Elbit Systems lança novo sistema que interfere em explosivos ativados remotamente

Ivan Plavetz

A israelense Elbit Systems esta lançando um novo sistema de guerra eletrônica que interfere nos dispositivos explosivos improvisados remotamente controlados (RC-IED- Remote Controlled Improvised Explosive Devices) ativados contra veículos blindados, entre outros meios de transporte de superfície.

Denominado Miniature Reactive Jammer (MRJ), o equipamento opera em altas bandas de frequência, sendo indicado para emprego em tarefas de segurança de fronteiras e pessoal, incursões em áreas hostis e proteção de comboios, entre outras aplicações.

Ao contrario dos sistemas anteriores, o MRJ é ativo e opera continuamente, bem como é reativo e dotado de capacidade de analisar os sinais interceptados, perturbando as potenciais ameaças de forma mais eficiente a custos reduzidos e concentrando a energia irradiada sobre uma variada gama de frequências ou somente sobre uma especifica.

Segundo a Elbit Systems, o MRJ consome menos recursos, proporciona elevada qualidade de interferência e gerencia em tempo real todos os tipos de ameaça através do espectro eletromagnético compreendido entre 25 e 6000 MHz.

Em resposta aos últimos requerimentos exigidos pela arena de combate terrestre moderna em termos de tamanho, peso e potência (SWAP- Size, Weight and Power), o equipamento é leve, modular e projetado para ser transportado por apenas um soldado ou instalado em qualquer espaço disponível no interior de um veículo de médio ou pequeno tamanho.

O MRJ possui um painel de comando remoto e controle com indicadores de alerta e falhas.

Os RC-IEDs tornaram-se nos últimos anos uma das principais ameaças encontradas na moderna arena do combate terrestre (acima). O MRJ (embaixo) surge como resposta econômica e eficiente para enfrenta-las. Fotos: Elbit Systems e US Army.

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1344

Fonte: Tecnologia & Defesa

1 Comentário

  1. Agora imagine algo similar, lançado por um foguete, entrando em órbita geoestacionária, podendo interferir nas comunicações e no sistema GPS, colocando os drones e demais dispositivos GPS-dependentes fora de ação.

Comentários não permitidos.