O AV-TM300 representa um significativo passo a frente no aumento do poder de dissuasão e de fogo “stand-off” do Exército Brasileiro (Fotomontagem: Avibras)
Ivan Plavetz
Míssil tático de cruzeiro AV-TM 300 é testado de forma simulada durante Operação Laçador 2013.
O Exército Brasileiro testou de forma simulada durante a Operação Laçador 2013 o míssil de cruzeiro superfície-superfície AV-TM300, cujo alcance útil é da ordem de 300 km.
O vetor foi disparado a partir da plataforma de lançamento sobre rodas Astros III da variante Mk6 e conduzido com precisão até o alvo por um avançado sistema de telemetria e orientação.
O lançamento simulado do AV-TM300 durante a Operação Laçador comprovou o alcance da arma contra alvos pré-determinados situados a longas distâncias, poder de fogo só superado no Brasil por aquele possuído pelos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB).
O AV-TM300, desenvolvido sob liderança da Avibras Aeroespacial no âmbito do projeto Astros 2020 é uma das prioridades do processo de modernização do Exército Brasileiro.
O AV-TM é um programa 100% nacional, tecnologicamente independente e de propriedade intelectual do EB.
A primeira entrega esta prevista para acontecer em 2016. O AV-TM 300 será disponibilizado em duas versões.
A primeira terá cabeça de guerra auto-explosiva (AE) de 109 kg e a outra será municiada com mais de 60 submunições anti-carro de 70 mm.
55 Comments