Marinha da Rússia vai aumentar sua presença no Mediterrâneo

Destroyer 121 MOSKVA – O “Moskva” é considerado um “destruidor de porta-aviões”

O comandante em chefe da Esquadra da Rússia, o almirante Victor Chirkov, anunciou nesta sexta-feira que seu país vai aumentar sua presença naval no Mediterrâneo, inclusive na zona oriental, que banha o litoral da Síria.

“A Marinha aumentará sua presença no Mar Mediterrâneo até um nível suficiente para garantir o cumprimento das missões atribuídas”, disse Chirkov, citado pela agência Interfax.

O almirante acrescentou que as missões dos navios russos no Mediterrâneo são “absolutamente claras: evitar o mínimo perigo para as fronteiras e a segurança do Estado”. “Todas as frotas de mundo fazem o mesmo: estão onde existem os maiores níveis de tensão”, explicou Chirkov.

Atualmente, a Rússia mantém sete navios no Mediterrâneo: o grande destroyer “Almirante Panteleyev”; os navios de desembarque “Peresvet”, “Almirante Nevelskoi”, “Minsk”, “Novocherkask” e “Alexander Shabalin”, e o patrulheiro “Neustrashimy”.

A esses navios se juntarão nos próximos dias o destroyer “Moskva”, o navio de desembarque “Nikolai Filchenkov” e a fragata “Smietlivi”.

O “Moskva”, com 11,4 mil toneladas, está equipado com vários tipos de mísseis e capacidade para quase 500 homens, e deve chegar à região de operações no Mediterrâneo Oriental no próximo dia 17. Por seu poder de fogo, o “Moskva” é considerado um “destruidor de porta-aviões”.

A Marinha russa retomou em junho passado sua presença permanente no Mediterrâneo após um hiato de 20 anos devido à desintegração da União Soviética.

EFE

Fonte: Terra

78 Comentários

  1. Faz muito bem a Rússia,

    Além de trollagen os engenheiros com curso de piloto, ainda mandam um recado claro: ninguém aceita mais dominação unilateral hipócrita

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa esse foi de laskkkkkkkkkkkk boa rafa

    • Quanta besteira kkkkk, o movimento de mestre dos russos foi a sugestao para a siria entregar suas armas quimicas , fora isto estes navios estao e´fugindo do inverno ou se preparando para evacuar a familia de assad e os cidadaos russos da regiao, bem que poderiam contratar um transatlantico para fazer este serviço com um conforto razoavel, mas espero que a entrega da armas tire a vontade que a otan possui em fazer merda na regiao ,!

  2. Ai ai ai, que grande merda essas 10 chalupas da era soviética passeando no Mediterrâneo, fugindo do outono russo…

    As russófilas já se ouriçam toda “ui, ui, ui”, ficam molhadinhas e começam na sequência a rasgação de calcinhas vermelhas… 🙂

    Ora tenham dó. Num eventual conflito nem a frota russa inteira dava conta de um único carrier battle group americano, quanto mais da frota combinada da OTAN…

    Essas banheiras russas só serviriam de alvo e provavelmente seriam postas a pique antes mesmo de saberem que estavam sendo atacadas.

    • Frota combinada da OTAN?

      De novo voce ta tomando chá de zabumba né?

      Que frota?

      Frota da Espanha com o “principe de Asturrias?”
      Frota de Portugal, com as caravelas de Camões ?

      Frota da Inglaterra? Que tirou o corpo fora faz tempo e nem os astute prestam mais?

      Ja sei …. A frota da França? Mas esperai…. Nao foi a França que vendeu 2 misturais pra Rússia? Nao foi a França que forneceu o Felin pra russia fazer o seu soldado do futuro? Nao foi a França que começou a integrar a avionica ocidental nos caças russos? Esquece, a França nao vai atacar a Rússia

      Talvez a frota da Grécia? Kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Albânia? Letônia?

      HauhauhauhauhauahuahuahuahuahuHuahuHuhhuap

      Sobrou os USA…. MAS SERÁ QUE ELES TEM PEITO PRA ATACAR UM NAVIO RUSSO ?

      Quando a gente pensa que o cara atingiu o ápice da idiotice com “fiz curso de piloto, agora entendo de caças”… A o nego vem com essa….

      Pare de fumar bosta de cabrito seca, rapaz….

      A OTAN da Europa se afundou numa crise tão grande que a maioria dos seus membros cogitam diminuir drasticamente seu aparato militar……no dia que a Rússia quiser, a Europa morre de frio sem o gás que ela fornece

      Talvez, o Gripen NG (kkkkkkkkkkkkk) ataque esse navio…

      Hauhauhauhauhauhauhauh

      • Como já foi dito ad eternum por aqui burrice tem limite, mas você consegue superar todos eles. O Vader está absolutamente correto em aduzir que a Frota da OTAN no local é superior à russa seu mané! Basta lembrar que a marinha da Itália alinha dois porta-aviões além de fragatas, submarinos e destroyers modernos.

        Quanto à Espanha, descomissionou o Principe das Asturias porque era antieconômico mantê-lo mas tem o novíssimo BPE Juan Carlos, que é maior e mais capaz. E eles ainda têm um bom número de escoltas modernas.

        E falando na França caso você não saiba o NAe Charles de Gaulle é baseado em Toulon, que fica no Mediterrâneo. E claro que tem a VI frota da USN, baseada na Itália.

        E aí, a Rússia com sua meia dúzia de vasos de guerra vai encarar? Claro que não meu caro miltantezinho de quinta categoria! Eles estão ali apenas para mostrar força pois sabem que não podem ombrear com a OTAN e os EUA.

        Por fica fica o conselho: cuidado com a tua burrice pois desse jeito, dando uma bola fora atrás da outra, vocêvai acabar perdendo a bolsa lan house que o tio Rui te paga para ficar patrulhando aqui…

      • E vc foi escolher logo o rafinha para puxar o saco ???… não vai dar… ele é menina… rsrsrsrsrsrs… e depois dizem que Elvis morreu !!!… rsrsrsrsrsrs…

      • HMS, meu amigo…

        Nao me odeie

        Eu li que a Espanha esta sim a cogitar o fim de suas forças armadas… Nao é mentira minha….

        Essa conversa de frota combinada da OTAN só existe no fantástico mundo de Vader

        Os países da OTAN da Europa mal estao conseguindo se manter de pé

        Essa é uma realidade insofismável…..

      • Não seu trollzinho tapado! A frota da OTAN é uma realidade! A única ilusão que existe é a sua de achar que meia dúzia de navios de guerra russos vão amedrontar as marinhas da OTAN.

        E ao contrário aqui do bananão, em que pese a crise as forças armadas dos países da OTAN continuam ativas. Reitero: continue falando besteiras que o Tio Rui vai cortar tua bolsa lan house.

      • hsm, já vi que é civil. como diz meu comandante la na BNRJ, só alguém muito idiota pra achar que a marinha da rússia vai enfrentar a marinha da OTAN como diz vc, sem usar armas estratégicas…sai desse mundo convencional 9 tirando os eua) e vem pro mundo NUCLEAR !!! FRANÇA E REINO UNIDO, não são potências nucleares perto da RÚSSIA E EUA. tem 200 ogivas um (frança) 180 o outro ( uk), mas acorda!!essa guerra vai ser nuclear,. só falta vc me dizer que a marinha da otan vai se defender de armas estratégicas, seria o cúmulo a burrice…em 20 anos os eua não chegaram nem perto. assim como a Rússia não conseguiu bolar tal feito.

      • o fantástico mundo de vader !! kkkkkkkkkkkkkk, essa foi a melhor!! certíssimo, mal conseguem se manter de pé, com a economia do jeito que está a útima coisa que a europa quer é bancar uma guera que não é dela.

      • Amigo, se a Europa tá assim, que dirá a Rússia, que nem base industrial desenvolvida tem e sua economia tá queimada por tabela da europeia… vive de exportação de petróleo e armas… afora isso, compram até margarina e porco de fora… acorda, vai !!!… sem indústria, um país nuclearizado em guerra total teria que partir para o confronto nuclear, aniquilar e se auto aniquilar do mesmo modo… menos batista, menos…

    • Nossa quanto poder. kkkk

      O.o

      Vader
      Não exagera ,todos sabem que os navios dos EUA e da OTAN são muito modernos,mas dizer que os navios da Russia nem vão saber se estão sendo atacados?
      Esse seu comentário mostra que vc não segue nem mesmo seu próprio conhecimento sobre Armas de Gurra,você fala fazendo comparações como se os navios da Russia serem dos anos 1800 é dos EUA navios 2090.
      Os navios da Russia podem até não detectar o ataque de imediato, mas as contra medidas entre outras defesas faram o seu dever,depois os misseis Ante-navios da Russia também faram oque foram construídos para fazer,a partir dessa logica o seu lado conhecedor de materiais bélicos e sistemas ofensivos e defensivos,te lembrarão o porque os navios da OTAN é EUA não então perto do território Sírio,mas longe dele.
      Falando nisso Vader pode me responder de forma técnica o porquê dessa distancia dos navios ocidentais por favor?

      PS: Sem essa ladainha de direita( politica ) e esquerda por favor.

    • Meu DEUS !! mais um civil falando besteira. vader, vc ja foi a uma base russa? ja entrou em navio russo? emas eu como 3 sgt da marinha já. vc sabia que eles foram modernizados? sabe o verdadeiro motivo da guerra? retirar da gazpron e rosneft o monopólio da venda de gás natural para europa. essa guerra seria para construir o famoso gasoduto que ligaria ARÁBIA SAUDITA a europa via SÍRIA E TURQUIA. raspando na JORDÂNIA E ETC… isso iria acabar com a economia russa que anda se recuperando. eu queria que vc respondesse uma simples pergunta, sem blá blá blá, embasado pode ser? pq o medrosobama desistiu do ataque ( que nunca vai acontecer ) e de uma hora para outra achou a saída russa apreciavel? vou te responder: sabe aquela história de ” não tenho mais nada a perder ” ? pois bem, é assim que a rússia ficaria depois desse ataque. perderia a economia russa que já não é tão forte, perderia seu forte e talvez ultimo aliado, pois se toma a síria de ataque o irã seria no dia seguinte outro que ia cair, e tomaria a atitude que prometera caso a síria fosse atacada, atacar a ARÁBIA SAUDITA, MAS COMO? vc acha que o SSBN serve para que? os mísseis de cruzeiro da ŕussia tem alcance de 1100 km um pouco mais que os 880 km do tomahawk. procure saber pq 74% dos militares americanos são contra o ataque, s-300 não é astros, não tem f-22, f-18 etc.. que suporte uma cuva de sams em cima. pq a RÚSSIA ainda tem poder de veto? e a china? esqueceu que ta ali de mãos dadas com a RÚSSIA? não se gostam muita gente não sabe, mas é questão geopolitica, mas aqui cada um defende um lado, eu falo da realidade pq ja estive na liberal em missão com a otan e o maior medo deles é as armas estratégicas russas, e os bombardeiros russos que chegam em minutos na europa. A RÚSSIA não precisa de um super porta-aviões, ela tem ssgn, sabe o que é isso? NÃO? submarino caçador de porta aviões. eu só vejo pessoal falar que EUA é isso , aquilo, que massacra a RÚSSIA, no máximo um ou outro é militar se for, então me diga, cadê o ataque? ta esperando o que?

      • Pra esse “troço” acertar uma NAE moderna e com recursos aerotransportados no estado da arte ele teria que dar um “tiro” a queima roupa… isso se ele chegasse tão perto assim sem ser aniquilado… e mesmo que disparasse misseis de longa distância, haveria contra-medidas… venceria quem tivesse artefatos mais “refinados” tecnologicamente, ponto onde pendo para o ocidente em detrimento aos russos… se alguém pode provar que estou errado, que se manifeste com argumentos técnicos…

      • eu descobri a pouco tempo o blog, mas vou aparecer bem mais vezes, inclusive mostrando a realidade da nossa MARINHA, que é triste !! embora consigamos alguns feitos com alguns comandantes bons. quanto a ComForSub, essa sim, ninguém pode falar, nossos submarinos embora em pouco número, são muito eficientes, mas como disse: em pouco número.

      • Salve ‘castelo’.
        .
        Seja bem vindo, puxe uma cadeira, sente, fique a vontade.
        Conte-nos tudo, o que puder é claro, dê sua opinião.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • konner, saudações..é amigo, nossa realidade não é das melhores, que o diga a corveta frontin que está funcionando com gerador aligado do paisano.ah, a missão de paz no líbano? sim claro, percebeu que só fragata classe niterói faz a comissão? é pq desmontaram praticamente duas para completar outras duas, e as classe Greenhalgh, que operam com restrição, uma nos eua e outras com restrição. sabe a quanto tempo a corveta barroso é navio de serviço? tem uns 3 meses já !! simples: viu navio no arsenal, tá com Problemas (PS NA MARINHA ) viu na BNRJ, está operando com restrição ou 100%….depois vem mais..

      • se tocar vamos ver, melhor dizer: vamos correr !!! a nossa marinha é toda errada no quisito logística. se vc fechar a bocat da barra nenhum navio sai, exceto os submarinos. nossa marinha está toda concentrada no RJ o que é um absuro!! eu sou do rio, mas servi em manaus, vc precisa ver os navios patrulhas classe p teixeira…uma lástima, e nossa esquadra do porta-aviões que nunca anda deveria ser melhor distribuida.

      • Eu ja foi e adorei o preço da sucata russa, so nao pude andar mais na base militar porque estavam esvaziando os reatores do Tufao !!!!

      • já vi que é outro civil blue, existe uma coisinha que vc não deve conheçer chamada de ComForSup ( comando da força de superfície) comandada por um CONTRA-ALMIRANTE. é subordiando ao ComEmCh ( comando em chefe da esquadra ) comandada por um VICE-ALMIRANTE ( O MIS ANTIGO DA MARINHA ) SEGUIDO PELO VICE-ALMIRANTE DO COM DO 1 DISTRITO NAVAL. toda e qualquer comissão, sai uma msg do COMEMCH PARA COMFORSUP ( SE FOR MEIO DE SUPERFÍCIE) COMFORS ( SE FOR SUBMARINO) E COMFORERNAV ( SE FOR MEIO AÉREO). todo prédio e complexo fica sabendo da comissão se bobear a marinha inteira. quer uma prova? hj são 22 de set de 2013, quer que eu eu te diga que navio vai fazer a missão do haiti e que dia parte da BNRJ? dia 09 de outubro NDCC ALMIRANTE SABOIA, vc me diz na época, se eu estiver errado ok civil. aprende: uma comissão de representativade não informação ultra-secreta, só quero saber se o terepoide foi a passeio ou se militar e foi numa comissão?

  3. A titulo de lembrança Vaderuxo

    O que a Turquia fez quando a Síria derrubou um avião seu?

    O que a OTAN fez quando a Rússia deu um “pedala Robinho” no pé do ouvido da Geórgia?

    OTAN?

    Pffffffff

    Hoje sómexiste no papel

    • concordo com vc eua e otan so atacam cerca fraca se vc ver a historia mesmo eua nunca ganhou guerra nehuma no japao conseguiram foi uma rendiçao, as tropas alemas so peitaram depois que os sovieticos destroçaram todo poderio deles, a unica guerra oficial que eles foram solos foi a do vietna e todos ja sabem os resultados kkkkk quanto puxa saquismo rsrs

  4. As razões para esse aumento de poderio vão muito além da Síria…

    Elas, as razões, são baseadas principalmente em comércio… Uma considerável parte do que a Russia exporta sai pelo Mar Negro. Reforçar a presença no Mediterrâneo, portanto, é assegurar rotas comerciais das mais importantes para importações e exportações russas para o Mediterrâneo e mesmo o Atlântico, além de ser um caminho mais curto para o Mar Vermelho e Oceano Índico…

    Uma situação hipotética, na qual esses navios poderiam ser empregados: um navio de um aliado russo, transportando mercadoria vital, entra no Mediterrâneo e precisa de uma escolta e para chegar a seu destino. Deslocam-se os destróieres… Eles resistiriam a um ataque da OTAN? Pouco provável… O Mediterrâneo é praticamente um “lago” da OTAN… Mas a questão não é essa. Esses navios oferecem dissuasão a potenciais agressores justamente por se colocarem na linha de fogo, sob o risco de serem alvejados… Se um navio como esse for atingido, seria praticamente mesmo que uma declaração de guerra a Russia…

    Contudo, verdade seja dita… Em uma situação de guerra aberta, seriam poucas as chances de um navio como esse conseguir uma solução de tiro contra uma força-tarefa nucleada em porta-aviões… Suas melhores possibilidades seriam em regiões onde a aviação naval russa se faça presente…

    • Olá _RR_.
      Puts cara, devo ser um pé no saco né mano.
      Espero que seu post se refira somente aos destroyers russos^^.
      E sobre meios de localização o GLONAS e bom muitos satélites russos militares sabem como uma frota da OTAN se desloca e também suas posições, um eventual emprego do armamento russo contra um (NAE) pode muito bem ser direcionado pelo sistema GLONAS com um SEP de 5m ou até menos.
      Sabemos tão bem como os submarinos russos são bem silenciosos, vide as visitas que faz a região do golfo do México, se tiver um desses Akula descendo da frota do Mar do Norte. Em minha opinião, jamais deixaria um (NAE) próximo à flotilha russa no mínimo uns 400 km.
      Mais como vc disse a flotilha russa ainda estaria em situação critica pós pode receber ataques vindos por bases aéreas em terra como no Jordão e Turquia até mesmo Chipre. Ou seja, a flotilha russa esta no meio do vespeiro.

      Más, isso desencadeia a reações acima a qual vc citou não é (uhahauahuahauahu), longe de min querer o fim do mundo.

      Mais uma pergunta tens algum conhecimento sobre o sistema “DAM” da US Navy parece que testaram com sucesso.
      Sds, _RR_.

      • Olá, MalExGrimmjow.

        Combate no mar é um jogo de gato e rato… Da mesma forma que os russos tem conhecimento sobre a movimentação da frota americana, os americanos também possuem… Apenas acredito que as possibilidades são maiores para a OTAN, que tem mais navios e poder de fogo no final… Mas isso também não irá querer dizer muita coisa se o reconhecimento falhar…

        A bem da verdade, somente irá interessar a um navio aproximar-se a distância necessária para utilizar suas armas. E aí a OTAN teoricamente tem mais vantagens, sempre podendo contar com algum porta-aviões o tempo todo…

        Sobre DAM, creio que está a falar do sistema de defesa antimíssil da marinha…

        Quanto ao sistema de defesa antimíssil ( DAM ) da USN, pelo pouco que sei, trata-se de um sistema de defesa que abrange destróieres e cruzadores dotados de AEGIS, que se comunicam compartilhando dados em rede para realizar a interceptação de mísseis que estejam a caminho dos EUA. Enfim, ( os demais amigos que estiverem lendo podem me corrigir se eu estiver errado ) resumidamente eu creio ser isso… Mas a rede de defesa da marinha é apenas uma parte da rede de defesa americana, que também tem atribuições para a USAF e US Army, com meios que vão desde baterias e radares em terra, até mesmo satélites de vigilância; tudo isso integrado… Pelo que já li, o escudo anti-míssil da marinha é funcional com o míssil RIM-161…

        Esse link detalha o que seria o escudo de defesa europeu, mas dá pra ter uma ideia de como funciona um sistema de defesa antimíssil…

        http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-escudo-antimisseis-que-os-eua-querem-construir-na-europa

      • vc não está equivocado, só esqueçeu de mencionar que não serve para armas estratégicas, traduzindo: mísseis nucleares. nem eua tem pra se defender da rússia nem rússia pra se defender dos eua.

      • Vc, pelo visto, acredita que partirão para o tudo ou nada… tá equivocado… é xadrez, meu nego… e nisso os militares não são a primazia… qnto ao sistema de defesa contra misseis nucleares eu tenho certeza que os russos não possuem… já não posso falar o mesmo dos yankes… por isso eu digo, menos amigo, menos… aguardemos…

      • pelo visto vc é daqueles apaixonado pelo yankes!! fala de dados técnicos e não apresenta um. me diga que sistema de defesa antimísseis foi provado e aprovado contra armas estratégicas no eua? fanatismo não vale blue. como disse: nem eua para defesa contra rússia e nem vice versa. os mísseis bulava que entrarão em serviço agora em definitivo tem ogivas redirecionadas, para justamente em 2050 quando os yankes conseguirem esse feito. vou te fazer a mesma pergunta que faço aqui e ninguém me responde, já ta ficando chato ter que discutir com quem pelo vejo nunca frequentou as fileiras militares e não responderem perguntas simples. tanto pode, força, que faz e aconteçe, pq não atacou a síria como fez no iraque e na líbia e pronto? quando vc entrar em uma escola de formação vai estudar uma matéria chamada história naval, vai aprender sobre os maiores estaleiros ( russos, americanos, ingleses, franceses etc..vai aprender do nosso também “piada né ” ) e vai aprender sobre as maiores marinhas do mundo. lembra da guerra da lagosta? o que a frança fez? nada…pq naquela eṕoca o BRASIL contava com uma força enorme de CT ( NOS EUA DESTROYER, VIERAM DE LÁ, INCLUSIVE MEU SOGRO QUE É OFICIAL DA RESERVA BUSCOU UM O PERNAMBUCO ). hj se a guerra da lagosta voltasse a tona , teríamos deixa eu ver , ham, ein, ahhhhhhhhhh a corveta barroso e só. não puxe para um lado, seja realista, tanto RÚSSIA como EUA não podem se enfrentar. tanto que existiu a guerra fria, o nome já diz tudo, eles não podiam partir para um conflito nuclear. se vc tivesse um bala na pistola e eu 15 apontando pra vc, sabendo que eu ia te matar , vc não ia deixar o dedo no gatilho para disparar quando eu disparasse a minha? vc vai morrre, e consequentemente vai me levar junto. isso é tudo ou nada…..mas favor, não esqaueçer de responder mina pergunta, sem blá blá blá, com dados técnicos como diz vc.

    • RR, como vc disse, artingir um navio desses é declarar guerra a rússia, não existe defesa para armas estratégicas ainda. os ICBM. RBMS ETC..RUSSOS iriam cair por todo globo, da mesma forma que os MINUTEMAM 3 NORTE AMERICANOS, cairiam sobre aliados russos. EUA X RÚSSIA, não existe essa guerra, é o FIM , já foi até falado isso já aqui.

  5. “Ora tenham dó. Num eventual conflito nem a frota russa inteira dava conta de um único carrier battle group americano, quanto mais da frota combinada da OTAN…”

    Vader, poupa-me a esse comentario! Com certeza que poderias ter argumentado em um outro nivel!

    Com essa permissa todos os poderosos exercitos do mundo conhecido sucumbiram as portas de Moscovo, ou seja, a russia é imbativél porque é a russia…………..
    Nao tem muito sentido!

    • “a russia é imbativél porque é a Rússia…”… questão de opinião e não de fatos… os tempos tecnológicos são outros… mas não me tome como um anti Rússia, como temos alguns idiotas anti americanos por aqui… admiro muito a ATUAL Rússia… seria o país que eu escolheria por causa de sua política de tolerância zero contra o esquerdismo fabiano que assola o ocidente… lá os politicamente corretos não se criam… muito disso se deve ao Putin… e digo que ele está certo (ou o grupo que o mantém no poder)…
      por aqui os idiotas russófilos acreditam que a democradura petista é alinhada de Moscou… rsrsrsrsrs… só porque fazemos parte do BRINCANAGEM… rsrsrsrsrs…

  6. Nunca subestime o inimigo. Embora o Moskva (classe Slava) seja projeto da era soviética, ele foi modernizado e seus 16 misseis Granit são projetados especificamente para afundar, ou ao menos tentar afundar, os Porta-aviões Americanos.

    Tem pouquíssimas chances contra um Carrier Battle Group, mas se der uma “zebra” e uns do Granit conseguir atingir um Porta-aviões, o estrago pode ser grande….

    É prudente ter um pouco de cuidado

  7. Tá certo que tem gente que não gosta dos Russos mas desdenhar de seus meios e principalmente da coragem dos caras de enfrentar qualquer coisa aí é demais.
    Um cruzador desses já põem toda nossa marinha docada atrás da ponte Rio Niterói… e se os americanos pararam de cantar de galo é sinal que algum possível problema vislumbraram com a presença das belonaves russas.
    Lembrem-se da 2ª Guerra onde os Russos caçaram os alemães até chegarem dentro de Berlim…. nunca duvidem deles!
    Achar que os americanos são o suprassumo invencível é maximizar demais os caras… tá certo que são a maior potência militar do globo mas até hoje eles bateram em “cachorro morto” e duvido que poriam em risco afundar um dos seus super porta-aviões por besteira.. já pensaram na humilhação! … aí estaria feita a III GM.
    Outra coisa… se são os MELHORES dos MELHORES porque não deram jeito no Iraque, no Afeganistão ou mesmo na Somália ??? Abraços,

    • concordo cachorro morto vide iraque sem armas, porq eles ate hoje nao atacaram a coreia do norte, o ira, porq eles sairam com o rabo entre as pernas na georgia quando os navios russos bloquearam os navios amareloscanos? rsrs eles sabem onde entram isso e um fato

  8. Eu quero saber é que frota combinada da OTAN é essa…..

    A Espanha, por exemplo, esta cogitando em eliminar as suas forças armadas…. Até o porta aviões principe de asturias a Espanha vendeu….

    O único principe das asturias que funciona atualmente na Espanha é o Piloto Fernando Alonso…

    Portugal, nem se fala….

    A França, um membro forte da OTAN, vendeu 2 mistrais pra Rússia…. Ou seja, a França forneceu pra Rússia Su navio mais moderno… Além de ajudar a russia a desenvolver o Ratnik (soldado do futuro)…. Além disso, a França esta fornecendo eletrônica ocidental aos aviões de caça da russia……….

    Eu quero é saber de onde o Vaderuxo tirou essa conversa de frota combinada…..

    Só se for uma combinação de falidos: Grécia, Letônia e o Gripen NG da Suécia….

    • Rafa_positron,

      Frota Combinada da OTAN ( bem por cima; só os navios maiores e as marinhas que considero as de maior peso… ):

      – EUA: 10 super porta-aviões classe Nimitz, 22 cruzadores classe Ticonderoga, 62 destróieres classe Aleigh Burke, 8 LHDs classe Wasp + LHD América, 53 submarinos de ataque, 14 submarinos de mísseis balísticos, 4 submarinos de mísseis de cruzeiro…

      – Reino Unido: 1 porta-aviões classe Queen Elizabeth ( em construção ), 2 LPDs classe Albion, 1 LPH ( HMS Ocean ), 1 porta-aviões classe Invencible ( HMS Ilustrious ), 18 fragatas Type 23, 5 destróieres Type 45, 4 submarinos classe Vanguard, 5 submarinos classe Trafalgar e mais 2 submarinos classe Astute.

      – França: 3 LHDs classe Mistral, 1 LHD classe Foudre, dois navios de desembarque classe Batral, 7 Fragatas classe Georges Leygues, 1 fragata classe Aquitaine, 2 fragatas classe Cassard, 2 fragatas classe Horizon, 5 fragatas classe La Fayette, 6 fragatas classe Floreal, 6 submarinos classe Rubis, 4 submarinos classe Triomphant, além do porta-aviões Charles de Gaulle…

      – Espanha: LHD Juan Carlos I ( em substituição ao Príncipe de Astúrias ), 2 LPDs classe Galiza, 3 Fragatas Classe Álvaro de Bazan, 6 Fragatas classe Santa Maria e 3 submarino classe Galerna…

      – Itália: porta-aviões Cavour, porta-aviões Príncipe de Astúrias, 3 LPHs classe San Giorgio, 2 destróieres classe Orizzonte, 2 destróieres classe Durant de La Penne, 3 fragatas classe Bergamini, 8 fragatas classe Maestrale, 2 submarinos tipe 212 e 4 submarinos classe Sauro…

      Quanto aos franceses, já disse isso em outro post, mas não custa repetir: negócios são negócios… Se houver necessidade, tenha a certeza de que a França não hesitaria em colocar-se ao lado OTAN, como, aliás, estão fazendo agora, apoiando os EUA em detrimento dos russos…

      Os franceses, de fato, fazem negócios com todos. Só exemplos:

      – Venderam Mirage 2000-5 para Taiwan e concedeu licença do AS365 para a China ( além de outros modelos ).
      – Venderam Super Etendards para a Argentina, que os utilizaram contra seus aliados britânicos com notável sucesso. E, aderindo a OTAN, embargou os argentinos…
      – Sempre mantiveram países do Oriente Médio em sua lista fixa de clientes, notadamente durante a Guerra Fria, quando forneciam armas e serviços a países que nunca foram aliados do ocidente…

      Mas na hora do “vamos ver”, os franceses ( como qualquer país sério e com um pingo de responsabilidade ) sempre defenderam os seus interesses junto a seus mais tradicionais parceiros ( OTAN ).

      • MalExGrimmjow,

        É bem verdade que nunca estará tudo isso operacional ao mesmo tempo, mas se pelo menos um terço disso for deslocado para o Mediterrâneo, acho que já dá pra esquentar a frigideira… 😉

      • bem se a FRANÇA( metida a braba) , tomar essa atitude, vou ter que ver novamente um filme que já passou lembra? só que agora com outro ator, ao invés da Alemanha marchar até paris vai ser a RÚSSIA. quem é FRANÇA? 200 OGIVAS NUCLEARES? MUITO BOM PRA ASSUSTAR BRASIL, E OUTROS PAÍSES DO MUNDO, MAS A RÚSSIA? um bombardeiro estratégico escoltado por flankers resolve o problema da FRANÇA.

    • Chupa essa Rafitcha tapado! O RR mostra com clareza de números o quão desconfortável é a situação russa no mediterrâneo. E ele ainda nem falou dos turcos que, embora não possuam porta-aviões, possuem boa quantidade de escoltas e submarinos modernos. Sem falar na sua força aérea, numerosa e moderna, cujas bases aéreas estão logo ali..

      • OK HMS, TODO ESSE PODER, FORÇA, TERROR QUE A OTAN TEM OU IMPÕE, NÃO FOI USADO PQ? SEM BLÁ BLÁ, UMA PERGUNTA SIMPLES QUE ATÉ AGORA NINGUÉM ME RESPONDEU…..A TURQUIA ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM DISPUTAR O MAR EGEU COM A GRÉCIA. UM EX: O PROTOCOLO DO PAQUISTÃO DIZ QUE: APÓS 70% DO TERRITÓRIO TOMADO, O PAQUISTÃO USARÁ ARMAS NUCLEARES…POIS BEM, NÃO RESTA OUTRA SOLUÇÃO, USAR AS ARMAS QUE TEMOS…O MESMO A RÚSSIA, VAI JUNTAR OTAN, EUA, EXTRA TERRESTRE? A RÚSSIA SE JUNTAR A CHINA E SE FOR PRECISO VAI SER ICBM CAINDO IGUAL CHUVA , É TÃO DIFÍCIL ENTENDER ISSO?

      • Tens certeza que vc só responde por esse único nick, AMIGO ???… tá parecendo discurso conhecido… tomara que não estejas fazendo como alguns que mudam de nome como se muda de cueca…

    • BOA RAFA, ESPANHA? ELES NÃO DINHEIRO NEM PRA COMER, PORTUGAL? PEGOU DINHEIRO EMPRESTADO COM BRASIL, PRA OPERAR O CHARLES DE GAULLE TEVE QUE SE DESFAZER DO FOCH E CLEMENCEAL. SÓ LATE A FRANÇA…

      • Como você e o tapadinho falam besteira senão vejamos:

        A França descomissionou o Clemenceau e o Foch pelo fato do CDG ter entrado em serviço. E a França tanto “só late” que interviu militarmente na Líbia e no Mali…

        A Espanha em que pese a crise tem forças armadas bem equipadas e eficientes, que em caso de conflito estariam em ação.

      • líbia? cachorro morto? tão boa, que o único cliente do rafale até agora foi a índia. das “grandes” potências, bateu record de menor venda externa !!!!! a FRANÇA defende tanto um ataque a SÍRIA, pq ela não vai lá então? sozinha? aaaaaaaaaaaaaaa, aí a porca torçe o rabo né?

  9. Ta ai, meu amigo Tirelless…

    Leia a noticia…. Vou colar só uma parte da noticia… Depois vc le no site a noticia completa

    .

    ESPANHA – Anuncia Dissolução das Forças Armadas

    O Presidente do Governo da Espanha Mariano Rajoy Brey, anunciou na sexta-feira (28 Dezembro), a dissolução das Forças Armadas como medida de economia

    O processo anunciado na última reunião do Conselho de Ministros durará mais de uma década e culminará em 2023. O próprio Presidente do Governo da Espanha, Sr Mariano Rajoy, compareceu a uma coletiva de imprensa para avaliar o seu primeiro ano de governo, após uma reunião do Conselho de Ministros, e para anunciar a importante medida: a progressiva eliminação das “Fuerzas Armadas de España”. Rajoy, que estava acompanhado de Soraya Sainz de Santamaría, porta-voz e vice-presidente, e do Ministro de Defesa Pedro Morenés, explicou que o desmantelamento será progressivo e durará toda uma década, estando prevista sua conclusão para 2023.

    Rajoy, recordou que foi o seu próprio grupo político o Partido Popular (PP), que propôs o fim do Serviço Militar Obrigatório, quando era governo o Sr. José María Aznar,. Agora apresenta esta medida que está em estudo há vários meses, já discutida e em consenso com os parceiros europeus, como os governos dos países participantes da OTAN. A eliminação das “Fuerzas Armadas”, terá que gerar uma reforma da constituição da Espanha, que também está acordada com os principais partidos presentes no parlamento espanhol.

    “La falta de amenazas de tipo militar en la zona del mundo que ocupamos aconseja tomar esta medida, que es la mejor posible para la nación en estos momentos, y centrar los esfuerzos en la prevención y abordaje de amenazas más importantes e inmediatas que las bélicas, como puedan ser el desempleo o la crisis económica”, afirmou Rajoy.

    http://www.militar.com.br/blog23273-Vamos-ficar-de-olhos-bem-abertos#.UjTtgRG9KSM

    .

    • Chupa Trollzinho!

      “Nota DefesaNet Agência de Notícias

      Caros Leitores. Pedimos excusas pela publicação desta nota. O que ocorre é que, nos países hispânicos, o dia dos bobos é o 28 de Dezembro, chamado o Dia dos Ingênuos. No último dia do ano publicamos uma notícia que extrapolava as tendências, que estão ocorrendo, no atual momento na Espanha.

      Há o Plano Vision 2025 com um agressivo programa de redução de efetivos e equipamentos, mas nenhuma decisão foi tomada até o momento pelo governo espanhol.

      Quanto às empresas há a difícil situação (real), da empresa de construção naval NAVANTIA.

      O Editor
      DefesaNet
      01 Janeiro 2013”

      http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/9147/ESPANHA—-Anuncia-Dissolucao-das-Forcas-Armadas

      Foi uma piada do 1º de Abril deles seu tapadinho!

  10. Os membros da OTAN da Europa estao na mesmíssima situação da Espanha…..

    A prova disso é que os caras nao conseguiram se mobilizar nem pra atacar a Síria….

    O detalhe é que a Síria ja tinha derrubado um avião da Turquia…… E nada aconteceu……….

    • bem lembrado esse episódio, nada aconteceu, absolutamente nada!!!!essa é a poderosa OTAN !! o show das poderosas potências da Otan, me poupe, que país têm um avião abatido e não faz nada? aí ninguém aparece pra responder….

    • Rafa_positron,

      Houve sim mobilização… Na verdade, nunca deixa de haver mobilização… A VI frota americana sempre está presente por aquelas bandas. Fora ela, sempre há a disposição navios da marinha francesa, espanhola, grega, turca e italiana que por ventura estejam em patrulha ou prontos para fazer-se ao mar. Montar um grupo de batalha com alguns destróieres, fragatas e pelo menos um porta-aviões ( sejam de que países forem ), sempre é possível…

      Quanto ao caso turco… Qualquer país pode terminar por abater uma aeronave que entrar em seu espaço aéreo. Nesses casos, normalmente não há muito o que fazer mesmo. Só um exemplo curioso ( que não foi abate ): quando o piloto Belenko desertou com seu Mig-25, aterrando no Japão, os americanos desmontaram o Mig e o analisaram cuidadosamente, devolvendo-o para a Russia aos pedaços… E os russos fizeram o que…? Nada…

      • _RR_

        quando aquele avião espião invadiu o espaço aéreo da china, e se chocou com um caça j-17 chinês, os eua mandaram navios a balde pra região lembra? esperniaram e deu no que? nada, CHINA não é SÍRIA NEM TURQUIA. o caso é diferente, foi espionagem. no caso turco, deveria ter ocorrido protocolo, identificar, obrigar pousar, interrogar e depois o presidente decide. mas não, foi abatido de cara !!! e os turcos não fizeram nada, já era uma boa expectativa pra tirquia junto com eua e sua base iniciarem um conflito não acha? quanto ao piloto desertor, tem mais, não foi só esse não. vc queria que a rússia mandasse a classe akula (typoon) inteira pra devastar os eua por causa de um mig que eles tinham mais de 3.000?

      • E MESMO QUE ENVIASSE , SERIA PERIGOSO, TUDO QUE ENVOLVE EUA X RÚSSIA É UM ESTUDO A PARTE. VC DEVE SABER QUE A POUCO TEMPO UM TYPOON E UM DELTA 4 (CLASSE DELFIN) ANDARAM PASSEANDO EM ÁGUAS BEM PŔOXIMAS A COSTA AMERICANA. OS EUA INVESTIRAM EM FORÇA DE SUPERFÍCIE E A RÚSSIA/URSS EM SUBMARINOS. NO CASO DO MIG, ATACAR OS EUA LEVARIA A UMA RESPOSTA IMEDIATA, LOGO: GUERRA NUCLEAR, ENTENDE PQ EU FALO QUE ESSA GUERRA NÃO EXISTE? OS EUA NÃO SE ATREVEM A CUTUCAR O URSO E NEM O URSO SAI DO GELO PRA VIR NADAR NA COSTA AMERICANA ASSIM DO NADA, EUA É EUA….E ASSIM VÃO VIVENDO, BRIGANDO, DISCUTINDO..MAS A GUERRA, ESSA NÃO SAI NUNCA.

      • castelo…

        O que eu quis dizer foi: se o equipamento estiver em território alheio, não tem choro. Vai estar sujeito a tudo… E não vai ter como reclamar depois…

      • ok _RR_, mas vc lembra do vulcan inglês que invadiu nosso espaço aéreo aqui no rio de janeiro e foi escoltado por F-5 até pousar no GALEÃO? sabia que nessa época a FAB, o BRASIL EM SI TINHA FORÇA PRA ENFRENTER UMA BATALHA? sabia que foi graças ao gen figueiredo que o conflito não se estendeu para o continente? pois o mesmo disse que isso acontece entraria na briga ai lado dos argentinos..sabe pq a argentina perdeu a guerra? os satélites americanos forneciam as posições das tropas argentinas aos britânicos. nem por isso o vulcan foi abatido….mas eu entendo o que vc descreve como invasão de espaço aéreo, mas, imagina abater uma avião que pode estar perdido, já viu o tamando do incidente diplomático? lógico que não da pra acreditar que um F-16 DA USAF vai aparecer aqui perdido, mas no oriente médio. esqueceu que fazem fronteira?

      • so que vc tem q ver tamb misteriosamente nehuma aeronave dos bas ovos americanosm sobrevoaram os espaço sirio depois da implantaçao dos miseis russos nas fronteiras sera porq? misterios de deus? rsrs

  11. Caro castelo ( 14 de setembro de 2013 at 19:16 ),

    Não subestimo a Russia… Se o urso for libertado, chegaria até Varsóvia antes que qualquer reforço chegasse. Mas há diversas questões a serem consideradas, no caso de uma invasão a Europa.

    Primeiro: bielorrussos e ucranianos permitiriam passagem livre aos russos, sabendo que poderiam se tornar uma frente de batalha?

    Segundo: hoje, a Europa é sim bastante unificada… Estamos falando de uma região que tem cerca de 740 milhões de habitantes, com ( salvo engano ) aproximadamente 7/10 disso em países da OTAN… A população da Russia é de 143 milhões de habitantes… Esse dado é importante se formos levar em conta que todo o conflito deve se basear em uma massa crítica de perdas humanas…

    Terceiro: qualquer ataque nuclear iria gerar retaliação… A França, tal como os russos, também dispõe de SSBNs ( classe Triomphant )… Político nenhum vai querer correr o risco de ver uma arma nuclear cair em uma grande cidade de seu país…

    • _RR_,

      VC TEM QUE TIRAR A UCRÂNIA DESSA HISTÓRIA, TEM UMA BASE NAVAL RUSSA LÁ LEMBRA? A RÚSSIA BRANCA E A UCRANIA FICAR CONTRA? SUICÍDIO E VC SABE DISSO. QUANTOS A CLASSE LE TRIOMPANTH , SÃO SEIS SE NÃO ME ENGANO, VC FALOU BEM ( CALCULO DE PERDA, QUANTIDADE PRÓ-OTAN, ETC..) MAS TEM A QUESTÃO TAMANHO, A RÚSSIA É MEIO MUNDO. O ARSENAL FRANCÊS NÃO IMPÕE MEDO NA RÚSSIA NEM O REINO UNIDO, OS ESTADOS UNIDOS, ESSE SIM, IMPÕE RESPEITO , POIS É DE IGUAL PRA IGUAL. CLARO, VC TEM RAZÃO, NENHUM POLÍTICO QUER VER UM RBMS CAINDO EM SEU SOLO, MAS, EM ÚTIMO CASO SÓ RESTARIA O QUE A RÚSSIA? O ARSENAL RUSSO AINDA É SUFICIENTE PARA DESTRUIR O MUNDO 4 VEZES, JÁ FOI DE 12 NA ERA SOVIÉTICA. OS SSGN (CAÇADORES ) RUSSOS E NORTE AMERICANOS SÃO BEM MAIS EFICAZES QUE FRANÇA , UK E ATÉ MESMO CHINA, PODENDO NEUTRALIZAR OS FRANCESES E INGLESES BEM ANTES, ASSIM COMO OS EUA NEUTRALIZARIAM OS CHINESES ANTES. VC SABE QUE DF51D, É PROJETO RUSSO, VENDIDO PRA CHINA. A CHINA NÃO FAZ NADA, COPIA TUDO DA RÚSSIA, AGORA SE VC FALAR EM EUA X RÚSSIA (NUCLEAR) AÍ AMIGO É DE IGUAL PRA IGUAL. TEM GENTE QUE ACHA ATÉ HJ QUE OS SOVIÉTICOS TIRARAM SEUS MÍSSEIS DE CUBA DE GRAÇA, OS EUA TIRARAM PRIMEIRO DA TURQUIA, ALIÁS A RÚSSIA SÓ COLOCOU POR CAUSA DISSO. SE NÃO ME ENGANO, O M-45 NOVO MÍSSIL NUCLEAR FRANCÊS TAMBÉM PODE SER LANÇADO COMO UM ICBM. MAS SUA COLOCAÇÃO FOI BEM FUNDAMENTADA NESSE SENTIDO, TERIA QUE SER FAZER UM ESTUDO, A QUESTÃO É: COMO DEFENDER A EUROPA DO BOMBARDEIO AÉREO RUSSO? COMO DISSE , SUA COLOCAÇÃO LEVARIA AOS GENERAIS ALMIRANTES, BRIGADEIROS ETC.. A ESTUDAREM A SITUAÇÃO.

      • castelo,

        O fato é que ninguém quer usar armas nucleares, pois sabem o que isso representa. Me arrisco a dizer que mesmo que dois países portando armas nucleares entrem em guerra, é pouco provável que as usem…

        Creio que um país somente se poria a utilizar armas nucleares se esse fosse decisivamente invadido; por exemplo: uma força da OTAN está as portas de Moscou. Os russos, sem opção, lançam um ataque em suas próprias estradas, dizimando o invasor. Será que a OTAN revidaria com armas nucleares em território russo, correndo o risco de ter seu próprio território alvejado…?

        Enfim, são muitas variáveis a serem pensadas…

      • To desconfiado que nesse castelo vive um troll se passando por milico… veremos… o discurso dele não me é estranho… deveras comum aos demais esquerdalhas…

      • blue o civil aqui pelo visto e vc, vc falou uma coisa que nada tem haver com nada. eu sou amante sim do belicismo da RÚSSIA, pois é o que garante o equilíbrio, assim como a CHINA vem crescendo. entendeu bem? equilíbrio, síria cadê o ataque? vc acha que foi o que, os eua desistiram assim do nada? francamente…quando a esquerda, sou fã de bolsonaro, logo não posso ser esquerdista. além do mais todo mundo sabe que o comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo….agora pare de agir como se o capitalismo fosse a politica mais santa do mundo, pois foi essa politica que matou milhares civis no IRAQUE por causa do petróleo, ou seria por causa das armas de destruição em massa dos iraquianos? é fácil provar que vc é fanático pelos yankes, aí não vale, perde o senso e tudo é lícito pra vc. vindo do EUA glória, vindo da Rússia terror é isso? essa guerra entre capitalismo x socialismo terminou com o que? Vietnã destruído e os eua expulsos, Afeganistão destruído e os soviéticos expulsos.. se não fosse tanta ganância americana eu diria pra vc que lógicamente, o capitalismo ou direita chame do que quiser é a politica digamos ” mais correta”. quem não lembra da foto de chegue vara com 2 relógios no pulso defendo o comunismo, socialismo, chame do que quiser…vou repetir sou amante do equilíbrio. e só pra frisar , nenhum milico é de esquerda, essa sua junção de militar e esquerda foi ridícula…

      • só pra efeito, 3 sargento, servindo na BNRJ QUE FICA NO COMPLEXO NAVAL DE MOCANGUÊ. LÁ ESTÃO ( COMEMCH, COMFORSUP, COMFORS, BNRJ, COM DO 1 ESQ DE APOIO, COM DO 1 ESQ DE ESCOLTA E COM DO 2 ESQUDRÃO DE ESCOLTA, ALÉM DO CAAML, CASOP, CEGEM, CEMEM) O PAMESQ É UMA UNIDADE DE SAÚDE SITUADO NO LOCAL, MAS É SÓ SAÚDE. AH SÓ PARA EFEITO OS NP COMPRADOS RECENTEMENTE, ESTÃO LÁ, MAS PERTENCEM AO COMANDO DO GRUPAMENTO DE PATRULHA NAVAL DO SUDESTE..

Comentários não permitidos.