a oportunidade de aprender fazendo e com pesquisas alcançarmos o que realmente desejamos e almejamos.As pessoas ficam se predendeno por capacidade de entrega atomica o que nem ainda temos.Isso é perda de tempo.Como ja disse com curtos braços querer abraçar o mundo e com pequenas pernas querer acompanhar o elefante sem dizer que as quantidades pretendidas são irrisorias para um pais com a magnitude e necessidades do Brasil.Deviamos pensar com mais inteligencia ao invez de preferencias.

  22. Maluquinho:

    Nessa novela do FX-2 ninguém pensa no interesse da nação mas tão somente em locupletar-se às custas dos nossos impostos. Basta ver que se aferram à essa mitológica “transferência de tecnologia” para querer empurrar goela abaixo da FAB o vetor mais caro e não necessariamente o melhor.

  23. TIRELESS com certesa esta é infelizmente a realidade e nós que ficamos com paixões e preferencias por esse ou aquele vetor.Eu sinceramente não tenho hobby apenas vejo o que seria melhor no meu modo de ver mas ate nisso tenho duvidas.Penso no Rafale como aeronave pronte e penso no NG como o pré-cursor de um caça puro-sangue Tupy.Apenas tenho a certesa que a entrada do porta-aviões Americano na baia de Guanabara repleto de F16 no convez para eles seria como uma caravela cheia de flamulas se exibindo a atonitos nativos e os supostos pacotes de futuras compras engodo para iludir trouxas.Não creio que nos enganem mais uma vez porque ja aprendemos a discernir todas as artimanhas deles.Amigos amigos negocios a parte.Estou me convencendo que o pequeno notavel seria mais vantajoso ao Brasil de um modo geral…Sds.

  24. Salve Matheus,

    Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que este site que você postou o link não tem nenhuma credibiidade perante a maioria dos leitores, pois é imparcial e tendencioso.
    Quando falamos da história da FAB é indiscutível que vetores americanos fizeram e pode ter certeza que ainda vão fazer parte de nosso portfólio de equipamentos, então não há de se surpreender se a escolha do alto comando da FAB fosse pelo F-18.
    Vamos tratar seu comentário por partes, pois vemos uma série de doutrinas em seu comentário muito bem debatidas no site em que vossa senhoria coloca o link.
    Pois bem, realmente não temos de ter antiamerianismo, pelo contrário, temos é que aprofundar nossos laços com eles, no lado comercial, social, e também militar, a questão é que hoje voamos com aviões da década de 70 re-remodernizados, e necessitamos de aviões modernos e capazes de efetivamente cobrir o espaço aéreo brasileiro, e neste quesito TODOS os 3 concorrentes do FX-2 dão conta, o porém é justamente na capacitação da indústria nacional para poder manter estes aviões voando, pois se não conseguirmos manter um trem de pouso sequer funcionando pra que servira este avião?Apenas para gerar divisas nos EUA e mantermos dependentes deles.
    Matheus, como você deve saber, a Embraer é uma empresa de renome internacional pela confiabilidade e qualidade de seus produtos, pois procura no mercado o que há de melhor e coloca em seus aviões, fazendo um produto final de extrema qualidade sendo aceito nas mais diversas regiões do planeta.Porém o mesmo não se aplica para aviões militares, estes tem de ter seu código fonte, computadores, sistemas de arma, aviônicos, eletrônica embarcada, radar, procedentes de seu país de origem, pois não faz sentido colocar este aparelho para defender sua defesa aérea dependendo da vontade dos países X e Y.
    Dizer a todos os ventos que o Rafale ou Gripen não cumpririam seu dever constitucional pelo custo de aquisição, hora de voo, manutenção é simplesmente burrice, pois a FAB teve acesso a todos estes números para colocar os aviões na short list e dizer que a escolha de um deles seria errada é chamar a FAB de incompetente, que não sabe fazer seu serviço, por isso nem me venha com este assunto que isto não faz o menor sentido.
    Não sei por que todos acham que a Suécia é o país das maravilhas, sea França ou os EUA dizem que repassam a tecnologia do equipamento X todos acham que é lobby, que a informação é comprada, que não faz sendito para eles liberarem a tecnologia e todo este bla bla bla, agora se a Suécia diz que transfere, é como a palavra de um “santo”, é cumprida à risca, chega a ser interessante.
    Compreendo que a Saab tem várias tecnologias que seriam interessantes para a geração de divisas em nosso país, porém lhes pergunto, é só a dela??
    A Dassault e a Boeing também tem tecnologias que seriam perfeitamente empregadas em nosso país para também gerarem divisas, o que vejo em seu comentário é que estas tecnologias diferentemente da Suéca é CARA.
    Não entendo este tipo de coisa, por que a tecnologia Suéca é barata e a Americana e Francesa é cara, mas será que os Suécos tem toda a tecnologia que prometem repassar ou precisam de um “avalzinho” para liberá-las???
    Dizer a todos os ventos que o Brasil não teria capacidade de vender o Rafale para a América do Sul pois é um avião “tremendamente” caro, e outra falácia deste site que você colocou o link, pois quem afirmou como os pés juntos que será apenas o Rafale?, pois com a absorção da tecnologia, um novo avião, derivado do Rafale possa ser oferecido, com preços de aquisição e manutenção menores, gerando divisas, como você mesmo deixou bem claro em seu comentário, que deter a tecnologia só é viável se esta gerar divisas, aí eu pergunto, é viável?
    Quanto a suas indagações sobre o Gripen NG Naval, recuso-me a responder, é simplesmente um projeto morto, dependente da Índia e Brasil, além de não sabermos seu custo de desenvolvimento e o pior o tempo para que tudo isto saia do papel…..

    Abraço, AntiAéreodaSilva.

  25. Dizer a todos os ventos que o Brasil não teria capacidade de vender o Rafale para a América do Sul pois é um avião “tremendamente” caro, e outra falácia deste site que você colocou o link, pois quem afirmou como os pés juntos que será apenas o Rafale?, pois com a absorção da tecnologia, um novo avião, derivado do Rafale possa ser oferecido, com preços de aquisição e manutenção menores, gerando divisas, como você mesmo deixou bem claro em seu comentário, que deter a tecnologia só é viável se esta gerar divisas, aí eu pergunto, é viável?……..SE O BRASIL TERIA CAPACIDADE DE VENDER O RAFALE PARA A AMERICA LATINA…Capacidade o Brasil tem ate de fazer e vender o Cristo Redentor a mulçumanos o problema é quem na America Latina tem capacidade de comprar e manter o RAFALE so se for o NING…F18 e a escravidão aos EUA…Rafale e custo de manutenção,reposição e serviços esorbitantes…Sim me decidi e agora torço pelo Gripen NG,vou fazer como a industria e os empresarios nacionais que são aqueles acostumados a investimento de riscos e que sabem quando um negocio é viavel…QUEM SABE MAIS SOBRE O CAMINHÃO,O MOTORISTA OU O CARONA QUE APRECIA O TRAJETO?????

  26. O Gripen NG depende do Brasil e da India para existir não é mesmo,e o Rafale não depende do Brasil e da Arabia Saudita para sobreviver?E qual seria mais rentavel ao Brasil como produto de exportação,o NG ou o Rafale?Sera que abservaremos o FX apenas como o vetor de nossas preferencias pára a FAB ou o mesmo tambem é interesse de divisas ao Brasil!A meu ver ja que nem Gripen e nem Rafale possuem tecnologias 100% nacionalizadas por seus paises de origens e fabricantes vejo atualmente o NG como o melhor negocio ao Brasil,a FAB,a industria e a exportação.Se ratazanas latinas se retorcem todinhas e fazem caretas para poderem comprar 1 A-29 que venham os GRIPENS NG

  27. AntiaéreodaSilva, quanto ao poder aero, não o considero um site imparcial, primeiro por apresentar fontes das noticias e segundo tudo o que é postado foram os próprios colaboradores que enviaram. Concordo com você quando fala da parceria Brasil EUA, claro como o embaixador americano no Brasil disse em entrevista a Veja “obviamente, de acordo com os interesses” do nosso país.
    A compra de aeronaves de procedência America ou com algumas peças estadunidenses, não é feita só para gerar divisas e temos problema de logísticas com os caças Mirage 2000 e tivemos com o Mirage 3. Ninguém se lembra desse fato.
    Acredito profundamente que tanto o Rafale, Gripen NG e o F-18, cumprem todos os requisitos da FAB, mas como sabemos o preferido da FAB é o F-18. Não é que eu não acredito em transferência tecnológica, mas o mais importante é saber como e quais tecnologia serão aplicadas. Não acredito que só a tecnologia da SAAB pode gerar divisas, mas sejamos sinceros, boa parte da tecnologia utilizadas no Rafale foram desenvolvidos através de enormes investimentos, sendo que quase nada é derivado dos caças anteriores produzidos pela Dassault, já muitas das tecnologias que serão usadas pelo Gripen NG já estão em uso no outros caças da SAAB e até mesmo de outras empresas, o que ajuda a baratear o custo da tecnologia. Acredito que a tecnologia estadunidense também é barata, mas tem maior dificuldade para sua venda, já que o Brasil teria de pedir permissão para o congresso dos EUA.

  28. Fala-se muito da desconfiança no ToT, será que transferem?
    bem se este fosse o único problema taria resolvido.
    Curiosamente não se chama a atenção para a desconfiança que a própria FAB tem em relação ao NG voar pelo custo proposto e tem razão para isto.
    A SAAB já apresentou Gripen Naval e Gripen Stealth todos programas fantásticos e que dariam sim a nossa indústria a capacidade que desejamos, mas a que custo e tempo? Seria possível? pergunte a FAB no relatório dela isto está lá ( No da FAB e não no da turma do pijama azul e da senhora E. Cantanhede que já sabemos não resistiu nem mesmo ao wikileaks).
    A proposta da SAAB é sim a mais barata e acho que até uma ameba não duvida disto, mas até o NG estar pronto fica difícil afirmar que estes custos serão de fato os praticados.
    Há quem diga que a SAAB assume os riscos dos custos, curioso é que basta isso para todos darem como fato.
    A Dassalt também especificou isso no acordo mas nesse caso é motivo de desconfiança, porque?
    Em 2018 haverá uma chuva de caças 4G e 4.5G de segunda mão, alguém pagará o alto preço por um caça novo? olhem para Romênia e me respondam, olhem para os europeus e me respondam.
    A boeing vai transferir tecnologia? certamente vai mas será o que a FAB quer? o que a FAB quer incondicionalmente é a abertura dos códigos fonte do quala SAAB e a Dassault já acordaram em abrir, mas a boeing classifica como (necessária- leia nas letras pequanas da Bula o que quer dizer necessária)
    pergunte ao CTA e a EMBRAER como conseguiram ter acesso aos códigos fonte do F 5( isto mesmo, F5) imaginem o F 18 ou algo ainda mais sofisticado (deposi dizem que eu é que vivo na terra dos sonhos).
    A FAB descartou o F 18 apesar de o preferir pelo fato de que os EUA não podem abrir as tecnologias do caça para ninguém, pergunte a Israel e ao Reino Unido, quem duvida, bem vindo ao mundo real.
    Eu adoro o F18 seria fantástico, mas o senado americano não permite e nem vai permitir tal transferência tal como a FAB quer, e o que ela quer é simples, a capacidade de integrar toda e qualquer arma que ela quiser.
    Isso eles não permitem, é só ler na proposta de armas que eles propõe e ver que as armas estão lá, se quiser use estas (fantásticas diga-se de passagem) mas nada de MAR 1 e A Darter ou outra coisa que queiram, pois se quiserem só com autorização e eles é quem tem que fazer, consequência você perde toda e qualquer vantagem do seu armamento e segredo que tenha sobre os perfís, isto partindo da hipótese que será permitido.
    Por esta razão a FAB deu negativo não para o F 18 mas sim a política de defesa dos EUA.
    A França havia se comprometido a baixar os custos do Rafale, pelo que estamos vendo os custos foram reduzidos mas o governo ainda está negociando, negociando? se reduziu ao ponto do Lula declarar, porque então precisa reduzir mais? alguém está engando alguém ai.
    Não há mais motivos pelos atrasos do programa, não há justificativa, ou melhor, há uma, falta de vergonha na cara…
    Pra finalizar o Antiaéreo disse algo que está muito correto.
    Antes de masi nada, o FX 2 nunca foi um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB, e sim um programa do qual a FAB além de substituir a sua frota matuzalênica deseja obter “alguma”, repito, “alguma” tecnologia a qual possa ser empregue num futuro vetor nacional, isto significa que:
    -Queremos desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda, vamos traçar parcerias.
    – Não adianta comprar o F 22 Raptor, pois voá-los seria bom, utilizá-lo em combate seria excelente, mas daqui a 15 anos toda e qualquer tecnologia dele estará defasada exigindo então um novo FX para cobrir o buraco à que custo? ao galopante custo que a tecnologia tem exigido, um 4 G custaria na faixa dos 30-40 milhões, um 4,5 entre 60-90 milhões e um 5 G entre 100 e 180 milhões de dólares, porque? tecnologia, não há da que se possa fazer a nãos er desenvolver a sua e tenatr reduzir no que puder, ou então operar qualquer coisa que sirva de alvo para o inimigo treinar a apontaria.
    Já que não produziremos nada e não poderemos fazer nada no F 22 será uma compra do melhor caça do mundo que durará 1,5 décadas deposi disso teremos novamente um F 5 na mão para fazer um upgrade, melhorar a capacidade operacional e novamente correr a pé atrza do TGV que anda à 450 km/h.
    Recordo que quando a FAB comprou o Mirage 3 ele era considerado o melhor interceptador da sua época Israel estava fazendo miséria com seus hábeis pilotos, hoje a única miséria que eles (M III) podem providenciar é o estado de penúria que a FAB se encontra.
    Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é começar o 5G na sequência e ai sim nele introduzir as tecnologias que queremos e “poderemos”, repito, “poderemos” desenvolver.
    Dito isto, o que disse o antiaéreo está corretíssimo, o programa AMX sugou o orçamento da FAB, tem seus positivos e negativos, mas 10 anos depois voou o EMB 145 e sua família, foi lá que o Brasil (não a FAB) recuperou o investimento de uma década, portanto, não se trata de vender o Rafale, o Super Hornet ou o GRIPEN para o Vaticano, Zimbabwe, Esbórnia ou republiquetas sul americanas do Chavez e fidel castro. Sonho seu acreditar niss.
    Como disse, a partir de 2018 vai ter uma chuva de caças de segunda a disposição, por pelo menos 1/4 do preço de um 5G ( os da moda). Mas, se a EMBRAER e as empresas nacionais aprenderem “Alguma” repito “Alguma” tecnologia, seja qual for dos 3 concorrentes do FX2, esta certamente estará empregue nos seus modelos da EMBRAER que vão surgir ( o KC 390 é um exemplo pra já) e daí é que virá o retorno dos investimentos empregues no programa FX2.
    Isto se comçado em 2012-2014 só terá efeito prático uma década depois, nada mal pois como os E Jets demonstraram o retorno foi muito superior ao investido.
    finalizando o que todos sabem é o que pode e não pode ser transferido, ai está o foco do problema.
    Não se trata de questionar se terá, pois isto é mesmo indefinido, depende do que e quem vai absorver esta tecnologia, se tem capacidade para isto e o que vai gerar em função disto, exemplo pra que aprender a faze r válvula se daqui a 10 anos tudo será feito de tranzistores? pior, o que fazer com as válvulas?
    A questão básica do Tot não está no que pode e sim no que é certo de que não pode, a FAB sabe o que quer, a EMBRAER sabe o que e ambos sabem já por agora o que certamente não podem contar. e isto que deveria ser o foco curiosamente não é enaltecido pelas trocidas uniformizadas.
    Sds
    E.M.Pinto

  29. E.M.PINTo…Me desculpe a falta de conhecimento tecnico e detalhes amigo mas tanto o Saab quanto a Dessault para nos passarem codigos fontes teriam de pedir aos EUA que lhes permitissem e se comprometeriam com eles e eu não acredito que nem uma e nem a outra se exporia.Apesar deste detalhe estar sendo entrave nas negociações eu continuo achando que a FAB esta certa e se eles não quiserem que se encerre o que eu acho que desde o começo ja começou errado.Sempre achei que deveria-se delegar a FAB e a EMBRAER a incumbencia do FX e as duas atravez de licitação selecionariam consorcio mas fazer o que…sds

  30. E.M.Pinto. Sei que é um dos editores, mas gostaria de saber sua decisão de escolha atual, com base no que conheces, e quer expor. dentre os concorrentes do fx-2, e mais, se.. um fx-3 seria o ideal.. pensando nos caças russos e no pak-fa. Apesar da urgencia da FAB, e das forças armadas como um todo. Já que “a vespa quase sempre vence da aranha”.

  31. E. M. Pinto,

    perfeito seu comentário.

    E sem puxação daquilo que o papai Noel carrega…hehe

    E um outro exemplo de como as sandices ás vezes reinam nos comentários dos blogs: ontem houve a cerimônia da entrega dos 3 primeiros EC-725. Mas para muitos “jênios” que comentam em blogs, muitos mesmos, inclusive alguns que supostamente seriam sérios (ou “bem informados”), os contratos dos EC-725 não haviam sido assinados, porque a FAB não queria os helis. E garantiam isso de pé junto da cruz até poucos meses atrás…afinal “uzfrancezesfeios” são meros enroladores, não é verdade? pergunte o quanto são enroladores ao Alte. Moura em sua fala de fim de ano, no qual destacou a parceria com a França e a TT em andamento no caso dos subs…mas sabecumé, a tchurma do contra acha “uzfrancesesfeios” enroladores e malvados e é lógico que eles estão certos. O Alte. Moura é que está errado e vive no mundo dos sonhos.

    Então, doideira, achismos, viralatismo e coisas do tipo é o que mais se tem no “reino da palpitolãndia” (reino este formado basicamebnte por comentários desvairados nos blogs em geral)…mas análises concretas muito poucas, e percepção dos problemas menos ainda.

    E neste sendido seu comentário foi muito preciso e muito bom. De alto nível.

    abração bro!

  32. Veja onde chegamos, pegarei o exemplo da Dassault, não me recordo a empresa que faz o software.
    Todo e qualquer empresa que desenvolver um software basicamente vai desenvolvê-lo em uma linguagem, esta linguagem basicamente é a C, esta é de propriedade americana patente e tralala, isto não significa que a China tenha que pedir autorização ao senado americano para programar os computadores dos seus caças, capici?
    Todos os componentes do Rafale, digo todos até o Chip do computador central podem ser substituídos por análogos franceses (ALCATEL) não há nada de difícil nisso, apenas que os componentes americanos além de serem produzidos em maior escala são também considerados mais seguros, e isto não quer dizer que os Franceses sejam inseguros (só na cabeça de pinico de alguns).
    A Arquitetura base é quase padrão e por isso se usa um sistema padrão adotado e desenvolvido pelso americanos.
    no mais faça uma consulta e verá produitos frances no F 18 e Gripen de igual referência ao problema levantado por você.
    Sds
    E.M.Pinto

  33. Sinceramente?
    Já deu, o FX2 tornou-se uma inhaca depois dos atrazos, todos os três atendem aos requisitos da FAB embora eu acredite que o Rafale F3 (repito F3) seja superior a proposta da Boeing F18, e posteriormente o NG.
    Acredito que o F18 tenha muitas vantagens em relação ao Rafale F3 mas o quesito eletrônica do F3 e optoeletrônica é superior e ai está um ganho significativo.
    Um FX 3 sós e for um 5G puro e que participemos do zero, desde a concepção pois senão voltamos novamente a estaca zero.
    Defendi por muito tempo o PAK FA onde via a única oportunidade de entarmos e desenvolvermos algo realmente palpável, mas se foi, perdemos o bonde, já era, entrar agora neste programa não seria diferente do que estamos fazendo no FX2 onde pegamos o último assento no último vagão do trem, soluciona o problema mas não resolve.

    Para mim, depois da catástrofe do PAK FA, a maior oportunidade perdida foi a possibilidade da SAAB e do GF e da FAB (que não teve interesse)em desenvolver um novo caça 5G, este para mim teria sido a melhor proposta ainda que fosse a mais cara e mais demorada, tampão por tampão ( qualquer que seja o vencedor do FX não será mais do que isso pois 2022 já estarão defasados) eu esperaria para desenvolver um 5G nacional.
    As 3 propostas são boas, com seus ganhos e perdas os três caças certamente são excelentes, mas na minha concepção não são o ideal para o Brasil.
    Do que está ai, não resta mais o que fazer, o que começou errado terminará errado, o GF tem logo que decidir para ao menos salvar a possibilidade de desenvolver algo para os próximos 15 anos.
    Abraço
    E.M.Pinto

  34. Tudo entendido e tudo debatido ate a ultima arruela das 3 maquinas e quanto ao quesito produto exportação gerador de divisas ao pais?Ainda não consegui enchergar uma ratazana latina capaz de comprar e manter o Rafale ja no caso do Gripen a proposta parece que nos credencia a exportador.Sei que na maioria dos blogs tem torcidas de um ou de outro e ate alguns ganhando alguma coisa tambem.Lembro da licitação do sivam-sipam que ate o ultimo momento os gringos não queriam repassar a tt e no final cederão senão não levariam nada.Agora que seja a mesma coisa,ou repassam tudo o que queremos ou não compramos nada nós perdemos e eles perdem mais ainda pois mais a frente outro aceita.Não ceda Brasil,ou repassam ou vão catar coquinhos.

  35. Ponha no seu coração, temos na AL os seguintes tipos de ratazanas:
    Aquelas que recorrerão ao FMS para coprar sucata recondicionada e com aval americano, e aquelas proibidas de comprar até mesmo sucata recondicionada via outro fundo qualquer.
    Bem, ai eu diria que alguns optarão por algo mais moderno, é possível que Venezuela e o Perú potencialmente vão de PAK FA no futuro, o Chile tende aos americanso (F 35 se voar) (há quem diga que estão acompanahndo o FX 2 de perto com potencial interesse num dos candidatos que vai deixar todos perplexos).
    E haverá o resto subnutrido que vai engolir sucata via FMS, doação, penhora, hipoteca, rolo, ou venda da alma.
    Tire da sua cabeça a possibilidade de exportar qualquer um dos 3 da lista para alguém aqui ou fora, devo lembrar que a Suécia tem por volta de 120 Gripen CD estocados e não há um cidadão com interesse, porque? é Ruim? é inferior? não.
    Quem tem dinheiro paga a tecnologia é quer algo mais, quem tá quebrado vai com a aquilo que dão, vai ser o cenário no fim desta década, chuva de 4G por precinho camarada pra quem quiser, quem tiver dinheiro vai de 5G em qualquer um que queira vender.
    2020 vai iniciar a era do 5G só os mulambento estarão com 4G e os 4.5 G existentes estarão sofrendo funilaria e lanternagem igual aos atuais F5 M , bom, barato (para a altura) mas insuficientes.
    Se podemos ganhar no FX2 será em adquirir tecnologia para
    desenvolvermos o nosso 5g (seja só ou em parceria( recomendável)) e ou em aplicações em programas futuros no mais é devaneio e pura retórica, no meu ponto de vista.
    SDS
    E.M.Pinto

  36. Rs RS RS RS OK então que venham blinquedinhus que sortão plécinhas pelo caminhu a plecinhus num verdadeiro negocio da China e quem sabe 5G crackeadinhu Chines ou PAK…sds.

  37. Senhores não viajem na maionese de que somos democratas cristãos e blablabla igual ao irmão caim do norte.Acordem FX é nada perto do todo se evidencia.Ninguem se importava conosco e so nos viam como os tolos que tem um quintal cheio de coisinhas interessantes a precinhos convidativos lindas praias e morenas estonteantes que eles desejam usar.De 2 anos para cá todos ficarão nossos amiguinhos e volta e meia veem aqui adular nossas cabecinhas e mostrar algo do nosso interesse.Eles tem somente uma coisa em mente.Estão em uma resseção e não encontram saida,o nosso pré-sal e o nosso maior cliente hoje a China.Geopolitica-economica e interesses por essenciais so isso e nada mais de nada.É a nossa hora de jogar-mos o jogo com o que temos.Não ceder em nada no que exigimos e pronto e paciencia e austucia com blefes.A vitoria é nossa e esta garantida a menos que nós mesmos a disperdicmos.

  38. Ninguem fala dos 24.6 Bilhões de Dolares que dispunhamos para serem empregados em defesa ate o começo desse ano.Se disserem que não tem dinheiropara modernizar as forças é mentira mas se não se fala nessa grana ela vi virar conta na Suiça…De oitava economia o Brasil ja esta quase pulando pra quinta ultrapassando Inglaterra e França e com todo o potencial que temos e reservas e essenciais e agroindustria é inaceitavel o pais sucateado,a desigualdade,a injustiça e o mais covarde ainda,Brasileiros que morrem de fome no maior produtor de grãos e carnes do mundo.Ate quando ficaremos quietos enquanto roubam nosso pais e enganam e maltratam nosso povo?Essa Republica de Ratazanas criada por millitares traidores que preferiram o poder ao desenvolvimento cresceu nesse embrião de cobras engolindo cobras e o pior de tudo com pessoas elegidas por nós que sejam as que forem o resultado é o mesmo,roubo e descaso publico…Abaixo a Republica das Ratazanas..Viva a Democracia Brasileira…Viva o povo do Brasil…Viva Osorio o fiel guerreiro Brasileiro…Viva a liberdade.

  39. Vamos desenvolver o nosso software para o controle da aeronave.Qual é o problema ? Se quiserem me dar essa missão, vamos lá … Computador, sensores e atuadores, servos e software. Não sabem fazer ? Eu mostro como.

  40. a verdade é que nenhum dos caças oferecidos ao brasil é puro sangue nacional pois ate mesmoo f-18 tem tecnologias de outros paises.se o brasil tem preça de colocar uma aéronave rapdamente em serviço os melhores é rafale e f-18 mas se não tem preça o gripen-ng e sem duvida a melhor proposta,porque aprender fasendo é onde se pode realmente assimilar o que tem que aprender,e bem que poderia vir uns pak-fa olha seria bem vindos ha se seria.

Comentários não permitidos.