Vídeo – “Scorpion”: O jato de ataque mais acessível do mundo

TAL-Cover1

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/151WB9v” standard=”http://www.youtube.com/v/S-qbVFmjtEE?fs=1″ vars=”ytid=S-qbVFmjtEE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9182″ /]

Clique aqui para mais especificações do fabricante: Jato de ataque “Scorpion”

TAL-Cover3 TAL-Cover2

 

 

9 Comentários

    • stadeu,

      http://www.youtube.com/watch?v=sfw9txA46rw

      O demonstrador de conceito já existe, salvo engano, desde 2008…

      A proposta do NG proporcionaria o desenvolvimento conjunto da aeronave, permitindo integração local de componentes e armas, além da propriedade intelectual de tudo o que houvesse sido desenvolvido no Brasil, o que seria em perfeita conformidade com os requisitos nacionais e além. Nada mais natural estar no short-list…

      Me arrisco a dizer que, de todas as propostas levadas a termo, a short-list realmente contem as melhores…

      Mas seja como for, a FAB precisa de um caça para ontem, de modo que não há mais tempo para desenvolver uma aeronave… E o SH é politicamente insustentável. Ou seja, é mesmo Rafale ou nada…

  1. AMX (no bom sentido) do séc XXI?

    Bela sacada. Espero que dê certo.

    Ao que parece as asas, claramente sem enflechamento para gerar maior sustentação em baixa velocidade (como no A-10), são “semi-descartáveis” ou “substituíveis”. Sempre lembrando que um dos maiores problemas que o A-10 sofre é justamente na fadiga estrutural das asas.

    Essa aeronave é evidentemente uma tentativa de emplacar um substituto “stealth” de baixo custo para o A-10.

    Em minha opinião uma aeronave dessas pode botar uma tremenda de uma água no chopp da Embraer com seu ST. Se essa aeronave emplaca no Pentágono babau STs no USMC, USAF, US Navy e ANG.

    Só aí já se vai metade do mercado para o beleléu…

    • Vader,

      Não creio que essa aeronave venha a atrapalhar significativamente o ST… Parece ser lógico prever que ela terá um custo mais elevado. Pode, evidentemente, atrapalhar qualquer intenção de compra do ST junto aos americanos, mas no que diz respeito a outros clientes em potencial ( que não tem dinheiro em caixa ), a aeronave brasileira ainda terá seus atrativos…

  2. Pensei que fosse piada.
    Estou imaginando esse bicho voando com elevado AOA e tentando entender qual a razão da calda dubla.
    Essa asa com enflechamento quase nula também já diz para que ele vem. Ou, não vem.
    Já existe um modelo em escala, ou até mesmo um protótipo sendo construido, mas é meio que óbvio que ninguém vai comprá-lo.
    Talvez ele se acabe em algum filme de James Bond.

  3. A citação deste vencendo o ST em disputas comerciais é precária. Certamente que quando pilotos militares e, principalmente, pessoal de retaguarda avaliam a possivel compra de um vetor entra em campo uma bela, grandalhona e complexa planilha de custos x desempenho x contexto. Nem vamos entrar no pantanal de histórico, idonêidade industrial, caixas pretas, compensações comerciais, logística e muitos outros detalhes pois a discussão se tornaria enfadonha, improdutiva e sujeito a instabilidades emocionais, gabolices de monta e orgulhos magoados.

Comentários não permitidos.