Analistas de Israel criticam Obama por pedir autorização para agir na Síria

Em Israel, muitos veem a eventualidade de um ataque americano à Síria como um teste sobre a disposição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em responder com firmeza às pretensões do Irã de dar continuidade ao seu programa nuclear.

Analistas e líderes políticos locais são quase unânimes em observar a reação do governo americano às armas químicas na Síria como um sinal sobre o possível comportamento da Casa Branca em relação ao potencial arsenal nuclear do Irã – um assunto que causa grande preocupação em Israel.

Para alguns analistas israelenses, a decisão de Obama de pedir ao Congresso autorização para uma ação militar na Síria seria um sinal de “fraqueza e hesitação” que põe em dúvida a sua capacidade de cumprir as promessas de impedir a todo custo que o Irã produza bombas nucleares.

Para Gerald Steinberg, cientista político da Universidade de Bar Ilan, o pedido da autorização do Congresso é uma tentativa de Obama de “se esquivar” da responsabilidade de uma operação militar.

Segundo a legislação dos Estados Unidos, o presidente não necessita de autorização do Congresso para uma ação militar contra outro país, desde que as tropas americanas não permaneçam em combate por mais de 60 dias.

Em artigo publicado no site de notícias Ynet, Steinberg diz que o governo do Irã não tem o que temer: “A liderança iraniana pode prosseguir com seus esforços para obter armamento nuclear. As advertências feitas por Obama ao Irã…se configuram como meras palavras, sem conteúdo concreto. E, para Israel, qualquer expectativa de uma ação americana com o objetivo de bloquear o Irã, se distancia cada vez mais”.

Em discurso feito em Washington em 2012, o presidente Obama disse que não hesitaria em usar força militar na defesa dos Estados Unidos e de seus interesses. Ele acrescentou que seu governo não iria tolerar que o Irã tivesse potencial nuclear: “A política de meu governo é impedir que o Irã obtenha armas nucleares”.

Segundo o ex-embaixador de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas) Dan Gillerman, com a decisão de pedir a permissão do Congresso, o presidente Obama “admitiu que os Estados Unidos deixaram de ser uma potência e expressou fraqueza e hesitação”.

“Obama demonstrou que seus aliados não têm em quem confiar e seus inimigos não têm o que temer. Israel não tem em quem confiar, apenas em si mesmo”, disse Gillerman em entrevista à radio estatal Kol Israel.

Lobby e ameaças

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, mantém a linha de não interferir abertamente na guerra civil do país vizinho, mas o governo americano pediu a ajuda do grupo lobista pró-Israel Aipac (American-Israel Public Affairs Committee, ou Comitê Americano de Assuntos Públicos de Israel, em tradução livre) para convencer os membros do Congresso dos EUA a aprovarem o ataque contra a Síria.

De acordo com o jornal Jerusalem Post, nesta semana centenas de membros do Aipac deverão se unir aos esforços do governo Obama na tentativa de convencer os congressistas americanos a apoiar a ação militar na Síria, com o argumento de que “a ausência de ação diante da utilização de armas químicas por Bashar al-Assad irá encorajar o Irã a prosseguir com seu programa nuclear”.

Às vésperas do Ano Novo judaico, comemorado na semana passada, Netanyahu fez um discurso de advertência aos “inimigos” de Israel.

“Quero dizer a quem quiser nos atacar que não vale a pena”, afirmou o premiê.

Suas palavras foram interpretadas como uma ameaça à Síria e ao grupo militante xiita libanês Hezbollah, mas sobretudo ao Irã.

BBC Brasil

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. os estados unidos é um pais anglo sionista que o povo é escravo de israel
    , os soldados americanos viraram bucha de canhao de israel
    esses são a causa de toda a guerra regional no oriente médio

    • PÉ DE CÃO,

      Os americanos nunca desembarcaram soldados em Israel…

      A “causa” das guerras do Oriente Médio está em acontecimentos históricos que remontam a degradação do Império Otomano e da expansão das potencias europeias para aquela região.

      • “A “causa” das guerras do Oriente Médio está em acontecimentos históricos que remontam a degradação do Império Otomano e da expansão das potencias europeias para aquela região.”

        Mas quem é então o bonzinho da historia? Se é que existe!

      • X-tudo,

        Aí é que está… Não tem bonzinho…

        Quando foram constituídos os países do Oriente Médio, simplesmente se ignorou as posições e disposições das tribos locais. Soma-se a isso as disputas entre os próprios árabes, e o resultado é o que vemos hoje…

      • Mas na sua opinião não tem relação maior com a disputa entre as ideologias ocidentais e orientais?

        To perguntando estas coisas porque… pode ser que o pano de fundo destes conflitos esteja alem da Esfera OM! Mas sim envolvendo embates de vida ou morte entre as sociedades ocidentais e orientais… a priori uma nao suportando a outra…

      • É tudo isso junto e misturado… mas o X da questão é a necessidade ocidental de controlar o petróleo para poder conter a expansão industrial da Ásia (leia-se China e seus satélites)… insira-se ai ainda a questão Israel que, afora questões geoestratégicas tem um componente de inserção cultural em um meio inóspito que quer expulsar o corpo estranho a qualquer custo… sem falar na eterna briga entre sunitas e xiitas… putz.. que lugarzinho bom de se viver…

      • X-tudo,

        Parte do problema é justamente a disputa entre correntes de pensamento árabes… As ideologias de fora ( não somente ocidentais ), ao serem inseridas na questão, se tornaram um agravante; um catalizador para os conflitos, principalmente por ignorarem a ideologia árabe e permitirem que se dividisse o Oriente Médio de acordo com a conveniência das potências dominantes do século XX…

      • rr o fato deles anglo sionistas não terem desembarcado nenhum soldado OFICIALMENTE não prova que eles não recebem ajuda militar
        e fazem bolinho podre contra as outras nações do oriente médio
        esse texto é a prova dos sionistas dos estados unidos fazendo de tudo para os estados unidos atacarem a siria

        não tem como esconder o sol com a peneira
        o sionismo é sim altamente prejudicial a saúde do mundo ocidental
        e sobre o desembarque além de desembarcarem a metade da europa judia você acha que não desembarcou nenhum soldado e os países como a Inglaterra e os estados unidos não deu nenhum apoio logístico e militar
        tudo mastigadinho só não engolia se os judeus estivessem com a garganta inflamada

      • Pé de Cão,

        Houve sim apoio da parte do ocidente. Não disse o contrário… Mas também é verdade que Israel teve que fazer muita coisa por si mesmo. Não é pra menos que hoje seus equipamentos ( o que não é de produção local ) são variantes especificas modificadas localmente.

        E verdade seja dita, salvo a Guerra de Independência ( quando pilotos voluntários de todos os cantos lutaram por Israel ), foram mãos israelenses que seguraram o avanço árabe sobre território israelense…

  2. Eu até acho que Israel ia se comportando bem nestas últimas semanas de ameaças e confrontos diplomáticos. Mas se os mais radicais entre os radicais dentro de Israel começarem com esse jogo de pressão, é possível que os árabes rebeldes se esqueçam de seus objetivos na Síria, elaborando uma real organização política pós-Assad, muito mais coesa, poderosa e organizada do que agora são Hamas e Hezbollah. E esses caras não tem pudores diplomáticos como a Autoridade palestina.

    Aliás, no momento em que começa a enfraquecer o argumento de que foi o governo sírio que realizou o ataque químico, subitamente os falcões israelenses começam a se alvoroçar. Muito estranho, pra dizer o mínimo.

  3. O Sionismo ainda levara muita gente a morte,um dia essa máquina gigantesca de propaganda sionista cairá e o povo dos EUA ver’á que nunca foi livres, ao contrário
    eram apenas marionetes (ou bucha de canhão como disse o Pé de Cão),nas mãos do lobby sionista !
    Ultimamente eu tenho pesquisado muito a história dos hebreus e tenho visto que o sionismo criou uma estória paralela em que eles são sempre os coitados,apesar de sempre se apresentarem com uma postura bélica diante de todos que cruzam seus caminhos, dizimando e aniquilando qualquer um sem a menor piedade !

      • Olha cara se você é um idiota que não tem opinião própria e acredita que os israelenses são o povo de Deus e podem fazer oque bem entender com quem quiser é problema seu !
        Se você ignora os muitos conflitos que esse povo tem se envolvido ao longo de séculos e problemas seu,esses sionistas estão sempre promovendo guerras, e dando uma de coitados só não ver quem não quer ,só idiotas como você fecham os olhos para essa verdade !
        Leia a Bíblia,e veja as muitas guerras que esse povo promoveu nas suas conquistas,veja os paletinos nos dias atuais há muito material disponível !
        HMS_TIRELESS deixa de comer alfava ,deixa de ser asno e vai la,pesquisa !
        O pior cego é aquele que não quer enxergar ! deixa de ser apedeuta,vira homem e pense com a própria cabeça !

      • O asno aqui é você meu caro! Se você fosse uma pessoa com um mínimo de inteligência trataria de estudar história e não de efetuar leitura enviesada de textos bíblicos e aferrar a teorias conspiratórias fajutas de viés neonazista ou esquerdopata.

        Se você não fosse um perfeito energúmeno saberia que o O.M sempre foi uma região conflagrada, algo acirrado após o fim do império otomano e a constituição de países cujas fronteiras geográficas não respeitava as diferenças entre as diversas tribos e povos locais. Já dizia Churchill que a Jordânia havia sido criada “com régua e compasso em uma tarde de domingo em Londres”. Mas para quê insistir se você nem sabe onde fica Londres e provavelmente acha que Churchill é uma marca de biscoito….

      • Vá vestir calça, a Bíblia é a maior fonte de história sobre o povo hebreu,você é um zé mané metido a saber tudo até sei nick mostra a sua submissão !
        Pelo menos você é hilário nessas seus comentários !
        Agora vá por ”Churchill” que o pariu !

      • César, esses coitados sao beneficiários do programa bolsa banana…

        Eles vivem disso….

        Merecem a nossa compaixão….

        Nao a nossa raiva

    • Cesar Pereira,

      Digo a você o que já disse ao Pé de Cão: nunca soldados americanos desembarcaram em Israel para lutar as guerras do povo israelense… Houve, claro, um suporte da parte americana, mas esse se deu quando o suporte francês falhou. Nunca foi um grande interesse dos americanos em proporcionar um suporte total a causa israelense até fins dos anos 60. Seja como for, as mãos que moveram as armas entregues a Israel sempre foram… israelenses…

      Desde o seu nascimento, Israel vive sob risco. A começar pela Guerra de Independência, na qual o país foi atacado de praticamente todas as direções por todos os seus vizinhos; tudo isso culminando na guerra do Yom Kippur, em 1973, que foi o maior risco corrido por Israel…

      • Bem meu caro RR eu concordo com você em parte,como você bem disse nunca soldados americanos desembarcaram em Israel para lutar,mas como você também afirmou os EUA sempre deram suporte ao israelenses,suporte esse que mantém Israel até hoje !
        Sobre a Guerra do Yom Kippur, em 1973 eu não diria que ela foi uma guerra de independência pois até a criação do estado de Israel foi uma arbitrariedade contra o povo que vivia nessa região, o lobby sionista é muito poderoso a ponto de por até o presidente dos EUA contra a parede !

    • é cesar pereira ,mesmo com tantas evidencias algumas pessoas não percebem o que o sionismo faz de ruim não só apenas no oriente médio mais também no resto do mundo
      um exemplo é a nossa imprensa sionista que além de vendida da um apoio fenomenal a tudo que esses querem
      na bíblia você percebe quantos povos eles invadiram e mataram falando que era o seu deus que mandava ,
      israel foi feita pelos judeus da europa ,então lá tinha alemães franceses ingleses etc e tal ,isso tudo colocaram eles em um terreno que não existia mais nenhuma nação chamada de israel desde la ganha apoio militar dos anglos sionistas
      existem vários filmes feitos até por judeus falando dos 10 mandamentos para como se dominar um pais uma das formas é dominando sua imprensa
      eu já sabia que israel estava por traz da crise na síria e no mundo árabe ,

      • Concordo com você,não sei se você conhece os judeus do Neturei Karta, que pregam contra o sionismo e a farsa que é o estado de israel, um estado artificial como você bem disse feito por judeus da Europa, pessoas que em sua maioria sequer ouviram falar daquela região!

      • Judaísmo versus Sionismo
        O judaísmo acredita num só D-us, O qual revelou a Torah. Defende a providência Divina e, de acordo com esta, vislumbra o exílio dos judeus como sendo um castigo causado pelos seus pecados. A redenção poderá ser obtida apenas pela penitência e pela oração. O judaísmo apela a todos os judeus que obedeçam integralmente à Torah, incluindo o mandamento que os obriga a serem cidadãos patriotas.

        O sionismo rejeita o Criador, a Sua revelação, as Suas oferendas e a Sua penitência. Entre os seus frutos encontramos a perseguição do povo palestino bem como a ameaça física e espiritual em que coloca o povo judeu. Encoraja a traição e a dupla lealdade entre os ingénuos judeus espalhados pelo mundo. O sionismo encara, de raiz, a realidade como algo estéril e desprovido de santidade. É uma antítese ao judaísmo da Torah.

        Existe uma vil mentira que persegue o povo judeu por todo o globo. Uma mentira tão hedionda e tão distante da verdade que só ganhou popularidade devido à cumplicidade de forças poderosas existentes na comunicação social e no aparelho educativo do “sistema”.

        É uma mentira que trouxe um sofrimento sem antecedentes a muitas pessoas inocentes e que se não for rebatida tem o potencial de dar origem a uma tragédia extraordinária no futuro.

        É a mentira que afirma que o judaísmo e o sionismo são idênticos.

        Nada poderia estar mais longe da verdade.

        O judaísmo é a crença nas revelações do monte Sinai. É a crença de que o exílio é o castigo originado pelos pecados judeus.

        O sionismo tem vindo a negar, há mais de um século, as revelações de Sinai. Acredita que se pode dar por terminado o exílio judaico por meio da agressão militar.

        O sionismo passou o último século a expulsar estrategicamente o povo palestino. Ignorou as suas justas argumentações e sujeitou-os à perseguição, à tortura e à morte.

        Judeus seguidores da Torah por todo o mundo encontram-se chocados e penitenciam-se por este breve dogma de irreligiosidade e de crueldade. Milhares de santos e de catedráticos da Torah condenam este movimento desde o seu surgimento. Sabiam que as anteriores boas relações entre os judeus e os muçulmanos na Terra Santa estavam destinadas a ser afectadas pelo avanço do sionismo.

        O proclamado “Estado de Israel” mantém-se rejeitado em fundamentos religiosos com base na Torah. A sua monstruosa insensibilidade para com as leis mais básicas da decência e da justiça chocam qualquer ser humano, seja ou não judeu.

        Nós da Neturei Karta temos estado na frente da batalha contra o sionismo há mais de um século.

        A nossa presença serve para refutar a mentira basilar de que o mal, que é o sionismo, de algum modo representa o povo judeu.

        O que sucede é o oposto.

        Entristecemos todos os dias com a terrível contagem de mortes que emana da Terra Santa. Nenhuma delas teria ocorrido se o sionismo não tivesse soltado as suas energias maléficas sobre o mundo.

        Como judeus temos o dever de viver pacificamente e em harmonia com todos os homens. É-nos pedido que sejamos cidadãos tementes à lei e patriotas em todas as terras.

        Condenamos as actuais atrocidades sionistas levadas a cabo na Terra Santa. Ansiamos pela paz baseada no respeito mútuo. Estamos convencidos de que este respeito mútuo está condenado a não existir enquanto existir um Estado israelita. Ansiamos pela sua abolição de um modo pacífico.

        Que possamos ser dignos da verdadeira redenção quando todos os homens se unam irmãmente em Sua adoração.

        http://nkinportuguese.blogspot.com.br/2007/06/judasmo-versus-sionismo.html

      • Vc não está errado nas suas informações… vc erra é na conclusão de quem está por trás do uso dessas informações e contrainformações… é preciso filtra-las com muito estudo e pesquisa séria… acredito em tudo desacreditando… mesmo assim, erramos as vezes… sejamos mais bereanos…

      • “mesmo com tantas evidencias algumas pessoas não percebem o que o sionismo faz de ruim não só apenas no oriente médio mais também no resto do mundo” … Hitler pensava o mesmo, caro poodle… assista a ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO (http://www.youtube.com/watch?v=n9s00HRB_rc) e vc verá do que eu estou falando… cultura é sempre bem vinda…

  4. O cão Judeu que ladra granindo com o rabo entre as pernas.
    Merecem serem cercados de paises Arabes governados por fundamentalistas Islamicos radicais.
    Todos os movimentos Judeus e Americanos na região apenas a colocam cada vez mais explosiva.
    O povo Judeu vive chantageado por seu governo extremista.
    Ate quando o povo Judeu que apenas quer paz tolerara isso !

  5. Cesar Pereira ( 9 de setembro de 2013 at 22:15 ),

    Também é fato que Israel se vira como pode… O equipamento militar estrangeiro em uso no país é, em geral, amplamente modificado pela industria local. E somamos a isso o que Israel desenvolve por conta própria ( mísseis, bombas, radares, e por aí vai )…

    O Estado de Israel não pode ser considerado arbitrariedade. Sua origem remonta a Resolução 181 da ONU, que determinou a partilha da Palestina. Foi, portanto, algo que se passou na legalidade… O que pode ser naturalmente contestado é a atual extensão do Estado de Israel. Contudo, tudo isso poderia ter sido evitado se não houvesse ocorrido a guerra de 1948 contra a instalação de Israel. Houvessem os países árabes aceitado Israel, poderia hoje haver de fato um Estado Palestino e a região poderia até estar em paz…

    • Desculpe RR, mas a Resolução 181 da ONU, que determinou a partilha da Palestina, foi um crime, onde já se viu partir uma região habitada a séculos ,e distribuí-la a cidadãos europeus vítimas da segunda guerra, essa resolução faz lembrar a colonização européia nas Américas onde os verdadeiros donos da terra foram expulsos de seus domínios seculares para que um povo invasor pudesse se estabelecer !
      Respeito sua opinião,mas não consigo aceitar isso até hoje,é como se quisessem partir o Brasil e colocar aqui outro povo !

      • Cesar Pereira,

        Não entrei na questão moral… Apenas na questão técnica. E tecnicamente, Israel é um Estado legítimo, reconhecido pela ONU como tal…

      • Sim, claro eu respeito você , tecnicamente, Israel é um Estado legítimo, reconhecido pela ONU como você bem disse,quanto a questão técnica você tem toda razão !

  6. Blue Eyes, Na Resistência
    10 de setembro de 2013 at 3:59

    É tudo isso junto e misturado… mas o X da questão é a necessidade ocidental de controlar o petróleo para poder conter a expansão industrial da Ásia (leia-se China e seus satélites)… insira-se ai ainda a questão Israel que, afora questões geoestratégicas tem um componente de inserção cultural em um meio inóspito que quer expulsar o corpo estranho a qualquer custo… sem falar na eterna briga entre sunitas e xiitas… putz.. que lugarzinho bom de se viver…=== E ainda dizem q aquele bueiro e a terra santa,… foi; favor ñ me apresentarem o inferno, …se existisse.Sds.

Comentários não permitidos.