DOS HERMANOS MUY AMIGOS: PRESSÕES POLÍTICAS DE BOLÍVIA E PARAGUAI ABUSAM DA GENEROSIDADE DO BRASIL, QUE CEDE POR QUESTÕES GEOPOLÍTICAS

faca_nas_costas“Se por um lado compartilhamento energético do Brasil com países vizinhos na troca de energia elétrica e de gás gera segurança e reduz a necessidade de investimentos internos, a instabilidade política e a falta de respeito aos contratos provoca problemas ao Brasil.

Para Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), estas parcerias tem “racionalidade econômica, mas não política”.

— Os latino-americanos têm a tradição de quebrar contratos e os países vizinhos abusam da generosidade do Brasil, que cede por questões geopolíticas.

Segundo Roberto D”Araujo, do Ilumina, diz que o país tem aprendido com estes problemas, mas ele não vê o “acordo com Suriname e Guiana” como estratégico:

— O Norte não demanda tanta energia, seria melhor avançar na integração ao Sul, com a Argentina.

 

 

Pressão de Bolívia e Paraguai

Por Henrique Gomes Batista para O Globo

Embora seja visto por especialistas como melhor caminho econômico, o compartilhamento energético do Brasil com países vizinhos é marcado por polêmicas e disputas. Se por um lado a troca de energia elétrica e de gás gera segurança e reduz a necessidade de investimentos internos, a instabilidade política e a falta de respeito aos contratos provoca problemas ao Brasil.

As duas grandes parcerias energéticas foram motivo de tensão. O caso mais emblemático é Itaipu, a hidrelétrica binacional feita com o Paraguai. Pelo acordo, cada país tem direito à metade da energia produzida pela gigante, mas, como isso é mais que suficiente ao país vizinho, o Brasil constantemente compra grande parte dos megawatts que são dos paraguaios. E sempre há polêmicas sobre o preço desta energia. O próximo embate está marcado para 2019, quando haverá a revisão do atual contrato. Outra polêmica foi com a Bolívia, que após a posse de Evo Morales resolveu alterar os preços e as condições da venda de gás que o país faz ao Brasil.

Para Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), estas parcerias tem “racionalidade econômica, mas não política”.

— Os latino-americanos têm a tradição de quebrar contratos e os países vizinhos abusam da generosidade do Brasil, que cede por questões geopolíticas.

Roberto D”Araujo, do Ilumina, diz que o país tem aprendido com estes problemas, mas ele não vê o “acordo (*) com Suriname e Guiana” como estratégico:

— O Norte não demanda tanta energia, seria melhor avançar na integração ao Sul, com a Argentina.

(*) “Brasil quer construir hidrelétricas nas Guianas. Eletrobras negocia três usinas de reservatórios com BID e EDF, para abastecer 9 milhões no país” 

  Fonte: O Globo, Economia, Página 31, Domingo, 08/09/2013 via Boletim Informativo Curupira

30 Comentários

  1. E eu estava procurando um matéria no PB sobre a Cia que te a foto dessa matéria, infelizmente não achei.

    Quanto ao Paraguai e Bolívia e também EUA eles tem que brigarem por seus países e interesses , para isso servem seus patriotas e seus governos .
    Doa a quem doer nem que doa em nós.

    Faça sua obrigação Dilma e CIA ltda.

  2. Cede por questões ideológicas equerdistas apatridas, todo esquerdista que eu conheço e um apatrida, candidato a traira, a propria esquerda como base, tem os principios de não ter fronteiras.

    Dai nossos vizinhos malandros, se aproveitam do caitadismo bolivariano, para nos arrancar ate as calças, NOS NÃO DEVEMOS NADA A ELES, devemos negociar questões de comercio com eles de forma pragmatica, e não com cara de quem lhes deve alguma coisa.

    Esta imagem revela bem o que nossos movimentos “sociais” esquerdalhas pensam a respeito, e o desejam para nossa patría.:

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1004538_536246546445378_1663495151_n.png

    • Este é o resultado da destruição dos valores cívicos e morais do país. Um “terrorista” que queima a bandeira de seu próprio país deveria ser preso ou fuzilado em praça pública! Mas estamos na “democracia latrino americana”…

      • Mas ainda temos valorosos brasileiros como vc, amigo… somos o sal da terra e não deixaremos que a esquerda vendida corroa nossos valores com mentiras criadas para nos escravizar… quem tem olho para olhar e ouvido para ouvir que tome a decisão de que lado ficar… vamos combater o bom combate contra as ordas das trevas que se aproximam de nosso país, onde seus prepostos estão a querer nos enganar… saudações…

      • Sabias palavras, estariamos apenas cumprindo apenas o dita nossa constituição, ja que os elementos ai se tratam de inimigos da patrÍa, TRAIDORES.

    • Cara, você pensa em uma pessoa que ficou irritado… um FDP queima a bandeira do país onde nasceu, tinha que ser fuzilado em praça pública e a família dele tinha que pagar as balas que fossem usadas no processo! Deus me perdoe, mas é um amaldiçoado cabeça de merda o cara que fez isto, e quem foi conivente também!

      • Tocaram na sua hemorroida, né ESQUERDALHA… tu é apátrida sim… vendido por 30 cents ao imperialismo bolivariano que nos atrasa e não deixa essa nação ser uma real potencia… saudações realísticas…
        Em tempo: vc já viu o discurso do nosso representante na OMC ???… gostei dele… ele defende o LIVRE COMERCIO e a ABERTURA DE MERCADO… até que enfim uma pessoa lúcida no governo… parabéns para ele… tomara que tenha coragem para romper esse emaranhado que atrasa o país… é a esquerda copiando exatamente a receita realista dos conservadores… acabou-se a era do faz de conta… necessário é acordarmos para a realidade…

  3. mais uma matéria requentada e antiga ,mas para o globo alias rede esgoto de jornalismo e televisão é a cara deles
    mas o proprinoduto o trensalao a privataria ,que é atual eles a rede esgoto não faz nem duas linhas ,essa nossa imprensa sionista é mesmo a coisa mais vendida do mundo
    talvez com essa lei em fechar empresas que cooperar com os espiões feche esse lixo de empresa entreguista e vendida a interesses estrangeiros

      • primeiro não vou desenhar !!!!
        tiraleite a sua ideologia é falida ,e a maior asneira é ver você defender israel e a Inglaterra
        vader falar de espionagem hoje em dia até a rede esgoto faz ,quero ver fazer a uns dois anos atrás como o plano brasil fez ,mas quando saiu essa matéria aqui no plano brasil a uns dois anos atrás surpresa o
        o tiraleite foi o primeiro a falar que os estados unidos não precisavam fazer isso pois o brasil não tinha nada que seja interessante isso era mentira e teoria de conspiração
        ta vendo tiraleite como sua ideologia é uma asneira só em geopolítica esta perdido pois sua ideologia te deixa cego

    • Tira o osso da boca pra falar, caro patinha de poodle… ninguém entendeu nada… depois dizem que eu que bebo… mas não pinga… rsrsrsrsrs… deve ser isso… e dá-lhe Velho Barreiro com jurubeba… rsrsrsrsrsrsrsrs… deixa dessa droga… faça como eu… somente 18 years On The Rocks… rrsrsrsrsrsrs…

      • Os escritos do tal pata de poodle são o mais perfeito e acabado exemplo de apnéia neonatal, hehehehe (adorei essa, rs).

        De fato, é impossível contestá-lo. Não dá pra entender nada… 🙂

    • Eu não tinha muita simpatia pela direita meu caro, apesar de me considerar conservador em muitos pontos (DEUS, PATRÍA E FAMILÍA) sempre via a direita com certa resistência ( e ainda vejo em alguns aspectos) até que eu conheci a esquerda e seus dogmas nojentos de perto, e como olhar nos olhos de um demonio, nada que preste vira da esquerda, somente desilusão e morte..

  4. ”— O Norte não demanda tanta energia, seria melhor avançar na integração ao Sul, com a Argentina.”
    Eu discordo totalmente do Sr.Roberto D”Araujo, do Ilumina,temos que desenvolver o país como um todo,o norte do país precisa sim de investimentos, não podemos criar dois Brasis ,devemos criar um só país com condições para todos !

  5. Construir hidrelétricas em outros países é uma tremenda besteira,e colocar a soberania do país nas mãos de estrangeiros,já estamos tendo dor de cabeça com Itaipú e parece que não aprendemos a lição !
    Eu sou a favor do desenvolvimento do país,como a nação crescerá sem energia ?
    e também sou contra esses ecochatos que querem impedir tudo que visa desenvolver esse país,mesmos sendo os ganhos maiores que os danos causados ao meio ambiente,esse povo deveria olhar para quem vive no norte desse país,para ver como é sofrido viver nessas regiões !
    Se quem vive no sul/sudeste já pena para viver imagine quem vive no norte desse país ?

  6. Grandes estrategistas tupiniquins, “direiteopatas” ou “esquerdeopatas” sempre colocando o país de joelhos a esta corja do entorno. Todos sabem que esta cambada de bolivarianos que nos cercam nunca foram confiáveis. Se os americanos derem meia dúzia de espelhos para esta cambada já viram a casaca rapidinho. O governo irresponsável que temos tira dos brasileiros para “financiar” esta corja… refinarias que a Boliívia tomou, aumento do gás, aumento da conta de luz para financiar os paraguaios, calote do Equador, e vai além mar ainda com o perdão da dívida de países africanos governados por ditadores e por aí vai!
    Quem precisa de inimigos com este tipo de geopolítica ???

    • Penso o mesmo… mas o projeto da URSAL fala mais alto, cumpanheiro… vão tomar na tarraqueta… ainda mais agora que os yankes tão bombando com o gás de xisto… agora que eu quero ver… tem até príncipe saudita com o cu na mão por cauda do xisto… rsrsrsrsrsrs… agora que os cumpanheiros petistas acabam de vez com a petrossauro… limparam a grana da mesma e agora tão vendendo petróleo que nem extraíram por BILHÕES para a chinesada para tampar o buraco… quero ver na hora que meterem o canudinho e não sair NADA… há esse risco… vão dar o calote nos chinas ???…

      • Temos vizinhos nada confiáveis, corruptos, sempre sabotando o Brasil de alguma forma, traficando armas e drogas através de nossas fronteiras! Quem tiver pena deles que mude pra lá mas que não venham usar os recursos de NOSSOS IMPOSTOS para financiá-los!

      • Tai uma boa ideia… eu apoio… ajudaria a diminuir o narcotráfico e o contrabando na fronteira… parabéns, ESQUERDALHA… sempre saem boas ideias de onde nós menos esperamos…

1 Trackback / Pingback

  1. BRASILIANISTAS AMERICANOS, RIORDAN ROETT X JAMES GREEN

Comentários não permitidos.